19/01
22:42

Diógenes Barreto assumirá Vice-Presidência e Corregedoria do TRE segunda-feira

O desembargador Diógenes Barreto assumirá na próxima segunda-feira, 22, a Vice-Presidência e a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). O ato de posse ocorrerá durante a sessão plenária prevista para começar às 15h. Diógenes Barreto substituirá o tambem desembargador Edson Ulisses.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/01
09:31

Prefeito reúne Comitê de Gerenciamento de Crise para discutir medidas preventivas às chuvas

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, na manhã desta quinta-feira, 18, a primeira reunião do ano do Comitê de Gerenciamento de Crise. Na pauta, a apresentação do projeto do Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju e os encaminhamentos de prevenção dos efeitos das chuvas. A criação do Gabinete de Crise foi o cumprimento de um compromisso firmado com a população por Edvaldo, já normatizado em lei, cujas ações iniciais foram desenvolvidas no primeiro semestre do ano passado.

“Este é um momento muito importante para a cidade com a primeira reunião do ano do Comitê de Gerenciamento de Crise. Criado no ano passado, no período das chuvas, este órgão tem caráter permanente com a missão de preparar a cidade para os eventos de crise que poderão acontecer. No caso de Aracaju, o que tem ocorrido sistematicamente que provoca crises é o período das chuvas, que, historicamente, provocam deslizamento, alagamentos e eventos mais graves a depender do volume. Assim, temos que nos preparar para as chuvas que se intensificam a partir do final de março e seguem até junho”, ponderou o prefeito.

No encontro, o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, que também é o coordenador do comitê, apresentou o projeto do Plano de Contingência, com um mapeamento da cidade, o diagnostico das áreas de riscos, as preventivas e paliativas e o papel a ser desenvolvido por cada ente municipal.

Foto: Sérgio Silva


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/01
09:22

Ulices Andrade reafirma parceria do TCE com a Receita em ações fiscalizatórias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) seguirá fornecendo e recebendo informações da Receita Federal com o intuito de reforçar a parceria existente entre os órgãos nas suas ações fiscalizatórias.

Assim ficou acertado na manhã desta quinta-feira, 18, quando o  presidente do TCE, conselheiro Ulices Andrade, recebeu em seu gabinete o delegado da Receita Federal em Sergipe, Malton Caldas, acompanhado do auditor-fiscal André Passos.

“O Tribunal de Contas já mantém esse convênio com a Receita há alguns anos; vamos dar continuidade e até ampliá-lo no que for possível”, comentou o conselheiro Ulices .

Conforme Malton Caldas, a troca de informações com a Corte de Contas tem sido de grande utilidade para os trabalhos desenvolvidos pelos auditores fiscais.

“São subsídios importantes para a gente; facilita a ação dos auditores fiscais nas suas respectivas áreas para que a Receita desenvolva o seu trabalho; viemos desejar sucesso ao conselheiro Ulices na sua gestão e reafirmar nosso convênio de cooperação”, concluiu. 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
16/01
14:31

Eliane diz que não foi convidada para ser vice na chapa de Belivaldo

“Não houve nenhuma conversa minha com o governador Jackson Barreto ou qualquer outra pessoa sobre a possibilidade de ser indicada vice de Belivaldo Chagas,  na composição da chapa majoritária do bloco político ao qual estamos ligados. Tudo não passa de boatos. O meu nome está à disposição do PT, mas os assuntos devem ser discutidos comigo.  Não há essa discussão”. O comentário foi feito pela vice-prefeita Eliane Aquino, que tem o meu nome comentado nas redes sociais para ser a vice de Chagas, o pré-candidato ao governo de Sergipe pelo PMDB.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/01
22:31

João Fontes vai deixar o PPS para viabilizar um projeto de aliança com o DEM, de Mendonça Prado

Em dezembro último (2017), quando participaram do ato de filiação ao PPS, os advogados e ex-deputados federais João Fontes e Mendonça Prado assinaram as fichas  pró forma e elas não deverão ser encaminhadas à Justiça Eleitoral. Mendonça está de volta ao seu DEM e João Fontes, agora, deverá deixar o PPS, caso a agremiação não formalize aliança com o DEMOCRATAS, como já anunciou o presidente do Partido Popular Socialista  Clóvis Silveira. Na verdade, ja está com os dois pés fora do PPS.

“Eu devo aguardar mais alguns dias para definir o que fazer. Acho que Mendonça é um político hábil, estudioso, de boa formação intelectual e capaz de entrar na campanha, com uma boa coligação, e sair vitorioso. Tem chances, sim. Os eleitores estão cansados desses políticos que estão aí por mais de 50 anos, a mesmice. Mendonça é o novo e tem propostas para Sergipe. Vou estar com ele nas eleições deste ano, mas não vou me filiar ao DEM, vou buscar outra opção partidária”, esclareceu Fontes.

Tanto Fontes como Mendonça Prado avaliam que há uma boa chance de construir suas candidaturas em um projeto que poderia ter novas adesões partidárias. “Podemos viabilizar o projeto que os sergipanos desejam”, destacou.

João Fontes pensa, inclusive, na possibilidade de construir uma candidatura independente para o Senado, caso o Supremo Tribunal Federal (STF), em março próximo,  venha a aprovar essa iniciativa.

Consultado, o presidente do PPS, Clóvis Silveira disse que “ele  (João Fontes) ainda não pediu a saída, esperando que o PPS possa apoiar o Mendonça, mais não existe a menor possibilidade”. Silveira deu a entender que a posição  já é definitiva.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/01
07:32

Lideranças políticas lançam comitê em defesa da democracia

Reunidos no sábado, 13, em Aracaju, lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais de todo o Estado de Sergipe fizeram o lançamento do comitê estadual em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato à Presidência da República. O objetivo da iniciativa é articular movimentos populares, sindicais, sociais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos aliados.

“É importante termos essas articulações e saímos daqui hoje com a criação de comitês em todos os 75 municípios do estado de Sergipe. Nosso objetivo, a curto prazo, é que no dia 24 de janeiro, dia do julgamento de Lula em Porto Alegre (RS) , façamos um grande ato de mobilização e vigília pelo direito de Luiz Inácio candidatar-se à presidência da República”, informou o vice-presidente do PT, Márcio Macedo.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
12/01
09:06

Mosaic confirma à prefeita de Capela investimento na exploração da Carnalita

No dia 22 de abril de 2012, com a presença da então presidente da República, Dilma Rousseff, foi anunciado para Sergipe aquele que seria o maior investimento privado em toda a história do Estado e um dos maiores do país naquele momento. Dilma, ministros, governador Marcelo Déda, autoridades e prefeitos sergipanos participaram da solenidade de assinatura da renovação do contrato de arrendamento entre a Petrobras e a Vale que possibilitaria o início da execução do Projeto Carnalita. 

O projeto consistia na extração da carnalita para produção de potássio, indispensável na composição de fertilizantes. Com a assinatura do contrato entre a Vale (produtora) e a Petrobras (dona da jazida que será arrendada para a exploração da carnalita), os investimentos poderiam chegar a US$ 4 bilhões. No entanto, com a crise financeira e as mudanças na Vale, o Projeto Carnalita foi suspenso, sem nenhuma informação quando ou se voltaria. 

A boa notícia é que a Mosaic, empresa que comprou a Vale, fez questão de visitar a prefeita de Capela, Silvany Sukita, para informar que uma das suas prioridades para o Brasil é retomar o projeto Carnalita. A reunião contou com as presenças de Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social, e Luiz Maurício Pereira, relações institucionais locais da Mosaic. A prefeita estava acompanhada do secretário de Governo, Manuel Sukita.

Com cerca de 15 mil funcionários atuando nas mais importantes áreas agrícolas, a Mosaic vende seus produtos para mais de 40 países e possui uma extensa rede de distribuição, instalando-se agora também em Sergipe. “Essa foi uma das melhores notícias que poderíamos receber no início de 2018. Com certeza será um marco divisor em nosso município, com investimentos que irão transformar nossa economia para melhor”, comemorou a prefeita Silvany Sukita. 

A visita a Capela não foi por acaso. Os diretores fizeram questão de se reunir com a prefeita, porque o município detém 80% da reserva de carnalita, que é a única no país. Atualmente o Brasil importa 70% dos fertilizantes que consome e 90% do potássio. Mesmo com a oferta de potássio tendo crescido nos últimos anos, ele ainda não consegue acompanhar o ritmo de crescimento do consumo. O projeto Carnalita deve duplicar a quantidade de potássio produzida no país, passando a 1,2 milhão de toneladas ao ano.

Silvany Sukita deixou claro que a prefeitura atuará no sentido de garantir todas as condições legais e necessárias para a exploração da carnalita no município. A prefeita frisou a necessidade do aproveitamento da mão-de-obra capelense nos empregos que serão criados, gerando renda para a cidade. “Já estamos fazendo um trabalho de incentivo à criação de novos postos de trabalho, tanto que Capela foi o município que mais empregou com carteira assinada em novembro de 2017 em todo o Estado. Agora, vamos em busca de que a maioria dos empregos gerados por esse investimento fiquem em Capela”, avisou a prefeita.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
11/01
22:35

Albano Franco destaca apoio a André Moura para o Governo de SE

O ex-governador Albano Franco não esconde de ninguém a opção que fez por uma possível pré-candidatura do deputado federal André Moura (PSC), líder do Governo Michel Temer no Congresso Nacional, para o Governo de Sergipe. Mas avalia que ele está com boa aceitação no interior e não muito bem na chamada Grande Aracaju. “Ele é um político bem articulado e está trazendo recursos para Sergipe”, comenta. Albano  também sempre destaca a boa relação que tem com o governador Jackson Barreto (PMDB) e o senador Antônio Carlos Valadares (PSB).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos