12/11
19:30

Artesãos sergipanos participam de exposição em São Paulo

Sergipe marcou presença no 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, evento que teve como objetivo divulgar a importância cultural do artesanato brasileiro, incentivando a comercialização e a geração de emprego e renda

Bordado, ponto de cruz, cerâmica, pintura, crochê, renda irlandesa, redendê, patchwork, bonecas de cabaça, argila, biscuit temática. A riqueza do artesanato sergipano chamou a atenção neste fim de semana no Expo Center Norte, em São Paulo, e atraiu olhares de apreciadores da arte de todo o Brasil. Sergipe marcou presença no 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, evento que teve como objetivo divulgar a importância cultural do artesanato brasileiro, incentivando a comercialização e a geração de emprego e renda. O Salão contou com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
 
De acordo com Ana Rosa, diretora do Programa de Artesanato de Sergipe, a participação no 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras foi especial para fortalecer a divulgação e a essência de tudo que é produzido no estado.
 
Para a secretária de Estado do Trabalho, Inclusão e Assistência Social, Mitzy Matos, eventos como esse valorizam o artesão sergipano, fomentam a profissionalização e fortalecem os canais de produção.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
12/11
19:21

Sergipe mantém terceiro melhor percentual de comparecimento no segundo dia do Enem

Enquanto a média nacional de ausentes chegou a 29,2% do total de inscritos, em Sergipe esse percentual foi de apenas 25,3%, o terceiro menor do país

Com o número de participantes que compareceram ao segundo dia de aplicação do Enem 2018 no estado, Sergipe teve, neste domingo (11), o terceiro melhor percentual de inscritos presentes, tal como no primeiro dia de aplicação das provas, no último dia 4, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Dos 77.048 estudantes inscritos em Sergipe, 74,7% participaram da aplicação das provas de Ciências da natureza e suas atualidades e Matemática e suas atualidades. Enquanto a média nacional de ausentes chegou a 29,2% do total de inscritos, em Sergipe esse percentual foi de apenas 25,3%, o terceiro menor do país.
 
De modo a garantir que todos os alunos da Rede Estadual pudessem chegar aos locais de aplicação do Enem 2018, nos 29 municípios do interior sergipano em que se aplicam as provas, a Seed disponibilizou mais de 150 veículos de transporte escolar, entre vans, micro-ônibus e ônibus. 

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
12/11
18:28

Sintasa divulga assembleia de São Cristóvão e visita o Hospital Cirurgia

Visitas foram feitas nesta segunda-feira (12)

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Marcos Antônio e Cleverton Braz, visitaram a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Covisa) do município de São Cristóvão, nesta segunda-feira, 12. A ideia foi divulgar a assembleia com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), que acontecerá nesta quarta-feira, 14, a partir das 8 horas, na Unidade Básica de Saúde Maria José Soares Figueiroa, no conjunto Eduardo Gomes. A pauta será sobre o andamento do processo judicial do retroativo do piso salarial.

 
Na visita, a convocação foi colocada na pasta dos pontos dos agentes e nos murais do local. Ficou acertado que outros servidores ajudarão na divulgação nos postos de apoio. Na ocasião, auxiliares de enfermagem informaram sobre as 40 horas semanais de trabalho que o prefeito está cobrando. A resposta dos diretores foi que depois da assembleia de quarta-feira, haverá uma reunião com todos os auxiliares de enfermagem sobre o assunto.
 
Ainda nesta segunda-feira, os diretores fizeram uma visita técnica aos empregados do Hospital Cirurgia e receberam a notícia de que depois da intervenção no hospital, já houve melhora, mas que o assunto será mais aprofundado numa reunião com mais trabalhadores e a direção do Sintasa.

Fonte: Ascom/Sintasa
Foto: Ascom/Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Redação
12/11
17:50

Injustiça racial será tema de roda de conversa no CRP19

Quem ganha com a invisibilização da população negra? Quem ganha com a não consciência da história desse país? Quem ganha, quem perde, como perde e o que perde com o racismo? Por que precisamos do Dia da Consciência Negra? Consciência negra é só pra negros?

Foi a partir dessas provocações que membros do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Interétnicas, GT que integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (19? Região), organizaram a roda de conversa “Consciência Negra e Psicologia: Como aproximar?”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 23 de novembro de 2018, às 16h, na sede do CRP19, localizado na Rua Osvanda de Oliveira Vieira, 128, no bairro Pereira Lobo, em Aracaju(SE).

De acordo com Joana dos Santos (CRP 19/3448), coordenadora do GT, o objetivo do encontro é discutir e construir, coletivamente, um entendimento da relevância da consciência negra no campo do saber e da prática do profissional da Psicologia, bem como apontar ações necessárias para a manutenção das conquistas do povo negro e os desafios a serem vencidos. 

No entendimento da psicóloga, o evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro,  é uma oportunidade para refletir e debater a libertação dos escravos. 

Para o Conselheiro Vice-presidente do CRP19, Baruc Correia Fontes (CRP 19/2890), presidente da Comissão de Direito Humanos, essa discussão favorece a aproximação da temática das relações raciais e exclusão do negro na sociedade com a psicologia, com o que fazer da nossa práxis psicológica. 

Fonte: Ascom/Conselho Regional de Psicologia
Foto: Divulgação/Ascom


Variedades
Com.: 0
Por Redação
12/11
17:27

Emsurb e Polícia Militar atuam em parceria para organizar espaço público no bairro Farolândia

Moradores da região, incomodados, faziam apelo há algum tempo em virtude da grande quantidade de pessoas que se reúne no local, além do barulho e tumulto gerado

Uma ação conjunta da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) resultou na retirada do comércio irregular de ambulantes na praça do Farol, bairro Farolândia, na noite da última sexta-feira, 9. A iniciativa atendeu ao que determina o plano de organização dos espaços públicos da capital, implantado pela administração municipal, e ao apelo dos moradores da área que, ao longo das últimas semanas, se manifestaram incomodados com a aglomeração desordenada, barulho e até situações de tumulto.

Conforme informou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo, anteriormente, a empresa direcionou fiscais ao local para notificar os ambulantes. Sem obter o resultado esperado, precisou executar a retirada. A condução do ato de desocupação foi planejada em conjunto com a Polícia Militar, que também já havia sido contactada pelos moradores, insatisfeitos.

"O direito de ocupação dos espaços públicos, em Aracaju, é concedido pela Emsurb, através do Termo de Permissão. É a empresa municipal que indica os locais de comercialização. Portanto, qualquer cidadão ou cidadã que deseja vender produtos nas vias públicas da capital precisa da devida autorização e seguir os critérios estabelecidos no referido termo", ressaltou o diretor

Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Foto: Ascom/Emsurb

 



Variedades
Com.: 0
Por Redação
12/11
16:46

SSP registra 26 prisões durante o final de semana

Ocorrências foram registradas na capital e interior sergipano

A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) registrou 26 prisões em flagrante desde a sexta-feira, 09, até esta segunda-feira, 12. Foram contabilizadas 16 prisões na capital e 10 no interior. Dentre as ocorrências estão crimes como porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, furto qualificado, lesão corporal, violência doméstica, embriaguez ao volante, tráfico de drogas, roubo majorado, receptação, dano, corrupção de menores, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, entre outros.

Fonte: SSP-SE
Foto: Divulgação/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
12/11
15:11

Concerto “Cantos de Liberdade” traz música brasileira e russa ao Teatro Atheneu

Maestro convidado, Edilson Ventureli, regerá o espetáculo

No próximo feriado do dia 15 de novembro, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza mais um importante concerto de sua Temporada 2018. Sob a regência do maestro convidado Edilson Ventureli, o grupo realizará o espetáculo “Cantos de Liberdade”, interpretando a tradicional “Suíte Vila Rica”, do compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri (1907-1963), e a grandiosa Sinfonia nº 1, op. 8, em Mi bemol maior, do russo Reinhold Glière (1875-1956).

Em um primeiro momento, os músicos do grupo abordarão a “Suíte Vila Rica” composta por Guarnieri em sintonia com as mais tocantes manifestações populares brasileiras. A obra desse período do compositor constituiu-se em uma expressão emblemática de aspectos peculiares do “nacional-modernismo” através de configurações rítmicas e melódicas diretamente inspiradas nas modinhas, toadas, cantigas infantis, rodas das violas caipiras e danças de origem africana.

Em ambiente sonoro singular, os temas apresentados na Suíte ilustram o contexto dramático do filme “Rebelião em Vila Rica”, inspirado nos ideais da Inconfidência Mineira, transpostos para os anos de 1940 em Ouro Preto, onde estudantes universitários se rebelam em tempos opressivos de ditadura reivindicando a demissão de um tirânico reitor. “Um concerto de identidades”: assim pode ser definido este repertório.

Já em um segundo momento, o concerto aborda belíssimas expressões do nacionalismo russo, com enorme ligação ao romantismo europeu. Segundo o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, “a Sinfonia nº1 de Glière é um dos grandes pilares da Música Ocidental, e se caracteriza tanto por momentos suntuosos, de arrebatamento musical, quanto por pequenas melodias, que lembram os cantos de uma aldeia.”

Os ingressos, a preços populares, já estão à venda nas bilheterias do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura

Fonte: Ascom/Secult
Foto: Pritty Reis


Variedades
Com.: 0
Por Redação
09/11
18:46

Corpo de Bombeiros lançará protocolo de assistência em acidentes com exposição biológica

A reunião discutiu a implementação de um protocolo de asistência aos bombeiros em casos de acidentes com exposição biológica

Na manhã desta quinta-feira, 8, representantes do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) se reuniu com bombeiros militares no quartel do Corpo de Bombeiros para discutir a implementação de um protocolo de assistência ao bombeiro, em caso de acidente com exposição biológica.

De acordo com o sargento Edvan dos Santos, a reunião serviu para dar início ao Procedimento Operacional Padrão (POP), pensando na segurança do bombeiro militar.
 
Nesse passo a passo, também há a recomendação de materiais a serem utilizados nas ocorrências e como o profissional deve agir ao identificar uma possível contaminação. O Cerest trabalha junto ao Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, e todos os encaminhamentos são direcionados para eles, para que conste nos dados nacionais.

Segundo a representante do Cerest, Dernivana de Andrade, é de extrema importância padronizar uma assistência a um bombeiro que se acidenta, pois nas ocorrências o risco de contaminação é eminente. Ainda acrescenta que os hospitais referência para atendimento em casos de acidente com exposição de material biológico, são os hospitais Zona Sul e Norte. E no interior, existem as regionais. 

O CBMSE está formulando junto ao Cerest o protocolo e espera o quanto antes estar dentro das normas do Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom/CBM
Foto: Reprodução/SSP-SE
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos