13/09
18:35

Senador Rogério Carvalho: "Querem diminuir a Petrobras a uma empresa regional"

A indignação do Senador Rogério Carvalho (PT/SE) veio num discurso que fez no plenário do Senado Federal nesta sexta-feira (13)

Com o anúncio no mês passado de que a Petrobras vai concentrar suas atividades no Sudeste do país, mesmo com as recentes descobertas do pré-sal, o vice-líder do PT no Senado falou que a situação deve provocar prejuízos aos estados produtores de petróleo. “O desmonte da Petrobras é hoje um caso de grande relevância para estados como Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, estados que tem uma tradição de produção de petróleo. O estado de Sergipe se torna um estado moderno com potência econômica com a presença da Petrobras”, pontua o Senador sergipano.

O Senador Rogério Carvalho defendeu o fortalecimento da Petrobras em Sergipe e lembrou que os investimentos da estatal contribuíram do modo significativo para o crescimento econômico e a industrialização da região Nordeste. “A Petrobras está sendo desmobilizada, seus trabalhadores sendo removidos para outros estados para garantir a transformação de uma empresa que era global, que tinha presença no mundo inteiro, numa empresa menor, de menor espectro de atuação, com menos frentes de atividades”, fala o Senador que se preocupa em como vai ficar a economia dos estados.

E finalizou: “Agora estão querendo transformar a Petrobras numa empresa regional, restrita ao Rio de Janeiro, ao Espírito Santo, e ao estado de São Paulo".

Fonte: Ascom/Senador Rogério
Foto: Agência Senado


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
18:40

Raquel Dodge participa de última sessão do STF como procuradora-geral

Mandato termina terça-feira, e PGR será chefiada interinamente

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou nesta quinta-feira (12) da última sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) na função de representante do Ministério Público Federal. Após dois anos no cargo, o mandato de Dodge terminará na próxima terça-feira (17). 

Para o lugar de Raquel Dodge, primeira mulher a chefiar o MPF, o presidente Jair Bolsonaro indicou o subprocurador-geral Augusto Aras. Antes de tomar posse no cargo, Aras precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. A previsão é que a indicação seja votada em 22 de setembro. Até a aprovação, a Procuradoria-Geral da República será chefiada interinamente pelo vice-presidente Conselho Superior do MPF (CSMPF), Alcides Martins.

No início da sessão desta tarde do Supremo, Raquel Dodge recebeu homenagens do presidente do STF, Dias Toffoli, e dos demais ministros. Em discurso feito em plenário, Toffoli disse que a procuradora deixou um legado e fez um trabalho exemplar. Para o ministro, Raquel Dodge "foi firme e corajosa" para promover a efetivação do direitos das pessoas e proteger a ordem constitucional.

Fonte: Agência Brasil
Foto: José Cruz
 


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
18:37

Mourão ficará na Presidência da República por mais quatro dias

Médicos que assistem Bolsonaro prorrogam afastamento do presidente

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, ficará no cargo até a próxima segunda-feira (16). A interinidade do vice na Presidência da República, que se encerraria hoje (12), foi prorrogada por mais quatro dias, informou o Palácio do Planalto. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, a prorrogação do afastamento de Jair Bolsonaro foi uma decisão da equipe médica que assiste o presidente. Ele permanece internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.   

"A recuperação do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evolui positivamente. Entretanto, a equipe médica da Presidência da República decidiu mantê-lo afastado do exercício da função de chefe do Poder Executivo, por mais quatro dias, a contar de 13 de setembro de 2019, com a finalidade de proporcionar maior tempo de descanso", informou, por meio de nota. 

Bolsonaro licenciou-se do cargo no último domingo (8) para submeter-se a uma cirurgia de tratamento de uma hérnia incisional na região do abdome. Foi a quarta operação pela qual o presidente passou desde que sofreu uma facada em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. A previsão é que o presidente permaneça internado por um total de 10 dias. Ele reassumiria suas funções ainda do hospital, nesta sexta-feira (13), mas agora isso só deve ocorrer a partir da semana que vem.

Fonte: Agência Brasil
Foto: REUTERS/Rahel Patrasso/Direitos reservados


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
17:35

Governo firma parcerias com prefeituras para combate à sonegação

Com a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) a ideia é que as prefeituras ajudem na ampliação da acessibilidade ao sistema e apoiem as ações de fiscalização da Secretaria da Fazenda

O Governo do Estado vai iniciar uma ação inédita de combate à sonegação fiscal em Sergipe através da integração da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) com as prefeituras municipais. Este é um projeto-piloto que será implantado especialmente para a fiscalização no transporte da safra do milho, mas que possui o intuito de firmar parcerias para auxiliar no incremento da arrecadação dos municípios.

O primeiro passo ocorreu na manhã desta quinta, 12, quando prefeitos – no caso dos administradores que não puderam estar presentes foram enviados técnicos da área de finanças – dos municípios de Carira, Simão Dias, Frei Paulo e Nossa Senhora da Glória participaram de uma reunião de apresentação do Sistema eletrônico de emissão da Nota Fiscal Avulsa.  

Com a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) a ideia é que as prefeituras ajudem na ampliação da acessibilidade ao sistema e apoiem as ações de fiscalização da Secretaria da Fazenda.

Fonte e foto: ASN


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
17:30

Belivaldo entrega novos espaços e autoriza reforma das instalações do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe

Foram entregues os novos espaços do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro), além da inauguração da Central de Esterilização e o Espaço Café com Ciência na Medida Certa

Para celebrar os 96 anos de fundação do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), nesta quinta-feira (12), o governador Belivaldo Chagas realizou a entrega de obras de reforma do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro), e inaugurou a Central de Esterilização e o Espaço Café com Ciência na Medida Certa. Ainda durante a solenidade, o governador assinou Ordem de Serviço autorizando o início das obras para a execução dos Serviços de Instalações de Combate à Incêndio e dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), do prédio do ITPS. 

A solenidade de aniversário do ITPS também celebra a assinatura do convênio Inmetro/ITPS, que completa em 2019, 22 anos. Foi por meio desta parceria que o ITPS tornou-se órgão delegado do Inmetro e passou a exercer em Sergipe as atividades de verificações em instrumentos de medição, fiscalização da conformidade dos produtos e controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos pré-embalados.

Ordem de Serviço

Durante a solenidade, o governador assinou Ordem de Serviço autorizando o início das obras para a execução dos Serviços de Instalações de Combate à Incêndio e dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), do prédio do ITPS. Serão investidos R$ 210.760,75, oriundos do convênio entre o Inmetro e o ITPS. 

Reforma e Inaugurações

Com investimentos de R$ 284.389,01, oriundos do Governo Federal, por meio do Inmetro, a obra consistiu na revitalização da fachada, modernização das dependências do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro), ampliação do estacionamento externo e criação de novas vagas no estacionamento interno. Com a entrega, servidores e população poderão usufruir de ambientes modernos e totalmente adaptados às normas técnicas de acessibilidade.

Fonte: ASN
Foto: Marco Vieira


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
16:02

Deputadas da Alese decidem ampliar ações do Outubro Rosa

Encontro aconteceu nesta quinta e foi conduzido pela assessoria da deputada Goretti Reis 

Deputadas que integram a Procuradoria da Mulher e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe apresentaram na manhã desta quinta-feira, 12 na Alese propostas com vistas às ações voltadas para o movimento Outubro Rosa, com destaque para prevenção ao câncer de mama. O encontro foi conduzido pela assessoria da deputada Goretti Reis (PSD) e na ocasião, as participantes decidiram estender as atividades para os outros meses.

O Outubro Rosa tem por finalidade, intensificar a luta contra o câncer de mama. A mobilização teve início na década de 90 nos Estados Unidos e em 2012, a Alese aprovou a Lei nº 7. 526, de autoria da deputada Goretti Reis, que dispõe sobre a instituição do movimento Outubro Rosa no Estado de Sergipe. Com isso, a Alese realiza anualmente uma série de atividades visando a conscientização das mulheres através do apoio ao desenvolvimento de estratégias que viabilizem a atenção integral à saúde da mulher, a exemplo da promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.

Propostas

Entre as propostas apresentadas pela assessoria da deputada Goretti Reis, estão a viabilização dos serviços da carreta da mulher, para realizar exames de mamografia na Praça Fausto Cardoso, visando atender mulheres que trabalham no comércio ou circulam no Centro de Aracaju; Confeccionar material instrutivo para distribuição; realizar no plenário da Alese palestra alusiva à saúde da mulher; entregar panfletos aos servidores e visitantes da Alese; fazer a iluminação do prédio da Assembleia Legislativa e ofertar serviços no setor de saúde; Instituir pontos de coleta de lenços para doação à instituição que atende a população feminina e intensificar nos meios de comunicação a importância da campanha Doe Lenços, sugerida em 2017 pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Fonte: Rede Alese
Foto: Júnior Ventura


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
16:01

Nesta quinta-feira, parlamentares da CMA analisaram e aprovaram 13 proposituras

Todas eram Projetos de Lei

Na manhã desta quinta-feira, 12, os parlamentares que compõe a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram e aprovaram 13 Projetos de Leis que trarão, assim que sancionados pelo prefeito de Aracaju, benefícios significativos para a população da Capital. Entre os mais debatidos estava o PL nº 156/2018.

De autoria do vereador Américo de Deus (Rede), o PL nº 156/2018, dispõe sobre a atualização de áreas públicas dos Parques Municipais e Prédios Públicos em geral, particularmente os destinados às unidades educacionais, por grupos oficiais de escoteiros e bandeirantes. A propositura foi aprovada por unanimidade.

O diretor presidente do Grupo de Escoteiros do Uirapuru, Carlos Alberto do Nascimento, defendeu a aprovação do Projeto de Lei. “O projeto está legalizando na legislação, algo que já está autorizado. Vários grupos de escoteiros têm sido extintos devido à falta de local para funcionamento. Em várias cidades já existe a legislação que permitem que utilizem espaços públicos para a prática do escotismo”.

Fonte: CMA
Foto: César de Oliveira


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
11:30

Riachão do Dantas: Prefeita eleita assumirá cargo dia 19

A prefeita eleita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, será diplomada pela Justiça Eleitoral no próximo dia 19, quinta-feira, às 10h, no Cartório Eleitoral  da comarca de Boquim. Já o ato de posse deverá acontecer na Câmara de Vereadores na tarde do mesmo dia.

Simone de Dona Raimunda, como também é conhecida, conquistou o mandato no dia 1º de setembro, em eleição suplementar. A titular do cargo, Gerana Costa, e seu vice, Luciano Góes, tiveram seus mandatos cassados.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro da Lagoa (PT), está respondendo pela administração e repassará o cargo para a prefeita eleita.

Em conversa com o blog, Simone disse que já está discutindo a formação da equipe de primeiro escalão e as metas a serem cumpridas nos próximos 15 meses e 11 dias de mandato. “Não fiz promessas, assumi compromissos”, declarou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos