15/07
20:12

Riachão do Dantas: A prefeita sai ou não sai do cargo?

Enquanto em Riachão do Dantas comenta-se muito a possibilidade de a prefeita Gerana Costa e seu vice Luliano Góes serem afastados do comando da máquina pública, os advogados estudam a possibilidade de mantê-los na condição de chefes do Executivo Municipal. As cassações foram aprovadas em primeira instância e agora., na semana passada, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Eles têm direito a propor um embargo, isso para ganhar tempo, e depois entrar com um recurso especial, conforme prevê o Código Civil. Em sendo acatadas as iniciativas, a prefeita e o vice poderão ficar no cargo até a decisão final do TSE, em Brasília. A rejeição implicará no afastamento imediato. Caso sejam retirados dos cargos, o presidente da Câmara de Riachão, Pedro da Lagoa, assumirá a administração até que seja convocado novo processo eleitoral. Gerana é acusada de uso do poder econômico no processo eleitoral de 2016 e de divulgar pesquisa ilegal para conquistar votos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/07
16:00

Vera vem a Sergipe lançar pre-candidaturas do PSTU

 Após surpreender lançando Vera Lúcia, uma operária, negra e sergipana, como pré-candidata a presidência da república, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU, apresenta pré-candidaturas operárias ao governo de Sergipe. Nesta segunda e terça, 16 e 17, a presidenciável sergipana volta ao estado com uma agenda cheia de atividades em Aracaju, Laranjeiras, Carmópolis e no assentamento Merem, no município de Nossa Senhora do Socorro. Para encerrar, na noite de terça, às 18h, o partido lançará a chapa completa, com todas as suas pre-candidaturas, de governo, senado e deputados. 


Ao governo do estado o partido apresenta Gilvani Alves, até agora a única mulher pre-candidata ao governo nessas eleições. Gil é negra, operária e dirigente do sindicato dos petroleiros. Trabalha no campo terrestre de Carmópolis, é reconhecida pela luta contra a privatização e desmonte da Petrobras, em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores e também em defesa dos direitos das mulheres.


Para vice, o partido apresenta a pré-candidatura do operário da indústria de cimento, Djenal Prado. Morador do município de Laranjeiras, ele é reconhecido por quase três décadas de ativismo político e sindical. No último período Djenal também teve uma atuação importante junto aos movimentos em defesa do emprego, pelo direito à moradia digna e no recente apoio a greve dos caminhoneiros.


Ao Senado, o pre-candidato do PSTU é Clarckson Araújo, petroleiro, dirigente histórico do Sindipetro AL/SE, coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros e também da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Central Sindical e Popular.


O PSTU mais uma vez decidiu não fazer alianças com outros partidos nessas eleições. “Nossa única aliança é com os interesses da classe operária e do povo pobre e trabalhador. Eleição nunca resolveu, nem vai resolver os nossos problemas. Para acabar com o caos que estão impondo às nossas vidas, como desemprego, miséria e violência, é preciso uma rebelião. Uma grande mobilização nacional que coloque Temer e todos os corruptos e corruptores na cadeia, além de confiscar os bens e expropriar as empresas envolvidas”, explica Gilvani. 


Mas para o PSTU só isso não basta. “Nosso partido convoca a classe operária a se organizar nos bairros e locais de trabalho, para que tenha condições de tomar o poder em suas mãos. Se somos nós que produzimos todas as riquezas, porque não somos nós que administramos elas. É disso que falamos quando dizemos que o Brasil precisa de uma revolução socialista. Chega dessa ditadura mascarada de democracia. Nós podemos governar através da nossa própria democracia. Só assim o produto do nosso trabalho será destinado ao atendimento das necessidades da ampla maioria da população e não dos ricaços que atualmente parasitam o país. Essa é a síntese do programa radical que nós apresentamos para governar Sergipe e o Brasil”, conclui.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/07
15:13

TRE-SE discute propaganda e fake news

 A Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) promoverá no próximo doa 20, das 8h30 às 17h, o Seminário de Propaganda Eleitoral e Fake News. O evento acontecerá no plenário do Tribunal e tem o objetivo de capacitar e atualizar servidores e magistrados sobre as inovações legislativas e doutrinárias em relação aos temas em debate.

 

 

Neste momentoas mídias sociais têm forte impacto nasociedade e carregam potencialidade para influir no resultado de uma eleição. Por conta disso, a Justiça Eleitoral orienta e combate permanentemente as práticas que não condizem com o que está previsto na lei.

 

 

O seminário contará com as ilustres presenças dos seguintes palestrantes:Alexandre Basílioanalista judiciário do TRE-RS; Rodrigo Rufgerente jurídico do Facebook, responsável pelo contencioso eleitoral; Rebeca Garciagerente de políticas públicas do Facebook; Paula Breimgerente jurídica do Facebook, responsável pelo contencioso criminal; Keyla Maggessy, responsável pelo WhatsApp, incorporado pelo programa de resposta a autoridades (participação por videoconferência).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
13/07
11:57

Henri Clay quer pacto em defesa do Velho Chico

O presidente licenciado da OAB/SE e pré-candidato ao Senado, Henri Clay Andrade (PPL), visitou hoje (13/07) a população ribeirinha do município de Propriá, onde debateu ideias com a classe dos advogados e ouviu os principais reclames dos moradores da região do São Francisco. Ele defendeu a necessidade de mobilização da sociedade em torno de um “pacto” em defesa do ‘Velho Chico’.

"Temos que fazer um pacto nacional em defesa do 'Velho Chico' e recuperar as culturas que giram em torno dele. O Banco do Nordeste precisa voltar a ter a importância que sempre teve, principalmente para ajudar o pequeno produtor. Sergipe precisa investir na sua vocação econômica", disse Henri Clay, em entrevista ao radialista Kleber Braga, da Xodó FM de Propriá.

Tem que votar

Durante a entrevista o advogado aproveitou para conclamar a população para que não vote em branco ou anule o seu voto. "Não vamos perder essa oportunidade. Eu poderia estar na minha zona de conforto, mas entendo que nesse momento é muito importante encarar essa missão. Sei que a indignação é grande, mas só mudamos se formos às urnas e votarmos válido. Estou pedindo que analise os pré-candidatos um a um, mas não deixem de votar", pediu Henri Clay.

Segurança

Ele também falou sobre a questão da Segurança Pública em Sergipe. "É preciso recuperar o estado de tranquilidade. Queremos viver bem em Sergipe e, por isso, não podemos mais nos omitir. O modelo de Segurança Pública é atrasado. Nunca se matou, se prendeu e morreu tanto, diante de tamanha violência. Antes de tudo, tem que se dar melhores condições aos policiais, que são grandes herois", pontuou o pré-candidato.

Por último, Henri Clay deixou clara a sua ligação com o município de Propriá e os motivos que o levaram a encarar o desafio, além de pedir para que os cidadãos e cidadãs acompanhem a sua pré-candidatura através das redes sociais.

"A família da minha esposa é daqui de Propriá e sempre tive um carinho por essa terra. Encaro a política como uma missão social. Nesse período de profunda crise de valores, decidi encarar esse desafio. Um candidato novo e que tem a responsabilidade de apresentar um projeto político inovador. Quem quiser, pode me acompanhar nessa caminhada cívica através das redes sociais", finalizou Henri Clay.

Além da Xodó, o pré-candidato também concedeu entrevistas às rádios Comunitária e 104,9 FM e participou de reuniões e encontros com a população e lideranças da cidade.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
12/07
16:55

Alese vai convocar aprovados no concurso depois do recesso

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo, revelou para o blog que o processo de convocação dos aprovados nos concursos promovidos pela Casa será discutido a partir de 1º de agosto, quando termina o recesso parlamentar. Lembrou que falta a realização da prova prática dos taquígrafos.  Serão convocados os  96 aprovados nos níveis médio e superior.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/07
10:20

Padre sergipano é nomeado pelo papa Francisco bispo auxiliar de Fortaleza

O Papa Francisco acaba de nomear como bispo titular de “Castabala” e auxiliar de Fortaleza, o padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos, atualmente vigário geral da nossa Arquidiocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Siqueira Campos. Ele é um dos dois bispos nomeados nesta quarta-feira, 11, acolhendo solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. O outro clérigo é o padre Júlio César, de Goiânia-GO.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/07
06:51

Alessandro Vieira não aceita união da REDE com o PSB

O pré-candidato ao senado Alessandro não aceita a formaçlização de uma coligfação entre o seu REDE e o PSB, do senador Antônio Carlos Valadares. Não é a primeira vez que o presidente da Rede da sustentabilidade em Sergipe Dr. Emerson faz acordos que contraria os filiados. Recentemente os pré-candidatos a deputado estadual do partido, foram surpreendidos com a filiação de dois deputados: Georgeo Passos e Moritos Matos, fato este que foi visto por diversos pré-candidatos como traição. Ha uma certa tensão entre os antigos militantes e os novos. O PSB aguarda uma posição do partido para viabilizar a aliança.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/07
06:46

Sergipe - Procuradora eleitoral diz que parlamentares cassados continuam inelegíveis

A Procuradora Regional Eleitoral, Eunice Dantas, afirmou no Jornal da FAN, em entrevista a George Magalhães, que os parlamentares de Sergipe que tiveram seus mandatos cassados, continuam inelegíveis e que o MPE irá recorrer da decisão por entender que a condenação no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) foi por unanimidade e que quatro ministros, Tarcísio Vieira, Napoleão Nunes Maia Filho, Jorge Mussi e Admar Gonzaga, votaram a favor de extinguir os processos. Os outros três ministros do TSE, Luiz Fux, Edson Fachin e Rosa Weber, votaram contra. Esse é o caso de uso irregular de verbas das subvenções por deputados estaduais.

Eunice Dantas lembrou que o caso foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral que reuniu todas as provas necessárias para que ocorresse a cassação dos mandatos dos parlamentares, além da condenação a pagamento de multa à conselheira Angélica Guimarães, à época presidente da Assembleia Legislativa.

Sobre a cassação dos mandatos da prefeita Gerana Gomes Costa Silva (PTdoB) e do vice-prefeito Luciano Goes, de Riachão do Dantas, a procuradora explicou que foi por causa da divulgação de uma pesquisa que não havia sito autorizada.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos