30/01
21:15

Em Sergipe - Rede e PV constróem programa para viabilizar coligação

O presidente do partido Rede, Emerson Ferreira, reafirmou hoje que a sua agremiação está conversando com o PV, inicialmente para construção do programa de governo”. Ferreira disse apostar na aliança para as eleições de outubro próximo e lembrou que “o meu nome está indicado para pré-candidato a governador”.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/01
18:35

UFS anuncia data de pré-matrícula 2018

A Universidade Federal de Sergipe realizará nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2018, das 8h às 12h e das 13h às 17h a pré-matrícula institucional dos candidatos aprovados para ocupar as 5.440 vagas ofertadas para este ano através do SISU. As vagas estão distribuídas em 105 cursos nos Campi de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.

A UFS já publicou em seu portal oficial www.sisu.ufs.br o edital que define as instruções e convocações para a Pré-Matrícula Institucional.

Para saber os locais e horários de pré-matrícula para cada curso, os candidatos aprovados deverão consultar o Edital 03/2018/PROGRAD que se encontra no site www.sisu.ufs.br.

As matrículas ocorrerão nos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Lagarto. Mas atenção: os candidatos aprovados como Pessoas com Deficiência farão a pré-matrícula apenas no Campus de São Cristóvão. Todos os aprovados como Pessoas com Deficiência terão que passar por perícia médica antes da realização da pré-matrícula. Para saber mais sobre os documentos exigidos e que deverão ser apresentados à junta médica, os candidatos com deficiências devem verificar o item 2.4 do Edital 03/2018/PROGRAD.

É importante lembrar: o candidato ou candidata que não realizar a pré-matrícula dentro do período estabelecido perderá o direito à vaga na UFS.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
19:49

Com acordo coletivo, contrato da SES com a FHS terminará no dia 31 de março de 2019

Na manhã desta sexta-feira, 26, em audiência realizada na Justiça Federal, entre o Ministério Público Federal (MPF), representantes do Estado, sindicatos e servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) foi definido, após acordo coletivo, que o contrato da SES com a Fundação terminará no dia 31 de março de 2019 e até lá todos os serviços passarão a ser de responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Segundo Almeida, com a homologação do acordo, chega ao fim um problema que se arrasta há anos. O secretário ressalta ainda que os servidores da Fundação Hospitalar não serão prejudicados, pois, até 2019, o Governo do Estado tomará as devidas providências para garantir os direitos dos profissionais concursados da entidade.

“Fizemos a homologação do acordo e a SES coloca fim a um problema gravíssimo que se arrastava há muito tempo. O contrato da SES com a Fundação Hospitalar foi renovado, mas se encerrará no ano que vem, no dia 31 de março, e a Secretaria assumirá a administração de todas as unidades de saúde do Estado para prestarmos uma assistência ainda melhor à população. Esclarecendo que a Fundação não será extinta, mas sim o contrato de serviços da entidade com a SES. Quanto aos servidores da Fundação Hospitalar, o Governo do Estado dará um encaminhamento à questão, respeitando o direito dos profissionais concursados da entidade. Já os contratados, entraram sabendo que são temporários e que há um prazo determinado para a prestação de serviço. Mas não tenho dúvida de que os servidores efetivos não serão prejudicados”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário, a semana foi de grandes vitórias para a SES e, consequentemente, para a saúde pública de Sergipe. “Esta semana resolvemos o problema da falta de pagamento dos salários dos servidores do Hospital Cirurgia, que estavam sem receber por problemas com o antigo contratante da unidade, o Município de Aracaju, e, agora, equacionamos o impasse da Fundação Hospitalar. Tivemos uma semana de grandes vitórias que, com certeza, beneficiarão a saúde pública”, declara Almeida Lima.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/01
09:37

Funcionários do Cirurgia recebem pagamento e encerram a greve

Dois dias após o Sindicato do Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe (Sintasa) obter na Justiça a liminar para que a gestão do Hospital Cirurgia pague aos empregados, a pendência do salário de dezembro e 13º salário de 2017 foi resolvida. Com isto, os funcionários encerraram a greve que durou oito dias. Foram mais de 1.200 empregados envolvidos neste drama no início do ano.

Agora, o Sintasa espera que nos próximos meses não haja atraso salarial para que a classe trabalhadora desempenhe suas funções sem a preocupação de que no final do mês não irá receber. “Estes servidores viveram dias difíceis, muitos estão com uma série de cobranças em casa, e agora vão tentar colocar em todas as dívidas acarretadas por conta do atraso”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa.

O líder sindical destaca ainda que o Sintasa esteve presente em todos os momentos e à frente da negociação junto ao gestor do hospital e ao secretário de Estado da Saúde que selaram um contrato com o hospital. “Não bastasse isto, entramos e vencemos uma ação na Justiça obrigando o hospital pagar os trabalhadores, sob pena de multa diária”, explicou Augusto Couto.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/01
09:32

TCE cede instalações para gravação de filme sergipano

Nesta quinta-feira, 25, o Tribunal de Contas de Sergipe foi utilizado como cenário para a gravação de cenas do filme "Abraço", uma produção sergipana que tem como contexto histórico e pano de fundo um julgamento ocorrido no Tribunal de Justiça de Sergipe, no ano de 2008, sobre a progressão vertical dos professores da Rede Pública do Estado. O resultado do julgamento foi favorável ao magistério e o TJ/SE manteve o direito dos professores de progredirem na carreira.
 
De acordo com o diretor do filme, Deivison Fiuza, a produção recebeu total apoio dos órgãos públicos sergipanos, entre eles o TCE/SE. “Quero agradecer ao Estado de Sergipe como um todo por estar apoiando a produção desse filme, que está sendo uma grande produção, pois estamos filmando no Tribunal de Justiça, aqui no Tribunal de Contas, na Alese, na Casa Civil, enfim, o Estado como um todo está apoiando muito. Esta é, com certeza, a maior produção de cinema do Estado de Sergipe e só está sendo possível porque as instituições do Estado estão apoiando, então aproveito para agradecer em nome do Sintese ao presidente do Tribunal de Contas e a todo mundo que abriu as portas e tornou este projeto possível”, destacou. 

A produção tem como destaque em seu elenco o ator Flávio Bauraqui, que já deu vida a grandes nomes reconhecidos nacionalmente no teatro e cinema como Pelé, Jair Rodrigues, Ismael Silva e Cartola. Para ele, esse trabalho serve ao país porque fala de uma questão muito importante que é a educação. “O filme aborda a figura tão importante dos professores, uma profissão tão maltratada, tão vista de forma desrespeitosa. Essa fatia da sociedade é que determina o futuro, o futuro depende da educação brasileira, das pessoas que serão formadas. E o filme mostra um pouco a importância desse profissional”, ressaltou. 

O filme de ficção vai abordar a história das professoras Ana Rosa, Inês e Margarida, três mulheres que precisam enfrentar os desafios de uma tripla jornada de trabalho e as consequências disso em suas vidas profissional e familiar. O elenco de atores é composto quase que exclusivamente por atores sergipanos, como forma de valorização dos artistas locais. São mais de 80 atores de Sergipe, além dos atores Flávio Bauraqui e Paulo Roque, completando o elenco.

As produtoras sergipanas WG Produções e MAK Filmes estão produzindo o filme de longa metragem que está sendo gravado não só na capital sergipana, como em Estância, Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Barra dos Coqueiros e Laranjeiras. O sergipano Jorge Lins, ator e diretor de teatro e cinema, é o diretor de elenco do filme "Abraço". 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/01
11:47

Adauto Machado lança exposição “Irmão” no Corredor Cultural

A mostra segue aberta até o dia 27 de fevereiro com pinturas e esculturas

Os traços marcantes de influência expressionista que formam a pintura inconfundível de Adauto Machado dão vida a nova exposição do Corredor Cultural, “Irmão”, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Lançada no final da tarde desta última terça-feira, 23, a mostra reuniu amigos, familiares, artistas e admiradores deste, que é um dos artistas mais reconhecidos de Sergipe.
 
A mostra, que segue aberta ao público até o dia 27 de fevereiro, inclui ainda esculturas, área que Adauto tem se dedicado nos últimos anos. “Esta exposição é uma proposta diferente, pois traz também as esculturas, que é um trabalho novo na minha arte. Minha intenção é mostrar justamente este trabalho, e por isso agradeço à Secretaria de Cultura, por ter me possibilitado este espaço”, declarou Adauto.
 
Na abertura da exposição, secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, falou sobre a importante contribuição que Adauto deu e ainda dá para as artes em Sergipe. “Devo dizer que me orgulho de ser contemporâneo de Adauto Machado, de presenciar a sua carreira e assistir ao seu sucesso, e de saber que Sergipe também tem orgulho dessa obra. Por isso, a Secult está feliz de poder neste momento oferecer ao povo esta exposição”, ressaltou o secretário.
 
Nesta edição, foram homenageados com Menções Honrosas: Clóvis Barbosa, Genilson Santos, Ismael Pereira, João de Deus, João Oliva, José Fernandes, Luduvice José, Luiz Adelmo, Marcelus e Mário Britto. O artista visual, Ismael Pereira, agradeceu a Secult, representando todos os homenageados. “É um prazer voltar para este corredor de luzes culturais. Em nome de todos, nesta missão que me foi dada, gostaria de agradecer à Secretaria de Cultura esta homenagem que nos foi concedida".

Foto: Ascom / Secult


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/01
11:45

Reforma do Centro de Turismo será entregue no primeiro trimestre

O projeto de reforma preserva a arquitetura neoclássica da edificação, adicionando elementos que possam garantir a segurança, o conforto e a acessibilidade dos frequentadores.

Falta pouco para que os sergipanos possam conhecer as novas instalações do Centro de Turismo, ponto de visitação localizado na Praça Olímpio Campos, no coração de Aracaju. A obra de reforma e revitalização será inaugurada ainda no primeiro trimestre, beneficiando, além dos frequentadores e turistas, os 28 lojistas e artesãos que trabalham no local. A iniciativa é do governo de Sergipe através da Secretaria de Estado do Turismo.

O prédio histórico em que hoje se localiza o Centro de Turismo, que remonta ao início do século XX, abrigava a tradicional Escola Normal. O projeto de reforma preserva a arquitetura neoclássica da edificação, adicionando elementos que possam garantir a segurança, o conforto e a acessibilidade dos frequentadores.

A reforma compreende o Centro de Comercialização, o Museu do Artesanato e o Centro de Informações Turísticas. O imóvel, tombado pelo patrimônio histórico do Estado, foi amplamente restaurado e está recebendo os últimos retoques para a inauguração. A obra de recuperação está sendo realizada com recursos da ordem de R$ 1,345 milhão, originários do Prodetur.

Para o comerciante Esmael Feitosa Rocha, que completa 74 anos no dia 2 de fevereiro, sendo 21 deles dedicados ao Centro de Turismo, a inauguração das novas instalações será um presente de aniversário antecipado. “Estava precisando, e muito. Para se ter uma ideia, desde 2002 que foi feito um projeto para reformar isso aqui. Foi uma longa história, por questões políticas, administrativas e financeiras, e somente agora é que está se concluindo a obra da reforma. Acredito que a gente deve receber um número maior de turistas agora, e turistas não só de outras cidades, estados e países, mas gente aqui de Aracaju também. Vai ser um presente de aniversário”, afirma.
A comerciante Josefa Oliveira da Silva, conhecida como Detinha, também se diz satisfeita com a reforma do Centro de Turismo. Aos 73 anos, ela vende artesanato no local há 40, desde que o espaço foi transformado em área de comércio. Sua história e a de sua família estão vinculadas ao local, como atesta a filha da artesã, Nara Regina Oliveira Cardoso, de 35 anos. 

“É difícil não ter boas coisas para dizer, porque foi uma vida bem vivida aqui. Quando vim trabalhar aqui, nem sonhava em ter minha filha. Se eu estou aqui, é porque gosto. Já atendi muita gente de fora aqui, até artistas. Esta é a terceira reforma, assisti todas. E estava precisando mesmo, principalmente para cadeirantes. A gente espera que melhore as vendas e o movimento”, comenta dona Detinha.

Para o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, a reforma tem valor de resgate do patrimônio cultural de Sergipe. “É aqui onde se encontra todo o artesanato produzido em Sergipe, a exemplo da renda irlandesa e de tantos outros objetos que representam nossa cultura. É aqui que o turista vem. É importante que ele seja bem atendido, num local agradável e acolhedor”, frisou. 

Foto: André Moreira/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/01
01:36

Conselheiros de Saúde recebem orientação sobre vacinação contra febre amarela

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, Ilziney Simões, foi convidada para participar da reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) para debater sobre a vacina contra a febre amarela e a necessidade de a população sergipana ser imunizada. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), e contou com a participação de técnicos e conselheiros municipais e estaduais de Saúde.

Os conselheiros tinham muitas dúvidas em relação à vacinação contra a febre amarela, e fizeram várias perguntas aos técnicos do município de Aracaju e do estado. “É preciso que fique claro para a sociedade que não há motivo para pânico. É nosso papel fazer a sensibilização para não aplicar a vacina de forma indiscriminada, pois esse é um imunobiológico que contém reações adversas. Só devem ser imunizadas as pessoas que têm realmente necessidade, ou seja, aquelas que vão para as áreas de risco. É importante lembrar que existem outras maneiras de se prevenir contra a febre amarela, já que a doença é transmitida por mosquitos, as pessoas podem usar repelentes, utilizar roupas de mangas compridas e calças compridas para evitar ser picado”, esclareceu Ilziney.

A referência técnica das arboviroses (doenças causadas por vírus e transmitidas por insetos artrópodes, dentre eles, os mosquitos) da SMS, Celiângela Santana Lima, disse que também por causa da febre amarela é imprescindível o combate ao mosquito Aedes aegypti, uma vez que além da dengue, zika e chikungunya, ele também pode transmitir a febre amarela. “Por isso é importante não relaxar nos cuidados de combate ao Aedes, mesmo com a diminuição dos casos das doenças transmitidas por este mosquito em Aracaju. A população deve continuar fazendo a sua parte e recebendo a visita dos agentes de endemias”, alertou.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos