09/12
17:34

ICMS sobre o Gás Natural Veicular é reduzido pelo Governo de Sergipe

Medida beneficia todos os usuários de veículos movidos a GNV, principalmente, taxistas, motoristas de aplicativos, e os setores de transporte escolar e comercial de pequeno porte

Durante o evento de lançamento do Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSPG), nesta segunda-feira (09), o governador Belivaldo Chagas assinou decreto para redução do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços- incidente sobre o GNV (Gás Natural Veicular) de 18% para 12%. A medida passa a valer a partir de março de 2020 e visa estimular o aumento do consumo de GNV em Sergipe e contribuir para redução de poluentes no ar.

Belivaldo ressaltou os esforços do governo para que a dedução chegue ao consumidor e para incentivar a competividade do combustível. “Assumi o compromisso de que iríamos buscar meios para essa redução. Efetivamente, a medida entrará em vigor em março, para que a gente tenha todo entendimento com as distribuidoras e donos de postos. O que a gente quer ver é esse valor chegar reduzido lá na ponta, para aqueles que realmente precisam trabalhar com um combustível mais barato, não é apenas baixar nas distribuidoras e não chegar até o consumidor. A nossa perspectiva é de que, com esse incentivo, haja um incremento, de que outros carros sejam convertidos. Se isso vier a acontecer, a partir de 2020/2021, há a possibilidade, inclusive, de ampliar a redução do IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores] não apenas, como já acontece, para táxi, mas para todos os veículos a gás”, explicou Belivaldo.

A redução beneficia todos os usuários de veículos movidos a GNV, mas, principalmente, taxistas, motoristas de aplicativos, e os setores de transporte escolar e comercial de pequeno porte. De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Táxis de Sergipe, José Airton dos Santos, a medida favorece a categoria e os ajuda, ainda, a oferecerem um melhor serviço à população. “Reduziu 6% do valor. Foi dada pra frota inteira que utiliza o gás, mas não deixa de ser também para o taxista. Tudo aquilo que venha a diminuir o preço do custo da operacionalização do veículo, isso ajuda o taxista. O combustível é o nosso principal investimento, pois o consumimos todos os dias, então, logicamente, que incide no valor passado ao passageiro”, afirmou o taxista.

Fonte: ASN
Foto: Marco Vieira


Política
Com.: 0
Por Redação
09/12
16:20

Assinada por Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, a ordem de serviço para reforma e ampliação da Emurb

Objetivo da reforma é promover também melhores condições de trabalho para os servidores da empresa municipal, assim como adequar os espaços para os avanços tecnológicos

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização será completamente reestruturada. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na manhã desta segunda-feira, 9, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Além da reforma do prédio, a empresa será ampliada e ganhará uma nova sede administrativa, com acessibilidade. Serão investidos quase R$2 milhões, provenientes do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Na mesma solenidade, o prefeito descerrou a placa em homenagem ao engenheiro Adroaldo Celso Oliva Campos, que atuou na empresa por mais de 35 anos e faleceu em 2019.
 
O objetivo da reforma é promover também melhores condições de trabalho para os servidores da empresa municipal, assim como adequar os espaços para os avanços tecnológicos. “Esse prédio já não consegue absorver a todos que trabalham na empresa. Toda a parte de fiação e lógica está desatualizada, além disso, não tem elevador. Como nós cobramos acessibilidade de outros órgãos sem dar exemplo? Então, vamos ampliar e modernizar, dando cada vez mais condições para o uso das melhorias tecnológicas”. ressalta o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.   
A obra

Com a reforma e ampliação, a Emurb passará a ter um auditório, com capacidade para 100 pessoas, duas salas para arquivo, três salas de apoio administrativo, quatro banheiros e seis vagas de garagem. Para atender as normas de acessibilidade, serão instalados dois elevadores, sendo um em cada prédio. O prazo para execução das intervenções é de 12 meses. 

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes


Política
Com.: 0
Por Redação
09/12
15:30

Senadora Maria do Carmo diz que é muito cedo para falar em reeleição

A senadora Maria do Carmo (DEM) tem dito para aliados políticos e assessores que não pretende disputar a reeleição, embora se sinta bem de saúde. È comentário de aliados que ela pretende se aposentar ao final deste mandato e passar a dedicar mais tempo para a sua família. Mas os boatos persistem pelo fato dela ser o quadro de maior projeção do DEM de Sergipe e o partido não ter outras opções para disputar um cargo tão elevado na vida pública.

Consultada hoje, ela afirmou que entende que é muito cedo pra estar pensando em reeleição e lembra que ainda tem três anos de mandato, para o qual se encontra inteiramente dedicada, e que, no momento, está muito empenhada no fortalecimento do partido em  todo o Estado, com vistas às eleições de 2020. Disse que, estando estruturado e forte, o partido pensará, com certeza, nas candidaturas proporcionais e majoritárias, de 2022.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/12
15:15

Eduardo Amorim prepara o PSDB para disputar as eleições 2020

Embora um tanto desaparecido da mídia, o presidente do Diretório Estadual do PSDB, ex-senador Eduardo Amorim,  tem feito reuniões com pré-candidatos a vereadores, discutido a possibilidade de lançar candidatura própria a prefeito da capital, estruturado os diretórios no interior do Estado e  fortalece os secretariados Tucanafro, Juventude, Diversidade e PSDB-Mulher”, conforme divulgou hoje a sua assessoria.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/12
18:28

Eleições 2020: Dataplan realiza pesquisa eleitoral em Aracaju

O Instituto Dataplan iniciou neste sábado, 07, e conclui amanhã, domingo, 08, pesquisa eleitoral em Aracaju. Serão ouvidos eleitores que moram na capita sergipana e o resultado será divulgado pelo Jornal da Cidade (parceiro do instituto para várias pesquisas que acontecerão até as eleições de 2020), assim que os números forem apurados pela equipe da estatística Drielly Rodrigues. O Dataplan, que vem obtendo sucesso em suas pesquisas eleitorais em Sergipe e outros estados do Brasil, tem como diretor-presidente Thiago Aquino.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/12
18:35

Alese apela para funcionamento do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

Moção já foi devidamente aprovada pela unanimidade dos parlamentares sergipanos

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, apresentou a Moção de Apelo Nº 49/2019 ao governador do Estado para que sejam tomadas as iniciativas necessárias para a efetiva instalação e consequente funcionamento do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, instituído através da Lei Complementar nº 147/2007. A Moção já foi devidamente aprovada pela unanimidade dos parlamentares sergipanos.

“A falta de implementação desse indispensável Conselho provoca um vácuo na organização administrativa do estado de Sergipe na discussão da política de direitos humanos”, entende.

Neste sentido, o parlamentar defende que, para o aperfeiçoamento da democracia, é importante a discussão de setores do aparelho do Estado com a sociedade civil organizada. “Um dos espaços para essa interação é o Conselho Estadual e foi por isso que apresentei essa Moção, com o objetivo de que esse Órgão funcione efetivamente porque as suas atribuições legais são de extrema relevância para a sociedade, sobretudo neste cenário de ataque aos direitos humanos em nosso país”, salientou Iran Barbosa, lembrando que o momento é mais do que adequado para que o governo tome essa medida, dada a aproximação do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fonte: Rede Alese
Foto: Divulgação Ascom


Política
Com.: 0
Por Redação
06/12
18:23

Será entregue na próxima segunda-feira a Medalha Dom Távora

Prêmio é entregue como forma de reconhecimento à atuação e aos esforços para a promoção e a defesa dos direitos humanos no estado de Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que tem como presidente a deputada estadual  Kitty Lima (Cidadania) entregará, na próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro, 17h, por meio da realização de Sessão Especial, a Medalha Dom Vicente Távora.  

A homenagem é realizada anualmente em virtude da passagem do Dia Internacional de Direitos Humanos Dom José Vicente Távora. O prêmio é entregue como forma de reconhecimento à atuação e aos esforços para a promoção e a defesa dos direitos humanos no estado de Sergipe.

Dom Távora

Natural do município pernambucano de Orobó, Dom Távora contribuiu com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Chegou ao estado de Sergipe em 1958 e foi Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju no período de 1960 a 1970. Foi um verdadeiro lutador da classe trabalhadora, da democracia, e principalmente dos direitos humanos. Chamado de ‘Padre dos Operários’, Dom Távora também criou o Movimento de Educação de Base em Sergipe e fundou a Rádio Cultura, como um meio para alfabetizar os pobres. A partir desse movimento, surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do estado de Sergipe. Dom Távora estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país como prática da justiça social no campo.

Fonte: Rede Alese
Foto: sosergipe.com.br


Política
Com.: 0
Por Redação
06/12
16:28

Governo de Sergipe irá reduzir ICMS sobre o gás para taxistas

A informação foi passada durante o programa Papo Reto desta sexta-feira, dia 6

O governador Belivaldo Chagas informou que assinará decreto reduzindo o ICMS que incide sobre o preço do GNV. A informação foi passada durante o programa Papo Reto desta sexta-feira (06), que também abordou  o pagamento de gratificação natalina dos servidores estaduais e adequação do Estado à Reforma Nacional da Previdência. 

“É uma reivindicação dos taxistas que foi analisada. Vamos assinar o decreto reduzindo o valor da tarifa sobre o preço do gás”, disse o governador, informando que o percentual será divulgado na segunda-feira (09), durante Fórum Sergipano de Petróleo e Gás, no Teatro Tobias Barreto, a partir das 9h. Ainda sobre Fórum, o governador falou sobre as potencialidades do Terminal de Regaseificação da Celse, cuja operação se inicia ainda em janeiro de 2020. “Teremos um grande evento em Sergipe, onde caminhões movidos a Gás serão apresentados, produzidos por uma montadora chinesa, que já estão circulando pelo país. Será um grande evento para Sergipe. Uma oportunidade de receber investidores de todo Brasil e de fora também”.

O evento é uma instância deliberativa com o propósito de institucionalizar, estruturar, articular e apoiar as ações das diversas organizações que atuam no setor, visando potencializar os seus resultados econômicos e aumentar a competitividade de Sergipe no mercado da indústria de bens e serviços no âmbito estadual e nacional. Na ocasião, serão feitos anúncios e assinaturas de atos voltados para o fortalecimento da área energética no estado.

Sobre Educação, relatou que Governo Federal descontingenciou recursos para área. “Vamos ter R$ 53 milhões reais aplicados em reformas e ampliação de escolas e 13 milhões para equipar e modernizá-las. O meu compromisso continua com a Educação. Estamos na expectativa de que o governo federal faça a sua parte em relação ao Fundeb, para que a gente possa disparar, no momento próprio, o piso na carreira dos professores”, revelou. O governador informou, ainda, que até o dia 23 de dezembro, será liberado, para veículos de pequeno porte, o acesso à ponte que liga  Pirambu à Barra dos Coqueiros.  

Fonte e foto: ASN


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos