18/08
18:36

TCE/SE empossa novos servidores aprovados em concurso


Foram empossados pelo Tribunal de Contas do Estado mais 11 novos concursados, dentre analistas e técnicos da área jurídica e de informática, na manhã desta segunda-feira, 18. O conselheiro presidente Carlos Pinna de Assis deu as boas-vindas aos novos servidores e pediu a colaboração e confiança de todos na nova jornada. “Saúdo todos vocês, estamos muito orgulhosos. Afinal, é o sangue novo que chega a esta Casa. E na sequência do que já temos feito, recebemos os concursados muito qualificados para integrar nosso corpo de servidores”, disse o presidente, acrescentando que esta foi a última nomeação deste ano devido ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Cássio Dantas, nomeado para o cargo de analista da coordenadoria de engenharia, está muito animado com a nova empreitada. “Minha expectativa é muito grande de poder contribuir com este órgão em sua função de controle e prevenção dos gastos públicos”, disse. 

Outra servidora empossada, Daysi Guarani, também assumiu com muita satisfação o cargo de analista da coordenadoria de informática. “Estou bem empolgada. Gostei muito da estrutura do Tribunal e fiquei impressionada com a receptividade, me senti muito acolhida. Espero poder contribuir para melhorar ainda mais o que já vem funcionando aqui”.

Também participaram da solenidade de posse o diretor de Controle Externo de Obras e Serviços, Antônio Álvaro de Carvalho; o diretor de modernização e tecnologia, coronel Joseluci Prudente; e o coordenador jurídico Rafael Sandes.

Curso sobre Improbidade Administrativa é tema de curso no TCE
 
Começou nesta segunda-feira, 18, e segue até amanhã, 19, o curso sobre Improbidade Administrativa, que conta com aulas ministradas pelo promotor de Justiça Henrique Cardoso. É a segunda vez que aceita o convite do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) para falar sobre um tema que envolve teoria e área moral. "São dois dias de curso, nos períodos da manhã e da tarde, onde são explicados itens por itens, ativos e passivos da Lei. Claro que de uma maneira mais analítica, que abrange um conjunto de situações concretas, mas que o participante consegue ter uma noção ampla e esclarecedora da administração pública", afirma o promotor Henrique Cardoso.
 
O promotor destaca ainda a importância de propagar as ações e contratos realizados pelas prefeituras municipais. "Tem uma frase do filósofo Immanuel Kant, que gosto muito e acho que encaixa perfeitamente neste curso, que é: 'Tudo o que não puder contar como fez, não faça'", acrescenta Cardoso, cujas aulas ministradas são também para alunos que não são da área jurídica. 
 
A servidora de Itabaianinha, Edilaura Feitosa, participa pela primeira vez dos cursos oferecidos pelo TCE e pretende voltar nos próximos. "Oportunidades assim nos dão um gás novo. Volto para o meu município repleta de ideias novas e motivada para realizar um trabalho esclarecedor e ainda mais sério. Tenho pretensões de atuar no Ministério Público e uma aula como esta, motiva ainda mais", explica Edilaura Feitosa.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/08
06:58

Xangai voltará a cantar no Teatro Atheneu

Uma das atrações mais esperadas pelos apreciadores da música popular brasileira, o consagrado cantor Xangai, volta à Aracaju, desta vez com duas noites de concerto no Teatro Atheneu, acompanhado pelos músicos da cena local João Liberato e Ricardo Vieira. O evento acontecerá em setembro, no dia 5 às 21:00h, e no dia 6 às 20:00h. Após a realização de uma apresentação de sucesso em Aracaju no início deste ano, com ingressos esgotados, o cantor volta à cidade com novo novo espetáculo que corre diversas cidades do país.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/08
06:55

Em Aracaju - Zélia Duncan e Zeca Baleiro em show inédito

Zélia Duncan e Zeca Baleiro já dividiram o palco algumas vezes, mas agora apresentam um show só deles. Zélia e Zeca se dividem nos violões e reúnem suas vozes graves para interpretar canções do repertório afetivo de cada um, rebobinar canções autorais e mostrar suas parcerias. Além de “Se acaso me quiseres”, gravada por Zélia em “Pelo Sabor do Gesto”, eles apresentam parcerias inéditas como “Escancarado”. Em Aracaju o show será dia 31 de outubro, no Teatro Tobias Barreto as 21h. Informações 31791490.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/08
16:29

Defesa Civil Municipal vistoria estrutura de lojas no Centro


Visando garantir a segurança da população que transita e trabalha em lojas do centro da capital, a Defesa Civil de Aracaju começou nesta quina-feira, 14, através do seu corpo técnico, uma intensa vistoria, a fim de observar se as marquises dos imóveis comerciais se enquadram nas regras mínimas de segurança, no que se refere às questões estruturais dos edifícios, além de observar se foi feita as alterações pedidas mediantes a última inspeção feita no início do ano.

Quinze agentes de Defesa Civil vêm atuando na fiscalização, visitando continuadamente lojas para observar situações marquises irregulares com o intuito de prevenir riscos. "O intuito da Defesa Civil é fazer uma ação focada na prevenção de desastres. O trabalho é visual, pois vamos passando de loja em loja para verificar se a manutenção foi feita ou se precisa de alguma coisa. Na maioria dos casos a situação está ótima, tiveram poucos casos no qual tivemos que interditar o estabelecimento", informou o coronel Reginaldo Moura, coordenador-geral da Defesa Civil.

Com a fiscalização, os técnicos vêm também analisando a questão da armazenagem de produtos em lojas do centro da capital e de outros bairros. "Avaliamos também a questão da armazenagem dos produtos, pois uma forma irregular de armazenar pode acarretar em incêndios. Procuramos sempre conversar com os gerentes, donos e dirigentes das lojas como uma forma de aconselhar e tentar fazer com que essa ação preventiva seja executada", destaca coronel Moura.

Ação


Tendo mais de um ano, o trabalho é feito pela equipe da Defesa Civil e é sempre executada após os períodos chuvosos.  Caso precise ter uma medida radical como notificar ou até interditar o local a órgão municipal pode acionar outros órgãos ou até o Ministério Público, numa inspeção que vai até dezembro.

Para o gerente da loja de departamentos do centro da cidade, Edvaldo Correia, é uma ótima ação. "É muito importante essa ação, porque é a segurança do funcionário da loja, cliente, transeuntes e a prefeitura tem que focar mesmo nesses casos, pois é uma das suas atribuições dela fiscalizar sempre essas irregularidades para a correção. É uma ação maravilhosa", comenta

O encarregado de obras de uma loja de calçados, Carlos Alberto Montenegro, afirma que fiscalizar é preciso, pois tem muitos locai com irregularidade. "Muitas marquises que estão irregulares e é um assunto sério, pois água em cima de marquise apodrece a ferragem e há possibilidade de cair a acontecer acidentes terríveis. Isso é muito correto, pois tem que fiscalizar todos os locais. Tanto o caso das marquises de plástico é perigoso, assim como a de alvenaria e devemos sempre estar atentos",

Já a gerente Silviana Barbosa, conclui que o trabalho é valioso, pois a questão é a vida das pessoas. "O mais valioso dessas ações é o cuidado com a nossa vida, pois estão avaliando a estrutura e segurança para nós que estamos aqui. Isso serve para prevenir futuros danos à vida das pessoas que aqui transitam". 

Da assessoria
Foto: Secom/PMA



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
15/08
16:17

Servidores da Saúde da capital farão paralisação de 24 horas

Em votação direta, trabalhadores são unânimas para a aprovação da paralisação (Foto: Ascom/Sintasa)

Os servidores da Saúde do município de Aracaju decidiram durante a Assembleia Geral promovida, nesta sexta-feira (15) à tarde, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) por fazer uma mobilização de duas horas e uma paralisação de 24 horas, na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto deste ano, na frente da Prefeitura de Aracaju. 

Desde o dia 21 de julho deste ano que o Sintasa espera uma resposta de um ofício entregue na prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitando uma audiência para apresentar uma pauta de reivindicações da categoria. “Os servidores entenderam que o sindicato tentou através de todos os meios um encontro com a prefeitura, mas que não obteve êxito, então, todos nesta assembleia foram unânimes em concordar na realização da paralisação”, explicou o diretor do Sintasa, João Wadson.

As reclamações giram em torno de que não houve o pagamento do reajuste salarial de 6,5% como ficou acertado pela Prefeitura de Aracaju, conforme comprovado através dos contracheques apresentados; e a reavaliação do grau de insalubridade, que hoje é de 20%, precisa ser feita, uma vez que a lei reza que aconteça a cada dois anos.

O servidor Carlos Téo, locado na unidade de Saúde do Augusto Franco, alerta para que haja uma variação de recebimento da insalubridade dos que trabalham de forma mais direta com produtos e locais insalubres em relação aos servidores do setor administrativo. “Recebemos 20% em cima do salário mínimo, mas já está provado que não deveria ser, além disso, o problema é que não está tendo nenhuma diferenciação, já que este valor a mais seria para pagamento de um possível tratamento”, explica Carlos.

Outras reivindicações são sobre o pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi desproporcional ao que foi trabalhado; e que alguns servidores não receberam a incorporação das gratificações no salário base, como o de progressão por méritos, complemento do Programa de Saúde da Família (PSF) e gratificação de titulação.


Fonte: www.sintasa.com.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
14/08
15:18

Tribunal de Contas presta homenagem póstuma a Pedrinho Valadares

Logo ao saber do acidente, o presidente do TCE determinou o hasteamento de bandeiras a meio-mastro (Foto: Cleverton Ribeiro)

“Um dos maiores homens públicos de Sergipe”. Assim o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Carlos Pinna, descreveu o ex-deputado federal Pedrinho Valadares, que faleceu na manhã desta quarta-feira, 13, após a queda do jato particular em que viajava junto com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e outras cinco pessoas.

Na sessão plenária um dia após o acidente, Pinna enalteceu a atuação do ex-deputado nos diversos cargos públicos que havia exercido. “Perde Sergipe uma das suas melhores, mais limpas e mais promissoras vocações políticas. A ele estavam reservados postos e missões que muito orgulhariam Sergipe”, destacou.

O conselheiro ainda remeteu ao período em que presidia a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e acompanhava mais de perto o desempenho de Pedrinho Valadares como deputado federal. “Fui testemunha de seu prestígio na Câmara Federal, um dos conselheiros mais assíduos do então presidente daquela Casa, Aécio Neves”.

Logo ao saber do acidente, o presidente do TCE determinou o hasteamento de bandeiras a meio-mastro e informou que a Corte de Contas se associa ao luto nacional decorrente da morte de todos os passageiros do jato que caiu em um bairro residencial de Santos, no litoral paulista.

A homenagem do conselheiro-presidente foi acompanhada por manifestações de pesar dos demais membros do colegiado presentes na sessão: conselheiros Clóvis Barbosa, Ulices Andrade, Luiz Augusto e Francisco Evanildo de Carvalho, bem como o procurador-geral do Ministério Público de Contas, José Sérgio Monte Alegre.

Fonte: www.tce.se.gov.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
14/08
15:15

TCE rejeita as Contas 2009 da Prefeitura de Siriri

Conselheiro Luiz Augusto Ribeiro votou pela irregularidade das Contas 2009 de Siriri (Fotos:Cleverton Ribeiro/TCE)

Sob a presidência do conselheiro Carlos Pinna de Assis, foram julgados 26 processos e 5 protocolos na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, nesta quinta-feira, 14. Também participaram os conselheiros Clóvis Barbosa, Luiz Augusto Ribeiro e Ulices Andrade, o conselheiro substituto Francisco Evanildo de Carvalho e o procurador geral José Sérgio Monte Alegre.

O conselheiro Luiz Augusto decidiu pela rejeição das Contas Anuais da prefeitura de Siriri, referentes ao exercício 2009, de interesse de espólio de Walter Franco Prado, e pela emissão de parecer prévio pela rejeição das Contas Anuais da prefeitura de Umbaúba, referentes ao exercício 2005, de interesse de José Silveira Guimarães; pela regularidade, com ressalvas e multa de R$ 2 mil, das Contas Anuais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe, referentes ao exercício 2010, de interesse de Amito Brito Filho; pela emissão de parecer prévio pela aprovação das Contas Anuais da prefeitura de Boquim, referentes ao exercício 2007, de interesse de Jeferson Santos de Santana

Ele também votou pela regularidade, com ressalvas, das Contas Anuais da câmara de Pirambu, referentes ao exercício 2010, de interesse de Juarez de Deus Alves; pelo provimento parcial do Recurso de Reconsideração interposto por Pedro Marcondy Anjos Fontes, presidente da câmara de Santa Rosa de Lima; pelo provimento parcial do Recurso de Reconsideração interposto por Afonso Francisco de Carvalho, ex-presidente da câmara de Ribeirópolis; pela procedência de Rescisória interposta por Luiz Simpliciano da Fonsêca, ex-prefeito de Boquim; pela improcedência de Rescisória interposta por Luiz Antônio Barreto, ex-secretário de Estado da Educação; pelo arquivamento de representação da Companhia de Saneamento de Sergipe; pela procedência parcial, com determinação, de representação da prefeitura de Nossa Senhora da Glória, e pelo arquivamento de denúncia e representação do Governo do Estado de Sergipe e da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor.

Outros julgamentos

Clóvis Barbosa proferiu voto pela procedência parcial de denúncia da Secretaria de Estado da Educação, de interesse de José Fernandes Lima, Joel de Almeida Santos e Sintese, aplicado multa de R$ 2 mil e devolução de R$ 10 milhões ao Fundeb, provenientes de 2007 e 2008; e pela autuação de documentos da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Fundação Hospitalar de Saúde e do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Todos os votos foram aprovados por unanimidade pelo colegiado e, em alguns casos, ainda cabe recurso junto ao TCE.


Fonte: www.tce.se.gov.br






Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
14/08
09:30

Saúde de Aracaju intensifica vacinas durante as sextas-feiras

A Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção Primária (Reap), está intensificando as vacinas nas 43 Unidades de Saúde durante todas as sextas-feiras do mês de Agosto. A ação tem o objetivo de atualizar os cartões de vacinação das crianças. Esta ação já vem acontecendo desde a última sexta-feira, 8.  Nos próximos dias 15, 22 e 29 de agosto a intensificação continua. Lembrando que a cobertura vacinal contra a gripe em Aracaju está com um percentual de 70,1%, ou seja, 79.165 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas. Para se vacinar, basta comparecer a qualquer Unidade de Saúde, das 7h às 17h, munidos do cartão de vacinação da criança.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos