08/11
19:24

Procuradoria quer cassar Déda e Jackson


A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe pediu a cassação do diploma do governador reeleito, Marcelo Déda (PT), e de seu vice, Jackson Barreto (PMDB), por conduta vedada a agentes públicos.

Eles são acusados de utilizarem residência oficial para promover um almoço em que se anunciou a candidatura à reeleição de Marcelo Déda meses antes da convenção partidária e da campanha eleitoral.

Déda ofereceu almoço para cerca de 300 pessoas, realizado no dia 15 de maio, foi amplamente divulgado pela imprensa local. Inclusive parte do discurso feito pelo governador na ocasião foi tornado público pelo programa de rádio Jornal da Ilha, da emissora Ilha FM. A gravação mostra Marcelo Déda conclamando seus aliados e lideranças políticas a trabalharem para sua reeleição.

O procurador eleitoral auxiliar Pablo Coutinho Barreto, autor da ação, explica que além de utilizar a Casa de Veraneio, residência oficial do Governo do Estado, o almoço foi custeado também com verbas públicas. Servidores e secretários de Estado trabalharam na organização do evento.

Foto: Márcio Dantas/ASN


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
17:21

Sancionada lei que pune maus fornecedores do governo de SE

A legislação que pune maus fornecedores está mais rigorosa desde o último dia 27. O governador Marcelo Déda sancionou lei que estende os efeitos das penalidades previstas nas leis específicas de licitações e contratos aos sócios das empresas punidas. Desta forma, a pessoa física responsável pela empresa contratada que cometeu alguma irregularidade fica impedida de contratar com o Estado. Antes, apenas a Pessoa Jurídica era punida, deixando brechas para que o dono da empresa abrisse nova firma e participasse das licitações.

A Lei 6.975 foi sancionada no último dia 27 e acrescenta dispositivo à Lei 5.848/2006,que dispõe sobre processos licitatórios. Além das empresas, os sócios também são punidos em caso de cometerem alguma infração, como descumprimento de prazos e entrega de mercadorias e produtos fora das especificações do contrato. “Esta lei demonstra a seriedade do governo Marcelo Déda em punir os maus fornecedores, o que acaba por beneficiar os bons fornecedores”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto.

A ideia de se criar uma lei nesse sentido partiu da Secretaria de Estado da Administração a partir do olhar atento dos técnicos da Superintendência Geral de Compras Centralizadas (SGCC) que perceberam que o mesmo dono de uma empresa punida podia participar de outras licitações figurando como sócio de outra empresa criada por ele. “Quando a Pessoa Jurídica era punida, o sócio dessa empresa abria outra e participava do processo licitatório. Como a punição era apenas para as empresas, ele participava normalmente”, explicou o superintendente de compras da Sead, Márcio Zylberman.

Punições

A moralidade e a legalidade das compras públicas estaduais são compromissos no atual governo. No início de 2007, o governador Marcelo Déda baixou decreto regulamentando as sanções administrativas contra os maus fornecedores. Desde então, foram instaurados 94 processos administrativos para apuração de infrações cometidas por licitantes e contratados. Desse volume, 86 resultaram em punições que variam de advertência, multa até a declaração de inidoneidade que impede o fornecedor de participar de processos de compras públicas estaduais por tempo indeterminado.

Fonte: ASN


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
16:05

Vice-prefeito assume Secretaria da Saúde de Aracaju

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta segunda-feira, 8, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o nome do novo secretário municipal de Saúde. Com a entrega do cargo pelo médico sanitarista Antônio Samarone, assume a função o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos.

Segundo o prefeito, Samarone se reuniu com ele na sexta-feira para entregar sua carta de demissão em decorrência de problemas de ordem pessoal. "No primeiro momento, eu não aceitei a demissão dele. O meu plano era que ele ficasse no cargo até o último dia do meu mandato. Pedi que reconsiderasse a decisão, mas Samarone me disse que estava certo da sua escolha", contou Edvaldo.

Em função da entrega do cargo, o prefeito decidiu confiar a Silvio Santos a tarefa de dar continuidade ao trabalho realizado por Samarone, que está à frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o mês de abril. "Para ser secretário de saúde não precisa ser médico, é preciso ser um bom administrador. Tenho certeza de que Silvio vai trabalhar de maneira efetiva para melhorar a saúde no município de Aracaju", disse o prefeito.

Transição


De acordo com Edvaldo, vai haver um período de transição, em que Samarone irá relatar a Silvio todos os projetos em curso na SMS. "Depois disso, faremos uma grande cerimônia para empossar Silvio Santos como novo secretário de Saúde", afirmou o prefeito, que fez questão de elogiar o trabalho de Samarone à frente da secretaria.

Para Edvaldo, Silvio Santos é a pessoa ideal para continuar os projetos já iniciados. "Samarone é um técnico bastante competente e sempre fez um ótimo trabalho na prefeitura,primeiro na SMTT e agora na SMS. Agora Silvio o substituirá à altura, pois tem muita competência, talento e amor pela cidade de Aracaju", declarou.

Samarone disse que agora faz parte da torcida para que o projeto idealizado para a SMS tenha êxito. "As medidas necessárias para solucionar as principais dificuldades enfrentadas pela saúde em Aracaju já estão encaminhadas. Tenho certeza de que Silvio Santos dará continuidade ao nosso trabalho com brilhantismo", afirmou.

Fonte:
SECOM-PMA
Foto: Lízia Martins



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/11
21:47

Notas sobre política

 *A Presidenta ...*

Pouca gente sabe que a presidenta eleita, Dilma Roussef,  foi colega e é amiga pessoal do reitor da UFS Josué Modesto dos Passos Subrinho. No final dos anos oitenta foram colegas de turma no doutorado de economia da Universidade Estadual de Campinas, durante o qual tiveram convivência diária na sala de aula.


*e o Reitor*

Josué Modesto concluiu o doutorado e hoje dirige a instituição em seu projeto de expansão. Dilma optou por uma maior proximidade com a política, ainda que exercendo cargos técnicos. Chegou lá.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/11
21:40

Déda deixa o hospital e vai descansar 15 dias

O governador Marcelo Déda (PT) deixou o hospital hoje, às 9h, mas sob a recomendação de descansar por 15 dias. Ele se submeteu a uma cirurgia de hérnia, consequência residual estético da cirugria a que se submeteu por Causa de problemas detectados no início do ano no pâncreas. A operação foi feita em Aracaju com sucesso.O responsável pela operação foi Antônio Alves, da UFS.
 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/11
18:03

Marcelo Déda é operado e passa bem

DédaO governador Marcelo Déda passa bem da cirurgia realizada hoje, pela manhã, aqui em Aracaju. Ele ainda se encontra hospitalizado, mas já acordou e chegou a caminhar. Marcelo Déda deverá permanecer no hospital durante todo o dia de hoje. Em boletim expedido pelo cirurgião, Dr. Antônio Alves Júnior, às 11horas da manhã, o médico informa que: "O governador Marcelo Déda foi submetido à cirurgia de correção de hérnia sem intercorrências. No momento, o Governador está passando bem e deverá permanecer um dia no hospital".

A esposa do governador, Eliane Aquino, logo cedo já havia informado, via twitter, que a cirurgia havia transcorrido bem e que o
governador, no momento, estava acordado. As informações foram fornecidas pelo Secretaria de Comunicação do Estado.

(Foto: Wellington Barreto)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/11
17:59

Coluna sobre Política

MARCELO DÉDA
Recém-reeleito, Déda já pensa no Senado

O governador Marcelo Déda (PT) ainda nega.  Mas já é motivo freqüente de comentário entre secretários, petistas e aliados a sua pretensão de disputar o Senado em 2014. Déda tem dito que o futuro a Deus pertence e que ainda é cedo para pensar 2012, imagine 2014. Ao que tudo indica, ele  não terá a senadora Maria do Carmo (DEM) como principal opositora. Ela pensa em se afastar da atividade política para cuidar mais e melhor da saúde.

HELENO SILVA
“Desejo ser prefeito de Canindé do S. Francisco”

“Tenho um grande sonho de um dia administrar aquela cidade. Não sei se será 2012. Meu futuro pertence a DEUS. Sei que em Canindé dá para fazer um trabalho e transformar aquela cidade no melhor município em qualidade de vida de Sergipe e do Nordeste. Valorizando acima de tudo o ser humano, transformar realidade triste do meu povo sertanejo”. O comentário é do pastor Heleno Silva, eleito em outubro último para a Câmara Federal.

PM recebe por eleição
O governo de SE paga R$ 1,6 milhão aos policiais que trabalharam nas eleições 2010. Foram R$ 800 mil em cada turno a título de gratificação.

Valadares ministro?
PSB deseja o Ministério da Integração, Transporfte ou da Cidades. Por isso, o nome do senador Antônio Carlos Valadares(PSB) é lembrado para primeiro escalão da presidente eleita Dilma Rousseff.

Associação da GM
No próximo dia 20 os funcionários da Guarda Municipal criação uma associação para defesa dos interesses da categoria.
 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
13/10
21:18

De Frei Beto a Dilma

Reproduzo artigo de Frei Betto, publicado na coluna "Tendências/Debates" da Folha:

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte. Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência. Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho. Nada tinha de "marxista ateia".

Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.

Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória - diria, terrorista - acusar Dilma Rousseff de "abortista" ou contrária aos princípios evangélicos. Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.

Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo. Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica. Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que "a árvore se conhece pelos frutos", como acentua o Evangelho.

É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam. Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto...

Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.

Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.

Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu: "Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes..." (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.

Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

(Via: Luis Nassif Online)


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 663 664 665 666 667 668 669 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos