05/09
16:44

Setembro Amarelo: mês da prevenção do suicídio

 Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) criou, em 2015, o Movimento Setembro Amarelo. Desde então, o CVV tem aproveitado a campanha para falar mais sobre esse tema que sempre foi tabu. O Movimento Setembro Amarelo busca auxiliar a população na identificação de sinais, que muitas vezes não são percebidos por quem está por perto. Além disso, também oferece ajuda e mostra onde encontrar apoio. A ideia é acabar com o preconceito e a falta de informação.
 
De acordo com o CVV, no Brasil ocorrem 32 suicídios diariamente. Isso equivale a uma média de 1 morte a cada 45 minutos. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Para isso, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. E o mais importante, que o outro esteja disposto a ouvir e oferecer apoio a quem precisa.
 
Além da ajuda de quem está por perto, as pessoas podem contar com os voluntários do CVV, distribuídos por todo o Brasil, que estão preparados para oferecer apoio emocional de forma gratuita e sigilosa através do telefone 188.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/09
16:24

Praia Limpa: Sema e Faculdade São Luís de França realizam ação educativa na Orla de Atalaia

 Sensibilizar a sociedade aracajuana à adoção de boas práticas em favor do meio ambiente, como o descarte correto de óleo de cozinha usado. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Faculdade São Luís de França e a Recigraxe, coletora de óleo saturado, deu início a mais uma campanha do programa Praia Limpa.

A ação foi realizada nesta quarta-feira, 5, na Passarela do Caranguejo, Orla de Atalaia, zona Sul da capital.  A ideia foi estimular cidadãos e donos de bares, restaurantes e hotéis situados próximos à praia a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha, assim como sensibilizar quanto à importância deste ato.  Para isso, a Sema também está trabalhando em conjunto com a Recigraxe, empresa coletora de óleo saturado licenciada, que ficará responsável por recolher o óleo em cada estabelecimento e fazer o descarte de forma adequada. “O nosso papel é fazer uma campanha educativa de sensibilização das pessoas, explicando o quanto é importante realizar o descarte correto do óleo, dando as instruções necessárias para que esses novos hábitos sejam adotados por todos”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaela Ribeiro.
 
Pontos de coleta
 
Diversos pontos de coleta de óleo de cozinha usado estão espalhados pela capital sergipana, em instituições de ensino superior, empresas privadas e demais entidades. O cidadão interessado em descartar esse material, basta se dirigir aos seguintes pontos: 
 
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema): Rua Santa Luzia, 926, bairro São José;
Faculdade São Luís de França (Unidade Getúlio Vargas): Rua Laranjeiras, 1838, bairro Getúlio Vargas/ Também na unidade do bairro Salgado Filho, situada à avenida Pedro Paes Azevedo, 853;
Universidade Tiradentes : Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia;
Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM): Rua Frei Damião, 134, bairro Santa Maria;
Oceanário de Aracaju-Projeto Tamar: Avenida Santos Dumont, 1010, bairro Atalaia; 
Shopping Riomar: Rua Delmiro Gouvêia, 400, bairro Coroa do Meio;
Shopping Jardins: Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – bairro Jardins. 
 
Praia Limpa
 
O programa Praia Limpa foi lançado no dia 29 de outubro de 2017 com o objetivo de sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju a adquirir práticas mais conscientes em prol da conservação do meio ambiente, em especial, a vida marinha. Nesta segunda edição, que será realizada no próximo dia 23, na Orla de Atalaia, das 9h às 13h, o programa trará ações que estimulem os cidadãos e comerciantes a entenderem que pequenas atitudes geram grandes resultados, a exemplo da destinação correta de resíduos e do óleo de cozinha usado. 

Foto: Alliston Fellipe/Ascom Sema.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/09
16:05

TRE-SE inicia a semana com treinamentos

 De 03 a 06 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe realiza três capacitações para servidores do TRE-SE: no dia 03, o treinamento Gerenciamento e Transportador; nos dias 04 e 05, o curso de Auditoria Baseada em Risco; nos dias05 e 06, o treinamento Procedimentos de Suporte durante a votação e RED. Os treinamentos e o curso realizados objetivam aprimorar os conhecimentos dos servidores que atuarão nas eleições 2018. O treinamento Gerenciamento e Transportador foi ministrado aos servidores que atuarão em apoio aos cartórios eleitorais do interior. Esse treinamento capacita os servidores em relação aos trabalhos de totalização e transmissão dos resultados após a votação: são utilizados os sistemas transportador e de gerenciamento.
 
O curso Auditoria Baseada em Risco, ministrado por EduardoPerson Pardini, aborda a importância de trabalhar os riscos proeminentes da organização, os processos operacionais que trazem maior risco. Faz-se a avaliação da eficiência e da eficácia desse processo. Para o contabilista Eduardo Person, essa iniciativa do Tribunal é salutar. “Vejo com bons olhos. Isso mostra que o órgão está preocupado em sair do lugar-comum e atingir etapas que trarão modernidade”, disse.
 
O treinamento Procedimentos de Suporte durante a votação e RED capacita o pessoal de apoio e servidores a prestar o suporte às urnas eletrônicas em relação aos procedimentos de contingência no caso de problemas durante a votação; e, após o encerramento da votação, na junta apuradora, usa-se o sistema Recuperador de Dados (RED).


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/09
15:57

Vereadores discutem amplamente PL sobre fim das carroças

 Na manhã desta terça-feira, 4, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram e discutiram cinco proposituras durante a pauta de votação da 65ª Sessão Ordinária. Das proposituras, foram mantidos pelos parlamentares dois Vetos do Poder Executivo, além da aprovação de dois Projetos de Lei e da discussão e reprovação do PL Nº 106/2017, sobre o fim gradativo das carroças em Aracaju.
 
O Veto Total Nº 23 ao Projeto de Lei Nº 200/2017 foi mantido por meio de votação nominal, com nove votos favoráveis, seis votos contrários e duas abstenções. O Projeto, de autoria do vereador Cabo Amintas (PTB) institui os jogos escolares no município de Aracaju. Alguns vereadores justificaram seus votos e o Veto foi amplamente discutido entre os parlamentares. Outro Veto do Poder Executivo foi mantido por meio de votação nominal com 10 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção, que é o Veto Parcial ao Projeto de Lei Nº 364/2017, que institui a Semana do Fisco Municipal no âmbito do município de Aracaju, a ser comemorada, anualmente, na semana sobre a qual recaia o dia 21 de setembro.
 
Fim Gradativo das Carroças
 
O projeto mais debatido entre os parlamentares durante esta Sessão foi o Projeto de Lei Nº 106/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), que cria o Programa de Redução Gradativa do número de veículos de tração animal e veículos de propulsão humana. O projeto já foi aprovado em 1ª votação e nesta terça-feira, foi discutido em 2ª votação com apresentação de oito emendas, sendo que as emendas de Nº 1, 2, 3, 6, 7 e 8 foram rejeitadas em votações nominais e as emendas Nº 4 e 5 tiveram recursos rejeitados.
 
Após a votação das emendas, o Projeto foi reprovado ainda na 2ª votação, com 11 votos contrários e quatro favoráveis. De acordo com a autora do PL, Kitty Lima, por meio das emendas, o projeto poderia ser melhorado. “Infelizmente as emendas foram rejeitadas. O problema não está no projeto, pois quando se tem boa vontade podemos sim resolver a situação dos carroceiros. Tentei muito que este Projeto fosse adiante, com novas propostas, com as emendas, mas infelizmente, não foi aprovado”, finalizou a vereadora.

Foto: Heribaldo Martins.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/09
15:48

Itabaianinha realiza mais uma Moda Mix

 Empreendedores do segmento de confecção de Itabaianinha e municípios circunvizinhos terão oportunidade de participar de mais uma edição da Moda Mix. O evento será realizado no Polo de Moda de Itabaianinha, de 13 a 15 de setembro. A abertura oficial acontece no dia 13, quinta-feira, às 18h. Nos dias 14 e 15 de setembro, sexta-feira e sábado, a Moda Mix estará aberta será das 8h às 21h. Esse ano a Moda Mix contará com exposição e vendas de produtos, Rodada de Negócios, desfiles de moda, além da solenidade de premiação e entrega dos troféus do Concurso Peça Conceito Moda Mix 2018.
 
Para Emanoel Sobral superintendente do Sebrae, será o momento oportuno para os empreendedores realizarem negócios. “Os empresários do Polo de Moda de Itabaianinha terão oportunidade de apresentar para os clientes e público em geral os lançamentos das Coleções Verão 2019, além de poder firmar parcerias comerciais durante a Rodada de Negócios”, alerta. Outro ponto que vale ser destacado é que os clientes que quiserem investir, tanto de Itabaianinha como dos municípios circunvizinhos, já poderão aproveitar a Moda Mix para adquirir os produtos da nova coleção, com foco nas vendas do próximo verão.
 
Fórum de Secretários
 
A novidade esse ano é que durante a Moda Mix, na sexta feira, 14 de setembro, acontecerá o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico Local. A partir das 8h, gestores públicos de diversos municípios estarão reunidos no Auditório do Polo de Moda de Itabaianinha para discutir o desenvolvimento sustentável dos seus respectivos municípios e regiões.
 
Tanto a Moda Mix quanto o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico Local são ações do Sebrae com foco em estimular a cultura empreendedora, criando um ambiente favorável para a realização de negócios. Os eventos também contam com o apoio da Classe empresarial de Itabaianinha, Prefeitura e Fundação Jairo Carvalho. Informações sobre o Fórum podem ser obtidas na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Sergipe, telefone (79) 2106-7756. Já informações sobre a Moda Mix é só entrar em contato com a Unidade de Comércio e Serviços Indústria do Sebrae, telefone (79) 2106-7727.
 
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/09
14:40

Prefeitura qualifica feirantes e ambulantes em Aracaju

 Preocupada com a qualidade dos alimentos comercializados em mercados municipais, ruas e feiras livres da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), oferece qualificação profissional para feirantes e vendedores ambulantes através da oficina de Boas Práticas de Higienização e Manipulação de Alimentos.
 
Implantado na atual gestão, o curso era oferecido somente através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), agora, a oficina passou a fazer parte do portfólio de cursos da Fundat. De acordo com dados da Diretoria de Formação Profissional, no ano passado foram ofertadas 12 turmas pela Fundat com 504 vagas, e seis turmas com 198 vagas, em parceria com o Senac, totalizando 18 turmas e 702 vagas. Em 2018, até o momento, já foram ofertadas 11 turmas com 675 vagas, através de parcerias com o Senac e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 1.377 vagas já foram oferecidas.
 
Inscrição
 
Novas turmas podem ser formadas ainda este ano. As inscrições podem ser realizadas na sede da Fundat, localizada na rua Pacatuba, n° 104, Centro. No ato da matrícula, os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O pré-requisito para participação é ter ensino fundamental I incompleto (1° ao 5° ano). O curso tem carga horária de 8h e ao final, os alunos obtém o certificado.

Foto: Felipe Goettenauer.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
03/09
17:51

Fábio Meireles chama a atenção para a importância de vacinação

 Pai de Rebecca e de Fábio Júnior, o vereador Fábio Meireles (PPS) alertou hoje (3) para a importância de vacinar as crianças contra doenças como o sarampo e poliomielite. “A campanha de imunização estendida finalizou no sábado passado, mas os postos continuarão recebendo as crianças, que ainda não foram vacinadas, até o dia 14 de setembro”, disse Fábio, ressaltando os riscos que essas doenças propiciam. Ex-agente Comunitário de Saúde, Fábio ressaltou que as crianças estão mais suscetíveis a várias doenças e, sem estarem protegidas, através da imunização, elas podem adoecer e comprometer outras crianças, especialmente, em ambientes fechados como escolas e creches. “A única forma de proteger é imunizando”, afirmou.
 
Fábio observou que as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis durante todo o ano. “Não há motivo para ignorar a importância da vacinação. Essa é a única forma de garantir a saúde das nossas crianças”, disse o parlamentar. Além de Aracaju, os municípios de Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Gararu, Tomar do Geru, Propriá e Cedro de São João não atingiram a meta mínima de vacinação. “No total, o Estado de Sergipe atingiu a meta do Ministério da Saúde, vacinando 95% das crianças na idade estabelecida, mas precisamos fazer um esforço maior e conseguir que esse objetivo seja cumprido em todos os 75 municípios”, disse.
 
Média – A média nacional de vacinação está em 88% e somente sete Estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo. Com isso o Ministério da Saúde prorrogou a campanha contra pólio e sarampo até dia 14 de setembro. Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que Estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
03/09
17:01

Lojistas são convidados a debater o eSocial na CDL

 A Receita Federal em Sergipe está convidando lojistas e empresários de uma forma geral para um encontro a ser realizado na manhã desta terça-feira, 04, para a discussão e vigência do eSocial, que afeta diretamente a vida empresarial, contábil e de pessoas físicas e jurídicas do Brasil.
 
Com entrada franca, o encontro realizado pelo Ministério do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal e Caixa Econômica, contará com o apoio de entidades empresariais e organização da CDL/Aracaju e FCDL/Sergipe.
 
As palestras sobre a discussão do tema ocorrerão das 10 às 12h, no auditório da CDL, rua Santa Luzia, devendo os interessados fazer inscrição via email (monica@cdlaju.com.br ou tatiana@cdlaju.com.br), sendo que abordarão os assuntos Flávio Azevedo (auditor fiscal do trabalho); Kátia Dematté (assistente sênior da repres. FGTS); Nilson Lima( auditor da Receita Federal) e Elísio Menezes(gerente Executivo do INSS em Aracaju).


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos