09/11
21:22

Dr. Gonzaga faz alerta sobre o câncer de próstata

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a tribuna para fazer um alerta sobre o câncer de próstata, como parte da campanha de conscientização “Novembro Azul”, com enfoque na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na ocasião, o vereador apresentou dados e informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente no sexo masculino e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. O Instituto Nacional de Câncer estima mais 61.200 novos casos, para o período de 2016/2017. Com relação aos números de mortes causados por câncer, o de próstata está na segunda posição e a primeira é ocupada pelo de pulmão.

Muitas vezes, o tumor cresce lentamente e estima-se que, cerca de 80% dos pacientes com mais de 80 anos que morreram por conta de outros problemas, nem sabiam que tinham o câncer em seu organismo. Por outro lado, em outros casos, o câncer se desenvolve e se prolifera de maneira muito rápida.

“É por isso que os exames preventivos são tão importantes, pois podem dar um diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances e cura”, lembrou Dr. Gonzaga. Ele também explicou que, a partir dos 45 anos, os homens devem realizar o exame de próstata uma vez por ano. Já aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem fazer o exame após os 40 anos de idade.

Os principais exames são: exame de sangue PSA e o de toque retal. “Este último ainda é envolto de tabus e preconceito, mas é o diferencial para o diagnóstico e o tratamento da doença, porque somente cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares”, alertou o parlamentar.

Em 2011, foi aprovada a Lei Municipal N° 4.101, de autoria de Dr. Gonzaga, que prevê que os postos de atendimento e hospitais públicos disponibilizem a “carteira de exames PSA” e um folheto explicativo esclarecendo sobre os riscos e a necessidade de prevenir o câncer de próstata.

Segundo o parlamentar, a “carteira de exames PSA” deveria conter espaço para datas e anotações médicas dos exames, periodicidade e meios disponíveis para agendamento dos exames. Apesar de ter sido aprovada há mais de seis anos, a carteira não está disponível, conforme prevê a Lei. “Seria mais uma ferramenta no incentivo à prevenção, mas, infelizmente, não foi levada adiante pelo executivo”, lamentou o vereador.

O vereador finalizou reforçando a importância de os homens cuidarem mais da saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. “Não deixe que o preconceito e o machismo atrapalhem a sua saúde. Cuide-se, fazendo o exame preventivo uma vez ao ano”, encerrou. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
19:09

Sindicalistas realizam dia de protestos em Sergipe nesta sexta-feira

As centrais sindicais brasileiras também sediadas em Sergipe vão realizar atos de protesto durante esta sexta-feira, 10, em Aracaju e municípios cortados pela BR-101. Há a pretensão também de paralisar as atividades em escolas públicas dos 75 municípios, além de postos de saúde. A mobilização na capital sergipana deverá ser mais intensa a partir das 9h, no centro comercial. Às 15h serão realizadas caminhas pelas ruas do Centro. Há grupamentos que pretendem fazer atos nos terminais rodoviários e nas proximidades das empresas de transporte coletivo.

Os protestos serão em defesa da estabilidade do servidor público e pela revogação da Reforma Trabalhista. A concentração do protesto em Aracaju será a partir das 16h, na Praça do Mini Golfe, vizinho à OAB. A Frente Brasil Popular e todas as organizações do movimento social e sindical que a integram realizaram reunião na tarde da última terça-feira, na sede da CUT/SE para definir todos os detalhes do protesto.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
18:02

Ministro da Educação inaugurará Centro de Diagnóstico da UFS

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participará no próximo dia 15 do ato de inauguração do Centro de Diagnóstico e Anexo Hospital do Hospital Universitário (HU),  da Universidade Federal de Sergipe. A confirmação da presença aconteceu hoje e a solenidade será realizada na rua Cláudio Batista s/n – Bairro Cidade Nova, em Aracaju (SE), conforme informações do gabinete do reitor Angelo Roberto Antoniolli.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
17:32

Ulices Andrade é eleito presidente do TC de Sergipe

Em sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira, 9, o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) elegeu o conselheiro Ulices Andrade Filho como o novo presidente do órgão para o biênio 2018/19. Escolhida por unanimidade, a nova Mesa Diretora é composta ainda pelos conselheiros Carlos Alberto Sobral e Angélica Guimarães, nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente. 

Ao ser eleito, o futuro presidente agradeceu aos demais membros _MG_5034.JPGdo colegiado e antecipou metas que buscará atingir em sua gestão, com destaque para a valorização do quadro técnico do órgão. "Vamos prepará-los ainda mais para que a gente possa desempenhar com cada vez mais eficiência a nossa atividade fim; como sabemos, o Tribunal de Contas deve analisar contas e fiscalizar gestões onde tiver dinheiro público envolvido", comentou o conselheiro Ulices Andrade.

Prestes a encerrar sua gestão, o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa fez votos de uma gestão exitosa à nova Mesa Diretora e comemorou os resultados obtidos ao longo dos últimos dois anos. 

"No início da nossa gestão, que foi de dois anos, traçamos uma _MG_4972.JPGestratégia de planejamento com metas para quatro anos; de tudo o que foi colocado, concluíamos 84%, ou seja, fizemos muito apesar do pouco tempo", afirmou Clóvis Barbosa, destacando entre as realizações os avanços na área de tecnologia da informação.

Próximo vice-presidente do Tribunal, o conselheiro Carlos Alberto também agradeceu aos colegas pela confiança e se disse honrado pela escolha: "Farei o possível para corresponder às expectativas", colocou o decano da Casa, fazendo coro com a conselheira Angélica Guimarães, que ficará à frente da corregedoria-geral. "Queria agradecer aos meus pares pela escolha e espero cumprir essa missão com muita responsabilidade, ética e isenção", comentou. 

A posse da nova Mesa Diretora do TCE/SE ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 9h, no próprio Tribunal, embora a gestão tenha início a partir do dia 2 de janeiro de 2018.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
10:24

Vaquejada pode se tornar patrimônio Cultural brasileiro

Defensor da vaquejada como expressão cultural do Brasil, o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) recebeu nesta quarta-feira (08) o vice-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) Marcos Lima e o diretor desta entidade, Jônatas Dantas. Eles foram tratar do Projeto de Lei 8240 de 2017, que objetiva tornar a vaquejada bem de natureza imaterial do patrimônio cultural brasileiro, ideia também defendida pelo deputado.

“Todos sabemos da força da vaquejada no Brasil, especialmente no Norte e Nordeste. É uma atividade cultural reconhecida pelo nosso não apenas pela capacidade para gerar milhares de empregos diretos e indiretos, mas por ser uma tradição nacional, que também movimenta a economia e traz diversão à população. Sempre defendi a regularização da prática e o direito dos vaqueiros de se organizarem e promoverem as festividades”, destacou André Moura.

Marcos Lima pediu ao líder para intervir junto à presidência da Câmara dos Deputados para o projeto de lei [de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB)] ser apreciado com celeridade naquela Casa. “Há duas semanas, o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) esteve com o presidente Rodrigo Maia em busca de solução para o impasse e apresentou à Mesa Diretora requerimento de urgência para o projeto ser apreciado pelos deputados. Pedimos ao deputado André Moura para nos ajudar a pautar a matéria ainda neste ano”, pontuou.

Histórico – No fim de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 304/17 com normas de proteção aos esportes equestres. O texto acresceu à constituição um parágrafo proibindo práticas desportivas cruéis que utilizem animais, como vaquejadas, rodeios e demais esportes equestres, ressalvadas as registradas como manifestações culturais e bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro. Com a aprovação, nenhum entrave jurídico pode impossibilitar a realização de eventos dessa natureza. (Da assessoria)

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
21:57

PSOL convida o PSTU para compor Frente de Esquerda de SE

Consultado hoje pelo blog, o PSOL informou que trabalha pela unidade dos partidos de esquerda em uma frente. "Nós, PSTU, PCB e PSOL somos aliados sempre. Construimos no dia-a-dia diferentes mobilizações em torno da defesa dos direitos de nossa classe, a classe trabalhadora. Inclusive no próximo dia 10 de novembro estaremos juntos construindo o dia nacional de lutas aqui em Sergipe", informou a assessoria do PSOL, partido que lançou o nome da professora Sônia Meire para a condição de pré-candidata ao Governo de Sergipe. PSTU e PSOL andam se estranhando.

O PSOL informou ainda que "do ponto de vista eleitoral, nós estamos construindo o diálogo com esses partidos ( que fazem parte da Frente de Esquerda) para construção de um programa e tática eleitoral para o próximo ano. O PCB já sinalizou que fará parte da Frente de Esquerda, quanto ao PSTU, acreditamos que o partido ainda está realizando seu debate interno para tomar essa decisão, contudo, desde já, deixamos o convite para que o PSTU venha também compor conosco esta Frente no pleito eleitoral de 2018".



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
21:40

OAB se une ao povo de Salgado para solicitar reabertura do Banco do Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, se uniu aos moradores do município em uma audiência pública ao ar livre para solicitar a reabertura da única agência bancária que havia na cidade. O ato aconteceu nesta quarta-feira, 08, na Praça Helena Ribeiro, em frente ao Banco do Brasil, que fechou as portas há mais de 10 meses alegando falta de segurança e deixou toda população do município sem nenhum serviço bancário.

No final de outubro, vereadores, vice-prefeito, padre, advogados e comerciantes de Salgado estiveram na OAB para pedir apoio da entidade. Os munícipes relataram que vários apelos já foram feitos, mas a agência permanece fechada, obrigando os moradores a se deslocarem para cidades vizinhas, como Boquim, Itaporanga ou Lagarto para fazer uso de qualquer serviço bancário.

Presente à audiência, o vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou que o encerramento das atividades do Banco do Brasil na cidade representa um enorme prejuízo à economia local e dificulta a vida dos salgadenses. “Se essa agência bancária está sem funcionar em virtude da insegurança, pedimos que o Governo de Sergipe uma atenção maior a segurança pública do município. Solicitamos também que Superintendência desta instituição financeira não se omita e invista em sua agência. Que o Banco do Brasil zele por seus funcionários e clientes, pela proteção do seu ambiente interno, instalando portas giratórias e colocando uma segurança armada no local”, frisou.

“É inadmissível que um município não tenha, no mínimo, uma agência bancária aberta. Este ato é a prova da importância desta questão. Essa audiência pública, uma proposta apresentada pela OAB em reunião com representantes de Salgado, é uma manifestação do povo. Um protesto dos parlamentares, do poder público municipal, das igrejas, dos comerciantes e toda comunidade em prol da reabertura do Banco do Brasil em nossa cidade”, ressaltou o vereador Irinaldo Fraga.

O comerciante Arivaldo dos Santos, professor e bacharel em direito, elogiou a participação da OAB na audiência e enalteceu o posicionamento da entidade no combate às injustiças sociais. “Desde a revolução de 1964, a Ordem dos Advogados se faz presente para garantir o respeito aos direitos e promover a paz social. É uma satisfação imensa ter a OAB em Salgado atestando esta requisição de retorno do atendimento bancário aqui no município, porque a Ordem é uma das poucas instituições que ainda possui credibilidade neste país “.

Arivaldo dos Santos destacou o sofrimento da população, em especial dos aposentados, que se sujeitam a uma viagem para ter acesso ao atendimento bancário. O comerciante pontuou que uma das funções do banco é sanear o mercado, assegurando a estabilidade da economia de Salgado. “Com o fechamento, os recursos que estão no banco passaram a ser gastos em outros municípios e o comércio está falindo”, disse Arivaldo, afirmando que este cenário precisa mudar.

Reafirmando seu apoio, a OAB encaminhará ofício requisitando que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Segurança Pública, reforce o policiamento na cidade, visando garantir não só o retorno da instituição financeira para o município, mas, principalmente, uma melhor qualidade de vida para à população. A Ordem encaminhará ainda um requerimento para toda superintendência do BB, solicitando investimento na agência de Salgado.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
08:13

Ministro da Educação poderá vir a SE dia 15

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor  Angelo Roberto Antoniolli, disse na manhã de hoje que a instituição de ensino superior  conseguiu  a fazenda, junto à Embrapa, para a construção do Campus do Sertão,  e crê  que no decorrer da próxima semana  consegue a autorização do ministro da Educação para finalizar as obras da unidade de saúde materno infantil (cerca de R$ 16 milhões). Por causa da liberação dos recursos, o líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura,  trabalha a ideia de trazer o ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho, no próximo dia 15, a Sergipe. O reitor destacou também o apoio que tem recebido do senador Eduardo Amorim.    



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos