19/06
11:07

Canindé: Câmara aprova criação de Comissão Processante contra prefeito

A Câmara de Vereadores de Canindé de São Francisco (SE) aprovou por unanimidade (9 a 0), ontem,  a proposta de  criação de uma Comissão Processante (CP) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 18 de junho de 2019. Essa  CP atuará contra o prefeito Ednaldo Vieira Barros, após documentos serem protocolados por um morador que solicitou a Casa Legislativa uma investigação em relação às solicitações enviadas.


Em sorteio, foi definido que o vereador Joselildo Almeida do Nascimento, conhecido como Pank,  presidirá a CP, José Gomes da Silva Filho, “Zé Gomes”  será o relator e Adriano de Santana Feitoza, “Adriano de Bonfim”  vão compor a comissão, que terá 90 dias para apresentar o relatório final.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
22:54

Evelin Maciel fala sobre a Rede Legislativa

No próximo dia 22 de junho (sábado) a TV Alese fará 15 anos de existência. Para celebrar uma década e meia da transmissão da televisão aberta no estado de Sergipe, a jornalista Evelin Maciel, que é a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e Televisão, proferiu palestra no plenário do Poder Legislativo na tarde de hoje, 17, sobre “O Papel da TV Legislativa na Construção da Cidadania”.

Em sua exposição, a jornalista explicou a origem da Rede Legislativa de TV – que foi a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso digital da multiprogramação, e que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes.

Segundo a jornalista convidada, a rede tem o objetivo de incentivar que às casas legislativas montem suas próprias emissoras de rádio e televisão, com sinal aberto e gratuito, e assim, universalizar o acesso às programações. Ressaltou que isso é possível porque a câmara e o senado compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades. “Hoje a situação atual da Tv é de 355 canais solicitados. Em implantação o número chega a 114, e 52 operações (canais) estão no ar”, explicou Evelin.

A multiprogramação da Rede permite que o canal de 6MHz consignado ao Poder Legislativo federal transmita ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Câmara Federal, da Tc Senado, da TV Assembleia estadual e da TV Câmara municipal.

Agência Alese
Foto: Junior Ventura


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/06
22:46

Conselheiro passa bem depois de cirurgia cardíaca

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, do TCE/SE, se submeteu nesta segunda-feira, 17, no Hospital Albert Einstein (SP) a uma cirurgia de revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena. A operação conduzida pelo cardiologista Fabio Jatene foi considerada bem sucedida.

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro passa bem e permanece no hospital paulista acompanhado por equipe médica e familiares.



Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/06
21:40

Nordeste quer trazer médicos cubanos para atuação no interior

Os governadores nordestinos trabalham no sentido de completar os trâmites necessários para tornar legal o Consórcio do Nordeste. A iniciativa tem como objetivo buscar uma maior autonomia em relação ao governo de Jair Bolsonaro e as políticas federais que consideram nocivas para a região. Os nove estados da região embarcaram nesse projeto. Entre as iniciativas previstas está a reativação do Mais Médicos fazendo uso da mão de obra de profissionais cubanos da área de saúde, como aconteceu no governo da ex-presidente Dilma Roussef. Não se sabe ainda quantos médicos serão necessários, mas Sergipe está entre os estados consorciados.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
18:59

Riachão do Dantas: Justiça Eleitoral fará eleição dia 1º de setembro

No dia 1º de setembro próximo, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará a   eleição suplementar do município de Riachão do Dantas.  No dia 13 passado, o Tribunal divulgou o acórdão da cassação da prefeita Gerana Gomes da Silva e seu vice Luciano Góis.  Os dois foram afastados dos cargos que ocupavam por terem se beneficiado eleitoralmente de pesquisas que induziram o eleitorado a votar na chapa  em 2016. Riachão é hoje governada pelo presidente da Câmara, vereador Pedro da Lagoa.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
18:15

Tribunal cassa mandato da prefeita de São Francisco (SE)

Condenação foi motivada por compra de votos nas eleições de 2016; prefeita deve ser afastada após publicação da decisão do TRE

Acompanhando parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou, por unanimidade, o mandato da prefeita de São Francisco (SE), Altair Santos Nascimento, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). De acordo com a decisão que cassou a chapa da coligação “Por Amor a São Francisco”, a prefeita deve ser afastada do cargo assim que for publicada a decisão do TRE. O presidente da Câmara de Vereadores do Município assumirá a prefeitura municipal até a realização de novas eleições. 

Na mesma decisão, foram condenados Manoel Messias Nascimento Araújo, vice-prefeito eleito em 2016, e Maria Rosa Barbosa Araújo Nascimento, vice-prefeita do município à época dos fatos. Além da perda do mandado da prefeita e do vice, os três foram condenados a inelegibilidade por 8 anos. De acordo com as investigações, Altair, Manoel Messias e Maria Rosa tiveram conversas gravadas durante as eleições em que prometiam empregos na prefeitura em troca de votos, além de outros benefícios como obras na casa dos eleitores e bebidas alcoólicas. 

A procuradora Regional Eleitoral Eunice Dantas explica que as novas eleições no Município só ocorrerão após a confirmação da cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas que o afastamento da prefeita e do vice será comunicado pelo presidente do TRE-SE assim que houver a publicação da decisão no Diário Oficial.

Fonte: MPF-SE
Foto: Arte: Secom/MPF


Política
Com.: 0
Por Redação
17/06
18:12

Relator da CPI de Brumadinho deve propor indiciamento de 14 pessoas

Ele adiantou também que proporá desde crime de omissão até homicídio culposo dos envolvidos

O senador Carlos Viana (PSD-MG), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), deve entregar na próxima semana um relatório inicial para os senadores que integram a CPI. No texto com 330 páginas, Viana proporá o indiciamento de 14 pessoas e da própria mineradora Vale pelo crime de inundação que resultou em mortes.

"Nós temos 290 pessoas, entre elas, 26 desaparecidos e 264 corpos identificados, a maioria empregados da própria empresa. E os funcionários, todos eles tinham acesso às informações, todos eles participaram de encontros onde tiveram dados suficientes para saber que a barragem de Brumadinho estava para romper a qualquer momento, mas as providências não foram tomadas", disse o senador em entrevista à Rádio Senado.

Carlos Viana adiantou também que proporá desde crime de omissão até homicídio culposo dos envolvidos, responsáveis pelo desastre e pelas vítimas. "Recentemente o Tribunal Regional Federal da 1ª Região não aceitou uma denúncia de homicídio doloso no caso das mortes de Mariana e isso, naturalmente, criou um impasse jurídico. Mas a Justiça não tem entendido dessa forma, então para que a gente não perca a possibilidade de um processo criminal amplo, nós vamos trabalhar com homicídio culposo. As penas são menores, infelizmente, mas pelo menos a gente tem uma chance maior de condenação e resposta às famílias", explicou.

Fonte: Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado


Política
Com.: 0
Por Redação
17/06
17:20

Maia diz que comissão pode aprovar Previdência na semana que vem

Parecer do relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), foi lido na última quinta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (17) que a reforma da Previdência pode ser aprovada pela comissão especial que analisa o tema até o próximo dia 26. O parecer do relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), foi lido na última quinta-feira (13). O texto foi criticado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, segundo o qual, as alterações feitas na proposta inicial enviada pelo governo podem “abortar” a reforma. Para o ministro, entre os principais problemas, estão as mudanças nas regras de transição que reduziram substancialmente a economia projetada.

Rodrigo Maia disse que o posicionamento de Guedes teve efeito positivo. “A fala uniu o Parlamento, nos deu chance de estar mais próximos dos governadores e prefeitos. Tem crises ou críticas que vêm para bem. Essa é uma delas. Fortaleceu a certeza [de] que a Câmara e o Senado podem ter neste momento o papel [de] protagonista que nunca tiveram nos últimos 20 anos”, afirmou o presidente da Câmara depois de participar de um evento sobre transparências promovido pelo Grupo Bandeirantes.

Maia comentou a demissão do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy. Ele pediu para deixar o cargo ontem (16) após ser criticado pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo Bolsonaro, o motivo do descontentamento com Levy foi a nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do BNDES. O presidente da Câmara defendeu Levy e Barbosa. “Queria que o Marcos Pinto pudesse ser aproveitado em uma área de um debate importante sobre economia com viés social. Ele é um dos melhores do Brasil nessa área. Demitir faz parte da vida, é um direito do governo, mas da forma como foi feito, criou suspeição sobre o Marcos Pinto. Esse advogado que foi demitido do BNDES é um dos quadros que mais entendem de política econômica do ponto de vista social no Brasil”, ressaltou Maia, que elogiou a trajetória de ambos e os serviços que prestaram ao país.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos