20/01
18:24

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

Padrão Mercosul será necessário para novos emplacamentos

Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular (PIV). Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação ficou para 2017 e depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.

As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela. Dos 26 estados brasileiros, já aderiram à nova PIV Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Nova placa

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira. A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores. Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
18:02

Trânsito nas avenidas em obras continua com interdições nesta terça-feira

Agentes da SMTT atuarão nos locais em obras, das 7h às 17h, para orientar os condutores e garantir o tráfego de veículos

Devido às obras de requalificação viária dos corredores Augusto Franco, Beira Mar, Centro/Jardins e Hermes Fontes, executadas pela Prefeitura de Aracaju, trechos de algumas avenidas permanecem com alterações no trânsito nesta terça-feira, dia 21. Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuarão nos locais em obras, das 7h às 17h, para orientar os condutores e garantir o tráfego de veículos.

Corredor Augusto Franco

A obra do corredor Augusto Franco iniciará uma nova etapa a partir desta terça, e haverá três frentes de trabalho na avenida: duas estarão concentradas na ciclovia, uma no trecho entre o cruzamento com a avenida Tancredo Neves e a rua Padre Nestor Sampaio e outra entre a rua Santa Catarina e avenida Mariano Salmeron; e a terceira no recapeamento da via, no trecho entre rua Santa Catarina e a avenida Dr. Edélzio Viera de Melo (Explosão), no sentido Sul (Centro/praias). O trânsito ficará em meia pista. Para evitar possíveis congestionamentos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recomenda o uso de rotas alternativas, como a rua Bahia e a avenida Gentil Tavares. 

Corredor Beira Mar e Corredor Centro/Jardins

A obra de infraestrutura do Corredor Beira Mar permanece concentrada no cruzamento das avenidas Ivo do Prado e Barão de Maruim. A via estará sinalizada e não há grandes impactos no trânsito. Já os serviços na avenida Josino José de Almeida, continuam sendo executados sentido Norte (Praias/Centro), no trecho entre o cruzamento com a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a avenida Tancredo Neves. O trânsito estará em meia pista.

Corredor Hermes Fontes

A obra de recuperação viária do corredor continua com três frentes de trabalho. O sentido Sul da avenida José Carlos Silva está interditado para a execução da obra, no trecho entre a rotatória do Conjunto Orlando Dantas e o antigo retorno próximo à rua João Batista Machado; no sentido contrário o trânsito está em sistema de binário. Na avenida Adélia Franco, o sentido Norte da via também está interditado para a execução da obra, no trecho entre o cruzamento com a rua Manoel de Oliveira Martins e a Dr. Gutemberg Chagas; o trânsito está sendo desviado. A primeira frente permanece concentrada no sentido Sul da avenida Hermes Fontes, que está interditado no trecho entre a Praça da Bandeira e o cruzamento com a avenida Edélzio Viera de Melo (Explosão). No sentido Norte está formado um binário para a circulação dos veículos.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
17:51

A partir desta terça-feira, começa a etapa de retirada do pavimento asfáltico na obra do corredor Augusto Franco

Sentido norte/sul da avenida Augusto Franco, no trecho entre a rua Santa Catarina e a avenida Edélzio Vieira de Melo, fica em meia pista a partir desta terça

A obra de requalificação viária do corredor da avenida Augusto Franco chega, nesta terça-feira, dia 21, à etapa de fresagem – retirada - do pavimento da via, que será recomposto com uma nova camada asfáltica. Essa fase da execução do projeto será iniciada a partir do cruzamento da via com a rua Santa Catarina, no bairro Siqueira Campos. Com isso, o sentido norte/sul da avenida Augusto Franco, no trecho entre a rua Santa Catarina e a avenida Edélzio Vieira de Melo, fica em meia pista a partir desta terça. Além desta frente de trabalho, a obra de requalificação deste corredor já conta com o trabalho civil de construção da nova ciclovia, no canteiro central da avenida.

Para evitar congestionamentos e garantir a fluidez no trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recomenda aos condutores a utilização de rotas alternativas, como a rua Bahia e a avenida Engenheiro Gentil Tavares. Agentes de trânsito da SMTT estarão no local da obra para auxiliar o tráfego e orientar os condutores.

O projeto deste corredor, na qual a Prefeitura investe cerca de R$9,6 milhões, com recursos conveniados junto ao Governo Federal,  contempla as avenidas Augusto Franco, Etelvino Alves de Lima e Francisco José da Fonseca. No caso da Etelvino Alves não haverá substituição do pavimento, uma vez que a via foi inaugurada recentemente. Já na Francisco José da Fonseca será colocada uma nova camada de asfalto para regularização do pavimento. Nesse corredor, haverá a criação de uma nova faixa para o fluxo de veículos e uma nova ciclovia.

Fonte: AAN
Foto: André Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
17:35

Secretaria de Estado da Saúde orienta população a evitar consumo de água de fontes inseguras

As populações mais afetadas destes municípios estão localizadas em regiões remotas, de difícil acesso, onde o consumo de água se dá somente através de caminhões-pipa"

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (GVSAM) faz alertas importantes de cuidados básicos que  são necessários para aproveitar bem o verão de forma saudável e reduzir os riscos de adoecer pelo consumo de água contaminada. O forte calor é um estímulo convidativo ao aumento da frequência das pessoas nas praias ou locais de recreação, o que por sua vez aumenta o consumo de bebidas comercializadas em ambientes abertos, muitas vezes de origem incerta, que podem causar problemas à saúde de acordo com o biólogo e gerente da GVSAM, Alexsandro Xavier Bueno.“É importante lembrar que consumir água não tratada, de origem desconhecida, é um grande risco para a saúde. A água contaminada pode causar diarreia, cólera, febre tifóide, leptospirose, hepatite A, amebíase e giardíase”, diz.

Outro aspecto que o gerente chama atenção é a situação de altas temperaturas que  tende a intensificar o atual quadro de seca e estiagem no estado, o que pode afetar a qualidade no consumo de água, explica Alexsandro Xavier. “Isso requer atenção por parte das autoridades sanitárias, visto que a escassez do recurso hídrico induz a população a buscar água de fontes não seguras. A seca e estiagem são eventos ambientais adversos à saúde, tanto pela escassez como pelo comprometimento da qualidade da água, podendo ocasionar um aumento na incidência das Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar”, alerta o gerente.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, já são 11 municípios que decretaram situação de emergência por estiagem, são eles: Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto. As populações mais afetadas destes municípios estão localizadas em regiões remotas, de difícil acesso, onde o consumo de água se dá somente através de caminhões-pipa. A qualidade da água transportada nesses veículos é monitorada pela Vigilância Sanitária dos municípios com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, através do Programa Vigiagua, que proporciona o suporte laboratorial e constantes assessorias técnicas para análise de situações de risco e fiscalização dos veículos. A ação esta realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental.

Fonte e foto: ASN
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
17:27

A partir desta segunda, mais de 16 mil Cadernetas da Criança estão sendo distribuídas para os municípios sergipanos

De acordo com a coordenadora da Rede Materno Infantil da SES, Helga Muller Mengel, a Caderneta da Criança foi toda atualizada

A Caderneta da Criança é um documento importante para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil, desde o nascimento, até os 9 anos de idade. Por isso a Secretaria do Estado da Saúde (SES), a partir desta segunda-feira (20), distribuirá para todas as maternidades e municípios sergipanos, 16.160 exemplares recebidos através do Ministério da Saúde (MS), que poderão ser retirados no Centro de Abastecimento de Insumos e Medicamentos (Cadim), localizado no Centro Administrativo da Saúde (CAS). A Portaria GM nº 1058/2005 estabelece que a Caderneta seja entregue de forma gratuita para todas as maternidades públicas e privadas do território nacional.

De acordo com a coordenadora da Rede Materno Infantil da SES, Helga Muller Mengel, a Caderneta da Criança foi toda atualizada. Além de oferecer informações sobre os cuidados essenciais com a saúde na infância, ela disponibiliza, também, espaço para que as mães e os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos e filhas. Há um espaço muito importante, chamado marcos do desenvolvimento infantil, que apoia a identificação de possíveis deficiências, por exemplo, em torno de seis meses espera-se que o bebê comece a se sentar, então, a família e os profissionais de saúde podem acompanhar e, inclusive, estimular que a criança alcance esses marcos do desenvolvimento para cada faixa etária.

Helga contou, ainda, que a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (COCAM/DAPES/SAPS/MS) foram os responsáveis pelas atualizações na antiga Caderneta de Saúde da Criança, e essa nova versão traz, também, a inclusão de dados intersetoriais.

Fonte e foto: ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
16:52

Associação criminosa que receptava celulares furtados e roubados em todo país é desarticulada pela polícia

Suspeitos roubavam ou furtavam celulares e ainda faziam ameaças às vítimas

O Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) detalhou as investigações da “Operação Eva”, que investiga um grupo responsável pelo furto e roubo de celulares em todo o país; além de receptação e desbloqueio. As ações criminosas começavam com a subtração dos aparelhos das vítimas, obtenção de códigos para recuperação de iPhones e ameaças às vítimas pelo Whatsapp. Alguns dos integrantes do grupo possuíam mandados de prisão em outros estados. 

De acordo com a delegada Mayra Moinhos, o grupo agia retirando os celulares das vítimas. “Tudo começa com os roubos e furtos de celulares. Sejam em grandes festas, em via pública ou em um restaurante, como esse em Aracaju, onde uma arquiteta e a esposa de um deputado estadual tiveram seus celulares roubados. Temos vídeos com os assaltos. Os investigadores estão nesse caso há quase um ano”, explicou. “Conseguimos também conversas dos envolvidos no núcleo criminoso tramando em grupos de whatsapp, criados especificamente para falar das regras ensinadas por ‘Mayca’ e ainda como resgatar as informações das vítimas”, disse a delegada.

O homem conhecido como “Mayca” é o principal alvo da investigação. O verdadeiro nome dele é Cristian David Rodrigues. Ele é empresário, dono da DJ Cell Serviços em Telefonia e Informática, e DJ. “Mayca” mora na região da Pavuna, no Rio de Janeiro. Na localidade, é conhecido ainda como “o cara que desbloqueia iPhone” e utilizava o nome de “Rozan Páginas”, para vender o sistema dele em redes sociais para todo o país. “Ele é muito conhecido dos receptadores e donos de lojas de celulares. Tem um canal forte com eles pelo Whatsapp. O principal investigado, Cristian David Rodrigues, 41 anos, o Cristian Mayca, esconde-se no anonimato e usa as redes sociais para veicular vídeos ensinando como aplicar os golpes e desbloquear os aparelhos”, complementou a delegada. 

Ainda segundo as investigações, com os celulares em mãos, os receptadores contratam um homem identificado como Emerson, que mora em Belém (PA). Ele consegue acesso aos novos números utilizados pelas vítimas dos roubos e furtos, envia um link, via SMS, de um site falso da Apple utilizado para resgatar as informações de acesso aos aparelhos iPhone subtraídos. Emerson Lins Lopes Cardoso, 42 anos, é dono de uma loja de celular no centro de Belém (PA). O estabelecimento está no nome da ex-esposa, Heloisa. Até o último levantamento feito pela polícia, ele estava foragido. Ele tomou conhecimento sobre o começo das  investigações. Contra ele, pesam três mandados de prisão em aberto, dois em Belém e um em Vitória (ES). Todos os mandados saíram em 2019.

“As investigações apontaram que Emerson é quem realiza as ameaças e também utiliza o sistema de Cristian Mayca, do Rio de Janeiro. Apostando em roubos e furtos, ele já trabalha como receptador há anos, virando os IMEIs de celulares furtados e roubados. No caso dos Iphones, como não pode virar o IMEI, utiliza o sistema de Cristian Mayca”, detalhou a delegada.

Outro investigado é Diego Elias Santos Ferreira, 31 anos. Ele reside  em Aracaju. É empresário e casado. As investigações apontaram que ele é proprietário da empresa Ferreira Cell. Ele ficou muito conhecido no processo investigativo por ostentar nas redes sociais, em hotéis de luxo, resorts e viagens periódicas. 

Funcionamento

A delegada detalhou ainda como a associação criminosa atuava. “Ao percebermos que algumas vítimas, que tinham celulares furtados ou subtraídos passavam a receber ameaças e extorsões,ou tinham suas contas de administração dos aplicativos roubadas. Percebemos que esses aparelhos paravam nos mesmos receptadores que contavam com um sistema desenvolvido para burlar a administração das operadoras, das fabricantes. Eles são indivíduos que possuem uma cadeia de funcionamento desse crime”, explicou. Ela complementa fazendo um alerta à população. “É oportuno agora esses eventos festivos, esses shows de verão, em que mulheres e indivíduos bem apresentáveis vão aos eventos, frequentam áreas vips e fazem pequenos tumultos para subtrair aparelhos. Pedimos atenção a quem vai esses shows. Eles abordam de uma maneiro que você não percebe. Essas pessoas que subtraem recebem apenas pela subtração: R$ 50 reais por aparelho. Esses celulares desaguam em receptadores e, quando se trata de uma marca específica com maior dificuldade de formatação e revenda, precisam de receptadores especializados”, citou. 

Grandes shows

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, em 1º de outubro do ano passado, uma quadrilha especializada em realizar furtos de telefones celulares em grandes eventos. De acordo com as investigações, o grupo furtou cerca de 100 aparelhos por dia durante o fim de semana no Rock in Rio. Os investigadores descobriram ainda que, com a chegada de grandes eventos, os integrantes da quadrilha viajavam para as cidades e aliciavam pessoas da localidade para a prática dos furtos. Ainda segundo o processo investigativo, em algumas ocasiões, segundo os policiais, eram utilizadas garotas de programa para auxiliarem no crime. “Os suspeitos responsáveis pelo furto e roubo dos celulares têm como foco os receptadores em vários estados. Nos casos de Iphone. Nessa operação feita pela PC do RJ, há uma série de informações trocadas com nossa inteligência”, concluiu a delegada.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
16:35

Mais de 12 mil candidatos são esperados para prova do Pré-universitário do Governo neste domingo, 26

Candidatos concorrem a uma das 5.195 vagas distribuídas nos 41 polos espalhados pelo estado

No próximo domingo (26), mais de 12 mil inscritos realizarão a prova do Processo Seletivo para o Pré-universitário (PreUni) do Governo de Sergipe. Os candidatos concorrem a uma das 5.195 vagas distribuídas nos 41 polos espalhados pelo estado. As provas acontecerão no período da manhã, das 8 às 11h30. Os portões estarão abertos a partir das 7h da manhã. Os locais de provas serão divulgados nesta segunda-feira (20), no site da Seduc. O candidato deverá levar caneta de cor preta conforme acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A avaliação de ingresso ao PreUni terá a aplicação de 50 questões objetivas, entre proposições de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Todas as cidades em que funciona um polo do PreUni terão aplicação de provas, o que acarreta a realização do processo seletivo em 28 municípios sergipanos. Ao término da prova o candidato poderá levar o caderno para correção do gabarito a ser divulgado ainda na mesma semana. 

Após a divulgação da lista dos candidatos classificados em 18 de fevereiro, o PreUni se prepara para receber os estudantes no primeiro dia de aula agendado para o dia 2 de março. Todo o material didático será ofertado de forma gratuita pelo Governo de Sergipe para os mais de cinco mil estudantes que buscam uma cadeira nas universidades brasileiras.  

O PreUni do Governo de Sergipe também disponibiliza oficina de redação, e, este ano, passará a ofertar a oficina de matemática básica, além das ações articuladas por região. Outra novidade no curso é a revisão cantada, metodologia dos professores que ministram as aulas no PreUni. Ao longo do ano ainda serão realizadas sete revisões regionais, com início em julho e finalização em setembro, caminhando para a grande revisão final em outubro, momento de muita expectativa para a maior revisão do Brasil.

Fonte: ASN
Foto: Eugênio Barreto/Ascom-Seduc


Variedades
Com.: 0
Por Redação
20/01
16:28

Credenciamento da imprensa para o Projeto Verão deverá ser realizado até amanhã, dia 21

Evento será realizado pela Prefeitura de Aracaju, na Orla da Atalaia, nos próximos dias 1 e 2 de fevereiro

Os profissionais da comunicação e veículos de imprensa que irão atuar na cobertura jornalística do Projeto Verão 2020, devem se credenciar até esta terça-feira, dia 21. Coordenado pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), o processo de credenciamento foi iniciado no último dia 15. O evento será realizado pela Prefeitura de Aracaju, na Orla da Atalaia, nos próximos dias 1 e 2 de fevereiro.

Os interessados em se credenciar devem enviar e-mail para a Secom (jornalismo@aracaju.se.gov.br) e informar na mensagem nome completo do profissional e função exercida, número do registro profissional (DRT) e do RG. A Secom confirmará o recebimento do e-mail e analisará a solicitação. As credenciais serão entregues nos dias 30 e 31, na Secretaria Municipal da Comunicação Social, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, conjunto Costa e Silva, das 8h às 12h e das 14h30 às 17h30. No evento, os profissionais deverão utilizar, além da credencial da Prefeitura, o crachá funcional do veículo no qual atuam.

A programação do Projeto Verão 2020 foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em dezembro do ano passado. Na primeira noite do evento, se apresentarão as bandas The Baggios,  Cordel do Fogo Encantado, Paralamas do Sucesso e Reação. O músico Siba abre a segunda noite da festa, e será seguido pelo cantor Diogo Nogueira e pelas bandas Ira e Babado Novo.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos