19/08
06:45

Gabinete de Leitura de Maruim completa 142 anos de fundação

Criado em 1877, o Gabinete de Leitura de Maruim completa 142 anos de fundação nesta segunda-feira (19). Uma pequena reforma está em execução no prédio do “majestoso”, como é conhecido o Gabinete, por intermédio da somação de recursos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça com apoio da Academia Maruinense de Letras e Artes.

 

Em 1836, com a instalação da alfândega pelo então presidente da Província de Sergipe, o Barão de Cotinguiba, Bento de Melo Pereira, a Vila de Maruim tornou-se um importante centro econômico da região. O crescimento atraiu investidores europeus com a fixação de consulados da Alemanha, Inglaterra, Noruega e Suécia; e vice-consulados Nápolis e Áustria. O cônsul alemão Otto Schramm, um dos grandes mentores do Gabinete de Leitura de Maruim, integrou a primeira diretoria da instituição privada, que nascia como grande difusora dos ideais liberais, abolicionistas e republicanos, segundo o professor Dênio Azevedo. O livro Cartas de Maruim, do Núcleo de Cultura Alemã de Sergipe, da Universidade Federal de Sergipe, destaca mensagens trocadas entre Otto e sua tia Adolphine Schramm, onde se revelava a posse de um rico acervo, que provavelmente foi transferido posteriormente para a criação do Gabinete de Leitura.

 

Segundo historiadores, os Gabinetes de Leitura foram introduzidos no Brasil pelos portugueses. Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia inauguraram os primeiros gabinetes. Em Sergipe, os estudos registram a existência dos gabinetes de leitura de Laranjeiras, Riachuelo, Tobias Barreto e Maruim. Esteúltimo que permanece sendo o guardião da cultura maruinense há 142 anos. Os gabinetes de leitura surgem como herança europeia, inspirados nas casas francesas, que emprestavam livros com a intenção de difundir a leitura.

(Da assessoria)



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Por Eugênio Nascimento
16/08
18:21

Conselho Estadual do Fundeb aprova prestação de contas da Secretaria de Educação

Durante o encontro, foi realizada a análise e a aprovação das prestações de contas dos meses de maio e junho de 2019

Os representantes do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se reuniram na manhã desta sexta-feira (16), no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em Aracaju. Durante o encontro, foi realizada a análise e a aprovação das prestações de contas dos meses de maio e junho de 2019.

Os conselheiros fizeram deliberações como aprovação e assinatura da Ata da terceira sessão ordinária, que aconteceu no dia 6 de junho; apreciação e votação dos recursos do Fundeb/PNATE; apreciação e votação do Módulo de Acompanhamento e Validação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (MAVS/SIOPE) relativo ao terceiro bimestre de 2019, entre outros assuntos. Aberta para votação, a análise dos recursos do Fundeb referentes aos meses de maio e junho foi aprovada por nove votos regulares e uma abstenção.

Conselheiros

Os membros titulares e suplentes do Conselho do Fundeb, em Sergipe, são representantes do Poder Executivo Estadual e Municipal, da Controladoria-Geral do Estado, do Conselho Estadual de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), das seccionais de Sergipe da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), dos estudantes e de pais de alunos da Educação Básica Pública Estadual.

Fonte: ASN
Foto: Reprodução/ASN


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Por Redação
16/08
17:52

TRE-SE disponibiliza agendamento on-line para atualizar biometria

Calendário eleitoral permite que isso seja feito até o começo do mês de maio de 2020

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) disponibiliza agendamento on-line para que o eleitor vá ao cartório a fim de que seus dados biométricos sejam atualizados: é necessário que compareçam os eleitores que não tiveram a biometria reconhecida na última eleição. Para realizar o agendamento basta acessar o site. O cidadão encontra, na página de agendamento, as dúvidas mais frequentes sobre o agendamento e o atendimento biométrico, além de conhecer os benefícios de ser mesário voluntário.

Osite também mostra os postos de atendimento disponíveis, que, em Aracaju, são dois: o primeiro é o Ceac do Shopping Riomar, localizado na Av. Luiz Lua Gonzaga, nº 400, bairro Coroa do Meio, de segunda à sexta-feira – 7h15 às 17h45; o segundo local é o Fórum Des. Aloísio De Abreu Lima, localizado na rua Itabaiana, nº 580, também de segunda à sexta-feira – de 7h às 13h.

A Justiça Eleitoral destaca a importância de que os eleitores cujasdigitais não foram reconhecidas na seção eleitoral resolvam a pendência. Vale lembrar que o calendário eleitoral permite que isso seja feito até o começo do mês de maio de 2020.

Fonte e foto: TRE-SE


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Por Redação
16/08
17:32

Defensoria Pública disponibilizará assistência jurídica e exames de DNA durante mutirão de atendimento no quartel

Ação  acontece neste sábado, 17, no 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro

A Defensoria Pública do Estado, através do projeto Defensor Público na sua Comunidade, estará prestando assistência jurídica e psicossocial durante o mutirão de atendimento “Quartel de Portas Abertas” do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro – Guarnição de Aracaju, que será realizado neste sábado, 17, das 8h às 16h, na Rua Jansen Melo, S/N, no Bairro 18 do Forte.

Durante a ação os defensores públicos, servidores e funcionários terceirizados estarão prestando orientação e assistência jurídica sobre diversas questões cíveis e criminais como: juros abusivos de cartão de crédito, pensão alimentícia, exoneração de alimentos, divórcio, investigação de paternidade, união estável, inventário, ações na área de saúde  e requerimento de isenção de taxa cartorial para segunda via de certidão de nascimento ou casamento. Além desses serviços a Defensoria Pública, através da Central de Mediação e Conciliação, estará ofertando exames gratuitos de DNA pelo projeto “Ser Pai é Legal” para reconhecimento voluntário de paternidade.

“Uma equipe do laboratório estará no local das 8h às 13h para fazer a coleta de sangue. Lembrando que para a coleta será necessária a presença da mãe, suposto pai e o menor ou adulto. As partes deverão estar munidas de carteira de identidade, comprovante de residência e Certidão de Nascimento ou Declaração de Nascimento Vivo (DNV), a chamada guia amarelinha. As pessoas não precisam estar em jejum. Após a coleta, os assistidos serão agendados para sessão de mediação na Central de Atendimento para abertura dos resultados”, disse a defensora pública e diretora da Central, Isabelle Peixoto.

Fonte e foto: Ascom/DPESE


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16/08
17:25

TCE determina suspensão de Processo Seletivo Simplificado no município de Capela

Colegiado entendeu que o certame capelense ofertou exíguo prazo para inscrições, de apenas dois dias e de forma presencial, o que pode ter comprometido a competitividade

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu no Pleno desta quinta-feira, 15, expedir medida cautelar determinando a suspensão do Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2019, da Prefeitura de Capela, voltado à contratação de profissionais para atuar nas instituições da rede pública municipal de ensino. 

A exemplo de julgamento similar? ocorrido no Pleno da semana passada, alusivo ao município de Maruim, o colegiado entendeu que o certame capelense ofertou exíguo prazo para inscrições, de apenas dois dias e de forma presencial, o que pode ter comprometido a competitividade. Outro questionamento destacado na sessão diz respeito à necessária comprovação do excepcional interesse público. A matéria tem como relator o conselheiro Carlos Pinna, que tomou conhecimento da situação após o recebimento de denúncia. 

Com salários mensais que variam de R$ 998 a R$ 2.500, o PSS realizado pela Prefeitura de Capela oferta vagas de professor nas áreas de Educação Física, Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como de Auxiliar de Docência, Auxiliar de Educação Infantil, Assistente Administrativo, Serviços gerais, Vigilante, Motorista, Cozinheiro e Nutricionista.

Fonte e foto: DICOM/TCE


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16/08
17:20

Servidores do Hospital de Socorro reclamam de sobrecarga de trabalho e quantidade insuficiente de profissionais

Sintasa realizou visita ao hospital na última quarta

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, nessa última quarta-feira, 14, visitou o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, e constatou que o número de auxiliares e técnicos de enfermagem é insuficiente para a grande demanda do hospital.

Por conta da superlotação e da sobrecarga de atividades ao trabalhador, o sindicato já protocolou um ofício solicitando uma reunião com a gestão da Fundação Hospitalar de Saúde, com a superintendência do hospital e com os trabalhadores para tentar resolver estas questões.

Na ocasião, o presidente recebeu reivindicações dos servidores, sobretudo, em relação à falta de andamento do Plano de Emprego e Remuneração (PER), falta de reajuste salarial há mais de seis anos e o anúncio da gestão do hospital de que a partir de setembro os trabalhadores serão impedidos de fazer horas extras, que são uma das formas que o servidor tem de aumentar seu salário e amenizar a defasagem salarial.

Fonte e foto: Ascom/Sintasa


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16/08
16:01

Prontuário eletrônico aumenta em 115% número de consultas e marcação de exames em Aracaju

Dado é um comparativo dos meses de maio e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado

Com a implantação do prontuário eletrônico em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros equipamentos da Rede, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou um aumento de 115% no número de consultas e marcação de exames. O dado é um comparativo dos meses de maio e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.  
 
Para a secretária da saúde, Waneska Barboza, o novo sistema possibilita à gestão monitorar e acompanhar melhor os dados da Rede de Atenção Básica. “O prontuário permite que a Secretaria Municipal da Saúde analise o tempo de atendimento, tempo de espera na recepção e tipo de procedimento solicitado na unidade. São informações que podem ajudar a corrigir eventuais falhas e, com isso, oferecer um serviço ainda melhor à população”, afirmou. Outro ponto positivo do prontuário é o fato de as informações dos pacientes estarem registradas no sistema. Com isso, os profissionais de quaisquer unidades da rede municipal de Saúde têm acesso aos dados de atendimentos realizados, com exames detalhados, tratamentos ou medicações disponibilizadas, além de destacar possíveis pontos de acompanhamento e atenção.
 
Insumos 

A implantação total do sistema também possibilitou um melhor abastecimento, com relação aos insumos dispensados nas unidades. “O gasto com insumos é praticamente o mesmo, porém o percentual de abastecimento da rede é maior, mostrando que hoje, a gestão consegue gastar melhor, com quem efetivamente precisa. Antes, tinha um gasto alto com uma dispensação menor de medicamentos”, explicou Waneska Barboza. 
 
Financiamento
 
Com o novo sistema, a Prefeitura de Aracaju ainda assegura a efetividade nos atendimentos e procedimentos, garantindo assim o financiamento de recursos oriundos do Governo Federal. “Existe uma tendência, em discussão, de que o financiamento do Ministério da Saúde seja vinculado à produção. Isso significa que o município que comprova a prestação do serviço, garantirá a manutenção do financiamento. A cidade que não conseguir, pode ter a perda do recurso. Hoje, a gente consegue registrar efetivamente o número de procedimentos feitos na Atenção Básica”, destacou.

Fonte: AAN
Foto: Marcelle Cristinne


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16/08
15:42

Empresas têm até 23 de agosto para apresentar recurso referente a licitação das feiras livres

Caso os recursos apresentados sejam considerados improcedentes e a Comissão mantenha a decisão pela desclassificação, a Empresa municipal publicará em seguida um novo edital

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) divulgou, durante a quarta Sessão Pública, nesta sexta-feira, 16, a conclusão da análise das planilhas feita pela equipe técnica da empresa. Conforme o resultado, as quatro empresas participantes do Processo Licitatório Nº 01/2019, que refere-se a concessão de serviço público para a organização e infraestrutura de comercialização nas feiras livres da capital, foram desclassificadas.

Na ocasião, a presidente da Comissão, Émile Dantas de Carvalho Cartaxo, informou que as planilhas retificadas, apresentadas no dia 10 de julho, data em que ocorreu a terceira sessão pública, permaneceram com erros como redução de quantitativos, diferenças de preços, falhas na composição de encargos sociais, e itens que constavam no modelo de planilha que não foram considerados pelas empresas. Caso os recursos apresentados sejam considerados improcedentes e a Comissão mantenha a decisão pela desclassificação, a Empresa municipal publicará em seguida um novo edital. O presidente esclareceu ainda que está descartada a possibilidade de realização de um contrato emergencial, pois o processo refere-se a uma concessão de serviço público e não a uma contratação de serviço. 

Licitação

O processo de licitação para Concessão de Serviço Público para Organização e Manutenção das Feiras Livres nos Espaços Públicos do Município de Aracaju, realizado pela primeira vez na cidade, teve o edital lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no dia 9 de maio. A iniciativa representa a preocupação da gestão em oferecer à população aracajuana condições sanitárias nas feiras livres, além de ser a continuidade de um trabalho de reorganização dos espaços de comércio ao ar livre, desenvolvido desde o ano passado pela Emsurb. O Processo Licitatório Nº 01/2019, dará a concessão, pelo prazo de dez anos, às empresas que oferecerem os menores valores, por lote, para a organização e infraestrutura de comercialização nas feiras livres da capital.

Fonte: AAN
Foto: Felipe Goettenauer


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