15/10
16:23

Obra da Beira Mar segue no sentido Norte da via nesta quarta, 16

SMTT recomenda que os condutores busquem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos

A Prefeitura de Aracaju está executando a obra de recuperação total do pavimento asfáltico da avenida Beira Mar. Por isso, o trânsito ficará em meia pista no sentido Norte (praias/Centro) da via nesta quarta-feira, dia 16, entre a avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e a avenida Paulo Silva.

Os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão no local para organizar o fluxo de veículos e garantir a mobilidade urbana. Na quinta-feira, dia 17, a obra avança para o trecho entre a avenida Paulo Silva e o cruzamento com a avenida Tancredo Neves, também no sentido Norte.

Rotas Alternativas

Mesmo sem o bloqueio total da avenida Beira Mar, a SMTT recomenda que os condutores busquem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos. As avenidas Santos Dumont (Orla da Atalaia), Mário Jorge, Delmiro Gouveia, Melício Machado e Hildete Falcão são boas opções de rota para o condutor que deseja ir da região Sul ao Norte da cidade (Praias/Centro). No sentido Sul (Centro/Praias) o trânsito estará totalmente liberado nesta quarta e quinta-feira.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
16:11

Ocorre neste sábado, 19, o Simulado de Campo Parcial da área industrial da Zona de Expansão

Será avaliado o funcionamento do Sistema de Alarme de Evacuação da comunidade, para ameaça decorrente da hipótese 3 - BLEVE (explosão do vapor expandido do líquido em ebulição

Com o objetivo de atualizar e revisar planos e funções do Plano de Evacuação da Comunidade da Zona de Expansão, será realizado neste próxmo sábado, dia 19, a partir das 15h, o exercício parcial de Simulado de Campo. Serão contempladas as áreas que compreendem as rotas de fuga 1 e 2. A prática dos exercícios simulados estreita as relações e melhora os processos, para que sejam efetivos em situações reais de emergência. Assim sendo, a comunicação na rede, a revisão das funções e tarefas, recursos e objetivos, precisam ser permanentemente revisadas e atualizadas.

Considerando a complexidade do risco, a área de abrangência, os diversos agentes, e o número de pessoas envolvidas, a realização do exercício prático simulado possibilitará verificar a funcionalidade do Plano de Evacuação da Comunidade e, se for o caso, efetuar os ajustes necessários. Na ocasião, será avaliado o funcionamento do Sistema de Alarme de Evacuação da comunidade, para ameaça decorrente da hipótese 3 - BLEVE (explosão do vapor expandido do líquido em ebulição). A partir do acionamento da sirene contínua, às 15h, serão efetivados todos os procedimentos de evacuação previstos no plano. Para isso, um calendário de ações foi rigorosamente cumprido, junto aos órgãos envolvidos e à comunidade, para informar sobre a ação e as medidas a serem adotadas. Cerca de 60% da população da área de risco, delimitada pelas rotas de fugas 1 e 2, integrarão a ação. Neste perímetro estão inseridas cerca de 780 residências mais dois condomínios, com cerca de 480 apartamentos. Participam os moradores do Conjunto Beira Mar I; Conjunto Beira Mar II; Cond. Parque Marine; Cond. Santa Felicidade; Lot. Diana; Cond. Porto Fellicce; Cond. Via Mares; Conjunto União.

PEC

O Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), da Zona de Expansão, consiste na adoção de medidas de proteção às comunidades circunvizinhas ao polo industrial da região. A articulação possui como foco a prevenção e mitigação dos efeitos de sinistros que possam ocorrer nas instalações das empresas geradoras de risco, instaladas na localidade. As ações levam em consideração a movimentação das pessoas ali residentes e transeuntes para áreas de segurança. A abrangência do Plano de Evacuação da Comunidade obedece ao limite de área determinada pelos estudos de vulnerabilidades, efetuados nas empresas Petrobras e Nacional Gás.

Com base nesse documento, a área de risco da Petrobras corresponde a uma circunferência de 1.000 metros de raio, traçado a partir da esfera 47.001 do armazenamento de GLP. Os procedimentos operacionais são cumpridos pelas equipes das empresas geradoras de risco e entidades públicas participantes, incluindo-se entre estas as organizações comunitárias e órgãos de governo a serem acionados para a evacuação e assistência às comunidades vizinhas as fontes de risco.

Fonte: AAN
Foto: Defesa Civil


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
15:19

Laboratório de Toxicologia de Sergipe alcança nota máxima em exercício internacional da ONU

Participaram da avaliação, 137 laboratórios espalhados por diversos países-membros da ONU

Peritos Criminais do Laboratório de Toxicologia do Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF) participaram do Exercício Colaborativo Internacional (ICE) realizado pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) e alcançaram conceito máximo nos testes realizados. O IAPF é um dos Institutos da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe. Desde o início do seu funcionamento, em agosto de 2018, o Laboratório de Toxicologia Forense do IAPF já emitiu mais de 800 laudos periciais relacionados a diversos casos de uso de drogas e medicamentos controlados, acidentes de trânsito, violência sexual e envenenamentos registrados em Sergipe. 
 
A avaliação realizada pela ONU consiste em verificar amostras de urina desconhecidas contendo drogas, medicamentos e dos metabólitos, que são produtos do metabolismo de uma determinada molécula ou substância. O objetivo é testar a capacidade analítica do laboratório e emitir um laudo completo sobre esses casos. No exercício do semestre 2019/1, concluído no dia 13 de outubro, todas as drogas e metabólitos presentes nas quatro amostras de urina recebidas foram identificadas corretamente. Foram identificados também metabólitos de cocaína e maconha e os compostos químicos como morfina, hidromorfona e metadona. 

Segundo Ricardo Leal, perito do IAPF, desde o início dos trabalhos no Laboratório de Toxicologia, em 2018, os peritos buscam melhorar nossos procedimentos e análises. Ricardo disse que a participação dos peritos nesse tipo de Exercício Internacional mostra que o laboratório está preparado para realizar análises toxicológicas, o que até pouco tempo só seria possível levando as amostras para outros estados como São Paulo e Espírito Santo. Todas essas substâncias são encontradas em amostras reais recebidas semanalmente pelo laboratório. Participaram desse exercício, 137 laboratórios espalhados por diversos países-membros da ONU. Durante as análises, foi utilizada uma técnica analítica chamada LC-MS/MS, disponível apenas em sete estados do Brasil (PA, SE, DF, MG, ES, SP, RS) em laboratórios de toxicologia forense. No nordeste, somente o estado de Sergipe dispõe dessa tecnologia atualmente.

Fonte: ASN
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
14:47

Serviço dos carros fumacê são retomados

Mapeamento é feito pela área técnica da Secretaria da Saúde, a partir dos índices de infestação

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), retomou, nesta segunda-feira, 14, a agenda do serviço de UBV (Ultra Baixo Volume) – carros fumacê, que complementa o trabalho da Brigada Itinerante de Combate à Dengue. Hoje, a pulverização acontece municípios de Capela, Simão Dias e Riachuelo, e segue com agenda diária até dia o 05 de novembro, além de Capela e Simão Dias até o dia 09 de novembro.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Sandra Ribeiro, o trabalho de campo é realizado com um veículo por município e o mapeamento é feito pela área técnica da SES, a partir dos índices de infestação. “A aplicação é feita no início da amanhã, das 5h às 7h, e no fim da tarde, das 17h às 19h, por serem horários que o mosquito está mais ativo. O retorno desse serviço é fundamental, devido aos elevados índices de infestação. Vale frisar que UBV funciona como um complemento ao combate mecânico, ou seja, o que é feito pelos agentes”, afirmou. Já a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, explica que a ação dos carros fumacê estava parada devido à ausência do inseticida, que é fornecido pelo Governo Federal. “O retorno da pulverização é uma somação de esforços que vem sendo feito com os agentes municipais, de forma que o vetor seja controlado na fase da larva. Esse serviço é realizado em virtude do alto índice de infestação, número de casos confirmados e óbito, ou os três. O combate ao mosquito na fase adulta é bastante importante no município em que há infestação. Ressalto que os UBVs atuam conjuntamente com a Brigada Itinerante, para que consigamos fechar todo um ciclo de atividade contra o mosquito. Desde julho estamos intensificando as ações, com 100 agentes em campo”.

Capacitação motoristas

Os motoristas de UBV passaram por treinamento em novembro de 2018, onde conheceram toda a metodologia de trabalho na Central de UBV, incluindo a logística e onde cada um atuará, pois o trabalho é feito em duplas. Quando um deles não está atuando como motorista, ele faz o reconhecimento da área, bem como o manuseio de equipamentos. Nesse sentido, eles foram capacitados sobre o contexto do controle do Aedes aegypti. O estudo vai desde a biologia do mosquito até a parte da ação de competência do motorista, incluindo a abordagem sobre o porquê e para que essa aplicação ocorre, além da epidemiologia das doenças, outros conceitos e fatores.  

Fonte e foto: ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:34

Prefeitura de Aracaju interdita pontilhão da rua Guilhermino Rezende para obra de reconstrução

Está projetada a substituição de toda a laje (tabuleiro) danificada e o reforço da fundação para receber a nova estrutura

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou nesta segunda-feira, 14, a obra de reconstrução do pontilhão situado no cruzamento da avenida Anísio Azevedo com a rua Guilhermino Rezende, no bairro 13 de Julho. Para isso, o pontilhão está interditado e o trânsito no local com alterações. Está projetada a substituição de toda a laje (tabuleiro) danificada e o reforço da fundação para receber a nova estrutura. Nessa obra, a Prefeitura investiu cerca de R$350 mil e o prazo previsto de execução do projeto é de cerca de 90 dias.

Por causa da interdição do pontilhão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) planejou desvios do trânsito na região. Assim, o condutor que está circulando pela rua Guilhermino Rezende e deseja acessar a avenida Acrísio Cruz ou a Praça da Imprensa deve convergir à direita na rua Campo do Brito ou Moacyr Rabelo Leite e depois à esquerda na avenida Gonçalo Prado Rollemberg, passando pela Anísio Azevedo, acessando novamente a Guilhermino Rezende ou se preferir mais à frente à Acrísio Cruz. aSegundo superintendente da SMTT, Renato Telles, o trânsito na Anísio Azevedo não foi, totalmente, afetado, mas ele recomenda que se usem rotas alternativas.

Transporte coletivo

Há também mudança temporária no itinerário de algumas linhas do transporte coletivo. São elas: a 074 – Unit/Centro e 200 CIC2 – Circular Indústria e Comércio 02. Esses ônibus não estão passando pela rua Guilhermino Rezende, devido à interdição. Portanto, os ônibus da linha 074 seguem pela rua Santa Luzia, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa. Já a linha 200 CIC2, segue pela avenida Augusto Maynard, rua Itabaiana, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa. 

Fonte: AAN
Foto: André Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:32

Trânsito da Beira Mar fica em meia pista no sentido Norte nesta terça, 15

Trânsito estára totalmente liberado no sentido sul

Com o avanço da obra de recuperação total da avenida Beira Mar, nesta terça-feira, dia 15, e na quarta-feira, dia 16, o trânsito de veículos ficará em meia pista somente no sentido Norte (praias/Centro) da avenida, com frente de trabalho atuando no trecho compreendido entre a avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e a avenida Paulo Silva. 

Os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão nos trechos onde as equipes atuam, para organizar o fluxo de veículos e orientar os condutores.

Rotas Alternativas

Mesmo sem o bloqueio total da avenida Beira Mar, a SMTT recomenda que os condutores busquem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos. As avenidas Santos Dumont (Orla da Atalaia), Mário Jorge, Delmiro Gouveia, Melício Machado e Hildete Falcão são boas opções de rota para o condutor que deseja ir da região Sul ao Norte da cidade (Praias/Centro). No sentido Sul (Centro/Praias) o trânsito estará totalmente liberado nesta terça e quarta-feira.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:29

Quatro ruas do Jabotiana passam a ter sentido único a partir desta quarta, 16

Ação beneficia diretamente a população dos conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia e JK

Para otimizar o fluxo de veículos no Jabotiana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), promoverá alterações no trânsito em algumas vias do bairro, a partir de quarta-feira, 16. A ação beneficia diretamente a população dos conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia e JK. 
 
Haverá mudança de sentido nas ruas Álvaro Rodrigues, Maria do Carmo Andrade (onde está localizado o posto de saúde), João Teles e João Ouro (esta, a partir da praça). Essas vias que, atualmente, são mão dupla, passarão a ser mão única. Para possibilitar estas alterações, a SMTT executou, na região, serviços de pintura e de instalação de novas placas de sinalização. Durante o período de adaptação, agentes de trânsito atuarão no entorno destas ruas do bairro para orientar os condutores e organizar o fluxo de veículos. 

Segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles, as mudanças foram projetadas para reduzir os conflitos que existem no trânsito na localidade. Ele salientou ainda que esta iniciativa da SMTT contempla um antigo pleito da comunidade.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/10
16:32

Festival de Cinema de Itabaiana acontecerá no início do mês de novembro

Durante o evento, além dos filmes, também haverão oficinas, palestras e uma exibição fotográfica

Acontecerá, em Itabaiana, o primeiro festival de cinema do interior sergipano. Entre os dias 05 e 09 de novembro, no Shopping Peixoto, o público terá a sua disposição 1415 filmes para serem assistidos - sendo eles sergipanos, nacionais e internacionais. Durante o evento, além dos filmes, também haverá oficinas, palestras e uma exibição fotográfica.

Para efetuar a troca de ingressos do Festival Internacional de Cinema de Itabaiana, será necessário 1kg de alimento não perecível, a ser entregue na própria cidade de Itabaiana, a partir do próximo dia 21 de outubro. Já para as oficinas e palestras, as inscrições - que serão abertas nesta semana - deverão ser feitas online, através do site www.festcineitabaiana.com.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos