11/07
06:51

Alessandro Vieira não aceita união da REDE com o PSB

O pré-candidato ao senado Alessandro não aceita a formaçlização de uma coligfação entre o seu REDE e o PSB, do senador Antônio Carlos Valadares. Não é a primeira vez que o presidente da Rede da sustentabilidade em Sergipe Dr. Emerson faz acordos que contraria os filiados. Recentemente os pré-candidatos a deputado estadual do partido, foram surpreendidos com a filiação de dois deputados: Georgeo Passos e Moritos Matos, fato este que foi visto por diversos pré-candidatos como traição. Ha uma certa tensão entre os antigos militantes e os novos. O PSB aguarda uma posição do partido para viabilizar a aliança.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/07
06:46

Sergipe - Procuradora eleitoral diz que parlamentares cassados continuam inelegíveis

A Procuradora Regional Eleitoral, Eunice Dantas, afirmou no Jornal da FAN, em entrevista a George Magalhães, que os parlamentares de Sergipe que tiveram seus mandatos cassados, continuam inelegíveis e que o MPE irá recorrer da decisão por entender que a condenação no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) foi por unanimidade e que quatro ministros, Tarcísio Vieira, Napoleão Nunes Maia Filho, Jorge Mussi e Admar Gonzaga, votaram a favor de extinguir os processos. Os outros três ministros do TSE, Luiz Fux, Edson Fachin e Rosa Weber, votaram contra. Esse é o caso de uso irregular de verbas das subvenções por deputados estaduais.

Eunice Dantas lembrou que o caso foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral que reuniu todas as provas necessárias para que ocorresse a cassação dos mandatos dos parlamentares, além da condenação a pagamento de multa à conselheira Angélica Guimarães, à época presidente da Assembleia Legislativa.

Sobre a cassação dos mandatos da prefeita Gerana Gomes Costa Silva (PTdoB) e do vice-prefeito Luciano Goes, de Riachão do Dantas, a procuradora explicou que foi por causa da divulgação de uma pesquisa que não havia sito autorizada.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/07
06:27

Decidido: PDT de Sergipe vai esperar definição nacional sobre coligações

A Secretaria de Comunicação do PDT de Sergipe divulgou nota anunciando que a agremiação política vai aguardar uma posição da direção nacional sobre coligações em todo o Brasil. O PDT conversa sobre alianças no Estado com o PSD, do governador Belivaldo Chagas, o PSDB, do senador Eduardo Amorim, e o PSB, do senador Antônio Carlos Valadares. Os comentários nos meios políticos dão conta de que “o PDT conversa demais e demora a decidir”. Os quadros mais importantes do partido são o ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, e sua mulher, a deputada estadual Sílvia Fontes.


Veja a nota do PDT/SE na íntegra:

Nota do PDT

A posição do PDT em Sergipe tem sido objeto de muitas explanações da imprensa e nas mídias sociais; muitas delas sem o menor fundo de verdade.

O PDT é um partido que tem história; e pelo respeito ao nosso partido, aos nossos filiados e aos sergipanos, esclarecemos que: por solicitação, e não por determinação, da direção nacional do PDT, iremos aguardar as composições nacionais. O objetivo é o fortalecimento da pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência da República, fato que já foi comunicado ao governador Belivaldo Chagas, a quem devemos respeito e atenção pela relação política que construímos.

Portanto, não se trata de indecisão, indefinição, leilão ou sabedoria, como alguns tentam transmitir de forma maldosa. Somos defensores de partidos fortes e pregamos a fidelidade partidária. Fora essa informação, só existem meras especulações.

Henrique Matos
Secretário de Comunicação do PDT/SE


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/07
22:14

TRE/SE cassa prefeita de Riachão do Dantas

 O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe  (TRE-SE) cassou hoje o mandato da  prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa. No processo de votação,  5 votos foram contra a continuidade dela no cargo e apenas 2 favoráveis. Ela já tinha sido cassada em primeira instância. Gerana é acusada abuso de poder econômico na eleição municipal de 2016. A prefeita tambem teria feito uso de pesquisas para se beneficiar eleitoralmente.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/07
12:38

SINTESE alerta dos riscos de ações judiciais individuais relacionadas ao retroativo do piso na rede estadual

Informações chegaram ao sindicato de que advogados estão abordando professores e professoras das escolas da rede estadual no sentido de ajuizar ações judiciais com o objetivo de receber os valores retroativos ao piso. Por isso, o Sintese vem a público para explicar e alertar os educadores.

Primeiro: o SINTESE já impetrou ação judicial coletiva (para os filiados ao sindicato) cobrando o pagamento do passivo trabalhista gerado pelo não pagamento do piso na carreira em 2012 e nos anos seguintes. Esta ação está tramitando (a Justiça já deu ganho de causa ao sindicato por três vezes, mas o governo recorreu), ou seja, ainda não há decisão final sobre assunto.

Informar também que com relação às perdas do ano de 2012 só serão reavidas a pela ação do sindicato, pois já está prescrita, mas o SINTESE ajuizou o processo antes da prescrição, de modo que isso não atingirá quem optar pela ação do SINTESE.

O professor ou professora pode entrar com uma ação individual? Poder, até pode. Mas o sindicato alerta que ao impetrar ações individuais, corre-se o risco de por erro de tática ou o uso de algum argumento equivocado, a Justiça dar ganho de causa ao Governo e com isso a ação coletiva ficar prejudicada.

Exemplo explícito disso foi a luta em 2008 para a manutenção da Progressão Vertical. A luta dos professores foi vitoriosa, mas ela só começou após o Tribunal de Justiça decidir, por causa de uma ação individual, que o integrante do magistério não teria direito ao avanço na carreira a partir da qualificação profissional. Foi preciso a assessoria jurídica do sindicato entrar em ação e os professores e professoras nas ruas lutaram pela garantia do direito.

Por isso, o SINTESE alerta que os professores e professoras filiados que forem abordados por algum advogado com essa temática procure o sindicato e alerte aos colegas que já existe uma ação em curso e, por três vezes, a Justiça deu ganho de causa ao sindicato, mas o governo voltou a recorrer. O suucesso das nossas ações significa que os argumentos jurídicos utilizados têm sido bons. (Do Sintese)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/07
12:22

João Daniel: Rogério será o nosso candidato a senador

“Rogério Carvalho é nosso candidato a senador. As questões jurídicas serão todas resolvidas. É assim que estamos lutando e é assim que acreditamos na Justiça e na verdade. Afinal, o processo contra ele não tem nenhuma materialidade.  Por isso estamos convencidos de que quem perdeu a última eleição de uma grande aliança por apenas 3% nesta eleição o povo sergipano compreenderá a importância de um senador que tenha capacidade, disposição e clareza sobre todos os aspectos políticos, econômicos, do qual Sergipe precisa”. O comentário é do deputado federal João Daniel, do Partido dos Trabalhadores de Sergipe (PT/SE).

 

Para o parlamentar petista, “Rogério Carvalho pode recuperar a imagem de Sergipe no Senado, a exemplo do que foi José Eduardo Dutra, o grande senador e único do nosso partido no Senado por Sergipe. Rogério é o senador de Lula, do PT e de todos os movimentos que acreditam no Senado e num mandato capaz de fortalecer a luta e a participação popular”.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/07
09:59

Edvaldo transfere interinamente cargo de prefeito de Aracaju para Nitinho

Na noite desta quinta-feira, 5, o prefeito Edvaldo Nogueira, por motivo de viagem, transferiu o cargo temporariamente ao presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale, em cerimônia realizada no Centro Administrativo.


Edvaldo se ausentará do país entre os dias 6 e 16 de julho, período no qual viajará aos Estados Unidos, para participar de um curso de gestão na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque. Nitinho assumirá o comando da administração municipal, uma vez que a vice-prefeita Eliane Aquino está fora do Estado.


“Este momento, embora simples, se reveste de significado, alegria e felicidade, pois transmito o cargo para o presidente da Câmara, Nitinho, que é um amigo, uma pessoa por quem tenho carinho, admiração e que tem dado grande colaboração à gestão municipal, nos ajudando no parlamento a aprovar os projetos que beneficiam os cidadãos. Nada mais justo do que Nitinho assumir a prefeitura. Este também é um gesto de confiança. Viajo tranquilo, pois sei que Nitinho corresponderá às expectativas da sociedade, dando continuidade ao trabalho que temos desenvolvido em Aracaju”, afirmou o prefeito.


Na presença da maioria dos secretários municipais, que participaram da cerimônia, Edvaldo afirmou que toda a equipe estará à disposição do prefeito em exercício, “dando plena colaboração ao desenvolvimento, de maneira efetiva, na interinidade”. Ele também ressaltou que fica “muito alegre” por ver um vereador assumir a gestão municipal. “Fui vereador por oito anos e tenho profundo respeito pelo parlamento”, frisou.


Para Nitinho, assumir a prefeitura representa “um voto de confiança” de Edvaldo. “Fico muito feliz, pois temos origem parecida: viemos do mesmo povo, trabalhamos sempre com seriedade e respeito. Será um trabalho de continuidade. Edvaldo está fazendo uma excelente administração. Obrigado por esta oportunidade. Honrarei esta tarefa”, disse.


Curso de gestão


Integrante da Frente Nacional de Prefeito (FNP), Edvaldo foi convidado para participar do curso “Aceleração do Crescimento nas cidades brasileiras”. A iniciativa é uma parceria entre a organização da sociedade civil Comunitas e a Universidade de Colúmbia. O curso é voltado aos prefeitos e prefeitas do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

A formação contará com especialistas renomados, ex-prefeitos e líderes que atuam em temas importantes como parcerias público-privadas, planejamento urbano e comunicação.


“Este é um curso muito importante, pois vamos discutir o desenvolvimento das cidades. Vários prefeitos do Brasil e de outras partes do mundo, além de estudiosos e empresários participarão do encontro. A FNP nos escolheu e estou muito satisfeito, pois esta escolha se deu por conta da gestão responsável que temos realizado na cidade”, afirmou.

Acompanharam a cerimônia o deputado federal Fábio Mitidieri, os vereadores Bigode do Santa Maria, Dr. Gonzaga, Vinícius Porto e Antônio Bittencourt, além dos secretários municipais, membros do Ministério Público, empresários e convidados.

PMA



Política
Com.: 0
Por Redação
06/07
09:21

Governador anuncia investimentos para a reforma do Ginásio de Esportes Constâncio Vieira

Na última quinta-feira, 5, o governador Belivaldo Chagas anunciou investimentos para a reforma e revitalização do Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, a partir de parceria entre o governo do Estado, o Ministério do Esporte e emenda parlamentar.

Para a obra completa, o governo estimou um investimento de R$ 7,5 milhões, que será custeado em R$ 3,5 milhões pelo Ministério do Esporte, juntamente com a emenda do deputado federal, Fábio Mitidieri, de R$ 1 milhão. O restante do valor será custeado pelo governo do Estado.

Ao lado do ministro do Esporte, Leandro Cruz, e do deputado Fábio Mitidieri, Belivaldo falou dos estudos realizados pelo governo, para a realização da obra, bem como sobre os investimentos que serão feitos. “Tentamos assinar um projeto de empréstimo, mas nos deparamos com alguns problemas e não conseguimos. Ficamos a pensar no que fazer, e hoje, para a nossa alegria, a gente recebe aqui o ministro do Esporte, que informa, junto ao deputado Fábio Mitidieri, que do valor que precisamos para a reforma, R$ 4,5 milhões já estão garantidos através do governo Federal e da emenda parlamentar, disse.

O governador explicou, ainda, os detalhes da obra. “No projeto, deixaremos de ter arquibancadas para substituição por poltronas. Faremos também a reforma da parte acústica para que seja inserida uma mais moderna. Além de, claro, toda a parte de infraestrutura, principalmente as questões elétricas e hidráulicas. São 40 anos de um prédio construído sem passar por uma reforma profunda, e graças a Fábio Mitidieri, ao nosso ministro e ao governo do Estado, vamos tornar isto uma realidade, para que esses jovens e essas jovens aqui possam continuar desempenhando as suas atividades esportivas dentro do melhor e maior ginásio de esportes aqui de Aracaju”, complementou Belivaldo.

As obras serão realizadas por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Seel), de Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Para o secretário da Seel, Antônio Hora Filho, os investimentos representam um grande avanço para o setor esportivo do estado.

“É uma alegria ver que conseguimos reunir a vontade política de deputados, ministros e governadores, com a competência técnica, governador, que o senhor está capitaneando, indo de encontro a todas as expectativas daqueles que diziam que a obra não sairia este ano, para trazer aqui hoje, no dia que antecede o aniversário de 40 anos do nosso querido
Constâncio Vieira a notícia desta tão esperada reforma. Estou muito feliz de poder fazer parte deste momento”, afirmou.

Um dos motivos pelos quais a reforma também está sendo realizada é o fato da interrupção dos treinamentos da seleção brasileira de ginástica no local, devido à interdição do piso.

As ginastas já treinam em Sergipe há alguns anos e ao fim da obra, voltarão à realizar os treinos no novo espaço. Para o ministro, Leandro Cruz, que veio à Sergipe também para trazer investimentos ao ginásio do Barretão, em Lagarto, junto às emendas parlamentares do deputado federal Fábio Reis, os investimentos do governo Federal em Sergipe ressaltam a preocupação com o esporte local

"É com muito prazer que venho anunciar a emenda do deputado e o investimento do ministério para a reforma do complexo esportivo Constâncio Vieira. O objetivo de estarmos aqui são vocês, esportistas e população de Aracaju. Quero voltar aqui e ver um piso novo, arrumado, para nossa seleção brasileira de ginástica voltar a treinar aqui. Eu estive aqui há aproximadamente um ano e meio atrás com o ministro Picciani, fizemos um compromisso e viemos hoje honrá-lo. Eu não tenho dúvidas de que o Barretão e o Constâncio Vieira continuarão sendo palcos de formação do esporte sergipano”, ressaltou o ministro.

Fábio Mitidieri, autor da emenda da reforma, também destacou os esforços realizados para trazer o investimento ao estado de Sergipe. "Fico feliz em poder direcionar essa emenda para o Constâncio. Lutamos, conversamos bastante com o Leandro Cruz, para que pudéssemos conseguir o máximo de recursos para cá. Lembro de ter participado, quando mais jovem, de jogos estudantis aqui, e é uma alegria poder contribuir para a reforma deste que é uma das principais praças deportistas de Aracaju", afirmou.

Presenças

O evento contou com apresentações dos grupos de capoeira da terceira idade Mangaliza, de ginástica rítmica, Clube Jardim Iracema Alves, além de representantes da Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica, da Federação Sergipana de Futebol e de ginastas esportivas.

Também participaram da solenidade a secretária da Casa Civil, Conceição Vieira; o secretário de Comunicação Social, Sales Neto; o secretário de Planejamento, Rosman Pereira; o secretário do Turismo, Cincinato Melo; o secretário da Seinfra, Valmor Barbosa; o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo; o diretor-presidente da Cehop, Caetano Quaranta; o deputado estadual Garibalde Mendonça; o presidente da Câmara de Vereadores Josenito Vitale (Nitinho); o secretário municipal de Esportes, Jorge Araújo Filho; e o ex-secretário Zezinho Sobral.

ASN


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos