26/03
11:44

Ipes alerta para atendimento de urgência pediátrica

A diretoria do Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (IPES) divulgou comunicado informando que partir desta segunda-feira, 26, o atendimento noturno da urgência pediátrica do Ipesaúde, das 19h às 7h, também passa a funcionar no Hospital Santa Isabel, além do local atual que é no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). A iniciativa tem como objetivo garantir maior retaguarda aos pacientes que necessitem de internamento, UTI e centro cirúrgico.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/03
21:36

UFS libera edital para preenchimento de 112 vagas

 A Pró-Reitoria de Graduação da UFS (Prograd) torna público que, entre os dias 23 e 26 de março, estarão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação para ingresso em 2018, utilizando as notas do Enem 2017.

São 112 vagas distribuídas nos campi de São Cristóvão e Laranjeiras nos cursos de Engenharia de Petróleo, Física Médica, Física: Astrofísica, Geologia, Matemática, Teatro, Dança, Museologia e Arqueologia.

Para mais informações acesse a página do Sisu no Portal UFS.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/03
21:46

MPF/SE recomenda à Chesf que informe a população sobre aumento repentino da vazão da Usina Xingó

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) enviou hoje (22) recomendação em caráter de urgência para que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) realize, mas próximas 24 horas, campanha informativa sobre o aumento a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó em andamento. Segundo o MPF, a medida é potencialmente perigosa para as populações ribeirinhas “com riscos não apenas materiais, mas também à própria vida e integridade física de pessoas”, destaca o documento.

 

De acordo com as informações coletadas pelo MPF/SE, a Chesf pretende mais que triplicar a vazão de Xingó, dos atuais 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1800 m³/s. A medida emergencial adotada pela Chesf se deve ao apagão ocorrido ontem (21) e foi informada ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) através de fax, cujo teor foi imediatamente informado ao MPF.

Riscos - Segundo a recomendação, o aumento repentino da vazão amplia o risco de afogamentos e outros acidentes para a população, além de causar danos econômicos para pescadores, agricultores e o próprio poder público, com a destruição de plantações, equipamentos e de sistemas de abastecimento de água.

No último mês de janeiro, a Chesf já havia realizado um aumento de vazão para 1000m³/s, que causou prejuízos à população ribeirinha de Sergipe e Alagoas que vive nas regiões adiante da Usina de Xingó. Na ocasião, a população denunciou a falta de aviso da mudança de vazão. Em resposta às denúncias, a Chesf informou apenas que o aumento da vazão foi uma medida emergencial.

 

Recomendações – O MPF recomendou à Chesf que realize uma campanha emergencial em rádio e televisão para informar a população ribeirinha de Sergipe e Alagoas sobre o “extraordinário e repentino aumento de vazão praticada pela UHE Xingó, que será executado até o dia 22 de março”.

O MPF recomendou também a Chesf comunique o fato às Prefeituras dos Municípios potencialmente afetados em Sergipe e Alagoas, bem como aos Núcleos de Defesa Civil das cidades atingidas.

O documento recomenda ainda que a Chesf inicie, em seguida, a estruturação de um novo sistema de alerta à população que reside a jusante da Usina de Xingó, “dos eventos acidentais ou não, que possam gerar aumento repentino de vazão, por meio cadastramento de mensagens de celular ou outros meios aptos a garantir efetivo conhecimento dos fatos pela população potencialmente afetada”. No projeto, devem ser observadas as características das áreas habitadas e a realidade das comunidades afetadas, e deve incluir os órgãos componentes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/03
22:37

Começa a matrícula online na rede municipal de Aracaju

A semana começou com  uma nova fase para rede municipal da Educação de Aracaju, que iniciou nesta segunda- feira, 19, o período de matrícula para o ano letivo 2018 , que este ano passa a ser online, como parte do projeto do Prefeito Edvaldo Nogueira em transformar Aracaju uma cidade humana, inteligente criativa.A iniciativa  irá acabar com as longas filas que os pais eram obrigados a enfrentar para conseguir vagas para os filhos. 

Com a informatização do processo, as matrículas podem ser feitas totalmente online pelo site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline ou aplicativo Play Store no smartphone: Matrícula Online. Só será necessária a ida à escola no momento da confirmação da matrícula, com a entrega dos documentos.  As solicitações online estão liberadas desde as 7h30 e seguem  até 17h . 
 
Até o dia 21, é o período da transferência interna, ou seja, para os alunos que já fazem parte da rede municipal, mas querem se transferir para outra escola da rede. Até o dia 22, pais ou responsáveis devem comparecer à nova escola escolhida com a documentação exigida para efetivar a matrícula.

Foto: Sérgio Silva


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/03
22:34

Nova indústria em Indiaroba gerará 250 empregos

A indústria vai produzir cigarros artesanais e convencionais, gerando 250 empregos diretos num primeiro momento

O governador Jackson Barreto recebeu na tarde desta segunda-feira, 19, os diretores da Companhia Sul Americana de Tabaco, Fábio Correia Lima e Gelson Prestes. Eles foram apresentar a nova indústria que em breve estarão inaugurando em Indiaroba, distante 109 quilômetros de Aracaju.

Acompanharam a reunião o prefeito do município, Adinaldo do Nascimento Santos e o vice Marcos Henrique, o secretário de  Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Pereira e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Eugênio Dezem.  

A indústria vai produzir cigarros artesanais e convencionais, gerando 250 empregos diretos num primeiro momento. Os investimentos são de cerca de R$ 6 milhões. 

De acordo com Fábio Correia Lima, o fumo está sendo plantado no município baiano de Jandaíra, que fica a 10 quilômetros de Indiaroba, e a indústria será instalada no município sergipano. A estimativa é que dentro de seis meses a fábrica seja inaugurada. A previsão de produção é de 50 mil quilos de fumo por mês. 

O governador Jackson Barreto colocou a equipe do governo para auxiliar no que for necessário para atender as demandas da nova empresa que chega a Sergipe, por entender que além de gerar emprego, vai gerar renda em uma região muito carente do Estado. 
 
Foto: Victor Ribeiro/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/03
13:29

Servidores da saúde de Estância farão paralisação de 24 horas

Os funcionários do Hospital Amparo de Maria, em Estância, deliberaram realizar uma paralisação de 24 horas, com manifestação a partir das 7 horas, como forma de protesto pelo não recebimento do décimo terceiro salário de 2017 e o salário de fevereiro deste ano. A decisão ocorreu na assembleia realizada no município, na manhã desta segunda-feira, 19. 

Durante a manifestação, os servidores irão fazer uma caminhada pelas ruas do município como outra forma de chamar atenção do poder público e conscientizar a população pela situação delicada que os trabalhadores da saúde passam.




Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/03
13:27

Empreendedores sergipanos participam de Feira Internacional em São Paulo

Missão técnica está participando da SIRHA - Salon International de La Restauration, de L'hôtellerie et de L'alimentation

Uma missão técnica com dez empresários do setor de Alimentação Fora do Lar e dois empreendedores do agronegócio estão participando SIRHA, a maior feira de gastronomia e hotelaria. O evento está sendo realizado na São Paulo Expo, de 14 a 16 de março, na cidade de São Paulo. Os empreendedores estão sendo assessorados por técnicos do Sebrae em Sergipe, responsáveis pela missão.

Os produtores rurais estão expondo na Feira a castanha de Caju e a farinha de Batata Doce, produtos selecionados nacionalmente para representar Sergipe no espaço Terroir, organizado pelo SEBRAE nacional. Já os empresários do Polo Gastronômico Sergipe estão à procura de inovação na gastronomia, troca de experiências e acesso a novos conhecimentos. Ambos fazem parte dos Projetos Crescer no Campo – Gestão da Agroindústria no Agreste Central e SE Food Experience.

“É fundamental que os empresários sergipanos participem de missões como essa, pois têm oportunidade de conhecer as novidades internacionais nos ramos da gastronomia e hospedagem. O mais interessante é que unimos empreendedores da agroindústria, fornecedores de insumos como a castanha de caju e a farinha de batata doce, com os empresários da gastronomia, donos de bares e restaurantes”, explica Bianca Faria, analista do Sebrae e gestora do Projeto SE Food Experience. Além de Bianca, quem também participa da missão é a analista Luciana Oliveira, da Unidade de Agronegócio do Sebrae.

Produtos Selecionados

A participação da castanha de caju produzida no Povoado Carrilho, em Itabaiana, e a farinha de batata doce do município de Moita Bonita foi viabilizada pelo Sebrae, que disponibilizou um espaço para a divulgação, degustação e venda dos alimentos. Também marcam presença no local 61 produtores rurais representando outros 20 estados.

Além da castanha de caju e da farinha de batata doce, também estão sendo expostos produtos como o chocolate produzido no Espirito Santo, cafés, doces e queijos artesanais confeccionados em Minas Gerais, a cerveja artesanal criada no Amapá e a flor de sal do Rio Grande do Norte. Todos eles foram selecionados por um júri, que levou em consideração critérios como a certificação orgânica, apelo gourmet e a presença de características que valorizassem a cultura, origem e tradições das regiões onde são fabricados.
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
18/03
10:02

Aracaju sedia Congresso de Conventions & Visitors Bureau

São esperados mais de 200 participantes entre 18 e 20 de março


O Brasil Convention & Visitors Bureau realizará no Radisson Hotel, em Aracaju, no período de 18 a 20 de março, o X Congresso Brasileiro de C&VB. O evento reunirá na capital sergipana representantes dos conventions associados dos 27 estados e mais o Distrito Federal, integrantes do trade nacional, como a ABIH, ABBTur, Abrajet, Abratur, Abrasel, Braztoa, Fenagtur, BITO, CNC, FBHA, além de representantes do Turismo dos entes federal, estaduais e municipais.

O primeiro dia de evento, neste domingo, 18, será marcado pela assembleia dos associados dos Conventions, com programação social de plantio de árvores no Parque da Sementeira, programado a acontecer às 16h, logo após o encontro dos dirigentes nacionais. A solenidade de abertura acontecerá no dia 19 de março, às 10h, no Radisson Hotel Aracaju, com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e palestra de abertura com o tema “O Povo Brasileiro e o seu Poder”, a ser proferida pelo presidente da Fecomercio- SE, Laércio Oliveira.

No turno da tarde, a programação seguirá com a palestra “Promoção Internacional”, de Marco Antônio de Britto Lomato, chefe da assessoria de projetos e parcerias da Embratur; com o lançamento do Prêmio Milton Carmichael, pelo palestrante Carlos Lidizia, da Universidade Federal Fluminense, e encerrando o primeiro dia de congresso a palestra “Transformação Econômica no Destino pela Atuação de um C&VB, com Hernani Castro, presidente do Belo Horizonte C&VB.

O anfitrião do evento, Luiz Simões, presidente do Aracaju Convention & Visitors Bureau, espera que Aracaju realize um evento com a magnitude dos encontros de C&VB pelo Brasil, além de ser, para ele, no X Congresso Brasileiro o palco para o lançamento de uma das mais importantes premiações do turismo, o Prêmio Milton Carmichael, que recebe o nome do fundador do primeiro Convention do país. “Com o prêmio, anualmente serão agraciados os Conventions com mais atuação no turismo”, disse.

No segundo dia, 20 de maço, às 9h, os congressistas terão a oportunidade de participar da Oficina Clube de Negócios, com Maurício Mendes Castro, do Clube do Network. A tarde a programação contará com cases de sucesso, debates e mais palestras, como o “Room Tax, da palestrante Thais de Oliveira Lima, presidente do Juiz de Fora C&VB; Relacionamento com o Poder Público, palestrante Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio C& VB e o debate Room Tax Compulsório, tendo como mediador o presidente do Brasil Convention, Marcio Santiago de Oliveira. O congresso finalizará com a escolha da sede do XI Congresso Nacional pelos associados.

Brasil Convention & Visitors Bureau

O Convention & Visitors Bureu  é uma organização de instituições que promovem o turismo e a receptividade de uma cidade ou localidade para convenções e visitação de eventos e atrações diversas. No Brasil existe a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau que congrega mais de 115 associações, em todos os estados brasileiros.

Os Convention & Visitors Bureau (CVB) são estruturas independentes, não governamentais, apartidárias, sem fins lucrativos, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do destino que representa, através do incentivo e fomento da indústria do turismo. É Instrumento de planejamento, promoção, apoio, captação e geração de eventos e incentivo ao turismo de entretenimento, científico e de lazer para destinos em formação e consagrados.

Nos encontros nacionais, realizados anualmente em uma cidade sede de um dos Conventions, os representantes dos C&VB debatem sobre assuntos pertinentes à instituição e deliberam sobre pautas de eventos por todo o país, juntamente com o trade nacional.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos