11/02
10:50

André Moura aguarda posição de Eduardo Amorim para definir candidatura

O deputado federal André Moura (PSC), líder do Governo do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, disse ao blog na manhã deste domingo, 11,  que o seu nome está à disposição do bloco político a que está vinculado e que ainda não decidiu se disputará o Governo de Sergipe ou uma cadeira no Senado por que aguarda uma posição do senador Eduardo Amorim (PSDB). “Amorim  também deseja ser candidato majoritário e combinamos que eu aguardaria a sua tomada de posição. É isso que está acontecendo. Eu estou à disposição tanto para o Senado quando para o Governo”, comentou.

André Moura revelou que não está em processo de conversação com o governador Jackson Barreto (PMDB), negociando uma chapa majoritária branca. “As pessoas estão confundindo as coisas porque eu tenho conseguido liberar recursos em Brasília para prefeitos ligados ao PMDB, de Jackson, e eles expõem certa simpatia por uma possível candidatura minha ao Senado. Tudo não passa disso. O resto é boato, coisa muito comum em anos eleitorais”, concluiu.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/02
05:17

Chuvas e trovoadas no mercado financeiro

Ricardo Lacerda*
Professor da UFC

Chuvas e trovoadas no mercado financeiro norte-americano podem nublar as perspectivas de crescimento de países emergentes.

O Índice Dow Jones da bolsa de Nova York despencou 6,5% na semana passada, até a 5ª-feira (Ver Gráfico 1). A intensa volatilidade nas bolsas norte-americanas contaminou mercados financeiros em todo o planeta. Já foi apontado que se trata da mais intensa volatilidade no Dow Jones desde a crise financeira de 2008.

O Índice Bovespa, que havia superado os 85 mil pontos no início de fevereiro, chegou a ser cotado abaixo dos 81 mil pontos na sexta-feira (ver Gráfico 2). Por trás da instabilidade das bolsas está a percepção de que o cenário de aquecimento no mercado de trabalho e de elevação na taxa de crescimento do PIB poderá levar o Banco Central norte-americano, e seus pares nos países centrais, a acelerar a reversão das políticas monetárias acomodatícias que se revelaram decisivas para a retomada do crescimento na economia mundial.

A perspectiva de aceleração do incremento dos juros dos títulos do tesouro norte-americano, tornando-os mais atrativos, derrubou as cotações nos mercados de renda variável em todo o mundo.

A avaliação prevalecente é de que o comportamento nas bolsas de valores nos últimos dias consistiria mais provavelmente em uma correção na cotação dos títulos do que o início de uma onda de pânico. Ainda assim, desconfia-se que a trajetória exuberante exibida nos últimos meses pelas bolsas de valores em todo o mundo pode ter chegado ao fim.

Brasil
O efeito prático para o Brasil e outros países emergentes é que, doravante, deve-se estreitar a ampla disponibilidade de capital na economia mundial em busca de rendimentos mais atraentes, mas nenhum analista se arrisca a prever quais serão os desdobramentos imediatos e de longo prazo.

A edição de janeiro do relatório Perspectivas Econômicas Globais, do Banco Mundial, destacava que as condições financeiras altamente acomodatícias nas economias centrais induziram o crescimento da demanda por ativos de países emergentes em 2017, provocando uma forte recuperação do fluxo de capitais para as economias em desenvolvimento, comparativamente ao volume de fluxo de 2015.

O relatório do Banco Mundial apontava que o ajuste desordenado das condições do mercado financeiro, a partir de uma repentina correção nas cotações dos ativos, se apresentava entre os principais riscos à retomada relativamente robusta na economia mundial prevista para 2018 e 2019. E parte expressiva do otimismo prevalecente em relação ao crescimento das economias em desenvolvimento esteve associado nos últimos meses às condições extremamente favoráveis de acesso a capital no mercado internacional.

Mera correção?
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, considerou que a volatilidade no mercado financeiro internacional nos últimos dias consistiu em mera correção, que não deverá ter maiores consequências sobre a economia brasileira: “É uma volatilidade normal. A bolsa norte-americana subiu muito e está fazendo um ajuste. Vamos ver para onde vai esse ajuste. Não acredito que haja, dentro do quadro da visão deste momento, impactos relevantes para a economia brasileira”, declarou o ministro na última terça-feira.

A perspectiva predominante é que a economia mundial encontra-se em um momento especial, com o crescimento sincronizado das principais economias industrializadas, com cotações favoráveis nas principais commodities, o que favorece a expansão das economias em desenvolvimento.

A perspectiva de aceleração no ritmo de elevação dos juros nas economias centrais, que ainda se situam em níveis muito baixos, certamente não é um fator favorável ao crescimento das economias emergentes. As turbulências dos últimos dias nos mercados financeiros internacionais podem ser uma chuva passageira, sem consequências maiores sobre a retomada do crescimento na economia mundial, como é a expectativa prevalecente. Mas, sem dúvida, sinaliza importantes mudanças nas condições excepcionais de disponibilidade de capital para as economias emergentes que marcaram os últimos dois anos.



Fonte: Extraído às 11 horas de 09/02/2018 de https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/dowi/DJI/cotacao
*Professor da Universidade Federal de Sergipe e Assessor Econômico do Governo do Estado de Sergipe


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
10/02
22:35

Lucas Aribé cobra relatórios de coleta, tratamento e destinação do lixo

O vereador Lucas Aribé (PSB) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Aracaju para que a Prefeitura encaminhe aos parlamentares o relatório trimestral da coleta, tratamento e destinação final do lixo da cidade. O envio do relatório é uma exigência da Lei nº 3.332, de 30 de dezembro de 2005. Segundo Aribé, pelo menos desde 2013, ano em que ele tomou posse pela primeira vez como vereador, o poder executivo jamais cumpriu a legislação.

“Este relatório é essencial para que os parlamentares possam acompanhar as informações e fundamentar as decisões tomadas pelo Executivo no que concerne à esta pasta, a exemplo da licitação do lixo e da assinatura de contratos emergenciais. Também serve para que se possa avaliar a execução dos serviços prestados. Enviá-lo é uma questão de transparência”, afirma Lucas.

De acordo com a lei municipal, o Poder Executivo precisa enviar aos vereadores em exercício, a cada três meses, a quantidade de lixo coletado; discriminação do lixo de acordo com sua origem; locais de destinação de cada lixo; custo da Prefeitura de Aracaju pela coleta, tratamento e destinação; locais e processos de tratamento e destinação final, inclusive dos resíduos incinerados.

O requerimento de Lucas Aribé é uma resposta ao pedido do servidor público Lázaro Sandro de Jesus, 30 anos, um dos fundadores do Movimento Aracaju Lixo Zero, iniciativa da sociedade civil que busca engajar pessoas voluntárias e instituições para o descarte adequado dos resíduos, promovendo práticas de redução, reutilização e reciclagem dos materiais.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/02
19:46

Em Sergipe - Tendência petista defende chapa puro sangue para eleições 2018

A tendência petista Articulação de Esquerda, que em Sergipe tem a deputada estadual Ana Lúcia como a sua principal liderança política, divulgou o seu jornal Página 13 reafirmando a defesa de  chapa puro sangue para a disputa eleitoral deste ano no Estado. O grupamento do PT aponta o atual presidente da CUT, professor Dudu, como candidato a governador, professor Joel para o Senado, deixando a segunda vaga aberta para outra tendência fazer a indicação. A professora Angela, ex-presidente do Sintese, seria candidata a deputada federal e o professor Iran Barbosa a deputado estadual.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/02
09:02

Heleno Silva: Já sabemos o que queremos

O ex-deputado federal Heleno Silva, principal liderança do PRB de Sergipe, afirmou para o blog que “já sabemos o que queremos (Senado), agora vamos ver o caminho, as condições das estradas pra se caminhar rumo à vitória”.  Ele disse ainda que em Sergipe todo mundo está falando com todos, “os olhares eleitorais nunca estiverem tão ligados”. E concluiu declarando que está claro que todo grupo (partido) tem suas preferências de coração, no entanto o projeto partidário vai falar mais forte”. O PRB terá posição definitiva sobre sua participação nas eleições 2018 até abril.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/02
22:32

Ana Alves: estou pensando apenas em mim

“Não estou pensando em política, apenas em mim. Estou filiada (ao DEM), como sempre fui”. A declaração é da jovem jornalista e empresária, Ana Alves, filha do ex-governador João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo. Ela faz uso de tornozeleira eletrônica e encontra-se proibida de sair de Aracaju. É  acusada de obstrução justiça por atrapalhar investigações do Ministério Público

Ana foi  presa no dia 1º de dezembro de 2017, em cumprimento de ordem judicial, na sede do Ministério Público Estadual, em Aracaju, pelos Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e a equipe policial da Departamento Especializado de Combate aos Crimes Tributários e Administração Pública (Deotap). Por motivos de saúde foi encaminhada para trratamento em casa.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/02
07:32

PSS da Saúde: 385 candidatos são convocados para entrega de documentos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), publicou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 8, o Edital nº 11/2018, de Convocação para a Inspeção de Saúde e Entrega de Documentos dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Público Simplificado para Contratação de Pessoal, cujo objetivo é o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para o Sistema Municipal da Saúde de Aracaju e Rede de Atenção Psicossocial.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Seplog, Noêmia Góis, "neste primeiro momento estão sendo convocados 385 candidatos, que deverão comparecer à Seplog entre os dias 22 a 28 deste mês, das 7h às 17h, para entregar os exames e os documentos exigidos no Edital. Cada cargo tem data e horário específicos para se apresentar e, por isso, os candidatos devem ficar atentos ao cronograma".


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
08/02
23:26

Governador recebe procurador-geral reeleito do Ministério Público de Contas

Na ocasião, o governador assinou o decreto de nomeação do procurador-geral que foi reeleito, por unanimidade, pelos demais procuradores do órgão

O governador Jackson Barreto recebeu, na tarde desta quinta-feira (08), ao lado do secretário de Governo, Benedito Figueiredo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ulisses Andrade, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto  Bandeira de Mello. A reunião teve como intuito comunicar a reeleição de João Augusto Bandeira de Mello, como procurador-geral do Ministério Público de Contas para o Biênio 2018/2019. 

Na ocasião, o governador assinou o decreto de nomeação do procurador-geralp que foi reeleito por unanimidade, pelos demais procuradores do órgão.

“É com alegria que eu recebo esta notícia. O procurador Bandeira é um técnico jurista competente e trabalha em busca de melhorar cada vez mais os serviços públicos do nosso Estado. Que este novo biênio lhe proporcione novas oportunidades de traçar metas que beneficiem a administração pública e o nosso povo”, destacou o governador.

Para o procurador João Augusto Bandeira de Mello, a expectativa é de continuar a trabalhar no controle externo junto ao Tribunal de Contas. “Temos a expectativa de sempre manter esse relacionamento cordial, republicando, de parceria, entre o governo do Estado, Tribunal de Contas e o próprio Ministério Público de Contas”, sinalizou o procurador-geral.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos