09/10
11:13

Sergipe realiza atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada em todo País, de 15 a 21 de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em Sergipe, o evento é coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e as atividades acontecerão entre os dias 15 a 19 de outubro. Em sua nona edição a SNCT apresentará ações da capital ao interior sergipano, onde instituições de pesquisa e laboratórios abrirão suas portas para receber a população gratuitamente.

Em Itabaiana, nos dias 16 e 17 de outubro, no campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), haverá a Oficina de Ciências, Matemática e Educação Ambiental (Ocmea). A iniciativa tem como objetivo promover uma reflexão acerca do papel da Ciência para o desenvolvimento do País e aprofundar os conceitos trabalhados em sala de aula, além de promover o contato entre os acadêmicos com os alunos da Educação Básica. Serão oferecidas também oficinas em diversas temáticas como: Ciências, Educação Ambiental, Química, Matemática, Geografia, Física, Biologia, Educação para a Saúde, Educação para as relações étnico-raciais, Informática, Educação Financeira, Linguagens e Relações de Gênero.

A 14ª Semana de Pesquisa (SEMPESq) da Universidade Tiradentes (Unit) também integrará a programação da SNCT. A SEMPESq acontecerá de 15 a 18 de outubro, nos cinco campi da instituição e contará com a realização de palestras temáticas no Museu da Gente Sergipana. Serão realizadas palestras, apresentações de trabalhos e mini cursos em Aracaju, (Centro e Farolândia) e nas cidades de Itabaiana, Propriá e Estância e nos Pólos da Educação a Distância (EAD). Neste ano, o debate da SEMPESq será pautado na Internacionalização da Ciência.  

Entre os dias 15 a 18 de outubro, a Semana de Ciência e Tecnologia no Estado também contará com a apresentação oral dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBICJr) nas escolas de Aracaju, Glória, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão e Cristinapólis. Serão apresentados 31 projetos e participarão 80 bolsistas que foram aprovados no Edital FAPITEC/SE/CNPq N° 12/2011. O Programa viabiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica em instituições de ensino, em conjunto com instituições de pesquisas sediadas no Estado. Sendo assim, desperta nos alunos a vocação científica e o interesse pela pesquisa.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros apresentará na Unit, nos dias 15 e 16 de outubro, durante a SEMPESq,  a exposição de Tecnologias da Embrapa. Nos dias 17 e 18, a Embrapa receberá visitas dos alunos do Colégio Barão de Mauá à Reserva do Caju, na Estação Experimental em Itaporanga D’ Ajuda. E no dia 19 estudantes poderão visitar os dois laboratórios da sede da Embrapa.

Segundo a gerente do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (Procit), Sônia Maria Fonseca Prado, a população deve conhecer os avanços e resultados alcançados. “A FAPITEC/SE apoia a Semana e tem como objetivo popularizar a ciência, mobilizando a população através de uma vasta programação. Desta forma, procurando interagir com a sociedade, mostrando o ‘fazer científico’ por meio de uma linguagem decodificada”, afirma Sônia. O objetivo da Feira é mobilizar professores e alunos em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Artes, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Além disso, contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e da tecnologia e suas aplicações.

As atividades da SNCT encerram no dia 19 de outubro, com a Exposição Científica da Fapitec, no Iate Clube de Aracaju. No evento, será realizada a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) e os projetos de pesquisa do PIBICJr serão avaliados com premiações. Também será incluída a premiação das melhores iniciativas e dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Física. Além disso, serão apresentados os projetos de Popularização da Ciência, aprovados no Edital FAPITEC/FUNTEC N° 06/2011 da Olímpiadas de Ciências e Projetos de Popularização da Ciência.

SNCT

A SNCT acontece desde 2004 e o principal objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade e a atitude científica e a inovação. Durante o evento, serão discutidos em escolas universidades comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde e os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. Neste ano, a programação e as reflexões se referenciam no tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/10
08:50

Deso investe R$ 1,4 em universalização da água na Grande Aracaju

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está investindo R$ 1,4 milhão, com recursos próprios, em obras de ampliação do abastecimento de água na Grande Aracaju. Mais de 48 quilômetros de extensão de rede nova começaram a ser implantadas em Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão e na capital sergipana. A medida, que começou a ser colocada em prática há um mês, garante o avanço no processo de universalização do saneamento.

"A Deso levará água com qualidade e continuidade para uma população que estava à margem desse beneficio", explica engenheiro civil da Companhia, Marcelo Batista Santos, que atua na Gestão das Unidades de Negócios Metropolitanas. Ele afirma que o projeto de ampliação de rede se baseou em cada uma das solicitações feitas pelos clientes. Para chegar a universalização, só em Aracaju, é necessário atender a uma demanda de 0,94% de ligações novas. Isso desconsiderando a corrente expansão urbana.

As obras têm prazo de execução de um ano e meio, período em que os moradores das cidades metropolitanas, além de áreas afastadas em Aracaju, serão contempladas com o acesso à água tratada e de qualidade. Para o representante da empresa contratada pela Deso para implantação da rede, Junco Construções, Helenilton Alves Silva, este serviço vai atender a um desejo antigo da comunidade, regularizando toda a rede de abastecimento de água da Grande Aracaju.

Água limpa

E uma das áreas que já comprovou os benefícios foi a comunidade Piabetinha, localizada no Complexo Taiçoca, em Socorro. "Pessoas de bairros como esse adquiriam água de forma irregular, sem tratamento nenhum. Agora, além de atender um pedido antigo dos moradores, a implantação da rede de abastecimento vai regularizar a situação com a garantia de mais saúde proporcionada por água potável", comenta.

Em três semanas, 1,5 quilômetros de tubulações foram colocados na Piabetinha para levar água às torneiras de famílias que antes não conheciam o valor deste trabalho. "Pegar água em poço e ficar a madrugada acordada para garantir a água no outro dia já tinha virado rotina para muita gente do bairro. Com a chegada da Deso, não teremos mais preocupação com isso. Sem falar, que agora a gente tem é água limpa nas nossas torneiras", a dona de casa Sueli Santos Castro, moradora do Piabetinha há 13 anos.

Já o morador Humberto José Farias Júnior acredita que os investimentos em saneamento proporcionaram cidadania. "A dificuldade era grande de tomar um banho de chuveiro ou lavar roupa durante o dia, pois com a rede de água irregular a gente não tinha garantia de nada. Agora sei que vou pagar por algo de qualidade, que trouxe vantagem para mim e para minha família. Eu também vou poder usar a conta de água como um comprovante de residência", comemora o cidadão.

O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, defende que a maior riqueza das obras de saneamento básico é poder assegurar dignidade a vida humana. "O trabalho executado diariamente pela Deso visa possibilitar que fornecimento de água potável funcione com eficiência e segurança para os sergipanos. Isso permite que as pessoas tenham as demandas básicas de sobrevivência atendidas", destaca Ferrari.  (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/10
14:34

Sergipe é destaque em publicações internacionais


Sergipe começa a construir a sua imagem turística no exterior






O Cânion do Xingó, os atrativos turísticos e as belezas naturais do estado de Sergipe foram destaques da revista francesa Rise e do Brasilturis Journal International. De acordo com a revista Rise, Sergipe abriga um dos maiores cânions do mundo, estando incluso na lista de 50 lugares que devem ser visitados quando o turista for ao Brasil. A revista destacou também a variedade incrível de flora e as paisagens exuberantes que podem ser encontradas durante um passeio pelos Cânions de Xingó, que além de possuir uma bela vista, deve ser considerado muito mais do que um itinerário.

 

Já o Brasilturis Journal International além de destacar a beleza dos cânions e as maravilhosas festas juninas que Sergipe possui, informou as outras diversas opções turísticas que o estado sergipano abriga, como a cidade de Aracaju, capital de Sergipe, que ganhou em 2008 o título de capital brasileira da qualidade de vida e que está pronta para receber o turista com suas belezas naturais e atrativos. A revista internacional expôs em suas páginas muitas informações sobre Sergipe e sobre a grande quantidade de turistas que chegam todos os anos ao estado motivados pelo turismo de negócios e que representam cerca de 30% da ocupação hoteleira no estado.

 

O crescimento do número de passageiros do Aeroporto de Aracaju também foi destaque na revista Brasilturis, segundo a entrevista feita com o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, o fato de cada vez estarem passando mais pessoas pelo aeroporto Santa Maria, reforça a idéia de que o estado de Sergipe está no caminho certo para ser promovido pelo mundo. "Esse crescimento no número de voos no estado demonstra como nós nos tornamos bem vistos lá fora, e isso irá somente reforçar que estamos no caminho certo para promover nosso destino pelo mundo", disse o Secretário.  (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/10
14:16

Nossa Senhora da Glória - Pesquisa confirma Chico do Correio em 1° lugar

Pesquisa induzida realizada pelo Instituto Cepecem, em Nossa Senhora da Glória, revela que o prefeiturável “Chico do Correio” tem 57,7% das intenções de voto e seu opositor, Jairo de Derninho, com 36,2%. O percentual de indecisos atingiu 5,2%, os votos nulo/branco chegaria a 0,7% e aqueles eleitores que não saberiam em quem votar somaria apenas 0,2%.

Segundo o Cepecem, a pesquisa tem uma margem de erro de 4,5% e para viabilizá-la foram ouvidas 461 eleitores na coleta de dados realizada em 30 de setembro. O instituto obteve o registro de n° 00109- 2012 junto à Justiça Eleitoral.

Na pesquisa espontânea, o Instituto mostra o prefeiturável “Chico do Correio” com 57% e o seu opositor Jairo de Derninho com 35,4%. Os indecisos somam 6,7%, aqueles que votariam nulo/branco atingiria 0,4% e aqueles que não saberiam em quem votar seria 0,4%.

 

 

 

INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA P/ PREFEITO

 

 

CHICO DO CORREIO ................................ 57,0%

JAIRO DE DERNINHO ............................... 35,4%

INDECISO ..................................................... 6,7%

NULO/BRANCO .............................................0,4%

NS/NR .............................................................0,4%

Total --- 100,0

 

 

 

INTENÇÃO DE VOTO INDUZIDA P/ PREFEITO

 

CHICO DO CORREIO ................................... 57,7

JAIRO DE DERNINHO ................................. 36,2

INDECISO ....................................................... 5,2

NULO/BRANCO ...............................................0,7

NS/NR .............................................................. 0,2

Total    100,0



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/10
13:15

Estagiários conhecem Xingó, em Canindé

Os estudantes da UFS visitaram Canindé do São Francisco