12/09
17:30

Belivaldo entrega novos espaços e autoriza reforma das instalações do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe

Foram entregues os novos espaços do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro), além da inauguração da Central de Esterilização e o Espaço Café com Ciência na Medida Certa

Para celebrar os 96 anos de fundação do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), nesta quinta-feira (12), o governador Belivaldo Chagas realizou a entrega de obras de reforma do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro), e inaugurou a Central de Esterilização e o Espaço Café com Ciência na Medida Certa. Ainda durante a solenidade, o governador assinou Ordem de Serviço autorizando o início das obras para a execução dos Serviços de Instalações de Combate à Incêndio e dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), do prédio do ITPS. 

A solenidade de aniversário do ITPS também celebra a assinatura do convênio Inmetro/ITPS, que completa em 2019, 22 anos. Foi por meio desta parceria que o ITPS tornou-se órgão delegado do Inmetro e passou a exercer em Sergipe as atividades de verificações em instrumentos de medição, fiscalização da conformidade dos produtos e controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos pré-embalados.

Ordem de Serviço

Durante a solenidade, o governador assinou Ordem de Serviço autorizando o início das obras para a execução dos Serviços de Instalações de Combate à Incêndio e dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), do prédio do ITPS. Serão investidos R$ 210.760,75, oriundos do convênio entre o Inmetro e o ITPS. 

Reforma e Inaugurações

Com investimentos de R$ 284.389,01, oriundos do Governo Federal, por meio do Inmetro, a obra consistiu na revitalização da fachada, modernização das dependências do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro), ampliação do estacionamento externo e criação de novas vagas no estacionamento interno. Com a entrega, servidores e população poderão usufruir de ambientes modernos e totalmente adaptados às normas técnicas de acessibilidade.

Fonte: ASN
Foto: Marco Vieira


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
16:02

Deputadas da Alese decidem ampliar ações do Outubro Rosa

Encontro aconteceu nesta quinta e foi conduzido pela assessoria da deputada Goretti Reis 

Deputadas que integram a Procuradoria da Mulher e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe apresentaram na manhã desta quinta-feira, 12 na Alese propostas com vistas às ações voltadas para o movimento Outubro Rosa, com destaque para prevenção ao câncer de mama. O encontro foi conduzido pela assessoria da deputada Goretti Reis (PSD) e na ocasião, as participantes decidiram estender as atividades para os outros meses.

O Outubro Rosa tem por finalidade, intensificar a luta contra o câncer de mama. A mobilização teve início na década de 90 nos Estados Unidos e em 2012, a Alese aprovou a Lei nº 7. 526, de autoria da deputada Goretti Reis, que dispõe sobre a instituição do movimento Outubro Rosa no Estado de Sergipe. Com isso, a Alese realiza anualmente uma série de atividades visando a conscientização das mulheres através do apoio ao desenvolvimento de estratégias que viabilizem a atenção integral à saúde da mulher, a exemplo da promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.

Propostas

Entre as propostas apresentadas pela assessoria da deputada Goretti Reis, estão a viabilização dos serviços da carreta da mulher, para realizar exames de mamografia na Praça Fausto Cardoso, visando atender mulheres que trabalham no comércio ou circulam no Centro de Aracaju; Confeccionar material instrutivo para distribuição; realizar no plenário da Alese palestra alusiva à saúde da mulher; entregar panfletos aos servidores e visitantes da Alese; fazer a iluminação do prédio da Assembleia Legislativa e ofertar serviços no setor de saúde; Instituir pontos de coleta de lenços para doação à instituição que atende a população feminina e intensificar nos meios de comunicação a importância da campanha Doe Lenços, sugerida em 2017 pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Fonte: Rede Alese
Foto: Júnior Ventura


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
16:01

Nesta quinta-feira, parlamentares da CMA analisaram e aprovaram 13 proposituras

Todas eram Projetos de Lei

Na manhã desta quinta-feira, 12, os parlamentares que compõe a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram e aprovaram 13 Projetos de Leis que trarão, assim que sancionados pelo prefeito de Aracaju, benefícios significativos para a população da Capital. Entre os mais debatidos estava o PL nº 156/2018.

De autoria do vereador Américo de Deus (Rede), o PL nº 156/2018, dispõe sobre a atualização de áreas públicas dos Parques Municipais e Prédios Públicos em geral, particularmente os destinados às unidades educacionais, por grupos oficiais de escoteiros e bandeirantes. A propositura foi aprovada por unanimidade.

O diretor presidente do Grupo de Escoteiros do Uirapuru, Carlos Alberto do Nascimento, defendeu a aprovação do Projeto de Lei. “O projeto está legalizando na legislação, algo que já está autorizado. Vários grupos de escoteiros têm sido extintos devido à falta de local para funcionamento. Em várias cidades já existe a legislação que permitem que utilizem espaços públicos para a prática do escotismo”.

Fonte: CMA
Foto: César de Oliveira


Política
Com.: 0
Por Redação
12/09
11:30

Riachão do Dantas: Prefeita eleita assumirá cargo dia 19

A prefeita eleita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, será diplomada pela Justiça Eleitoral no próximo dia 19, quinta-feira, às 10h, no Cartório Eleitoral  da comarca de Boquim. Já o ato de posse deverá acontecer na Câmara de Vereadores na tarde do mesmo dia.

Simone de Dona Raimunda, como também é conhecida, conquistou o mandato no dia 1º de setembro, em eleição suplementar. A titular do cargo, Gerana Costa, e seu vice, Luciano Góes, tiveram seus mandatos cassados.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro da Lagoa (PT), está respondendo pela administração e repassará o cargo para a prefeita eleita.

Em conversa com o blog, Simone disse que já está discutindo a formação da equipe de primeiro escalão e as metas a serem cumpridas nos próximos 15 meses e 11 dias de mandato. “Não fiz promessas, assumi compromissos”, declarou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/09
18:31

Deputado Georgeo Passos critica Estado por demora na entrega da Maternidade Hildete Falcão

Parlamentar disse não entender o porquê da lentidão na entrega dos serviços já que a maternidade está praticamente finalizada

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) criticou a Secretaria Estadual da Saúde, pela demora na inauguração do prédio da Maternidade Pública Hildete Falcão Batista em Aracaju. Em discurso feito na Sessão Plenária desta quarta (11), o parlamentar disse não entender o porquê da lentidão na entrega dos serviços já que a maternidade está praticamente finalizada. “Não entendo o motivo pelo qual a maternidade Hildete Falcão está fechada. A informação que nós temos é que a obra está praticamente finalizada, sendo que lá existem 44 leitos de maternidade, quatro salas cirúrgicas, dez UTI’s neonatal, cinco leitos de semi-UTI’s, além de um novo banco de leite. Não há porque a maternidade permanecer fechada”.

Georgeo informou que foi publicado no Diário Oficial da quarta (11), um extrato de contrato, onde o Secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, modificou os termos de contratação da mão de obra em virtude de não haver prazo para a inauguração do Hospital Regional de Lagarto e também da Maternidade Pública Hildete Falcão em Aracaju. “O Diário Oficial publicou o contrato que modificando os termos de contratação do pessoal que trabalharia no Hospital Regional de Lagarto e na Maternidade Hildete Falcão. Sabemos que não há prazo ainda para a inauguração do hospital de Lagarto porque ele está sendo federalizado, mas qual o motivo para não haver prazo da entrega da Hildete Falcão, se ela está quase pronta?”

O parlamentar afirmou que a demora na entrega da maternidade prejudica a atendimento nas outras unidades. “Nós sabemos a grande dificuldade, que passam hoje as maternidades sergipanas. Às vezes os plantões são fechados por falta de profissionais e isso sobrecarrega e muito a Nossa Senhora de Lourdes, que tem um atendimento especial para pacientes com um grau de risco”. Por fim sugeriu que os parlamentares façam uma visita à Hildete Falcão para saber realmente em que estágio estão as obras. “Não tenho dúvidas de que a Assembleia Legislativa vai mais uma vez cumprir a sua missão de fiscalizar e verificar o que está acontecendo e quem sabe assim colocar estes serviços para a população o mais rápido possível”.

Fonte e foto: Ascom/Georgeo Passos


Política
Com.: 0
Por Redação
11/09
17:35

TRE-SE prepara urnas para eleição dos Conselhos Tutelares

Serão disponibilizadas 1.227 urnas eletrônicas, sendo 807 na recepção de votos e 420 equipamentos como reserva técnica

Nos dias 11 a 20 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, fará a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nos 81 Distritos dos Conselhos Tutelares do Estado de Sergipe. A eleição ocorrerá no dia 06 de outubro. Serão utilizadas 1.227 urnas eletrônicas, sendo 807 na recepção de votos e 420 equipamentos como reserva técnica. Os trabalhos de preparação ocorrerão no depósito de urnas eletrônicas na sede do Tribunal.

A participação do TRE-SE se restringe ao suporte técnico, no sentido de viabilizar uma eleição mais rápida e eficiente. Aresponsabilidade pela organização da eleição compete aosConselhos de Direito dos municípios. O TRE-SE, além de disponibilizar as urnas eletrônicas, fará o treinamento dos mesários que atuarão no pleito.

De acordo com a lei nº 12.696, de 25 de julho de 2012, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Fonte e foto: TRE-SE


Política
Com.: 0
Por Redação
11/09
17:30

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju aprovam 14 proposituras

Foram 11 Projetos de Lei, dois Recursos e uma Moção

Na manhã desta quarta-feira, 11, durante a pauta de votação da 68ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) discutiram e aprovaram 14 proposituras, destas, 11 Projetos de Lei, dois Recursos e uma Moção.

Um dos projetos aprovados e discutidos durante a votação foi o Projeto de Lei N° 287/2018, de autoria do vereador Zezinho do Bugio (PTB), que institui a igualdade nas premiações para atletas de gêneros distintos nos eventos desportivos realizados com recursos municipais. A propositura foi aprovada em 3ª votação e foi bastante elogiada pelos parlamentares.

Também foi aprovado em 3ª votação, o Projeto de Lei N° 283/2018, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB), que institui a Política Municipal de Assistência à Saúde de Alunos com Diabetes nas escolas da rede municipal de ensino. Já o projeto de Lei N° 224/2018, do vereador Bigode do Santa Maria (MDB), aprovado em 3ª votação, dispõe sobre o tempo de atendimento presencial pelas empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de água, esgoto, saneamento, energia elétrica, internet e telefonia fixa.

Fonte: CMA
Foto: China Tom


Política
Com.: 0
Por Redação
11/09
14:34

Senador Rogério Carvalho recebe o indicado à PGR Augusto Aras

Aras está à espera da sabatina que o analisará para assumir o cargo

O Senador Rogério Carvalho (PT/SE) recebeu no gabinete dele na manhã desta quarta-feira (11) o indicado à Procuradoria-Geral da República (PGR) Augusto Aras.

Aras está à espera da sabatina que o analisará para assumir o cargo e que deve acontecer no plenário do Senado na semana do dia 22 de setembro, segundo o presidente da casa Davi Alcolumbre (DEM/AP). Em 16 anos, esta foi a primeira vez que o nome indicado não saiu da tradicional lista tríplice, feita por integrantes do próprio Ministério Público. O indicado já teve outras conversas com os senadores na intenção de expor o que pensa sobre a atual conjuntura.

Apesar da visita, o Senador Rogério Carvalho deixa claro que seu voto será de acordo com a bancada do PT. Mesmo assim reforçou com o indicado de que é preciso que se cumpra a lei. “Estamos num período em que precisamos garantir o cumprimento dos nossos direitos e deveres. E as leis existem para isso! Agir fora da lei é corromper a moralidade. Todos temos o dever de preservar a democracia. ”, disse o Senador preocupado com a instabilidade provocada pelo governo Bolsonaro.

Fonte: Ascom/Senador Rogério
Foto: Alessandro Dantas /PT no Senado
 


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos