04/09
17:41

Por maioria, TRE-SE aprova candidatura de Belivaldo e atesta que o governador é ficha limpa

Em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, 4, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) deferiu o registro de candidatura do governador Belivaldo Chagas, que disputa a reeleição.

Ao aprovar o registro da candidatura do governador, os magistrados do TRE/SE rejeitaram o pedido de impugnação da candidatura de Belivaldo Chagas apresentado pela coligação do candidato a governador Valadares Filho.

Relator do processo de registro da candidatura de Belivaldo, o juiz eleitoral José Dantas de Santana votou pelo deferimento [aprovação] do pedido e teve seu voto acompanhado pelo desembargador Diógenes Barreto e pelas juízas Áurea Corumba de Santana, Dauquíria de Melo Ferreira e Denize Maria de Barro Figueiredo, formando ampla maioria.

“Incomodado com o crescimento da minha candidatura e com medo de me enfrentar nas urnas, Valadares Filho quis me vencer no tapetão e perdeu de goleada. A justiça eleitoral não apenas rejeitou o pedido de impugnação apresentado por ele, como atestou que sou ficha limpa e que todos os meus atos enquanto secretário de Estado da Educação estão dentro da legalidade, pois tive todas as minhas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas. Sigo em frente nessa caminhada vitoriosa na qual, junto com o povo, vamos derrotar Valadares Filho e Eduardo Amorim, os candidatos do time de Temer”, destacou Belivaldo.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
04/09
17:36

Defensoria Pública implanta sistema de votação eletrônica para eleição de Defensor Público Geral

Pela primeira vez, após o advento da Lei 183/2010 que dispõe sobre a autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, a Eleição para escolha do Defensor Público Geral será realizada no dia 11 de Setembro das 8h às 17h, por meio de votação via internet. Os defensores públicos receberão, através do seu e-mail funcional, um link para acesso ao sistema de votação eletrônica.

Segundo o defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda, o objetivo da votação eletrônica é proporcionar comodidade e flexibilidade aos membros. “Com o processo de votação on line, o defensor público não precisará se deslocar para exercer o voto, podendo escolher o candidato de qualquer lugar com acesso à internet. Com isso, evitamos desta forma o desgaste de deslocamento e uma eleição mais rápida e eficaz”, pontua.

A empresa responsável pelo sistema é a Tafner Software Solutions com sede em Sorocaba, São Paulo, e com atuação no mercado nacional de software desde 1998. “Outras Defensorias Públicas já adotam a votação eletrônica. A ideia é garantir a idoneidade e transparência do pleito, lembrando que nenhum técnico ou analista de sistemas da Defensoria terá acesso aos dados gerados na eleição”, disse Jesus Jairo.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
04/09
17:32

A pedido do MP Eleitoral, Justiça indefere candidatura de João Tarantella (PSL) ao governo de Sergipe

Partido teve o demonstrativo de regularidade partidária (DRAP) indeferido, em consequência, os candidatos do partido estão impedidos de participar das eleições

A pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe indeferiu hoje (04/09) o pedido de candidatura de João Paes da Costa, o João Tarantella, ao governo do Estado de Sergipe. O candidato foi impedido de participar do pleito porque o Partido Social Liberal (PSL) teve o demonstrativo de regularidade partidária (DRAP) indeferido no Tribunal. 

Como consequência, nenhum candidato do PSL, seja a governador, senador deputado federal e deputado estadual terá a candidatura deferida, pois a regularidade do DRAP é pré-requisito para participação do partido na eleição.

DRAP 
De acordo com o parecer do MP, o partido não cumpriu a cota de gênero. A procuradora Regional Eleitoral, Eunice Dantas, explica que a legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Ainda de acordo com a procuradora, algumas candidatas do partido desistiram das candidaturas e, apesar de convocado a substituir as postulantes, o partido não cumpriu a regra eleitoral.

Da decisão, cabe recurso. Número do processo para consulta no PJe do TRE-SE: 0600731-15.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
04/09
17:31

Vinícius Porto propõe campanha educativa para combater atos de vandalismo

Prejuízos aos cofres públicos e transtornos incalculáveis para toda a população. É o que avalia o vereador, Vinícius Porto ao se referir aos atos de vandalismo que incorporam à rotina da capital sergipana. O mais novo alvo foi o Ecoponto instalado no Bairro Industrial, zona norte de Aracaju, inaugurado a menos de 15 dias.

De acordo com o vereador, as ações de zeladoria urbana, que têm como foco a conservação e manutenção da cidade, tem sido prioridade para a Prefeitura de Aracaju, mas lamenta que ainda haja pessoas que não querem ver a cidade revitalizada. “É preciso mostrar que não é normal a destruição do lugar onde você vive”, disse o parlamentar ao lamentar a destruição do Ecoponto, um espaço pensado e construído com objetivo de envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, aperfeiçoar a coleta seletiva e criar mais um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos para associações de catadores.

“É um novo conceito de sustentabilidade”, enfatiza Vinícius Porto ao sugerir a realização de uma campanha educativa para combater os atos de vandalismo que causam tantos prejuízos e transtornos para todos. “É notória a ação de vândalos, que quebram e danificam os espaços. Isso é uma questão cultural e de educação que precisa ser mudada”, afirmou o vereador.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/09
22:38

Eleições 2018 - Única mostra cenário de empate na disputa do Governo de SE

Pesquisa realizada pelo Instituto Única em 13 municípios sergipanos mostra o candidato do PSB, Antônio Carlos Valadares, como o primeiro colocado com 18,9% das intenções de votos. Ele é seguido por Eduardo Amorim (PSDB), que obteve 16,8%, e Belivaldo Chagas (PSD) 12,9%.

Conforme detectou o Única, Emerson Ferreira (REDE) obteve 4,9%, Mendonça Prado (DEM) 3%, Márcio Souza (PSOL) 2,3%, Tarantela (PSL) 2,2, Milton Andrade (PMN) 1,3% e Gilvani Santos (PSTU) 0,4%. Exatos 37,3% votariam nulo, branco ou estão indecisos.

A consulta popular ouviu 1.112 eleitores no período de 28 de agosto a 2 de setembro, tem 95% de confiança, uma margem de erro de 3% e foi registrada no TRE/SE sob número 04867/2018.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/09
19:51

Eunice Dantas: “Eu dei um parecer (sobre Belivaldo), mas quem julga é o TRE”

A procuradora Regional Eleitoral  (PRE) disse ao blog, no início da noite deste domingo,  que  emitiu parecer sobre a situação eleitoral do governador e candidato à reeleição Belivaldo Chagas (PSD), mas não cassou registro de candidatura.. “Eu dei o parecer pela inegibilidade, mas quem decide é o TRE. Ela explicou  que “há uma conta rejeitada (dele) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por contratação de servidores sem concurso , fora das hipóteses legais”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/09
08:40

Título de Cidadão Aquidabãense é entregue ao presidente do TCE/SE

O conselheiro Ulices Andrade, presidente do TCE/SE, recebeu o título de Cidadão Aquidabãense na noite desta quinta-feira, 30, na Câmara de Vereadores do município, em solenidade bastante prestigiada pela comunidade local. O autor da propositura foi o vereador Valdeito Alves de Jesus, o Adailton da Firma, que destacou o trabalho do conselheiro na vida pública em prol do desenvolvimento de Aquidabã. Entre os presentes na ocasião estava o prefeito local, Mário Lucena.

(Crédito da Foto: Neto Silva Photo Studio)


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/09
14:48

Rádio UFS define entrevistas com candidatos ao Governo de Sergipe

A Rádio UFS FM 92.1 realizará uma série de entrevistas, no período de 3 e 14 de setembro, com os nove candidatos ao cargo de governador de Sergipe. A ordem das entrevistas foi definida através de sorteio, na manhã desta quinta-feira, dia 30. A reunião na sede da emissora, no campus da Universidade Federal de Sergipe, em São Cristovão-SE, contou com a presença da direção da rádio e assessores dos partidos. Com duração de 45 minutos, as entrevistas vão ao ar no Jornal da UFS, às 11h, com retransmissão simultânea através do canal da Produtora Audiovisual no Youtube.

As entrevistas seguirão essa ordem:

Eduardo Amorim (PSDB) - 3 de setembro

Milton Andrade (PMN)- 4 de setembro

Márcio Souza (PSOL) - 5 de setembro

João Tarantela (PSL) - 6 de setembro

Gilvani Santos (PSTU) - 10 de setembro

Mendonça Prado (DEM) - 11 de setembro

Doutor Emerson (REDE) - 12 de setembro

Belivaldo Chagas (PSD) - 13 de setembro

Valadares Filho (PSB) - 14 de setembro

(Da assessoria)

 




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos