27/06
11:16

Edvaldo anuncia pagamento antecipado dos servidores pelo quarto mês consecutivo

Durante uma transmissão ao vivo feita nesta quarta-feira, 27, através de suas redes sociais, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o pagamento antecipado dos salários referentes ao mês de junho para os servidores municipais ativos da administração direta e indireta, os inativos e cargos comissionados, que poderão sacar os pagamentos a partir da tarde desta sexta-feira, 29.


Além de realizar o quarto pagamento consecutivo dentro do mês trabalhado, neste mesmo dia a Prefeitura realizará o pagamento da parcela do 13° salário para as pessoas nascidas nos meses de maio e junho, reafirmando o esforço que a gestão tem feito para honrar o compromisso com os servidores. Com tudo, são mais R$ 82 milhões injetados na economia sergipana.

"Nós já tivemos um aumento na folha de pagamento de mais de 8%. Mas é um esforço e estamos trabalhando muito para pagar os salários em dia e as conquistas que os servidores têm. Temos clareza que os servidores são muito importantes para a Prefeitura de Aracaju, e esse foi mais um compromisso honrado. Vamos lutar e trabalhar diariamente para pagar os servidores públicos em dia. E mais do que isso, este é o quarto mês consecutivo pagando antecipadamente para que os servidores possam curtir um bom São Pedro, no dia 29", afirmou o prefeito.

PMA




Variedades
Com.: 0
Por Redação
27/06
10:01

Primeiro trimestre registra 1.070 casos de intoxicação no Huse

Centro de Informação e Investigação Toxicológica (CIATOX), do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), realiza balanço referente ao primeiro trimestre deste ano, e registra um resultado de 1.070 casos de intoxicação, seja humana, animal ou até mesmo solicitação de informação por agente tóxico. O CIATOX é referência no estado de Sergipe no atendimento de intoxicação e o tratamento em caso de complicações, prevenção e diagnóstico, está disponível pelo Sistema único de Saúde (SUS), disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Desse total registrado, 426 foram casos de intoxicação por abuso de drogas, 331 foram por escorpiões, 116 por medicamentos, 34 por alimentos, 25 por domissanitários, 24 por outros animais peçonhentos venenosos, 20 por cobras, 15 por agrotóxicos de uso agrícola, 14 por produtos químicos industriais, sete por aranha, seis por cosméticos, entre outras causas.

A maioria dos casos foi registrada com pessoas do sexo masculino, que totalizou 639 atendimentos, contra 428 do sexo feminino. O que ainda chama atenção é que alguns indivíduos ainda não sabem diferenciar uma intoxicação (que é uma manifestação clínica causada pela interação com substâncias clínicas) de um envenenamento (causado por toxinas naturais de plantas e animais peçonhentos). 

O Ciatox funciona há 13 anos no Huse e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Ciatox faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a coordenadora do Ciatox no Huse, a médica e toxicologista Júlia Cardoso, a precisão no diagnóstico é fundamental para um resultado bem sucedido. “Vale lembrar que algumas dicas são importantes para que o tratamento seja eficiente. Por isso, se a intoxicação for medicamentosa, que o paciente leve a bula do remédio que tomou. Se a vítima foi picada por animais peçonhentos, o ideal é que o animal seja capturado e levado em um frasco para que o médico veja qual o procedimento adequado com a vítima. Isso ajuda na precisão do diagnóstico”, informou a médica.

Em qualquer ocasião por intoxicação, as pessoas devem procurar o hospital mais próximo para atendimento e precisão no diagnóstico. Podem também entrar em contato gratuitamente com o Ciatox pelo telefone 0800-722-6001 ou (79) 3259-3645 e 3216-2677.

ASN






Variedades
Com.: 0
Por Redação
27/06
09:28

Nomes para Comitê de Segurança serão indicados no Conselho Universitário (Consu)

Nesta quarta, 27, serão indicados e aclamados no Conselho Universitário (Consu) os membros que irão compor o Comitê de Segurança Universitária. Instituído através da Portaria nº 821, o Comitê funcionará como fórum permanente de assessoramento da administração superior nas questões de segurança interna e do entorno dos campi da UFS.

Dentre suas atribuições, o Comitê deverá “propor e encaminhar diretrizes, com a participação da comunidade acadêmica, acerca da Política de Segurança Universitária”. Para implementação de suas ações, o Comitê terá o apoio do Grupo de Trabalho de Segurança.

Composição
O Comitê será composto por três representantes indicados pela administração superior, além dos diretores de Centro e de Campus fora da sede. O DCE indicará dois representantes discentes e a Rede Nacional de Altos Estudos em Sergipe (Renaesp/SE) terá um representante.
Serão escolhidos por aclamação no Consu três representantes dos docentes e três dos técnico-administrativos, além de um representante dos aposentados e outro da sociedade civil.

Funcionamento
O presidente do Comitê será um dos representantes indicados pela Administração Superior e todos os membros do Conselho de Segurança deverão ser referendados por voto de aclamação no Consu e terão mandato de dois anos, prorrogado por igual período.
Os membros que faltarem a três reuniões sucessivas ou a cinco alternadas serão substituídos por seus suplentes, que passarão a condição de titular. Na impossibilidade destes assumirem a titularidade, caberá ao reitor designar novos membros, mantida a representação, por meio de Portaria.

Ascom
comunica@ufs.br


Variedades
Com.: 0
Por Redação
26/06
18:00

Procon alerta sobre gratuidade da água em estabelecimentos

 
A Coordenadoria Estadual de Defesa ao Consumidor (Procon) alerta a população sobre a existência da lei de nº 8. 408, de 22 de maio de 2018, que estabelece a disponibilização gratuita de água potável em lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e shoppings centers. A multa no caso de descumprimento da norma pode chegar até R$ 1 mil reais.

A lei afirma que os clientes em atendimento nos estabelecimentos citados, devem ter acesso gratuito a água potável e filtrada. A água, deve estar em concordância com os padrões vigentes de potabilidade e filtração, ou seja, plenamente adequadas ao consumo humano conforme portaria do Ministério da Saúde, nº 2. 914 de 12 de dezembro de 2011.


A água não precisa estar necessariamente em garrafinhas ou copos vedados, desde que esteja filtrada e potável. Deve-se lembrar, entretanto, que a água gratuita é cortesia para os clientes em atendimento. Não se deve usar a lei para entrar nos estabelecimentos exclusivamente para consumir a água e sair.


Para o diretor do Procon Estadual, Andrews Mathews, é importante a população ficar a par dessa decisão judicial. “Como defensores dos consumidores, é nosso dever alertar a população para, caso aconteça, sejamos avisados e as medidas cabíveis tomadas. Além disso, o consumidor tem que ficar a par dos seus direitos, para que não sejam revogados em nenhum estabelecimento comercial”, explica.


ASN

 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
26/06
11:35

Prefeito de Aracaju decreta ponto facultativo no dia 29 de junho

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou decreto que estabelece ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração municipal no dia 29 de junho, data em que é comemorado o dia de São Pedro. A medida tomada através do decreto nº 5.737, tem como objetivo preservar as tradições histórico-culturais e religiosas da capital, alusivas ao santo no período junino.

Desta forma, apenas os serviços considerados essenciais à população permanecem em funcionamento normal.

Ascom PMA



Variedades
Com.: 0
Por Redação
26/06
10:32

Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 393 mil pessoas em Sergipe e ainda fica abaixo da meta

Divulgação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SMS), nesta segunda-feira, 25, apresenta o balanço final da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), em Sergipe. O estado aplicou 393.919 doses aos grupos prioritários, que são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, professores, trabalhadores da saúde e indígenas, o que representa uma cobertura de 88.40%, ficando abaixo dos 90%, que é a meta do Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação iniciou no dia 23 de abril e foi prorrogada até o último dia 22, por recomendação do MS, justamente pelo fato do Brasil estar com a cobertura ainda baixa. 
A enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Lícia Nole, observou que, dos 75 municípios sergipanos,  apenas 50 atingiram a cobertura desejada e a recomendação é que os 25 municípios que não alcançaram a meta continuem vacinando os grupos prioritários até Sergipe chegarem aos 90%. 

E para intensificar a campanha, a partir desta segunda-feira, 25, 
aqueles municípios que atingiram a meta e tiverem vacina disponível, poderão inserir outros dois grupos, (crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos)Sobre a situação da capital, a enfermeira afirma que “em Aracaju foram aplicadas 105.233 doses, o que equivale 84.65% de cobertura”,  e ainda enfatizou que, dentre os pacientes que sofrem com morbidade, doenças respiratórias, cardíacas, hepáticas, neurológica, renais e diabéticos, além de doenças neurológicas, 68 mil já foram vacinados.


Agência Sergipe de Notícias


Variedades
Com.: 0
Por Redação
25/06
21:22

Governo decreta ponto facultativo nesta sexta, 29

Em virtude do Dia de São Pedro, nesta sexta-feira, dia 29 de junho, será ponto facultativo para  as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta.  A ação está de acordo com o decreto estadual de número 30.940, de 28 de dezembro de 2017.

No dia 29, os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.
 



Variedades
Com.: 0
Por Redação
25/06
21:00

Tobias Barreto completa um ano sem homicídios por arma de fogo

Desde junho do ano passado não há registro de homicídio por arma de fogo no município de Tobias Barreto, que fica a cerca de 130 quilômetros da capital sergipana. Além disso, o último crime cometido por arma branca foi em fevereiro de 2017. O trabalho em conjunto e a criação do Batalhão em 2016 são dois pontos de destaque para que os índices de criminalidade tenham reduzido nos últimos dois anos. 

"A diretriz básica é o combate ao tráfico de drogas e pistolagem. O trabalho em conjunto, a troca de informações entre a Polícia Civil e Militar tem sido fundamental para este resultado obtido. Em relação às drogas, em média são presos de cerca de 10 traficantes por mês. E com o trabalho integrado das delegacias de Itabaianinha, Poço Verde e Tobias conseguimos também essa boa marca no combate ao crime de pistolagem", afirmou o delegado de Tobias Barreto, Fábio Pimentel.

Em dois anos de existência, o 11º Batalhão de Polícia Militar que fica em Tobias Barreto já fez a apreensão de 48 armas de fogo. Além disso, o aumento do efetivo trouxe mais segurança para toda a população tobiense.

"Antes aqui era uma Companhia, eram poucas viaturas e poucos policiais. Com a criação do Batalhão em maio de 2016 nós aumentamos o efetivo e o número de viaturas circulando na cidade de Tobias. Então a ostensividade tem sido maior. O policiamento nas ruas impede que o crime aconteça, principalmente tráfico e homicídio, inibe os criminosos e traz mais segurança à população. A integração também tem sido muito importante, com as ações em conjunto nós conseguimos excelentes resultados", Tenente Coronel Alexsandro Ribeiro, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar. 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos