08/01
13:18

PSC prevê ato de oficialização de apoio a Edvaldo Nogueira em fevereiro

O  PSC acredita que até fevereiro próximo terá fechado o acordo em encaminhamento com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (sem partido). Deverá acontecer o ato de apoio.   “O que tinha de conversar, já conversamos. Agora é possível que até fevereiro seja oficializado o nosso apoio à reeleição do prefeito”, disse o presidente do PSC em Aracaju, Clóvis Silveira. Quando indagado sobre a possibilidade de um retrocesso nas conversações, Silveira disse que “não acredito”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/01
10:36

Deputada estadual Maisa Mitidieri ressalta importância do Janeiro Branco

Janeiro foi escolhido como o mês oficial do combate e prevenção as doenças que afetam a Saúde Mental e Emocional. Mais conhecido como Janeiro Branco, desde sua criação em 2014, a campanha ganha mais visibilidade a cada ano, se tornando bandeira de luta de diferentes frentes sociais. Diante da percepção dos crescentes casos de transtornos psicológicos, a deputada estadual, Maisa Mitidieri (PSD), destaca a importância da disseminação de informação em torno do tema.

 

“Ser mentalmente saudável é questão de saúde pública. Não podemos nos calar e deixar passar despercebido algo que tanto atingi a nossa população, devemos falar cada vez mais sobre saúde mental, pois é necessário que quebremos tabus que tanto impedem a nossa sociedade de avançar dentro desse tema”, afirma Maisa.

 

Para a psicóloga Luana Lima, a psicoeducação na construção e fortalecimento de uma “cultura da Saúde Mental”, possibilita um olhar sensível à complexidade dos processos humanos e a valorização das suas  subjetividades. “A conscientização se faz imprescindível uma vez que, o cuidado com a saúde mental em alguns contextos ainda é estigmatizado. Cuidar da saúde mental é buscar autoconhecimento, é impedir doenças e criar estratégias para lidar com as imprevisibilidades da vida”.

 

Luana ressalta ainda, que atualmente a campanha tem uma importância inquestionável. “O ‘Janeiro Branco’ promove uma oportunidade de discussão, observação e democratização da saúde mental. Ele surge como ação preventiva, para que o conhecimento relacionado à qualidade de vida e saúde mental ganhe maior visibilidade em outras esferas além das convencionais” explica.

 

No Brasil

 

É necessário falar cada vez mais sobre Saúde Mental em nosso país e para isso, é fundamental chamar a atenção aos temas e subtemas relacionados aos problemas psicológicos. No Brasil, estima-se que 14,1 milhões de pessoas apresentem diagnóstico de transtornos ou sofrimentos mentais, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, do Ministério da Saúde. O levantamento também aponta que 7,6% dos brasileiros de 18 anos ou mais receberam diagnóstico de depressão por algum profissional de saúde mental.

 

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses dados são avaliados pela deputada Maisa Mitidieri e vistos como impulsionadores para criação de medidas públicas. “Nós que fazemos parte da engrenagem do poder público devemos andar em conjunto com aqueles que trabalham constantemente para diminuir o impacto das doenças mentais na sociedade. É por isso, que o meu gabinete está e sempre estará aberto para aqueles que querem contribuir nessa caminhada”, afirma a parlamentar.

 

A psicóloga, Luana Lima, destaca que dentre os potências dessa campanha está a capacidade de chamar a atenção para a relevância do cuidado com a Saúde Mental na esfera pública brasileira e estadual, sendo inclusive, um dos seus pontos cruciais. “Existe a necessidade de elaboração de políticas públicas a fim de promover esse cuidado preventivo da saúde mental da população em todos os seus recortes e camadas”.

 

Em Sergipe

 

Sancionada em 25 de Julho de 2014, a Lei Nº 8.257 institui o Janeiro Brancono calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe como mês dedicado a realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental. A lei estimula ações de mobilização em torno do tema e incentiva atividades integradas com o intuito de chamar atenção para os cuidados com a saúde mental em todas as etapas da vida como condição para viver satisfatoriamente em sociedade.

 

A parlamentar destaca que Sergipe sempre esteve atento ao tema e buscando saídas para minimizar os índices nacionais. “No Brasil, Sergipe foi o segundo Estado a instituir o Janeiro Branco no calendário e todos os anos realiza atividades educativas integradas por todo o poder público estadual e municipal. A caminhada é longa, mas estaremos sempre juntos, falando cada vez mais e buscando soluções integradas”, conclui a deputada Maisa Mitidieri.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/01
22:22

Prefeitura autoriza Processo Seletivo para preenchimento de 740 vagas na Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Aracaju publicou na edição do Diário Oficial do Município da última sexta-feira (3) o Decreto Nº 6.043/2020, que autoriza a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) que visa à contratação de profissionais de diversas áreas para atuação na Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As vagas serão destinadas às áreas de Auxiliar de Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Profissional de Educação Física, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilização Ortopédica, Assistente Social, Psicopedagogo, Oficineiro, Redutor de Danos, Terapeuta Ocupacional e Auxiliar de Apoio das Redes.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o novo PSS está sendo realizado para suprir a carência de profissionais em diversas áreas do Sistema Único da Saúde (SUS) de Aracaju.

“Diante disso, e atendendo as premissas do Planejamento Estratégico que vem sendo executado pela atual gestão, estamos lançando o PSS no sentido de continuar a suprir as necessidades de cada setor, considerando o término do prazo legal do primeiro PSS, realizado ainda em 2017", explica.

Serão disponibilizadas 740 vagas, além de cadastro reserva, para os níveis médio e superior. Os candidatos aprovados exercerão suas atividades tendo o prazo de duração das contratações de um ano, sendo permitida a renovação dos contratos por igual período.

O Edital com todo o cronograma do PSS da Saúde deve ser publicado nos próximos dias. Clique aqui e acesse o Decreto.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
06/01
20:43

Prefeito de Aracaju comunica ao PC do B a desfiliação partidária

Hoje (06) à noite, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira se reuniu com a direção estadual do PCdoB para tratar de sua desfiliação da legenda. Ele foi filiado ao partido por 39 anos. “Comuniquei oficialmente ao PCdoB que irei me desfiliar do partido. Foram 39 anos de muita luta, de uma atuação vitoriosa e de uma relação de muito respeito. Mas acredito que chegou a hora de construir um novo projeto e por isso dei entrada no meu pedido de desfiliação”, afirmou Edvaldo, que ressaltou que o PCdoB continua integrando o seu bloco político e com participação na gestão “contribuindo na construção de uma cidade melhor”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/01
20:11

Edvaldo se reúne com João Daniel e diz que é um aliado histórico do PT

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B),  se reuniu nesta segunda-feira à tarde com o presidente do Diretório Estadual do PT, deputado federal João Daniel. No encontro, realizado na sede da administração municipal, Nogueira disse que não deseja ver o Partido dos Trabalhadores afastado dele e de sua gestão e fez questão de lembrar que “somos aliados históricos”.

Edvaldo disse que não tem ainda um nome como preferido para ser seu vice no processo eleitoral de outubro deste ano e deixou clar9o que “quem deseja ser indicar o vice e o próprio interessado se construam como opção. A indicação do vice será feito pelos partidos aliados”.

No PT, o vice-presidente nacional Márcio Macedo colocou o nome à disposição para ser o candidato do partido. Há, internamente, um processo de conversação sobre o tema. Alguns petistas se queixam da pequena participação da agremiação política no Governo Edvaldo Nogueira e de uma suposta desatenção dele. Edvaldo garante que prestigia todos os partidos aliados.

João Daniel se comprometeu com o prefeito em levar essa sua posição para os petistas e acredita que o tema entrará em debate no próximo dia 10. “Acho que o PT deve discutir profundamente o tema e só depois disso apresentar uma posição defi9nitiva sobre ter ou não uma candidatura própria à PMA. A decisão deve ser dos petistas”.


Edvaldo Nogueira vai ouvir dirigentes de outros partidos aliados nos próximos dias. Ainda hoje à noite se reuniu com a cúpula do PC do B.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/01
13:11

Colegiado vai analisar questionamento de Clóvis Barbosa sobre decisão do STF

Na manhã desta segunda-feira, 6, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, convocou para a próxima quinta-feira, 9, às 10 horas, uma Reunião Administrativa com os demais conselheiros da Corte para examinar questionamento apresentado pelo conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, no âmbito do cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua reintegração ao cargo.


Política
Com.: 0
Por Redação
02/01
09:48

João Daniel: PT fortalece a ideia de candidatura própria à PMA

Há um forte clima de disposição no PT para disputar a Prefeitura de Aracaju este ano, tendo o dirigente nacional da agremiação, Márcio Macedo, como o seu candidato e muito interesse em ter o senador Rogério Carvalho como candidato ao Governo de Sergipe em 2022.

Segundo o presidente do Diretório Estadual do PT, deputado federal João Daniel, a eleição municipal será tema de uma discussão do Partido este mês, dia 10. Vai entrar em pauta ter ou não candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. A ideia de ter candidato próprio tem se fortalecido.

Já em relação à sucessão do governador Belivaldo Chagas (PSD), o partido não discute isso ainda, “mas acredita na continuidade do bloco e, com certeza, estará com nomes à disposição do grupo”. A opção número um petista é hoje a liderança maior, Rogério Carvalho. “Mas ainda é cedo”, concluiu.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/01
19:49

“Ficarei no TCE”, afirma o conselheiro Clóvis Barbosa

Ao contrário do que vem sendo divulgado, os amigos do conselheiro Clóvis Barbosa, do TCE, não lhe pedem para se aposentar e deixar o cargo, como tem sido propagado em alguns segmentos da mídia. “Todos os meus amigos me recomendam a continuar no TCE. Mas há boateiros de plantão propagando inverdades. Vou continuar lá, ainda que tenha gente trabalhando contra isso” e a favor de Flávio Conceição, que deseja se estabelecer na vaga, caso surja.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos