25/06
20:22

Professores temem onda e violência em Socorro

 A violência corre solta em Nossa Senhora do Socorro. Os principais alvos são as escolas estaduais dos conjuntos Marcos Freire 1 e 2, João Alves e Albano Franco. Os professores e alunos temem a ação dos marginais, que circulam com revólveres, facas peixeiras e facões em busca de motos,  celulares e  dinheiro.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/06
22:19

Setransp diz que frota estará 100% nas ruas de Aracaju nesta 6ª feira

Setransp (entidade que representa as empresas do sistema de transporte público de Aracaju) divulgou nota informando que nesta sexta-feira, 22, dia de segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, a frota de ônibus do transporte público da capital sergipana  e região metropolitana irá funcionar normalmente, com 100% da operação. Enquanto isso,  a bola rola na Rússia. O Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9h.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/06
11:28

Depredação em São Cristóvão: Secretário denuncia fato à polícia

Vandalismo no canteiro da entrada do conjunto Luiz Alves, em São Cristóvão. A ação, que aconteceu no último final de semana, já foi relatada à polícia através de boletim de ocorrência prestado pelo secretário municipal de infraestrutura, Thiago Souza e equipe. Este foi o segundo ato contra o patrimônio público ocorrido no local em menos de mês.

Segundo o secretário desta vez o vandalismo foi maior, pois além da depredação do canteiro foram levados o brasão da Prefeitura de São Cristóvão e a placa de inauguração das ruas do conjunto. “Entregamos as ruas pontos no mês de abril, contemplando assim os moradores do Luiz Alves. Colocamos o marco inaugural, com a placa contendo informações sobre a obra e o brasão da prefeitura para marcar uma obra importante para nossa gestão, e principalmente, para os sancristovenses. Desta forma encontrarmos o local quebrado, com as placas roubadas nos deixou surpresos e ao mesmo tempo tristes, porque ali é uma obra feita com o dinheiro público, sendo este vandalismo um ato de desrespeito para com a toda a nossa sociedade”, disse Thiago.

Souza informou também que no mês de maio, poucas semanas após a obra ser entregue, uma parte do paisagismo feito no canteiro tinha sido danificada. “A primeira ação de vandalismo aconteceu justamente na retirada das plantas, deixando toda a área descuidada. Em poucos dias recuperamos e replantamos. Por ser reincidente o vandalismo no local é que levamos o caso à polícia. Estaremos acompanhando as investigações para tentarmos identificar a autoria da ação”, frisou Thiago.

Crime

Vale ressaltar que danificar patrimônio público ou depredar, ainda que parcialmente, é crime previsto no Código Penal. A lei nº 2.848/40, artigo 163, versa justamente sobre o assunto, ressaltando que o crime pode render pena que vai de seis meses a três anos de detenção (dependendo da gravidade do fato), além de pagamento de multa.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/06
19:19

Conselho Estadual de Cultura aprova preservação de painel destruído

Na sessão ordinária desta tarde, o Conselho Estadual de Cultura aprovou por unanimidade o tombamento do Painel Mural do Altar-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhoa da Conceição de Porto da Folha, de autoria do Frei Juvenal. O processo de tombamento teve início em maio. Hoje foi apresentado o parecer técnico, discutido e aprovado por unanimidade. Agora as providências caberão ao Ministério Público.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/06
20:42

Porto da Folha - Igreja destrói painel feito por religioso

Teve início às 9h e terminou pouco depois do meio dia o trabalho de destruição de um painel da igreja Nossa Senhora da Conceição, a matriz de Porto da Folha, município a 190 km de Aracaju. O painel foi feito no início da década de 1970, pelo frei Juvenal,  e foi instalado no altar mor. Ele retrava cenários e manifestações culturais populares do povo de Porto da Folha. O trabalho de destruição terminou por volta do meio dia. O ato desrespeita decisões do Conselho Estadual de Cultura e desagradou a centenas de moradores que defendia a preservação do painel.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/06
20:29

Interligação de adutora - Grande Aracaju ficará sem água por 48 horas

Em virtude da finalização da interligação da Adutora do São Francisco, no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, (local em que a ponte caiu) a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai desligar o abastecimento de água para Aracaju e municípios circunvizinhos (região metropolitana da capital) na noite desta terça-feira, 12, e somente retornará às atividades normais na próxima quinta-feira, 14.  A Deso recomenda a utilização econômica da água das caixas residenciais.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/06
15:46

Hackathon UFS: Maratona de criação de soluções tecnológicas acontece desta terça a domingo, 12 a 17 de junho

Desta terça a domingo (12 a 17), acontece o Hackathon UFS, uma das ações realizadas em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe. Promovida pela UFS (por meio do Gabinete da Reitoria, DComp/Departamento de Computação, PROCC/Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e pela PROEX/Pró-Reitoria de Extensão), em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a ação faz parte do projeto Smart UFS, cujo objetivo é a criação de um portal de conhecimento para a cidadania, inovação e transparência na difusão de serviços e produtos de software da UFS, que permitam a melhoria da qualidade de vida das comunidades nos seus campi e nos principais pilares de Cidades Inteligentes: Educação, Comunicação, Gestão Ambiental, Governança, Insumos (Água, Energia, Gás e acesso a Internet), Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança.


Hackathon UFS no HU de Aracaju - Consiste numa maratona cívica de programação e inovação que será protagonizada pela comunidade UFS: discentes, servidores técnicos e docentes ficarão enclausurados, desde a noite da sexta-feira, dia 15, até a manhã do domingo, dia 17, construindo soluções inovadoras para desafios que foram elencados previamente por meio do mapeamento de demandas junto à gestão de topo da UFS. Para este primeiro Hackathon UFS foram escolhidos 8 desafios.


Primeira etapa - As formações das equipes: será realizada uma formação prévia com os maratonistas do Hackathon UFS no auditório do DComp, terça-feira, dia 12, às 17h. Nesta etapa, todos os Maratonistas Programadores participarão de minicursos do II SES - Simpósio de Engenharia de Software - Caminhos Tecnológicos para as Cidades Inteligentes. Em paralelo, também serão divulgadas as classificações dos maratonistas inscritos e formados os times entre os Maratonistas Programadores e Multidisciplinares que cuidarão de cada um dos 8 desafio elencado.


Segunda etapa - A Maratona: os maratonistas ficarão enclausurados, desde a noite da sexta até a amanhã do domingo (de 15 a 17), na Biblioteca do HU Aracaju. Durante o evento, serão ministradas mentorias e palestras por professores doutores, mestres e membros de empresas juniores, da UFS, para auxiliar na conclusão dos projetos inovadores. Ao estilo Campus Party, serão montadas barracas de camping nas salas de aula acima da biblioteca, onde os maratonistas poderão descansar durante a madrugada.


Olimpíadas, Maratonas e Hackathons na UFS  - O DComp e o PROCC possuem uma vasta experiência na realização de competições na área das Ciências da Computação. Há mais de 10 anos a UFS sedia anualmente a competição regional da OBI - Olimpíada Brasileira de Informática e a Maratona de Programação da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. O que já culminou com uma equipe do DCOMP/UFS classificada para a final mundial da competição de programação, realizada pela ACM - Association for Computing Machinery, com sede em Nova Iorque. Mais recentemente, o DCOMP e o PROCC realizaram os primeiros Hackathons - maratonas cívicas de programação e inovação do estado de Sergipe. Em 2016, em parceria com a IBM e a Apple foi realizado o HackaTruck, uma maratona realizada num caminhão itinerante da IBM. E em 2017, durante o FASC - Festival de Artes de São Cristóvão, foi realizado o Hackathon Carmelita durante 73h no Paço Municipal de São Cristóvão. Neste ano de 2018 estão programados 5 Hackathons UFS, os quais serão realizados nos Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto e nos campi de Itabaiana, Laranjeiras e Glória.


Mais informações estão disponíveis em: HACKATHON.Smart.UFS.br



Programação



Terça-feira, 12/06: Formação dos Grupos de Trabalho (GT) para cada desfio



15h - Participação obrigatória dos Maratonistas Programadores no II SES - Simpósios de Engenharia de Software: Caminhos Tecnológicos para as Cidades Inteligente (LOCAL: Auditório do DComp)


17h - Presença obrigatória dos Maratonistas Multidisciplinares para a definição dos Grupos de Trabalho (LOCAL: Sala de Seminários do DComp/PROCC - primeiro andar do prédio novo do DComp, ao lado do Espaço Vivência da UFS em São Cristóvão)



Sexta-feira, 15/06: Abertura (Local: Auditório do HU Aracaju) 



20h – Cerimônia de abertura


20h20 - Apresentação do Projeto Smart.UFS.br e o HACKATHON UFS) / Análise Inteligente de Dados para Cidades Inteligentes / Criação, Inovação e Transferência Tecnológica em Cidades Inteligentes


21h20 – Início da maratona



Sábado, 16/06: Palestras mentores/consultores/professores


10h – Mentorias de Consultores sobre os Desafios 2, 3, 4 e 6

15h - Pitch: Como uma boa apresentação pode mudar seu futuro

15h20 - Vulnerabilidades no desenvolvimento de apps, segurança dos dados e soluções criativas em segurança;

15h40 - Apresentação dos métodos avaliativos utilizados 

16h – Mentorias de Consultores sobre os Desafios 1, 5, 7 e 8;

16h - City Tours Inspiradores



Domingo, 17/06: Pitches, premiação e encerramento (Local: Auditório do HU Aracaju)


8h - Entrega dos Artefatos 

9h - Apresentação e Julgamento dos Pitches

11h - Encerramento e Premiação dos Grupos de Trabalho 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/06
19:07

50 anos da UFS - Alunos de Teatro fazem homenagem dia 14 no TTB

Os alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe realizam a apresentação de dois espetáculos em homenagem aos 50 da UFS – “Os Tambores de Brecht” (poesias e textos de Bertolt Brechet) e Beijo no Asfalto (de Nelson Rodrigues) no próximo dia 14, às 19h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE). A entrada é gratuita.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos