14/09
06:45

Danilo 2º explica acidente do bairro América

O vereador Danilo Segundo manifesta de público sua total solidariedade à família da  criança atropelada e morta por um carro de som de sua campanha eleitoral, na tarde desta  quinta-feira, 13, no bairro América, em Aracaju, e presta à sociedade os seguintes  esclarecimentos:

1 – Não estava no carro no momento da tragédia, muito menos dirigindo o veículo.

2 – Esteve, de fato, no bairro, mas quando o acidente ocorreu já havia deixado o local.

3 – Foi imediatamente informado do ocorrido e determinou que todas as providências de  socorro fossem tomadas, com o acionamento da assistência médica do Samu.

4 – O motorista, que foi forçado a deixar o local do acidente para não ser linchado, vai  se apresentar à polícia nesta sexta-feira, os fatos serão apurados e, se for o caso, os  responsáveis serão punidos.

5 – Não admite, em hipótese alguma, que a dor de uma família que perdeu um filho nessas  circunstâncias seja utilizada como instrumento de campanha eleitoral, pois acima da  disputa política, está a obrigação de respeitar a dor das pessoas.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
13/09
10:20

Guia do Estudante concede ‘estrelas’ a 27 cursos da UFS

O “Guia do Estudante Profissões Vestibular” divulga a lista de cursos do país avaliados na edição 2013 de sua publicação impressa. Na UFS, a revista da Editora Abril concedeu 'estrelas' a 27 cursos dos campi de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana e Laranjeiras. As notas (denominadas ‘estrelas’) vão de 1 a 5.

 

Receberam 4 estrelas os cursos de Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Física, Jornalismo, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social (todos do campus de São Cristóvão), Enfermagem (campus de Aracaju/HU), Sistemas de Informação (Itabaiana) e Arqueologia (Laranjeiras).

 

Já os cursos de Odontologia (Aracaju/HU), Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Farmácia, Geografia, Química, Turismo e Zootecnia (todos de São Cristóvão) obtiveram 3 estrelas.

 

Em 2011, 21 cursos da UFS foram estrelados. Os destaques foram Física, Química, Matemática e Pedagogia com 4 estrelas cada um.

 

Para analisar os cursos a equipe do Guia do Estudante realiza anualmente questionários com o objetivo de obter informações específicas sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Esses dados são avaliados por um grupo de pareceristas. A avaliação teve início em 1988.

 

O ‘GE Profissões Vestibular 2013’ vai estar nas bancas a partir de 25 de outubro.

Segundo o reitor da UFS, professor Josué Modesto, os cursos da instituição de ensino vem se destacando nacionalmente graças aos bons investimentos uqe têm sido feitos, a ação dos professores, estudantes e servidores. "A UFS cresce - saiu de pouco mais de 8 mil alunos para quase 30 mil, tem cinco campi, saiu de 540 professores para mais de mil - e é hoje destaque em vários segmentos. Apostamos que esse crescimento vai ter continuidade", afirmou.(Com a assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/09
12:08

Cheque-Caução - Saúde discorda da interpretação do Ministério Público

“Não vamos admitir que a dificuldade no cumprimento da Lei Federal nº 12.653, conhecida como “Lei do Cheque Caução” pelos hospitais privados penalize a rede pública de Saúde”. Com essa declaração, o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos, contesta a interpretação do Ministério Público.
 
 

Sancionada em maio deste ano, a Lei Federal torna crime exigir cheque-caução em hospitais particulares para atendimento de emergência. A partir de agora, quem exigir o cheque-caução poderá ser punido com detenção de três meses a um ano e multa e essa pena poderá ser dobrada, se o paciente sofrer lesão corporal grave por causa da falta de atendimento e até triplicada, se o paciente morrer.

Segundo a interpretação do Ministério Público o paciente que procura um hospital particular para esse tipo de atendimento e já está sendo atendido, mas não tem condições de pagar, pode fazer a opção pelo atendimento em um hospital público. Sendo assim, o poder público teria que transferir o paciente para um leito do SUS em 24 horas.

“O paciente pode sim fazer essa opção, mas terá que entrar na fila única do SUS. Não podemos garantir um leito em 24 horas para um novo paciente se temos outro à espera. Não podemos furar a fila”, explica o secretário.

Transferência

Outro fator que precisa ser esclarecido é quanto à transferência desses pacientes ser feita pelo Samu. “O Samu prioriza o atendimento a pacientes que estão sem assistência, atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalares. Não é papel do Samu realizar esse tipo de transferência. Vejo a interpretação do Ministério Público como equivocada e se o Ministério insistir em defender os interesses dos hospitais privados penalizando a rede pública, nós passaremos a não atender às convocações para audiências deste órgão”, conclui Silvio Santos. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/09
10:59

TCE confirma palestra com o ministro Augusto Nardes

O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Alberto Sobral de Souza, confirmou a realização de mais um valioso evento voltado à comunidade sergipana. No próximo dia 28, às 10h, a Corte de Contas sediará em seu auditório a palestra 'A Atuação dos órgãos do Tribunal de Contas da União', que será proferida pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes.

De acordo com o conselheiro, a ideia partiu do vice-presidente do TCE, conselheiro Carlos Pinna, devido a sua proximidade com o ministro. "Será uma conferência de interesse das Cortes de Contas e de todos os jurisdicionados. O ministro Nardes muito honra Sergipe com a sua presença e acredito que será muito bom para todos", destaca o conselheiro Carlos Alberto.

A novidade também foi destacada na sessão plenária da última quinta, 06, pelo conselheiro Carlos Pinna. Segundo ele, além de estar próximo de presidir o TCU, em novembro o ministro Nardes também passará a dirigir a Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS).

"É o futuro presidente do TCU e já em novembro o ministro Nardes vai tomar posse como presidente da OLACEFS, que é a maior e mais importante congregação de órgãos de controle do mundo todo. Congrega mais de 65 países das Américas", destacou Carlos Pinna.

De acordo com o vice-presidente do TCE, o ministro poderá ainda auxiliar a Corte de Contas sergipana "nessa ação internacional de equalização das atividades de controle externo nas Américas, através da presidência da OLACEFS". (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/09
10:22

ZONA DE EXPANSÃO - Emsurb redistribui coleta de lixo no Robalo.

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) ampliou a coleta de lixo no Povoado Robalo, Zona de Expansão Urbana. Com o rápido crescimento populacional da região novas vias foram abertas ou vias anteriormente estreitas e sem beneficiamento com pavimentação passaram a oferecer condições de acesso para o caminhão coletor.

Na tarde da última segunda-feira, 10, equipe de técnicos da EMSURB e da Torres, acompanhada por integrante da direção da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR), percorreu o roteiro do caminhão coletor, fazendo levantamento das novas vias. Ao final, concluiu-se que em vários logradouros será possível a entrada do caminhão coletor de resíduos sólidos.

Nos locais onde ainda não será possível o acesso do caminhão de lixo, a EMSURB disponibilizará tonéis a fim de que os moradores depositem o lixo doméstico. Além disso, em todos os locais onde se identificou o depósito irregular de lixo, entulhos ou galhos, a prefeitura irá proceder ao recolhimento do material.

Para a Direção da ADCAR este será um serviço de grande importância, pois evitará que lixo seja queimado ou jogado a céu aberto, o que diminuirá bastante os problemas de saúde. "O fato da Emsurb ter vindo aqui no Robalo fazer este redimensionamento significa mais saúde para toda a população.", disse José Firmo, vice-presidente da ADCAR e presidente do Conselho Local de Saúde do Robalo.

Segundo a direção da Emsurb o novo roteiro já será posto em prática a partir da próxima quarta-feira, 12.   (Da assessofria)




Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/09
10:03

Hospital Cirurgia vai regularizar o serviço de nefrologia

Com o intuito de regularizar o serviço de assistência nefrológica no Hospital de Cirurgia, o Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotora de Justiça dos Direitos à Saúde, Dra. Euza Gentil Missano, ajuizou Ação Civil Pública em face do Hospital em questão.

Na primeira audiência ,de instrução e julgamento, foi renovada a tentativa de conciliação e, durante as tratativas houve acordo O representante do Hospital Cirurgia comprometeu-se a manter um funcionamento adequado da unidade de terapia intensiva do referido hospital. Para tanto, deverá disponibilizar o serviço de assistência nefrológica, inclusive com hemodiálise, disponível para todos os pacientes ali internados e que necessitem de tal procedimento.

Os serviços deverão ser oferecidos pelo próprio Hospital ou, se necessário, poderá ser terceirizado, cumprindo integralmente o plano operativo vigente com o Município de Aracaju.

Em caso de descumprimento do acordado durante a Audiência, fica mantida a multa diária estipulada na ACP, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Caso resolvido, a Juíza de Direito Substituta, Dra. Maria Alice Alves Santos Melo, após o Hospital Cirurgia ter reconhecido os pedidos do MP, extinguiu o feito com resolução do mérito na forma da Lei. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/09
09:57

Edvaldo Nogueira autoriza Pré-Caju na avenida Beira Mar

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou o decreto que autoriza o uso  do solo público para a realização do Pré-Caju 2013. A festa, que acontce de 17 a 20 de janeiro do próximo ano, deverá reunir aproximadamente um milhão de foliões de Sergipe e de todo o país na avenida Beira Mar, em Aracaju, para brincar na maior prévia carnavalesca do Brasil.

Durante a solenidade, o idealizador da festa, Fabiano Oliveira, quebrou o protocolo e falou no lugar do presidente da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), para agradecer ao prefeito pelo apoio prestado ao evento durante a sua gestão. "O sucesso do Pré-Caju se deve muito a você, prefeito Edvaldo Nogueira. Estamos aqui hoje para evidenciar nosso reconhecimento e nossa gratidão. A participação da prefeitura sempre foi imprescindível, não apenas pela cessão do direito do uso do solo público, mas pelo apoio e engajamento em todas as etapas do evento, dando chancela à festa como uma festa do povo, uma festa de todos", disse Fabiano.

Fabiano Oliveira afirmou ainda que o atual prefeito honra a sua gente e exercendo o cargo com simplicidade, humildade e com uma postura integra, objetiva e jamais agindo de modo a admitir ou conceder privilégios ou concordar com situações que  pudessem favorecer pessoas ou grupos em razão da posição política ou da classe econômica ocupados. "Digo isso com muita propriedade, porque vim em certa época como político de outro agrupamento e sei muito bem como fui recebido por vossa excelência e toda sua equipe. Essa sua postura lhe valeram o reconhecimento e o respeito de todos, amigos e adversários", agradeceu Fabiano.

Além da cessão de uso do solo público, nos últimos anos a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) presta todo apoio logístico para a realização da festa com a organização do trânsito, limpeza das ruas, disponibilização de banheiros químicos, fiscalização da venda de alimentos, organização dos vendedores ambulantes, dentre outros serviços.

Durante seu discurso, o chefe do executivo municipal destacou que, além de trazer alegria ao povo de Aracaju, o Pré-caju gera emprego, renda e ajuda a divulgar a cidade em todo o Brasil. "Ganha a Prefeitura, que arrecada Impostos Sobre Serviço de cada abada vendido; ganha o povo, que tem a oportunidade de brincar durante os quatro dias; ganham desde os hotéis, aos vendedores ambulantes, sem falar que a festa é um grande pólo de atração turística", frisou Edvaldo.

O presidente da ASBT, Lourival Oliveira, destacou que durante toda a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, a associação sempre contou com todo o apoio logístico necessário para a realização de um evento desse porte. "Uma prévia que movimenta mais de 80 setores da economia, são mais de 300 mil pessoas nas ruas brincando todos os dias e não há parceria melhor que uma público-privada onde o poder público entra com todo apoio logístico e a ASBT com toda a parte estrutural, podendo assim trazer o que há de melhor para o povo sergipano. Só temos a agradecer a Edvaldo", frisou Lourival.

Para presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, é de suma importância  poder público prestar todo o apoio necessário a uma festa que valoriza as potencialidades turísticas da cidade. "Tenho certeza que a festa terá o mesmo sucesso que as edições anteriores. Uma festa de extrema importância, que movimenta a cidade e a economia, e que por ser a maior prévia carnavalesca do Brasil, valoriza também a auto-estima de todos nós sergipanos", afirmou o presidente da Funcaju.

Presenças

Também participaram da solenidade realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos o ex-governador de Sergipe, Albano Franco; o Coronel Ionaldo Santos, que na ocasião representou o Corpo de Bombeiros de Sergipe; os secretários Municipais Telma Pimentel (Trabalho e Renda); Rômulo Rodrigues (Participação Popular); Fábio Silva (Serviços Urbanos); Bosco Rolemberg (Assistência Social); Marcos Cardoso (Comunicaçao); Fabiana Pinho ( Chefe de Gabinete); Dulcival Santana (Planejamento); o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens, seccional Sergipe (Abav/SE), Sérgio Lima e o empresário da Banda Chiclete com Banana, Fausto Franco. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/09
09:52

Em Sergipe, 1359 bacharéis farão o VIII Exame de Ordem Unificado

Às 14h (horário oficial de Brasília/DF), deste domingo, 9 de setembro, 117.852 candidatos vão prestar o VIII Exame de Ordem Unificado em todo o país. A Seccional Sergipe conta com 1359 inscritos, que farão a prova no Colégio Master, localizado à Rua Jose Seabra Batista, bairro Jardins, em Aracaju.

A primeira fase do VIII Exame de Ordem consiste em uma prova objetiva contendo 80 questões, que versam sobre temas relativos ao Direito, vistos durante o curso de bacharelado em Direito.

Já na segunda fase do VIII Exame de Ordem Unificado, agendada para o dia 21 de outubro, o Bacharel f az uma Prova Prático-Profissional, contendo quatro questões subjetivas e uma peça processual, no tema que o candidato escolheu na inscrição. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos