30/07
18:27

TCE faz homenagem póstuma a João Ubaldo Ribeiro na Mostra Curta-SE


Colaboradores do TCE quase lotam o auditório (Crédito da foto: Cleverton Ribeiro/TCE)


No terceiro dia do projeto cultural foi exibido o filme "Sargento Getúlio", dirigido por Hermano Penna e baseado na obra do ex-escritor


“Eu não gosto de mudança, mudança me dá uma agonia!”, assim falou o personagem homônimo do filme 'Sargento Getúlio' (1978), em determinado momento do filme. Ali, no tempo do Getúlio, havia o coronelismo ainda incrustado na cultura política sergipana. Mas, mesmo Getúlio não gostando, as mudanças aconteceram no estado e nesta quarta-feira, 30, os colaboradores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) tiveram a oportunidade de fazer esse comparativo ao assistirem ao filme, parte do projeto 'Mostra Curta-se do TCE'.

Os servidores lotaram o auditório do Tribunal e assistiram atentamente ao filme. Quem também compareceu ao evento foi o diretor da obra, Hermano Penna, e dois dos artistas sergipanos que atuaram no longa filmado em Sergipe, Amaral Cavalcanti e Antônio Leite. Antes do início do filme, o conselheiro Clóvis Barbosa, vice-presidente do Tribunal, abriu o evento fazendo uma homenagem ao autor do livro que deu origem ao filme, João Ubaldo Ribeiro.

Hermano Penna também homenageou o escritor, lembrando da alegria que teve ao perceber a sua adaptação aprovada por João Ubaldo. “Depois do filme feito, ele externou sua satisfação com a adaptação e esteve presente em grandes momentos apoiando o filme. Momentos como no Festival de Gramado e quando o filme foi exibido de volta em Sergipe, algumas pessoas ainda guardam fotos, lembranças de quando João Ubaldo esteve em Aracaju”, contou.

Honrado
O ator Antônio Leite se disse honrado com a oportunidade de rever o filme, cerca de 30 anos depois de sua filmagem e elogiou a iniciativa do TCE. “Ver esse filme tanto tempo depois de filmado ainda chamar a atenção das pessoas é muita honra. Ainda mais aqui no Tribunal, com essa iniciativa maravilhosa que valoriza a nossa cultura e engrandece o nome de Sergipe”.

Amaral Cavalcante também falou a respeito da Mostra. “É muito bom um órgão público como o TCE reconhecer esse trabalho feito com muito suor. Ao ser apresentado nessa mostra, o tribunal acaba reconhecendo uma obra feita com muito esforço, um verdadeiro trabalho de arte que rompeu fronteiras internacionais. Agradeço ao TCE pela homenagem”, disse Amaral.

A Mostra Curta-se do TCE se estende até quinta, 31, quando passará mais um longa de Hermano Penna. Será um filme recente do cineasta chamado “Aos Ventos que Virão”, filmado também em Sergipe, que conta a história do fim do cangaço e de um cangaceiro que sonha em conhecer Brasília e por lá construir uma nova vida. Mais uma vez, a apresentação do filme contará com a presença do seu criador.

Fonte: www.tce.se.gov.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/07
06:52

162 detentos do Sistema Prisional de Sergipe realizam provas para conclusão do Ensino Fundamental

Cento e sessenta e dois custodiados do Sistema Prisional do Estado realizaram nesta terça-feira, 29, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para conclusão do Ensino Fundamental. A ação, no estado, é realizada pela Secretária de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor, através do Departamento Penitenciário de Sergipe (Desipe) e da Coordenação Pedagógica da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc).


Das 162 pessoas privadas de liberdade que realizaram a prova, em Sergipe, 40 são detentas do Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro; 36 são detentos do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão; 32 do Presídio Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória; 22 do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf); 12 no Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), em Tobias Barreto; 11 do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP), em Aracaju, e 9 da Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião).


Nacionalmente, o exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta terça, os inscritos fizeram provas de Ciências Naturais, História e Geografia, pela manhã, e de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação no período tarde. Segundo o Inep, no total, os candidatos à certificação do ensino fundamental precisam responder a quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada, além da prova de redação.


Encceja


O Encceja é realizado todos os anos pelo Ministério da Educação para jovens e adultos, com no mínimo 15 anos, que não concluíram o ensino na idade regular. Em todo o país, 34 mil pessoas privadas de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
07:03

Missa em Sergipe lembra o Rei do Cangaço, Lampião

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (28), no Monumento Natural Grota do Angico, Unidade de Conservação, a 17ª edição da Missa do Cangaço. A missa aconteceu na Grota do Angico, localizada na divisa dos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, local onde Lampião, o cangaceiro mais temido e respeitado pelo povo nordestino, refugiava-se com seu bando, foi dizimado junto com sua mulher, Maria Bonita e companheiros em 1938.

Além da presença de sergipanos, a missa contou com pessoas vindas dos estados, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e de São Paulo. “Mais de 150 pessoas estiveram presentes a esta missa, que celebra o aniversário de morte do lendário cangaceiro, Lampião. Um dia muito importante e uma forma de valorizar a cultura e o patrimônio dos sergipanos. Estiveram aqui reunidos familiares do Rei do Cangaço, do bando, dos coiteiros  e  do último cangaceiro do bando, que morreu, este ano aos 97 anos, José Alves de Matos, o Vinte e Cinco ”, conta Genilson Aragão, assessor da Mftur.

Para o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima, a realização do  evento é uma oportunidade da população voltar ao tempo e lembrar um fato que marcou a história nordestina. “A Grota do Angico é o reduto que guarda a história do Cangaço. Um importante roteiro do ecoturismo sergipano, que é visitado todos os anos por centenas de turistas de todas as partes do mundo, além de representar e manter a preservação da caatinga como também desenvolver atividades de pesquisa científica e educação ambiental”. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
06:43

Morte de contador será apurada pela Delegacia de Itabaiana

Caberá à Delegacia Regional de Itabaiana a apuração das causas do suicídio do contador Max Alves que atuava há mais de 20 anos junto a empresas do grupo de Edvan  Amorim. Há, na internet, muitos comentários sobre o suposto suicídio.  Muita gente comenta o fato de que o Max tenha  saído de Aracaju, de táxi,  para pular de uma  ponte em São Domingos, a 76 km da capital. Comenta-se também esse quadro de depressão que o contador teria há vários anos e ele estava trabalhando normalmente. Tudo será apurado com a participação da Polícia Civil. A morte aconteceu na sexta-feira da semana passada.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/07
12:30

Obras da PMA na Visconde de Maracaju estão na reta final


Para os aracajuanos da avenida Visconde de Maracaju uma praça faz muita falta em uma comunidade. Por isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju se comprometeu a dar cor, forma e funcionalidade à praça José Andrade Góes. Depois de ouvir os moradores do bairro e fazer as adaptações necessárias, a PMA traz uma boa notícia: a revitalização está quase pronta.

O carinho pelo bairro que a aposentada Maria de Lurdes, de 85 anos, traz nos olhos carrega também a esperança de ter uma praça bonita perto de casa. "Aqui já mudou muito desde que o prefeito João Alves voltou. Eu moro aqui há 51 anos, quando eu cheguei, não tinha nada, era um campo de terra, com muitos ratos. Agora vai ter um lugar para caminhar no final da tarde, além de uma quadra para as crianças. O que João promete, eu sei que ele cumpre", revela.

Para a dona de casa Mércia Vasconcelos, 42, será uma alegria muito grande ter iluminação na praça. "Aqui é muito perigoso à noite, acontecem roubos com muita frequência. Com a praça organizada, vai ter mais gente na rua e as crianças vão poder brincar até um pouco mais tarde. Eu estou esperançosa de que vai mudar muito e vai ser bom para todos", conta.

A Visconde de Maracaju aguarda com ansiedade a nova praça, assim como também a revitalização das defensas do canal, que está entre os ajustes mais desejados da população. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) afirmou que a adequação necessária para o canal é complexa e precisa de um pouco mais de tempo para ser concluída. "Ainda temos muito para fazer. Estamos trabalhando para isso, mas é um processo realmente demorado", explica Agliberto Chagas, responsável pela obra.


Da assessoria
Foto: Silvio Rocha



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/07
12:24

Biblioteca Clodomir Silva realiza 1ª edição do Literaturação


A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na manhã de sábado, 26, a primeira edição do Literaturação - LITE que recebeu o "Projeto dos Sonhos". Idealizado por um grupo de alunos da turma de terceiro ano do Colégio Estadual Djenal Tavares Queiroz, o Projeto foi criado há um ano e meio, e hoje desenvolve trabalhos voluntários com jovens e crianças nas escolas da capital e interior.

Inicialmente o projeto foi criado com o intuito de incentivar e ajudar os estudantes que estava terminando o ensino médio e tinham muitas dúvidas. A ideia é auxiliar os alunos sobre qual caminho seguir na fase de transição para a Universidade, contribuindo para que eles tenham mais segurança na hora de escolher o querem para seu futuro.

Alguns meses depois, a proposta foi ampliada com o Projeto dos Sonhos infantil e para o ensino fundamental. Com isso a prática de leitura passou a ser introduzida para alunos do 4° e 5° ano, que já possuem desenvoltura para ler, interpretar e debater sobre temas literários.

A Biblioteca Clodomir Silva, em parceria com o grupo do Projeto dos Sonhos, cede o espaço para que o Literaturação seja realizado no ultimo sábado de cada mês. O tema do primeiro evento foi os livros da saga Harry Potter e ao término de cada encontro, a equipe apresenta opções de temas para o próximo evento.

Segundo a coordenadora de literatura da Biblioteca, Maruze Reis, esse projeto busca atingir o público adolescente que está afastado da leitura. "Achei bastante interessante a escolha do tema do primeiro encontro, porque um grande público gosta das histórias de magia e aventura, mas o bom do projeto é que todos os tipos de literatura serão abordados, não só de entretenimento. Escritores renomados nacionalmente e sergipanos, também terão espaços para que suas obras sejam conhecidas, estou muito contente com essa parceria", diz.

Da assessoria
Crédito: Ascom/PMA



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/07
08:28

Bicicletários públicos: SMTT analisa pesquisa de pontos de instalação junto à ONG Ciclo Urbano

Foto: Ascom/SMTT

Os primeiros passos para a instalação de bicicletários públicos em Aracaju já foram dados. E dando prosseguimento aos estudos do projeto de implantação dos equipamentos, diretores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), reuniram-se nesta quinta-feira, 24, com representantes da ONG Ciclo Urbano para a análise da pesquisa em que foram levantados os locais onde os bicicletários podem ser instalados.

Todo o levantamento foi feito pela ONG Ciclo Urbano através de um questionário disponibilizado no site da organização e no da SMTT durante 15 dias. Mais de 200 ciclistas responderam ao questionário online e cerca de 880 locais foram apontados como áreas onde os amantes do pedal desejam que haja um lugar adequado para guardar a "magrela".

Lugares como praças, shoppings, colégios, universidades, bancos e demais áreas de serviços apareceram como preferência dos ciclistas. De acordo com o mapeamento realizado anteriormente, alguns locais, como lojas, já possuem bicicletários particulares em que são possíveis adequações ao modelo internacional e padronizado que será adotado no projeto da SMTT e ONG Ciclo Urbano.

O vice-presidente da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa mostrou no mapeamento dos pontos, que o Centro é o principal destino dos ciclistas que participaram da pesquisa. "Pensando à longo prazo, seria interessante focarmos, incialmente no centro da cidade, onde temos um maior índice de ciclistas. Depois, conseguimos chegar até a região do Grageru e expandir", justificou.

Para o diretor de planejamento e sistemas em exercício da SMTT, Flávio Novais, a implantação dos bicicletários públicos proporcionará um movimento em cadeia, onde as pessoas que ainda não pedalam sintam-se motivadas a utilizarem a bicicleta também, inclusive o Caju Bike "Começando a implantar a demanda vai crescer. Talvez a pessoa não se sinta incentivada por causa disso, porque não tem onde deixar a bicicleta. Quando elas virem a implantação, elas vão querer fazer parte disso também", comentou.

Nas próximas semanas, um grupo de técnicos irá à região central de Aracaju, para fazer visitação e observação dos locais onde os bicicletários poderão ser instalados. A implantação deverá ser feita por etapas, seguindo uma lógica de distanciamento semelhante à do Caju Bike, com poucos metros de distância entre um bicicletário e outro. Cada um deles terá a identificação do logradouro e um totem informativo, de acordo com a escolha do modelo.

Da assessoria


Variedades
Com.: 1
Por Kleber Santos
25/07
08:22

Projeto Pôr do Sol Aracaju tem programação neste sábado

Foto: Ana Lícia Menezes

O projeto Pôr do Sol de Aracaju já é um sucesso. Aos sábados, diversas atrações como bandas regionais, feirinhas de artesanato e apresentações de grupos folclóricos fazem com que turistas tenham a orla do Pôr do Sol, no Mosqueiro, como ponto de parada obrigatória num ao final da tarde, movimentando, assim, o comércio e levando o progresso para os moradores locais.

Neste sábado, haverá muitas apresentações regionais, comidas típicas e música de qualidade, ao som de Valtinho do Acordeon, que irá tocar durante o pôr do sol.

A programação para o sábado, dia 26, começa a partir das 15h com a abertura da feira de artesanato e comidas típicas;

Às 17h Valtinho se apresentará na canoa;

Logo após as 18h a Quadrilha de Idosos do Mosqueiro irá se apresentar;

E para encerrar as atrações, à 18h30 haverá a apresentação do grupo Braúna.

Da assessoria



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos