08/11
10:30

Meteorologista prevê trovoadas até dezembro em Sergipe

Zona de convergência do Atlântico Sul é responsável por rajadas de vento, descargas elétricas, chuva forte em curto tempo e até chuva de granizo

Dentro da normalidade. Essa é a avaliação feita pelo meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, diante do atual momento climatológico que atravessa o estado de Sergipe. Segundo ele, a chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o centro do Brasil é responsável por, desde o início do mês de novembro deste ano, ter surpreendido alguns municípios sergipanos com rajadas de vento, descargas elétricas, chuva forte em curto tempo e até chuva de granizo.

Segundo ainda explica o meteorologista, essa situação, que deve durar até o mês de dezembro, irá ser acrescida por ocorrência de trovoadas, alcançando, em especial, as regiões do Centro Sul, Oeste e Noroeste do estado. 

Meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral

“As trovoadas poderão ocorrer em outras regiões do estado”, comentou Overland, enfatizando que essa mesma condição pode acontecer nos estados da Bahia e Alagoas, que também estão submetidos aos aspectos climáticos atuais em função da atuação da Zona de Convergência do Atlântico no Nordeste.  

De acordo com estudo climatológico feito pelos meteorologistas da Semarh, haverá melhoramento de chuvas no Estado de Sergipe no período de janeiro a abril do próximo ano, diferenciando-se amplamente do comportamento climático deste ano- onde o período de janeiro a abril de 2012 foi marcado por escassez de chuvas em grande parte do estado, especialmente na região do Sertão. 

Segundo relata Overland, o motivo do período chuvoso nos primeiros quatro meses de 2013 se dá pela atuação do Vórtice Ciclônico.  “Esse sistema meteorológico possibilita a formação de chuvas torrenciais e impactantes, com formação de trovoadas e rajadas de vento. Alguns municípios serão mais atingidos com os afeitos climático da época”, apontou o meteorologista da Semarh.

Da Assessoria



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
05/11
21:18

Colunista da Tribuna da Bahia cita o "Museu da Gente Sergipana como o melhor do Nordeste"

Museu da Gente Sergipana vem se consolidando como o museu multimídia mais moderno do Nordeste brasileiro

O jornalista Valdemir Santana publicou na última sexta-feira, 2, em sua coluna no jornal Tribuna da Bahia, que o Guia Brasil, a maior e mais influente publicação de turismo do país, "acaba de colocar Aracaju bem à frente de Salvador no quesito museu de destaque". De acordo com o colunista, passado cheio de glória e história movimentada, que encantam o mundo, a Bahia tem até demais, mas não há um museu sequer de Salvador na elite da museologia brasileira, como o Museu da Gente Sergipana, que é citado pelo Guia Brasil como o melhor e mais moderno do Nordeste.

Fundado no ano passado, pelo Banese, através do Instituto Banese, em parceria com o Governo do Estado, o Museu da Gente Sergipana vem se consolidando como o museu multimídia mais moderno do Nordeste brasileiro. Além da imprensa sergipana, diversos órgãos de comunicação do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, entre outros Estados, têm citado o Museu como o melhor do Nordeste.

O Museu da Gente Sergipana atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de Aracaju. Ele fica localizado no antigo prédio do Atheneuzinho, que foi totalmente restaurado e adaptado para sediá-lo, na Avenida Ivo do Prado, 398, no Centro Histórico da capital. O Museu funciona de terça a domingo. Das 10h às 17h durante a semana, e das 10h às 16h nos sábados, domingos e feriados.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/11
20:05

Calor, rajada de vento e chuva em curto período de tempo tende a reincidir no Estado

O Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh) emitiu na manhã desta segunda-feira, 5, à Defesa Civil do Estado de Sergipe Boletim Meteorológico do tempo relatando a possibilidade de ocorrer calor Record, ventania e chuva de granizo em algumas regiões do Estado. Segundo boletim, o tempo e o clima devem mudar a partir de amanhã, dia 6, com forte perspectiva de ocorrência até o dia 10 de novembro.

O boletim informa que as altas temperaturas, associadas à disponibilidade de umidade, devem favorecer a formação de chuvas acompanhadas de ventanias, raios e granizos. Ele aponta maior modificação do tempo para as regiões do Centro Sul, Oeste e Noroeste do Estado, não descartando a ocorrência de chuvas nas demais regiões.

(Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/11
05:49

Enem - Nos dois dias, 65 estudantes são eliminados por postar imagens

Durante os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. Neste domingo, 4, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado, 3, primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.

Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens. O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.

O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos. (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/11
21:53

Sergipe discute resíduos da área de saúde

Evento discutiu o Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde em Sergipe



O III Fórum de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde, realizado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta, na última semana, contou com a presença de vários palestrantes diretamente envolvidos no tema, e um deles foi o engenheiro civil e ambiental Pedro Stech, diretor de Tecnologia e Meio Ambiente da Estre, maior empresa de soluções ambientais do Brasil e da América Latina e uma das companhias parceiras na realização do evento. Pedro falou sobre “Destinação final e os aspectos ambientais dos descartes em locais inadequados”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), em Aracaju.

O engenheiro reforçou a necessidade do cuidado ao manusear e gerenciar os resíduos hospitalares. “O cuidado com esse tipo de resíduo, dentro das unidades de saúde, precisa estar presente em todas as fases do processo, tanto na separação, quanto na segregação do material que produz resíduos, afastando o que é perigoso do que é comum”, comentou. Pedro Stech também falou sobre as classificações dos resíduos e seus grupos, de acordo com as normatizações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e sobre as melhores formas de trata-los – como as tecnologias de micro-ondas e autoclave.

O diretor de Tecnologia e Meio Ambiente da Estre Ambiental disse também que a correta destinação do lixo hospitalar produzido em Sergipe ainda é uma meta a ser alcançada, já que há notícias de que resíduos dessa natureza ainda são descartados de maneira inadequada. “Não basta ter apenas submeter o material ao tratamento correto. É necessário haver também um aterro sanitário para destinar os resíduos após o tratamento. Em Sergipe já está em operação um aterro sanitário licenciado dentro das normas vigentes, o CGR Rosário do Catete. Finalizando sua palestra, Pedro Stech explicou que não é interessante que cada unidade hospitalar realize o tratamento de seus resíduos de forma individual. “É mais seguro e econômico que esse tratamento seja feito de forma centralizada, e que depois o resíduo tratado seja levado para um aterro sanitário”, frisou o diretor da Estre.

 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/11
18:30

Provas do Enem ocorrerão sábado e domingo

Os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 no sábado, 3, e no domingo, 4, devem estar atentos ao tipo de caneta permitido e aos documentos pessoais a serem apresentados. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.

Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.

Documentos

Para fazer as provas do Enem, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa obrigatoriamente levar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:

- Cédula de identidade ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, com foto.

Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.

Eliminação

O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem de 2012:

- Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame.

Caderno de questões

Somente os participantes que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas podem levar para casa seus cadernos de questões. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.

Provas

O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, às 12h (horário de Aracaju), serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo, 4, também às 12h (horário de Aracaju), será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

É fundamental ainda que os participantes do exame verifiquem com antecedência, na página do exame na internet, o local designado para a prova.

Outra providência importante é conhecer previamente o trajeto até o local do exame. Nos dias de provas, os candidatos devem chegar a esse local com uma hora de antecedência.

Vestibular da UFS

O vestibular 2013 da UFS será o primeiro a adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas sem aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A UFS oferece 5.500 vagas em 106 opções de cursos dos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.

A Coordenação de Concurso Vestibular da UFS (CCV) liberou na última segunda-feira, 29, o edital de atualização da opção de reserva de vagas para o vestibular 2013 para atender a Lei de Cotas. A atualização deverá ser efetuada exclusivamente via internet através do endereço eletrônico www.ccv.ufs.br no período entre 9h de 9 de novembro de 2012 e 17h de 23 de novembro de 2012, considerando-se o horário de Aracaju. Saiba mais aqui.

Mais detalhes na CCV pelos telefones (79) 2105-6970/6971 e na página oficial do vestibular www.ccv.ufs.br.

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/11
01:16

Servidores da Saúde marcam paralisação para o dia 6 de novembro


 
Depois da votação dos servidores da saúde, Sintasa e demais sindicatos da área, se decidiu que os trabalhadores irão fazer uma paralisação no dia 6 de novembro, às 7 horas no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a fim de chamar atenção do Governo para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV) que já se arrasta há anos, e também para que o Plano de Empregos e Remunerações (PER), voltado para os celetistas, seja implementado, visto que está atrasado desde 30 de setembro.

A paralisação, definida na assembleia desta quarta-feira (31), no auditório do HUSE, vai começar às 7 horas e dura até às 9 horas. No ato, haverá uma caminhada do HUSE até a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada na avenida Tancredo Neves.

De acordo com a diretora do Sintasa, Maria das Graças, a paralisação é necessária porque o governo está demonstrando muita morosidade. O grupo 2, composto pelo Sintasa e pelo sindicato dos enfermeiros, já concluiu a equivalência dos cargos, no dia 9 de outubro, mas o grupo 1 no qual o governo está presente ficou de fazer o enquadramos e equivalência de cargos dos profissionais, além do projeto de lei, mas não foi concluído.

Falta de agilidade
“A nossa preocupação hoje é a demora do governo em estar agilizando isso, e nos apresentar o que está impedindo de o PCCV fluir com mais rapidez e mais compromisso”, explica Maria da Graça. “Isso tem dificuldade todo o nosso trabalho porque temos que prestar satisfação as pessoas. E essa assembleia de hoje (quarta) vem mostrar a insatisfação de todos os sindicatos”.

Da Assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/10
07:35

Seminário debaterá importância do acervo do Atheneu Sergipense

Será realizado na próxima quarta-feira, 31, o 1º Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS). O evento acontecerá no auditório do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e terá como tema "Entre papéis e lembranças: O CEMAS e suas contribuições para a história da Educação".

Promovido pelo Grupo de Pesquisas Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA), o seminário terá como objetivo apresentar à sociedade sergipana os estudos realizados com a documentação arquivada no CEMAS. Os estudos representam um diálogo com a história da educação e revelam a importância da preservação do acervo do Atheneu Sergipense.

Programação

Durante o seminário haverá a exposição fotográfica "O Atheneu Sergipense Revelando sua História". A partir das 9h será realizada a palestra "A criação do CEMAS e suas ações", ministrada pela professora Eva Maria Siqueira Alves. Às 10h30 será a vez da palestra "O arquivo do Atheneu Sergipense: uma história para ser escrita", a ser proferida pela professora Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana. Às 11h terá palestra com o tema "A Cadeira de Pedagogia no Curso Normal do Atheneu Sergipense (1870-1908)", ministrada pelas professoras Cibele de Souza Rodrigues, Katiussia da Silva Costa Souza e Maria Edna Santos.

Pela tarde, a partir das 14h, haverá mais uma palestra; desta vez com o tema "A disciplina retórica e poética no Atheneu Sergipense (1874-1891)", proferida pela professora Ana Márcia Barbosa. Às 14h30 acontecerá a palestra sobre "A disciplina Desenho no Atheneu Sergipense: o CEMAS como guardião dessa história", ministrada pela professora Danielle Virginie Santos Guimarães.

A partir das 15h, o seminário oferecerá mais uma palestra, que abordará "A Disciplina Escolar Matemática no Atheneu Sergipense (1938-1943), tema que será explanado pela professora Suely Cristina Silva Souza.

O encerramento ficará por conta da professora Terezinha Alves de Oliva, que ministrará a palestra com o tema "Patrimônio documental e história: a importância dos arquivos escolares".

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos