29/12
13:20

Reforma do secretariado estadual será mínima

 Quando o governador Marcelo Déda (PT) anunciou a sua pretensão de promover uma reforma no seu primeiro escalão, para melhor ajustar a equipe ao projeto que trabalha, muita gente pensou em mudanças profundas, chegou até a apostar na queda de mais de 50% da equipe que forma o primeiro escalão.

Ledo engano. Não é que o governador não deseje dar amplitude às mudanças, mas sim há falta de bons quadros técnicos e políticos para encaminhar o projeto de governo. Quando o técnico é bom, lhe falta habilidade política, capacidade de conversar e tentar fugir do puro tecnicismo.

E quando o político é hábil e ágil lhe falta conhecimento técnico. Isso é muito comum em todo o Norte e Nordeste do país

Sem querer desmerecer o governador e qualquer um outro membro da sua equipe, aqueles que pensavam numa reforma ampla isso desejam no afã de ver a máquina administrativa mais atuante, realizadora e longe dos efeitos malignos da estrutura viciada do aparelho do Estado.

Marcelo Déda há de entender que não teve crescimento eleitoral nas urnas em outubro último, embora tenha vencido o pleito no primeiro turno, justamente por que o Estado esteve parado, com poucas e pequenas realizações e por causa do intenso festival de críticas da oposição, que conseguiu mostrar isso para o eleitorado.

Há muitas críticas da população ao governo. Elas são mais intensas na classe média, principalmente daqueles setores que estavam no poder e ficaram desabrigados e desapracatados com a derrota de João Alves Filho (DEM) nas eleições de 2006. Mas as críticas do cidadão comum têm seu valor. 

Ele (o cidadão comum) reclama de problemas na saúde e na educação e da falta de atenção do  governo para com os mais pobres, embora sejam apontados como prioridade número um. A oposição – numericamente insignificante - dá 
eco aos reclamos.

Mas fato é que Marcelo Déda vai para o seu segundo governo com disposição para marcar a administração pública estadual  e, quem sabe, sair do Palácio de Despachos em 2014 como candidato a senador em condições de vitória.

Por isso, ele já anunciou que será mais exigente nas cobranças ao seu secretariado, que terá um 2011 de dificuldades, com contenção de gastos e sem o direito a pequenas mordomias do dia-a-dia das repartições. 

Caberá aos secretários mostrar competência, ter zelo pela coisa pública e realizar projetos que chamem a atenção para o governo que se propõe a ser o governo das mudanças.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
13:20

Secretaria de Estado de Governo lança site oficial

Na manhã desta quarta-feira, 29, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) disponibilizou sua página na internet visando mais interatividade entre o órgão e a população. Fácil de navegar, o site http://www.segov.se.gov.br traz para o público, além das informações institucionais, uma rica ferramenta de busca para consulta dos decretos legislativos.

Dentro de um período de dez meses foram elaborados o layout da página virtual e todo o conteúdo informativo sobre a prestação dos serviços. Foram escaneados e 'ocerizados' (decretos em PDF com conteúdo pesquisável) mais de sete mil e trezentos decretos de regulamentação, equivalentes ao período de 2000 a 2010.

Para o secretário de Estado de Governo, Bosco Mendonça, era imprescindível a Secretaria ter um site. "Percebemos que era grande o volume de pessoas e instituições que solicitavam cópias dos decretos, e a melhor forma de atender essa demanda era disponibilizar o conteúdo de uma forma rápida e fácil, sem as pessoas precisarem se deslocar do seu trabalho ou da sua casa para obter a informação", disse.

O secretário ainda explica que a busca pelo conteúdo poderá ser efetuada tanto de uma forma geral, quanto de uma forma mais complexa, como pela similaridade de escrita. Quem acessar a página da Segov vai encontrar toda estrutura organizacional, informações sobre os órgãos da administração estadual, legislação, conselhos estaduais.

O acervo legislativo, anterior ao exercício do ano 2000, está sendo digitalizado. Já os novos registros de decretos, estão sendo inseridos no sistema após a publicação no Diário Oficial. "De agora em diante esse será um trabalho continuo da Secretaria", afirma Bosco Mendonça.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
08:32

Mesa Diretora da CMA para Biênio 2011/12 toma posse dia 1º de janeiro

 A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para o biênio 2011/2012 será empossada no próximo sábado, 1º de janeiro, às 7h30, no plenário da Casa Legislativa.

Reeleito, o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), tomará posse do novo mandato na companhia dos vereadores Jony Marcos (PRB) como vice, Moritos Matos (PDT), na 1ª secretaria, Ivaldo José (PDT) na 2ª secretaria e Miriam Ribeiro (PSDB) na 3ª secretaria.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
08:23

Prefeito anuncia novidades para o Réveillon

"Montamos uma mega operação para um evento de grandes proporções que deve reunir cerca de 300 mil pessoas ao longo da Orla de Atalaia", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira durante a entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 28. A solenidade, realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, foi para divulgar as novidades no esquema de trânsito e toda a estrutura montada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para o Réveillon 2011, que acontece na Orla de Atalaia.

O prefeito detalhou o trabalho que as secretarias da PMA estão desenvolvendo para a organização de uma das maiores festas de Aracaju, e mostrou como será a atuação de cada setor durante o evento. O destaque foi para as novidades implementadas no que diz respeito às mudanças no trânsito. Para facilitar ainda mais o acesso dos aracajuanos e turistas à festa, a prefeitura esquematizou novidades nas alterações no sentido das principais vias de acesso à praia.

"Vamos fazer uma grande mudança no trânsito para permitir que as pessoas cheguem mais rápido e, na hora que desejarem voltar, possam retornar para casa o mais rápido possível também. Com essas mudanças, nós acreditamos que vai diminuir o engarrafamento que acontece todos os anos por conta do grande fluxo de veículos", explica Edvaldo Nogueira.

Alterações

A principal medida é desafogar o tráfego na avenida Beira Mar, via que recebe maior fluxo de veículos no dia 31. Através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o esquema de mudanças nos sentidos das vias e o isolamento de ruas começa a valer desde cedo. Serão cerca de 100 agentes orientando os motoristas nas ruas e avenidas que sofrem alteração.

A partir das 15h, algumas vias perpendiculares à avenida Santos Dumont (avenida principal da Orla) e as passagens pela Passarela do Caranguejo e pelo acesso à Aruana (nas imediações do Hotel Parque dos Coqueiros) serão bloqueadas. A partir das 20h, quase toda a extensão da avenida Beira Mar passa a ter sentido único, facilitando a chegada à área da festa. Depois da meia noite, a mesma avenida terá sentido inverso, para desafogar o fluxo de carros que estará retornando da praia.

Para o diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, a tranquilidade no trajeto à festa do Réveillon depende não somente das ações do poder municipal, mas também da cooperação da sociedade. "A SMTT vai estar com uma mega operação tentando minimizar os transtornos, mas o Réveillon a cada ano cresce mais. Temos uma frota grande de veículos na nossa cidade, além dos turistas de cidades circunvizinhas que vêm de carro, então convidamos as pessoas a chegar cedo e sair de casa por volta das 20h. Isso vai facilitar bons locais de estacionamento sem transtornos", afirma o major.

Limpeza

Outra novidade anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira é a intensificação das ações de limpeza desenvolvidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Além da limpeza antes e depois da festa, feita com mais de 250 agentes, a PMA vai utilizar o primeiro veículo saneador das praias na manhã do dia 1º. A máquina tem capacidade para recolher desde pequenos resíduos até objetos com 15 quilos, agilizando e facilitando o serviço de limpeza das areias da praia.

Durante a coletiva, o prefeito também lançou uma campanha de conscientização ambiental que terá início na festa de Réveillon e segue pelos próximos anos como ação permanente da prefeitura. Agentes identificados com a camisa da campanha vão distribuir 50 mil kits para o público, com sacolinha de lixo para carros, sacos plásticos bio-oxidegradáveis (que se degradam em dois anos) e um cartão de boas festas.

"A gente proporciona uma festa limpa, preserva a natureza e entra na campanha para ajudar a melhorar o nosso planeta. Cada um tem que fazer a sua parte pela preservação do meio ambiente", garante Edvaldo Nogueira. No entorno da evento, também serão espalhados dez pontos de coleta de lixo, com dez contêineres cada. A intenção é facilitar o descarte de lixo em locais apropriados, além de facilitar a retirada dos resíduos no dia seguinte. Todo o material reciclável recolhido durante a festa será doado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Estrutura

A estrutura do evento contará com dois palcos de 14m, onde se apresentam Margareth Menezes, Diogo Nogueira e a banda sergipana A Fábrica, além de dez camarins e dois camarotes, sendo um da acessibilidade, exclusivo para pessoas com dificuldade de locomação. Este ano a tenda eletrônica será mais iluminada e a apresentação dos Djs Kaska, Lukinhas e Versianni se encerra quando terminar o show do palco principal, por volta das 3h da madrugada.

Show pirotécnico

O show pirotécnico terá 15 minutos de explosão de cores e luzes e a queima de fogos será maior e com mais variedades de formas. Ao todo, 20 mil balões brancos ganharão os ares saudando a chegada de 2011, simbolizando o espírito de paz, fraternidade e esperança. Para dar mais segurança ao público presente, a área onde ficarão instalados os fogos será isolada e sinalizada indicando perigo. Um total de 40 agentes garantirá o isolamento do local.

Além dos 100 Guardas Municipais que irão dar apoio ao efetivo da Polícia Militar do Estado de Sergipe, mais 100 agentes particulares foram contratados pela Prefeitura de Aracaju para reforçar a segurança na área do evento. Haverá ainda câmaras de segurança espalhadas em locais estratégicos da praia. Também foram montados esquemas especiais para o atendimento à população nas áreas de saúde, combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e fiscalização do comércio ambulante ambulante.

Presenças

Além de representantes da imprensa sergipana, prestigiaram a coletiva o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, os diretores da empresa Torre, José Antônio Torres e José Carlos Dias, o representante do Banese, Edivan Clinger, os vereadores Magal da Pastoral, Fábio Mitidieri e Valdir Santos.

Também estiveram na solenidade os secretários municipais Waldoilson Leite (Funcaju), Lucimara Passos (Emsurb), Karla Trindade (Governo), Dulcival Santana (Seplan), Osvaldo Nascimento (SMTT), Paulo Costa (Emurb), Jeferson Passos (Sefin), major Edênisson da Paixão (Guarda Municipal), Rosária Rabelo (Semasc) e Bosco Rolemberg (Gabinete).

(Da assessoria)

Foto: André Moreira


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
08:19

Cargos Federais no Nordeste: SE terá dificuldades para indicações

Três Estados nordestinos - Bahia, Pernambuco e Ceará - divivem entre si o comando das principais empresas federais de atuação intensa na região.

A Bahia define sempre a presidência da Codevasf, Pernambcuo da Chesf e da Sudene e o Ceará a presidência do Banco 
do Nordeste. Sobraria para Sergipe manter a sua única indicação para a Sudene, o economista Guilerme Rebouças ou brigar para conquistar novos espaços.

No governo Dilma Rousseff, Sergipe conseguiu apenas a presença do general Elito Siqueira, no Gabinete de Segurança Institucional. A conquista foi de perito pessoal do general.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/12
11:24

Augusto Bezerra deixa a Executiva do DEM em Sergipe

O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), acaba de anunciar aos amigos, eleitores e à sociedade de uma forma geral que continua filiado nos Democratas, seguido as orientações do ex-governador João Alves Filho (DEM).

Por sua vez, Augusto Bezerra se retira da Executiva do partido e coloca o cargo de Secretário-Geral à disposição por motivos particulares e em caráter irrevogável.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/12
11:23

Governador define prioridades para opróximo mandato

  "As prioridades para o próximo mandato passam pela consolidação das
políticas públicas que viemos adotando ao longo destes quatro anos e
que foram aprovadas pelos sergipanos nas urnas. Mas também vamos
avançar. Sergipe quando aprovou nosso projeto, demonstrou também que
quer mais, que quer seguir em frente". O comentário é do governador Marcelo Déda (PT)

  Ele anunciou que "na área da Saúde vamos priorizar o término das obras estruturantes
no interior do Estado e a melhoria na qualidade do atendimento. Este
será um foco importante a ser perseguido pelos nossos gestores e em
breve acredito que iremos colher bons resultados".

  "Já na Educação, além de concluirmos a reestruturação da rede física
que está passando por uma profunda modernização, ampliação do
pré-SEED, Sergipe Alfabetizado, programa “Um computador por aluno”,
vamos ampliar o número de escolas de ensino profissionalizante. Nosso
objetivo também é continuar realizando parcerias com a UFS para
interiorizar cada vez o ensino superior, agora já com a boa nova dos
cursos de medicina e odontologia aprovados pelo Coselho nacional de
Medicina", declarou.

  "Na Segurança Pública iremos continuar através do Sergipe Cidades a
construir e ampliar delegacias no interior, investir ainda mais em
tecnologia e em equipamentos. Mas a nossa maior prioridade vai ser
conseguir os recursos para realizar concurso público para as policias
civil e militar, acabando de uma vez por todas com as carência de
efetivo", disse o governador.

  Déda informou que "a infra-estrutura vai continuar sendo priorizada. Vamos investir na
construção de mais estradas, na reforma de outras que ainda precisam
passar por um processo mais profundo de recuperação. Terminar a ponte
Gilberto Amado e construir a ponte sobre o Rio São Francisco,
interligando Sergipe ao nordeste totalmente por vias litorâneas. Estas
obras vão ser fundamentais para preparar nosso Estado para os novos
desafios de desenvolvimento que virão pela frente, atraindo novos
investimentos e colocando Sergipe no mapa da Copa de 2014".


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/12
11:22

Posse de Déda será transmitida pela internet

Com a marca de uma gestão moderna, o Governo de Sergipe anuncia a transmissão online da Cerimônia de Posse do Governador reeleito Marcelo Déda e do seu vice, Jackson Barreto.

O evento acontece às 8h30 do dia 1º de janeiro de 2011, na Assembleia Legislativa de Sergipe e, em seguida, no Palácio Museu Olímpio Campos, onde acontece o tradicional discurso de posse.

A transmissão via internet será simultânea e poderá ser assistida no site da Agência Sergipe de Notícias - agencia.se.gov.br[1] - e no Blog do Governo de Sergipe - e-Sergipe.com . 

(Secom-SE)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos