06/12
16:10

Está aberto o Natal Iluminado da Sementeira

Decoração foi orçada em R$ 350 mil

O clima do Natal começou a se espalhar por Aracaju. Após inaugurar a decoração natalina do Centro da capital, o prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, acenderam, nesta quinta-feira, 5, as luzes que enfeitam o Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Sementeira. Este ano, o público que visitar o espaço de lazer pelos próximos 30 dias será surpreendido com o dobro de extensão de área decorada, com um milhão de pontos de luz. Além do acendimento da iluminação, a noite de abertura contou com a apresentação do Coral Canarinhos de Aracaju.
Decoração

A ornamentação conta com uma árvore central, oito árvores de sete metros de altura nos lagos, letreiro iluminado desejando feliz Natal e iluminação da ponte. Também inclui elementos decorativos em formato de presentes, bolas e estrelas, espalhados pela extensão do parque e dois túneis iluminados no acesso principal do parque. Outra grande novidade da decoração, orçada em R$ 350 mil, é a tecnologia Noite e Dia, que permite aos aracajuanos e turistas apreciarem a decoração a qualquer hora do dia. O Natal Iluminado da Sementeira permanece por 30 dias. O projeto foi elaborado pela empresa LumiBrasil.

Parceria

Assim como o Natal Iluminado da Praça Fausto Cardoso, a decoração natalina do Parque da Sementeira foi retomada em 2017, já em parceria com a Energisa. No primeiro ano, o projeto contou com um presépio, em tamanho real, além de 19 árvores de Natal, sendo uma com 8 metros de altura, dois portais luminosos e 200 figuras luminosas. Em 2018, a parceria entre a Prefeitura e a empresa foi ampliada, garantindo a instalação de 280 mil pontos de luz pelo parque. O projeto chega agora à terceira edição com um milhão de pontos de luz.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes


Variedades
Com.: 0
Por Redação
06/12
15:51

Obra do corredor Hermes Fontes irá iniciar com substituição da tubulação de água

Avenida será escavada para realização da primeira etapa da obra

Com prazo de execução de 180 dias, a obra de construção do corredor Hermes Fontes terá início, em termos de execução física, na próxima segunda-feira, 9, mas os trabalhos de avaliação de toda a área começaram logo após a assinatura da ordem de serviço, na última quarta-feira (4). A primeira etapa do projeto é a de substituição da tubulação de água implantada na avenida Hermes Fontes.

“Para isso, temos que fazer a escavação da avenida para colocar a tubulação nova para então, em seguida, remover o asfalto antigo, fazer a terraplanagem e colocar o asfalto novo. Em paralelo a isso, faremos o corte do canteiro central e o deslocamento de linha de energia e melhoria nas calçadas. Tudo isso será executado ao mesmo tempo. Depois que fizermos de um lado da vida, partimos para o outro. Todo o trabalho será feito em ciclos, de maneira que, quando terminarmos um, já estará com tudo pronto, inclusive com o novo asfalto”, esclarece o presidente da Emurb.

Por conta da complexidade da área da Hermes Fontes, a intervenção urbanística terá uma sistemática diferente dos outros corredores que integram o Projeto de Mobilidade Urbana (Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins), cujas obras de infraestrutura estão com execuções em andamento. O período de início dos serviços do corredor Hermes Fontes é considerado propício devido às férias escolares que provocam a redução do fluxo intenso de veículos, além de ser uma época em que o registro de chuvas é menor. O primeiro trecho a passar pela intervenção física está compreendido entre a Praça da Bandeira e a avenida Edelzio Vieira de Melo. “Aproveitando essas variantes, optamos por começar a obra pela parte mais complexa para poder evoluir mais rápido. Então, iniciaremos pela área que dá maior impacto na circulação de pessoas e veículos, e apresenta mais dificuldade de rotas alternativas. A partir de janeiro ou fevereiro, com a própria evolução da obra, poderemos atuar com duas frentes de trabalho ao mesmo tempo”, explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Com 6,8 km de extensão, o novo corredor corta os bairros São José, Salgado Filho, Suíssa, Luzia, Grageru, Inácio Barbosa e São Conrado.  As três avenidas do eixo serão recapeadas e terão a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo. Também serão construídas calçadas com rampas de acessibilidade e serão implantadas nova sinalização vertical e horizontal. Outro destaque da obra é a construção de uma nova ciclovia na avenida Empresário José Carlos Silva.

Para mais detalhes, clique aqui.
Fonte: AAN
Foto: André Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Redação
06/12
15:37

Recém-fundada, Academia Sergipana de Educação empossa membros

Academia será composta por 40 membros

Fundada em outubro deste ano, a Academia Sergipana de Educação foi instalada na última quinta-feira, dia 5, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe. Com o compromisso de reunir educadores, professores e intelectuais, a Academia será composta por 40 membros, reunindo diversos representantes da educação em Sergipe. 
 
A Academia Sergipana de Educação tem o objetivo de difundir discussões que apontem propostas para melhorias na educação do Estado. Além disso, deverá cumprir o papel de fazer memória a grandes nomes significativos que contribuíram para a história da educação em Sergipe.

Fonte: DICOM/TCE
Foto: Cleverton Ribeiro


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/12
18:46

Comediante fenômeno na internet, "Bunitinho" está entre os mortos em operação no Rio

Diego Buiu, conhecido como Bunitinho, foi baleado na operação

O comediante Diego Buiu, conhecido como Bunitinho, é um dos quatro mortos na operação realizada na manhã de hoje (5) pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Além dele, foram mortos Josselino de Oliveira Junior, Jorge Tadeu Sampaio e Sidney Antunes Figueiredo.

Bunitinho é famoso nas redes sociais e, só no Instagram, acumula 454 mil seguidores. Seu canal do Youtube tem mais de 100 mil inscritos. Josselino e Jorge eram seus empresários. Os três estavam em um carro que foi alvejado. Já Sidney estava em uma motocicleta e também foi atingido por um tiro. Os quatro chegaram a ser levados para o Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador, mas não resistiram aos ferimentos.

Mais cedo, a PM havia dito que seu Setor de Inteligência foi alertado sobre uma reunião de líderes de organizações criminosas de várias comunidades. Para verificar a informação, o Bope foi acionado. De acordo com a PM, ao chegar à favela, os policiais entraram em confronto com criminosos. Após o tiroteio, o veículo alvejado e o motociclista foram encontrados. Um policial ficou ferido e foi encaminhado para Hospital Central da Polícia Militar. Não há informação sobre seu estado de saúde.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Instagram


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/12
18:02

Obra da Hermes Fontes irá contar com plantio de árvores em quantidade superior à retirada

Prefeitura de Aracaju irá plantar 285 árvores

Autorizado o início da execução do projeto de construção do corredor Hermes Fontes, uma das primeiras etapas da obra será a retirada do canteiro central da via para criação da faixa exclusiva para o transporte coletivo. Com isso, faz-se necessário a supressão de 256 árvores. Para tanto, como compensação ambiental, a Prefeitura de Aracaju irá plantar 285 árvores na avenida e em ruas e praças do entorno e, além disso, o paisagismo da obra contempla ainda o plantio de 405 arbustos, mais de 20 metros quadrados de grama e 50 elementos paisagísticos, componentes que já faziam parte do projeto da avenida Hermes Fontes.   

As espécies arbóreas que atualmente ornamentam a avenida Hermes Fontes são inadequadas ao meio urbano e apresentam riscos de queda, além de danificarem o pavimento asfáltico da via. Assim, mesmo que o projeto de infraestrutura do Corredor Hermes Fontes não fosse executado, essas árvores seriam retiradas para evitar a ocorrência de danos, tanto para a própria estrutura da avenida, como também para a população.

“Muitas dessas árvores não são nativas da Mata Atlântica, portanto, não é o tipo de arborização que priorizamos na cidade. Além disso, e mais importante, é que muitas delas têm raízes que trabalham no sentido horizontal, ou seja, provocando danos às calçadas, ameaçando, inclusive, quando mais próximas, a estrutura de edificações. É possível ver, em vários trechos, árvores que deformam o canteiro. São árvores que não têm uma condição de vida boa”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

Fonte: AAN
Foto: André Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/12
17:57

Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe entrará em recesso judiciário

Entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro não haverá atividade na Sede do TRE-SE e nos Cartórios Eleitorais

Conforme a PortariaConjunta 7/2019, exarada pelo desembargador José dos Anjos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), e pelo desembargador Diógenes Barreto, vice-presidente e corregedor regional eleitoral de Sergipe, o TRE-SE entrará em recesso judiciário, período compreendido entre os dias 20/12/2019 e 06/01/2020.

Durante o recesso,não haverá atividade administrativa nem judicial na Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, nos Cartórios e Fóruns Eleitorais do Estado de Sergipe, apenas alguns servidores da Secretaria de Orçamento e Finanças (SAO) trabalharão de regime de plantão, de acordo com as necessidades e com as devidas justificativas. Os prazos judiciais que se encerrarem no período do recesso estarão suspensos e serão prorrogados para o dia 07 de janeiro.

Fonte e foto: TRE-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/12
17:55

Óleo no Mar: atuação da comunidade científica nas consequências do desastre ambiental é tema de reunião em Sergipe

Na ocasião, o MPF levantou questões que serão discutidas no encontro de Grupos de Trabalho que ocorrerá no Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil se reuniram na quarta-feira (4), em Sergipe, para tratar da atuação da comunidade científica nas consequências do desastre ambiental do derramamento de óleo. Participaram da reunião o Capitão de Corveta Cesar Henrique Oliveira Borba, o Capitão de Fragata Guilherme Conti Padão, o professor doutor Ricardo Coutinho, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha do Brasil, e o procurador da República Ramiro Rockenbach. O desastre ambiental já impactou mais de dois mil quilômetros da costa brasileira, atingindo pelo menos 800 localidades em todos os estados do Nordeste e também do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, o professor Ricardo Coutinho, responsável pela Coordenação Científica dos Grupos de Trabalho, explicou que a formação dos Grupos de Trabalho (GT'S) se deu de forma a assegurar o máximo de participação de pesquisadores dos Estados afetados, além de especialistas de outros locais. Até o momento, foram formados sete GT’s. Cada um deles é coordenado por cientista referência no assunto. O professor também esclareceu ao MPF sobre temas como o planejamento das pesquisas, a disponibilização de recursos financeiros, a participação das comunidades tradicionais (pescadores artesanais, marisqueiras, catadores de caranguejo, ostreiros etc) e a transparência de informações e comunicação à sociedade.

Na ocasião, o procurador da República Ramiro Rockenbach demonstrou a preocupação com a necessidade do financiamento para as pesquisas. “É extraordinária a disposição e compromisso dos cientistas envolvidos. Há muito a fazer e tem grande valor social esse esforço conjunto. Agora é garantir que os pesquisadores tenham estrutura e apoio, com recursos humanos, materiais e financeiros. O MPF aguarda, com expectativa, que em breve os valores sejam disponibilizados”, destacou. Outro ponto questionado pelo MPF foi sobre a participação das comunidades tradicionais (pescadores artesanais, marisqueiras, catadores de caranguejo, ostreiros etc) nos Grupos de Trabalho. Sobre isso, o professor explicou que inicialmente cogitou-se a hipótese de se criar um GT somente para trabalhar esse tema. Mas, devido à complexidade das atividades, a questão foi integrada ao GT 3 e 4, que tratam de avaliar os impactos socioeconômicos e as áreas protegidas, respectivamente.

Fonte e foto: MPF-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/12
17:13

Trechos das avenidas que passam pelo recapeamento asfáltico ficam em meia pista nesta sexta, 6

SMTT recomenda aos condutores a utilização de rotas alternativas para evitar congestionamentos

Devido às obras de requalificação viária que a Prefeitura de Aracaju está executando nos corredores Beira Mar, Augusto Franco, Centro/Jardins e  também no Hermes Fontes, o trânsito ficará em meia pista em alguns trechos dessas vias, nesta sexta-feira, 6. Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuam nos trechos em obras para organizar o fluxo de veículos e minimizar possíveis transtornos. A SMTT recomenda aos condutores a utilização de rotas alternativas para evitar congestionamentos.

Corredor Centro/Jardins e Corredor Augusto Franco

A frente de trabalho obra de recuperação das vias que compõem o corredor Centro/Jardins atuará nesta sexta-feira, 6, na avenida Paulo VI, no trecho entre a avenida Tancredo Neves e a rua Laís Grangeiro de Queiroz. Já no corredor Augusto Franco, o serviço continua concentrado na construção da ciclovia, no canteiro central da via. Assim, nesta sexta, haverá duas frentes de trabalho: uma da avenida Edézio Vieira de Melo até a avenida Tancredo Neves e outra da Desembargador Maynard até a avenida Gonçalo Rollemberg Leite.

Corredor Hermes Fontes

A Prefeitura de Aracaju autorizou o início da obra de infraestrutura do corredor Hermes Fontes e o trabalho começará a partir do cruzamento da Hermes Fontes com a avenida Barão de Maruim, até o retorno logo após a rua Frei Paulo, no sentido Centro. Inicialmente, o serviço de sondagem que será realizado não ocasiona impacto no trânsito.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos