19/01
09:33

Ministério da Educação divulga resultados do Enem 2017 e anuncia calendário do exame em 2018

Em Sergipe, 93.284 candidatos se inscreveram para participar do Enem 2017, destes, aproximadamente 18 mil estavam concluindo a última etapa da educação básica em escolas da rede pública em Sergipe e 5.500 estavam matriculados nos polos do Programa Pré-Universitário (Preuni) da Seed

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem consultar seus resultados na página do participante ou no aplicativo Enem 2017. O Ministério da Educação divulgou os resultados nessa quinta-feira, 18, em coletiva de imprensa realizada em Brasília, na qual foram anunciadas as principais datas do Enem 2018. O resultado só pode ser acessado pelo participante após informar o CPF e a senha cadastrada. Os resultados foram antecipados em um dia.

Em Sergipe, 93.284 candidatos se inscreveram para participar do Enem 2017, destes 67.911 alunos compareceram e 25.374 dos alunos se ausentaram, ou seja, 72.80% de presença e 27.20% de ausência. Aproximadamente 18 mil desses alunos estavam concluindo a última etapa da educação básica em escolas da rede pública em Sergipe e 5.500 estavam matriculados nos polos do Programa Pré-Universitário (Preuni) da Seed.

Pela primeira vez, a divulgação das notas considerou a proficiência média geral e a proficiência média dos concluintes, e também as proficiências médias dos treineiros, dos egressos e das pessoas privadas de liberdade.

O resultado dos treineiros será divulgado em 19 de março, assim como as vistas pedagógicas da redação. O Enem 2017 foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 5 e 12 de novembro.

Isenção no Enem 2018

Ao completar 20 anos, o Enem 2018 será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro e terá seu edital publicado em 21 de março. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 7 e 18 de maio deste ano.

Como anunciado no ano passado, os participantes com direito à isenção que faltaram ao Enem 2017 deverão justificar a ausência para garantir a manutenção da isenção no Enem 2018. A solicitação de isenção também deixa de ser feita durante a inscrição, passando a ser realizada com antecedência. O período de solicitação de isenção e de justificativa da ausência no Enem 2017 será de 2 a 11 de abril, pela Página do Participante.

No Enem 2017, 29,9% dos inscritos não compareceram às provas. Esse número é ainda maior quando se considera os participantes que não pagaram a taxa de inscrição por terem direito à isenção. Entre os participantes isentos por serem concluintes do Ensino Médio na rede pública, a taxa de ausência foi de 20,8%. A porcentagem sobe para 42,5% quando se observa o grupo de participantes liberados de pagar a inscrição por se adequarem à Lei e ao Decreto que regem a gratuidade. Os 1.691.701 inscritos que não pagaram para fazer o Enem 2017 e não compareceram terão que justificar essa ausência se quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a inscrição.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/01
09:25

Curso de espanhol é ofertado para jovens de 15 a 29 anos

É incontestável a importância do estudo de línguas estrangeiras na hora de entrar no competitivo mercado de trabalho. Tendo isso em mente, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEEL), em união com a Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales (Aiesec) e com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), está ofertando um curso de espanhol voltado para o público entre 15 e 29 anos, que teve início no último dia 16.

Para a realização, a Secretaria Estadual está ofertando os intercambistas que vão ministrar o curso, enquanto a Sejesp organiza as turmas e sede o espaço para às aulas. O projeto nomeado de X4 Change tem como objetivo investir na educação dos jovens na capital e oferecer novas oportunidades. Cerca de 25 vagas foram ofertadas e as aulas acontecem uma vez por semana, pela manhã das 9h às 12 horas, e à tarde das 13h às 16 horas. No total, o curso tem duração 20 horas em seis semanas. As inscrições são feitas no local das aulas, no Centro de Juventude, localizado no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia.

"Os intercambistas vem de forma voluntária com as despesas custeadas pelo estado e pela prefeitura, para que promovam tanto essa aula de conversação quanto a interação sociocultural", afirmou o diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Sejesp, Francisco Albuquerque.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
18/01
10:35

Sergipe registra temperaturas de até 40º C

O forte calor deste verão, que causa mormaço em toda Aracaju, a capital de Sergipe,  e  temperaturas que chegam a até 36ºC (sensação términa de 38º), tem feito marcar nos termômetros de várias cidades do interior algo em torno de 40ºC. Conforme o meteorologista Overland Amaral, do Centro de Meteorologia de Sergipe, esse calor é típico da estação e há uma tendência de que permaneça assim até o final do verão.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/01
09:21

Falta de mão de obra qualificada no país é trunfo para profissional com nível técnico

Necessidade da indústria e bons salários: por quê fazer um curso técnico?

Depois de o brasileiro viver momentos complicados com a crise que se assolou nos últimos anos, uma luz no fim do túnel pode surgir em 2018. Segundo relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em dezembro de 2017, a taxa de desemprego deve voltar a cair na América Latina em 2018, após três anos consecutivos de alta. No Brasil, a OIT destaca que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em outubro foi de 12,2% o que equivale a 12,7 milhões de trabalhadores em busca de uma vaga, representando uma melhora em relação aos semestres anteriores.

Porém, mesmo com a possibilidade de abertura de novas vagas, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Todo profissional precisa estar preparado para os desafios constantes. Os que estão em busca de um emprego, lutam para mostrar o diferencial na hora da contratação e quem já está empregado se esforça para garantir o tão almejado emprego.

O mercado de trabalho mudou e ele se impõe ao exigir um novo perfil de profissional: aquele que busca ser diferenciado. A crise, a recessão, o fechamento de postos de trabalho, tudo isso se apresenta em um momento de transição em que é fundamental um novo modelo de carreira que o prepare para o futuro.  A preocupação com o mercado de trabalho também não é só para aqueles que desejam se recolocar, mas também de jovens que ainda não começaram a trabalhar e a principal inquietação dos que estão iniciando é qual a melhor forma de entrar no mercado.

Nesse contexto, os cursos técnicos saem na frente dos cursos de graduação, pois possibilitam uma rápida entrada no mercado de trabalho e com custo mais barato para quem está em busca de uma profissão e não apenas de um emprego. E esse benefício não é apenas para quem está terminando os estudos do ensino médio, mas para quem já está no mercado de trabalho de olho também em novas oportunidades de salário.  

Além de ser uma forma mais rápida, a pessoa que possui uma formação técnica tem mais estabilidade dentro da empresa que trabalha. Segundo uma pesquisa realizada pelo SENAI, uma das maiores e mais respeitadas entidades de educação profissional do mundo, quem adquiriu uma qualificação técnica tem menos chance de ficar desempregado do que quem não fez um curso técnico. Além disso, 60% dos alunos de cursos técnicos do SENAI conseguem emprego em até um ano após a formatura, 18% é a média de acréscimo na renda de profissionais que fizeram os cursos em relação a quem conclui apenas o ensino médio, 94% das empresas dizem preferir contratar técnicos formados pelo SENAI e algumas profissões técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior no Brasil. Além disso, a pesquisa aponta que 13 milhões de trabalhadores deverão ser qualificados nos próximos quatro anos para atender à demanda da indústria brasileira.

Um exemplo de que os ex-alunos de cursos técnicos se inserem rapidamente no mercado de trabalho é o de André Gustavo, de 21 anos, que estudou no SENAI Sergipe. O jovem é técnico em eletroeletrônica e conseguiu emprego em sua área assim que terminou o curso.

“O curso técnico do SENAI tem um valor excepcional. Foi através dele que amadureci bastante, me capacitei para um mercado de trabalho competitivo, sem contar nas experiências fantásticas que o curso me proporcionou. Além de ter sido de extrema importância na minha vida profissional, foi de extrema importância na minha vida pessoal também”, destacou André.

Em Sergipe, o SENAI oferece diversos tipos de cursos para a formação de profissionais altamente qualificados tanto para quem quer começar uma carreira na indústria, como também para quem já é formado e busca novas oportunidades. Uma novidade lançada em 2017 é a modalidade de cursos técnicos que estão inseridos na carga horária do ensino médio. Com materiais didáticos inovadores e docentes altamente capacitados, divididos em áreas como a de alimentos, tecnologia da informação, automotiva, confecção, metalomecânica, entre outros, visam atender às demandas das indústrias e garantir emprego para os futuros profissionais.

Principais benefícios dos cursos técnicos:

- Duração: Em torno de 1 a 2 anos;

- Custo do Investimento: Os valores podem variar de acordo com o curso escolhido, porém, são mais baratos que os cursos de graduação;

- Boa Aceitação: Empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados;

- Foco no Mercado: Capacitação técnica e prática abordada logo no início do curso;

- Remuneração: Profissões técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior no Brasil.

Unicom/FIES


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/01
09:05

Aplicativo e-título facilita exercício da cidadania

A Justiça Eleitoral, com o objetivo de ampliar o exercício da cidadania e facilitar a portabilidade do título eleitoral, lançou o aplicativo “e-título”, o qual já está disponível para download nas plataformas digitais.

Através do aplicativo, o eleitor poderá dispor de seus dados eleitorais de forma digital no seu Smartphone ou Tablet. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível no aparelho do eleitor.

O e-título permite que o eleitor disponha de seus dados eleitorais sempre atualizados, sem a necessidade de ter que se deslocar fisicamente até o Cartório Eleitoral para emitir a segunda via, inclusive em decorrência do recente rezoneamento ocorrido na Capital e Interior do Estado.

Como funciona?
Após baixar o aplicativo nas plataformas digitais Play Store (android) ou Apple Store (apple), o eleitor deve inserir o número do título eleitoral, o seu nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o do pai.

O documento digital contém a foto do eleitor, informações sobre a situação (se está quite ou não), dados biométricos e o endereço de seu local de votação, contendo, inclusive, um mapa com geolocalização.

Impactos positivos
Além do aspecto sustentável, surgindo como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, o e-título trará outros impactos financeiros positivos. A economia será perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia, entre outros.

Para o eleitor, o benefício será a facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor impresso. Também o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais – relativo à impressão, assinatura e entrega do título – será consideravelmente reduzido.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
16/01
08:16

SE precisa pintar os quebra-molas das rodovias, avenidas e ruas

Os governos federal, estadual e dos 75 municípios de Sergipe precisam  pintar os milhares de quebra-molas existentes nas BRs (101 e 235), rodovias, avenidas e ruas para garantirem um trânsito mais seguro. Há mais de cinco anos os quebra-molas não são pintados  e, por causa da baixa visibilidade,  têm provocado acidentes em todo o Estado quase que diariamente.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/01
07:59

Avenida da Coroa do Meio é transformada em lixeira

Carroceiros, picapes e caminhões fretados e moradores do bairro Cor Aoa do Meio estão enchendo o canteiro da avenida desembargador Antônio Gois de entulhos de obras e lixo residencial. A bonita avenida assume o papel de via pública e lixeira. Na área tem mais de 10 lixões.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/01
12:13

Ministra Cármen Lúcia visitará Sergipe na próxima terça, 16/01

A Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Cármen Lúcia, estará em Sergipe na próxima terça-feira, dia 16/01, com o objetivo de conhecer unidades prisionais do Estado, a exemplo de outras viagens que tem realizado para avaliação do sistema prisional brasileiro.

 

A chegada está prevista para as 8h30min no aeroporto de Aracaju. De lá, a comitiva seguirá para visita ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico e ao Presídio Feminino de Sergipe. Na sequência, terá reunião com Desembargadores e Juízes na sede do Tribunal de Justiça, devendo retornar ao aeroporto às 13h30min.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos