04/12
14:03

Projeto dá aulas de autodefesa gratuita para mulheres

O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa criada há mais de três mil anos. Seu nome quer dizer "arte suave" e a modalidade usa o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar o oponente sem golpes traumáticos. E é através desta arte que mulheres de todas as idades estão aprendendo autodefesa. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju que dá aulas de jiu-jitsu gratuitamente na sede da Ronda da Capital (Rondac) no conjunto Médici. Através da iniciativa, várias mulheres estão sendo beneficiadas e aprendendo a se defender em possíveis momentos de perigo.

O projeto começou em junho deste ano e atende homens e mulheres, porém, o foco é proporcionar a elas formas de se defender em situações de risco. As aulas acontecem quatro vezes por semana, de terça a sexta-feira, sempre a partir das 8h, e têm uma hora e meia de duração.

A psicóloga Lívia Santos, de 40 anos, é moradora do conjunto Leite Neto e frequenta as aulas desde o início do projeto. Ela conta que só obteve benefícios. "Toda mulher precisa de uma defesa, e como sou muito pequena, magrinha, sempre tem alguém que quer abusar disso. O jiu-jitsu vem desenvolvendo um equilíbrio. Uma força que vem de dentro de mim, me mostrando que eu consigo, independente do tamanho da pessoa, eu consigo reverter a situação", declara.

O GM Paulo Campos, faixa roxa no jiu-jistsu, é instrutor das aulas. Ele conta que existe uma resistência das mulheres em praticar o esporte, mas que vem sendo vencida com o tempo. "A arte marcial no contexto feminino é muito importante para desenvolver a autodefesa. Elas vêm aqui não para aprender um esporte violento e sim para se defender da violência. Muitas dizem que o jiu-jitsu é coisa pra homem, mas as mulheres conquistaram o espaço delas no esporte e hoje se destacam em várias modalidades", ressalta.

Foto: Sergio Silva


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/11
03:03

Sergipe conquista 11 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Cerca de 160 atletas de escolas públicas e particulares representaram Sergipe no maior evento esportivo escolar do mundo

Após duas semanas intensas de competições, a delegação sergipana que participou dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília (DF) retornou ao estado com muitas conquistas e experiências. Na noite de domingo, 26, o ônibus com os alunos atletas das modalidades coletivas que chegaram até as semifinais desembarcou na sede da Secretaria de Estado da Educação.

Eles foram aos jogos graças ao apoio técnico e logístico do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que alugou transporte para levá-los à capital federal, onde quase quatro mil estudantes de 1.357 escolas públicas e particulares de todos os estados do país competiram nas 14 modalidades em disputa.

A delegação sergipana foi chefiada pela professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Def/Seed, e contou ainda com alunos atletas, professores/técnicos de modalidades, fisioterapeutas, jornalistas e técnicos do Departamento de Educação Física. "Para a participação da Delegação Sergipana nos Jogos Escolares da Juventude foi fundamental a sensibilidade e o empenho do secretário Jorge Carvalho, que não mede esforço quando o assunto é fomento à prática do esporte escolar", explicou Maria Auxiliadora.

Cerca de 160 atletas de escolas públicas e particulares representaram Sergipe no maior evento esportivo escolar do mundo. Na primeira semana, de 14 a 19 de novembro foram realizadas as competições das modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez.

Foto: Ascom/ SEED
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/11
16:39

Barcelona conquista Taça Cidade de Aracaju de Futsal Feminino

Na tarde deste sábado, 25 de novembro, na quadra de esportes da Praça da Juventude, no Conjunto Augusto Franco, foi disputada a final da Taça Cidade de Aracaju de Futsal Feminino, competição criada e organizada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

O campeão foi o Barcelona, porém, não foi o Barcelona de Lionel Messi e uma das grandes forças do futebol mundial, mas sim, um time de futsal feminino. O homônimo das quadras de futsal de Aracaju chegou ao título ao vencer na final o Real Sergipe, por 3 a 2. Enquanto na decisão de terceiro e quarto lugares, o Atlético Maneiro levou a melhor em cima da Matonense, ao vencê-lo por 3 a 1.

Foto: Ascom/Sejesp


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/10
19:08

Circuito Sesc de Corrida de Rua acontecerá no próximo sábado

Será realizado no próximo sábado, 04 de novembro, o Circuito Sesc de Corrida de Rua. Nesta edição a programação oferece ao público três opções: percurso kids; revezamento pais e filhos;  e corrida de cinco quilômetros (12 categorias). A ideia é realizar um evento de qualidade, com baixo custo, visando reunir participantes de diversas faixas etárias em torno da prática esportiva.

 “A atividade física é uma importante ferramenta para a formação de uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida. Assim, oportunizar e estimular a prática da corrida de rua constituem importantes elos de aproximação com a população”, disse Laércio Oliveira, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, entusiasmado com o projeto.

O Sesc também proporcionará um momento de integração e entretenimento através de uma programação variada com jogos educativos (metodologia Aples e Brincando com Arte), música ao vivo e aulão de ginástica.

O evento ocorrerá no Parque da Sementeira, a partir das 15h. As inscrições estão abertas na Central de Atendimento do Sesc no valor de R$50,00 e comerciário R$25,00. Mais informações sesc-se.com.br.



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/10
13:33

Sejesp apoia curso de formação de árbitros profissionais

A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em conjunto com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), vai apoiar o Curso de Formação de Árbitros Profissionais do Estado de Sergipe, que terá início no mês de janeiro de 2018. As inscrições para o curso já se encontram abertas na sede da Federação Sergipana de Futebol (FSF), que fica na rua Vila Cristina, 1010, no Complexo Desportivo Lourival Baptista, no bairro São José.

O curso de formação de novos árbitros terá duração de 12 meses, com uma carga horária de 280 horas, onde as aulas serão ministradas sempre aos sábados pela manhã, no auditório da Sejesp, na avenida Gonçalo Prado Rolemberg, 1145, no Centro.

Para o secretário Jorge Araujo Filho, ter a secretaria como sede do curso que ajudará a formar novos árbitros para o futebol sergipano e brasileiro é muito gratificante. “Nós da Sejesp nos sentimos privilegiados por poder colaborar com o engrandecimento do futebol sergipano, que não é feito apenas por clubes e jogadores, mas também pelo quadro de arbitragem. Termos bons árbitros apitando nossos campeonatos ou de outros estados ajuda a alavancar o nome do estado e do futebol sergipano, afinal esse é um dos papéis da secretaria, fomentar o esporte”, enfatiza Jorge Araujo, que encerra dizendo que a AAPF-SE irá disponibilizar três vagas para os colaboradores da secretaria.

Foto: Ascom/Sejesp


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/10
23:45

Aracaju se reforça para estreia na semifinal da Copa TV Sergipe de Futsal

A seleção de Aracaju foi a que mais fez a rede balançar durante esta edição da Copa TV Sergipe de Futsal, com 26 gols, e a única que segue sem perder na competição, o que deu a ela grande destaque. O primeiro jogo da semifinal acontece nesta quarta-feira, 25, à noite, no Ginásio Manoel Cardoso, no município de Capela, contra o time da casa. Para ajudar a seleção aracajuana na semifinal, o técnico Davi Mendonça convocou dois jogadores de fora do estado, a aposta está na dualidade experiência e juventude como tem feito desde o princípio.

O primeiro reforço trabalhou  com Davi no Educar Futsal da cidade de Glória, no começo desse ano. Parazinho Mocajuba é de Belém do Pará, e, aos 20 anos, chamou a atenção do técnico no Educar, por isso, foi convidado para integrar a equipe. “É um garoto de muita qualidade, habilidoso, pensa rápido e vai deixar o nosso grupo mais forte ainda,” afirma o técnico. O segundo, vem do Rio Grande do Sul, Rafa Carvalho, com 30 anos, jogou em grandes equipes do futsal brasileiro e até já foi campeão da Libertadores pelo Atlântico de Erechim, entre outros torneios em nível nacional.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
05/10
13:28

Alunos da rede municipal de ensino participam da Maratoninha no próximo domingo

A semana das crianças está chegando e, para abrir essa data especial, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal e com a Federação Sergipana de Atletismo, para realizar no próximo domingo, 8, a Maratoninha. Ao todo 439 crianças de 5 a 12 anos participarão da corrida infantil.

Todos as crianças que estão inscritas no evento receberão um kit com camisa, boné e medalha, e os pais terão arquibancadas cobertas para acompanhar e torcer muito pelos seus filhos. A Maratoninha está dividida em quatro categorias, de 5 a 8 anos, alunos de 9 e 10 anos, de 11 e 12 anos e crianças especiais até 12 anos. Os primeiros colocados de cada categoria ganharão uma bicicleta.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/09
09:17

Importância do incentivo ao futebol de várzea e amador é debatida em mesa-redonda

Um pontapé nesse longo caminho de debater e construir possibilidades e parcerias para encaminhar e fortalecer a prática do futebol de várzea e amador. Foi dessa forma que Gerfferson dos Santos, o Mano Sinho, presidente do Aliados Futebol Clube, classificou a mesa-redonda realizada nessa sexta-feira, dia 22, para debater o futebol amador e de várzea como ferramenta de inclusão social de adolescentes e jovens de comunidades carentes. Analogia parecida à feita pelo ex-árbitro de futebol Sidrack Marinho, hoje diretor da Arena Batistão, sobre o evento, ao qual definiu como um gol, marcado no primeiro minuto de um jogo importante. A mesa-redonda, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã dessa sexta-feira, dia 22, contou com a participação do deputado federal e ex-presidente do Corinthians paulista, Andrés Sanches (PT/SP), um dos autores do requerimento à Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, juntamente com o deputado João Daniel (PT/SE), para a realização desse debate.

A mesa-redonda reuniu representantes das Secretarias Estadual e municipais de Esporte, de escolinhas de futebol, vindos de vários municípios, como Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Indiaroba, Propriá, Riachuelo e Tobias Barreto, além de pessoas que trabalham com futebol amador e de várzea em Sergipe, jogadores de escolinhas e ex-jogadores. Entre os presentes, o secretário estadual de Esporte, Antônio Hora Filho; o secretário de Esporte e Juventude de Aracaju, Jorginho Araújo; e de Socorro, Francisco Carlos; Diogo Andrade, diretor Técnico da Federação Sergipana de Futebol, representando o presidente Milton Dantas; o representante da Diretoria de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação, Gladston de Menezes; entre outros.
 


Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos