09/05
22:26

Espaço Cultural Leonardo Alencar receberá primeira exposição de 2018

O espaço receberá três exposições individuais ao longo de 2018 e esta será a primeira delas. As mostras foram selecionadas através do Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

O Espaço Cultural Leonardo Alencar, localizado no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, lançará na próxima terça-feira, 15 de maio, às 10h, a mostra “Erro 404: Arte não encontrada”, do artista visual Marcelo Prudente. O espaço receberá três exposições individuais ao longo de 2018 e esta será a primeira delas. As mostras foram selecionadas através do Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O projeto selecionado é uma iniciativa em arte eletrônica com a proposta de contribuir e disseminar esse segmento através de uma exposição híbrida, concebida por meio de códigos digitais interligados a dados online permissíveis de atualizações diárias pelo artista, alterando a narrativa inicial no decorrer do período expositivo de acordo com os conceitos propostos em cada trabalho apresentado.

A exposição contará com cinco séries, totalizando 13 obras, entre instalações eletrônicas, game art, experimentações em realidade aumentada, entre outros formatos. “Nesse projeto, buscamos aprofundar ainda mais o conceito de aleatoriedade e imaterialidade presente na arte digital, propondo uma exposição que rompa o espaço-tempo físico e virtual, por meio do uso de objetos projetados para interação homem-máquina e da ocupação não convencional por meio de códigos de realidade aumentada, que só poderão ser vistos através das retículas de equipamentos digitais, tais como smartphones e tablets”, explica o artista visual Marcelo Prudente.

Foto: Ascom/Secult


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/05
18:44

Belivaldo exonera Almeida Lima da Secretaria da Saúde

A Secretaria de Estado da Comunicação do Governo de Sergipe anunciou na tarde desta quarta-feira que o Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima,  foi exonerado da pasta que vinha ocupando desde janeiro de 2017.

Através de nota, o Governo informou que a decisão ocorreu por incompatibilidade de estilo administrativo do governador Belivaldo Chagas com o do secretário Almeida Lima.

A Secom divulgou ainda que o superintendente executivo da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, assume interinamente o cargo de secretário da Saúde.

Valberto, 32 anos,  exerceu a profissão médica no município de Aracaju e nos Hospitais Cirurgia, Huse e Unimed, além de atuar como professor de Residência Médica de Cirurgia.

Na manhã desta quarta-feira, durante entrevista ao Jornal da Fan, Belivaldo Chagas fez duras críticas à gestão de Almeida Lima. Entre os problemas, o governador ressaltou o PSS da Saúde que teve que ser cancelado.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/05
21:25

Alese derruba 17 vetos governamentais na Comissão e em plenário

Os deputados estaduais analisaram e derrubaram exatos 17 vetos governamentais a projetos de lei que já haviam tramitado na Assembleia Legislativa. Na manhã dessa terça-feira (8), os parlamentares constituíram uma Comissão Especial para apreciação dos vetos e, em seguida, deram continuidade à votação em plenário.

Após 30 dias da leitura dos mesmos, a Alese poderia ter sua pauta obstruída caso a votação não ocorresse ainda esta semana. Os projetos agora seguem para a promulgação do governador Belivaldo Chagas (MDB). A votação se deu de forma eletrônica e em votação secreta no plenário.

Água potável

O Governo vetou totalmente o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Moritos Matos (REDE) que dispõe sobre a gratuidade de água potável em lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e shoppings centers. O veto foi derrubado por unanimidade dos presentes.

Álcool em gel

DSC_1142Os deputados derrubaram, por maioria, com um voto pela manutenção, o veto total ao projeto também de autoria do deputado Moritos Matos que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e disponibilização, ao público em geral, de recipientes contendo álcool em gel, em estabelecimentos públicos e privados, em todo o Estado.

Transporte escolar

Outro veto total derrubado por unanimidade foi sobre o projeto de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) que estende a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos veículos empregados exclusivamente no Transporte Escolar.

Ressarcimentos

Também por unanimidade foi rejeitado o veto total ao projeto de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) que dispõe sobre o ressarcimento dos danos causados ao erário por negligência, imprudência ou imperícia, bem como uso de álcool, substâncias entorpecentes, tóxicas ou de efeito análogo no organismo humano.

Músicas sergipanas

Com apenas um voto pela manutenção, foi rejeitado por maioria o veto total ao projeto do deputado Gustinho Ribeiro (SD) que estabelece que as empresas de radiofusão destinem 5% de espaço da sua programação diária para músicas e/ou composições sergipanas.

Food Trucks

Da mesma forma, por maioria, foi derrubado o veto parcial do governo ao projeto do deputado estadual Luciano Pimentel que institui a política estadual de incentivo a feiras gastronômicas e a comercialização de alimentos em trailers, vans, caminhões e veículos similares, conhecidos como “FOOD TRUCKS”.

Listas de espera

Também por maioria os deputados rejeitaram o veto total do governo ao projeto dos deputados Georgeo Passos (REDE) e Sílvia Fontes (PDT) que versa sobre a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de Saúde.

Câmeras de Segurança

O veto total do governo ao projeto de autoria do deputado Zezinho Guimarães (MDB), que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nos veículos de transporte escolar do Estado também foi rejeitado por maioria.

Bombeiros Civis

Na mesma linha foi o veto total ao projeto do deputado Georgeo Passos que dispõe sobre a presença de bombeiros civis nas edificações, áreas de risco ou eventos de grande concentração pública, e sobre a regularização de empresas e entidades prestadoras de serviços de prevenção e combate a incêndio. O veto contou apenas com um voto pela sua manutenção e foi derrubado.

Capoeirista

O projeto do deputado Moritos Matos que institui e inclui, no Calendário Cultural do Estado o Dia do Capoeirista, havia sido vetado parcialmente pelo governo, mas os deputados derrubaram o veto por unanimidade.

Filarmônica

O mesmo aconteceu com outro projeto de Moritos Matos: o que institui e inclui, no Calendário Cultural do Estado o Dia da Banda Filarmônica. O veto parcial do governo foi derrubado de forma unânime no plenário.

Passe livre

De autoria do deputado estadual Augusto Bezerra (PHS), o projeto que institui o passe livre junto às empresas de transporte coletivo intermunicipal aos agentes de segurança penitenciária havia sido vetado totalmente pelo Executivo. Os deputados derrubaram o veto por unanimidade.

Guardas e agentes

Outro veto total do Executivo, derrubado pelos deputados, foi sobre o PL de Sílvia Fontes que dispõe sobre o transporte gratuito dos membros das Guardas Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito. Apenas um parlamentar votou pela manutenção do veto.

Líder Comunitário

O veto parcial ao projeto do deputado Augusto Bezerra que institui o Dia do Líder Comunitário foi derrubado por unanimidade dos parlamentares presentes.

IPVA

O veto total ao projeto do deputado estadual Zezinho Guimarães que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação no boleto de pagamento ou documento de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da alíquota adotada para seu cálculo e do valor atribuído ao veículo, foi derrubado por unanimidade.

Veículos adaptados

O veto total ao projeto do deputado Georgeo Passos que versa sobre a obrigatoriedade dos centros de formação de condutores a disponibilizarem em sua frota de veículos adaptados para pessoas com deficiência em todo Estado também for derrubado em plenário de forma unânime.

Remição pela Leitura

O veto total ao projeto do deputado estadual Luciano Pimentel que institui o projeto “Remição pela Leitura” no âmbito dos Estabelecimentos Penais do Estado de Sergipe foi derrubado por unanimidade.

Da Agência de Notícias Alese
Foto: Jadílson Simões


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
08/05
21:24

Vereadores derrubam os dois últimos vetos do Executivo

Vereadores da oposição e da situação comemoraram a derrubada dos dois últimos vetos enviados pelo Poder Executivo a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante votação nesta terça-feira, 8, na Pauta do Dia. Além dos vetos, foram apreciados 19 Projetos de Lei, todos em Redação Final.

O primeiro veto analisado pelos parlamentares foi de nº 18, referente ao PL 369/2017, derrubado por 13 votos a um, de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB). A propositura institui a adoção de plataforma digital de videoconferência no atendimento do serviço público na língua brasileira de sinais.

O veto nº 19, ao PL 36/2017, de autoria do vereador Seu Marcos (PHS), foi derrubado por 14 votos. O projeto trata da meia passagem no transporte coletivo municipal para todos os usuários aos domingos. O autor apelou para os parlamentares favorecerem os trabalhadores. “Várias cidades que já tem este projeto em vigor e Aracaju, a menor capital do país se recusa a colocar em vigor”, destacou Seu Marcos.

Em aparte, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) informou que na legislatura passada apresentou um projeto parecido. “Sinto-me contemplado com este projeto e seu que vai trazer dignidade as pessoas que aos domingos possam ir visitar seus familiares”.

Mesmo com uma postura contrária, o vereador Manuel Marcos (PSDB) votou pela derrubada do veto. “Toda na minha vida fui contra gratuidade em qualquer coisa, não acho que gratuidade leve a lugar algum, mesmo assim, seu projeto irá ajudar a aumentar o fluxo no transporte”.

Foto: Gilton Rosas


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/05
22:40

Sergipe adere ao Plano de Benefícios Civis PrevNordeste


Esse Plano de Adesão representa uma nova fase no modelo de previdência do Estado de Sergipe. A partir da assinatura do Plano, os novos servidores que receberem acima do teto do Regime Geral da Previdência Social - RGPS (em torno de R$ 5.500,00) terão seus salários complementados na aposentadoria através de um sistema de capitalização, no qual cada servidor receberá proporcionalmente à sua contribuição

Na manhã desta segunda-feira (07), no auditório do Palácio dos Despachos, ocorreu a solenidade de assinatura do termo de adesão do governo de Sergipe ao Plano de Benefícios Civis PrevNordeste. A proposta de previdência complementar é fruto da reunião de governadores que aconteceu em maio do ano passado, na qual Belivaldo Chagas participou e, desde então, junto à equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão, não mediu esforços para que Sergipe fosse um dos estados pioneiros a aderir ao Plano.

O PrevNordeste é um regime de previdência complementar que deverá abarcar os novos regimes previdenciários da região Nordeste. Esse Plano de Adesão representa uma nova fase no modelo de previdência do Estado de Sergipe. A partir da assinatura do Plano, os novos servidores que receberem acima do teto do Regime Geral da Previdência Social - RGPS (em torno de R$ 5.500,00) terão seus salários complementados na aposentadoria através de um sistema de capitalização, no qual cada servidor receberá proporcionalmente à sua contribuição.

Fotos: Jorge Henrique/ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/05
22:35

Prevenção: Emsurb realiza monitoramento de canais

Trabalhar para evitar eventuais transtornos com a chegada do período de chuvas. Esse tem sido um dos objetivos da Prefeitura de Aracaju que, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem executando ações de limpeza e monitoramento dos 65 canais que cortam a capital.
 
Nesta segunda-feira, 7, técnicos da Diretoria de Operações da empresa realizaram a vistoria de canais das zonas Norte e Sul. O objetivo da visita foi monitorar o escoamento das águas pluviais que, segundo a Defesa Civil do município, chegaram a quase 40mm nas  últimas horas.
 
No canal do conjunto Médici, no bairro Luzia, os técnicos acompanharam o serviço de limpeza manual. “Retiramos todos os resíduos que estavam presos à tela de contenção. Essa ferramenta possibilita que o lixo, jogado indevidamente pela população dentro do canal, não tenha acesso à entrada da galeria”, explicou o gerente de Limpeza Urbana, Rodolfo Costa.
 
Já no canal da Soledade, nas proximidades do loteamento Jardim Bahia, o gerente informou que será feita uma limpeza mais minuciosa com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. “O uso da máquina para a retirada de materiais irá aliviar com mais rapidez o escoamento do grande fluxo de águas que desce das localidades próximas a avenida Euclides Figueiredo, a exemplo do loteamento Moema Mary”, afirma Rodolfo. 

Foto: Marcos Rodrigues


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/05
18:44

Eleições 2018: Principais chapas majoritárias já estão definidas em Sergipe?

Belivaldo Chagas, para governador, Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT), para o Senado Federal. Com a saída do PRB, de Heleno Silva, do grupo governista a chapa majoritária deverá ser essa. Agora o bloco vai para a rua na caça ao voto já definido.

A exoneração de Heleno e a saída do PRB do Governo já eram esperadas. Ele vinha conversando com o grupo da oposição e pressionando o Governo para ser candidato a senador. “Heleno sempre faz esse jogo duplo”, disse o deputado federal João Lula Daniel.

A oposição, suspeita-se, também já estaria com a sua chapa majoritária definida. Seria encabeçada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB), como candidato a governador, André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB), como candidatos ao Senado Federal.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/05
18:22

Governador exonera Heleno Silva, que vai para a oposição

O governador Belivaldo Chagas (PSD) exonerou hoje o chefe do Escritório de Sergipe em Brasília, Heleno Silva. A medida foi adotada após reunião com o deputado federal Jony Marcos, do PRB, que defendeu o nome de Silva para disputar o Senado no bloco governista. Chagas deixou claro que as vagas para o Senado seriam do ex-governador Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT). Existe a possibilidade do ex-chefe do Escritório disputar o Senado na aliança política liderada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal André Moura (PSC).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos