31/01
23:57

Sergipe entra na lista oficial de sub-sede da Copa do Mundo


O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 divulgou nesta sexta-feira (31/01) a lista final dos Centros de Treinamento de Seleções (CTSs) escolhidos pelas 32 seleções que irão disputar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Sergipe aparece na lista da Fifa para abrigar a seleção da Grécia, que treinará no Batistão e ficará hospedada no Radisson Hotel.

“Este é um momento fundamental, porque a partir de agora podemos trabalhar com um cenário real. Ao saber exatamente aonde cada seleção irá se hospedar e treinar, podemos começar a detalhar o planejamento de toda a operação de segurança, transporte, logística e outras áreas”, diz Frederico Nantes, Gerente Geral de Competição e Serviços às Equipes do COL.

Durante o processo de avaliação das instalações, que teve início em dezembro de 2011 e encerrou-se em maio de 2013, uma equipe técnica formada por 18 profissionais do COL percorreu 250.000 km em todo o país para inspecionar os locais de treinamento. Ao todo, o COL avaliou 403 candidatos em 25 estados, além do Distrito Federal. A versão definitiva do catálogo de CTSs foi lançada em outubro de 2013, com 83 locais.

Entre os centros escolhidos, 24 estão situados na região Sudeste, cinco na região Nordeste e três na região Sul do país. Os municípios de Campinas, Itu, Rio de Janeiro e Vitória receberão duas seleções cada. Entre as cidades-sede, apenas Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo receberão seleções, fazendo com que a imensa promoção internacional proporcionada por receber uma seleção e o clima de Copa do Mundo sejam sentidos muito além das 12 cidades que receberão partidas. O estado que mais receberá seleções é São Paulo, escolhido por 15 seleções.

“Esta é uma oportunidade concreta de ampliar a participação da população paulista no evento, promovendo seus atrativos turísticos, aproveitando a infraestrutura existente, as melhorias permanentes em decorrência do evento e toda a diversidade cultural do nosso estado”, diz Julio Semeghini, Secretário de Estado de Planejamento e Coordenador do Comitê Paulista da Copa 2014.




Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
31/01
22:31

Maria do Carmo considera vergonhoso alto índice de analfabetos no Brasil

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) considerou vergonhosa a posição ocupada pelo Brasil no que se refere ao índice de pessoas adultas analfabetas. De acordo com dados do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, da Unesco, o Brasil aparece em oitavo lugar entre 150 países com maior número de analfabetos adultos.

Os dados foram divulgados esta semana e, no entendimento da senadora, refletem uma triste realizada que precisa ser alterada com políticas públicas mais eficientes, sobretudo, na área educacional. De acordo com os números, são quase 13 milhões de analfabetos na faixa etária de 15 anos ou mais.

O pensamento da senadora sergipana se coaduna com o entendimento da própria Unesco que atribui o problema do analfabetismo à má qualidade da educação, à falta de atrativos nas aulas e de treinamento adequado para os professores.

“Informações do próprio Ministério da Educação revelam que, no Brasil atualmente, menos de 10% dos professores estariam fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal. Ela ressaltou que é preciso que sejam adotadas alternativas eficientes e eficazes para minorar o problema.

(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/01
22:25

Hospital de Estância inicia realização de cirurgias oncológicas

O Hospital Regional de Estância Dr. Jessé de Andrade Fontes deu um importante passo para ampliar a assistência em Sergipe. Trata-se da abertura do centro cirúrgico da unidade, na última terça-feira, 28, com cirurgias eletivas de baixo risco. A unidade também está preparada para realizar cirurgias oncológicas na área de urologia para dar suporte ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

As cirurgias oncológicas começaram a ser realizadas nesta quinta-feira, 30, em Estância. Quatro pacientes foram operados. De acordo com a coordenadora assistencial do Hospital Dr. Jessé de Andrade Fontes, Cláudia Miranda, as cirurgias foram um sucesso. O atendimento no Hospital Dr. Jessé Pinto Fontes é regional. Atende pessoas da região Centro-Sul e até da Bahia. No caso das cirurgias, serve de retaguarda ao HUSE em procedimentos cirúrgicos mais simples. No caso das quatro primeiras cirurgias oncológicas, nenhum dos pacientes era de Estância.

“Os pacientes foram internados um dia antes da cirurgia para que fossem feitos os procedimentos. Se a cirurgia ocorrer dentro da normalidade, esses pacientes receberão alta no próximo dia”, disse Mônica Souza, coordenadora de internamento do Hospital Regional de Estância Dr. Jessé Andrade Fontes.

(Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/01
22:19

Belivaldo reconhece vitória de Susana e lhe deseja boa sorte no TCE

“Se isso realmente aconteceu, acho que vou deixar essa pendenga judicial de lado e desejo boa sorte para a deputada Susana Azevedo”.

Assim reagiu nesta sexta-feira o secretário de Estado da Educação,. Belivaldo Chagas, ao comentar a informação de que o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, teria adotado a suspensão da decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe que determinou a não-nomeação, por parte do governo, da deputada.

Chagas disse que ainda lhe cabe ingressar com recurso, através de um Agravo de Instrumento, mas, entende que o julgamento demoraria demais, ela seria nomeada no prazo de 20 dias, como estabelece a lei, e ficaria sub júdice até a decisão final. A questão está em juízo há dois anos.

Belivaldo e Susana disputaram a cadeira no TCE-SE ela venceu, mas Chagas arguiu o processo de votação.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/01
22:35

Oficina de beleza acontece no Abrigo para meninas

As crianças e adolescentes do Abrigo para meninas Marinete Alves estão participando de oficina de beleza ministrada por voluntárias e promovida pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). A atividade tem como objetivo preparar as garotas para o mercado de trabalho e acontece duas vezes por semana durante três meses.

Durante as aulas, a cabeleireira Maria da Silva e a manicure Josefa Rocha ensinam todas as técnicas e cuidados necessários para uma adequada manutenção de cabelos e unhas. “Aqui elas aprendem como lavar o cabelo de um cliente da maneira correta, fazer escova, retirar cutículas e higienizar mãos e pés. É interessante ver como elas utilizam as técnicas passadas por mim e minha companheira de equipe no dia-a-dia delas. Aos poucos elas vão deixando a vaidade aflorar”, comenta Maria.

Da assessoria
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/01
22:25

Treinador do Confiança vê evolução da equipe

(Foto: ADC/Divulgação)

O treinador Givanildo Sales avalia o time e garante que "houve evolução nas duas últimas partidas". Agora já em ritmo acelerado pelos jogos da Copa Nordeste, o time descansou na manhã de ontem, após o empate, em 1 a 1, com o América de Natal, em Carmópolis.

O dia de ontem foi de trabalho. Atividades de musculação e treino físico-técnico. Um bate papo abriu os trabalhos da tarde, mas a conversa teve um tom mais ameno do que a realizada após a primeira partida contra o Vitória. “Nós evoluímos bastante, e sei que podemos evoluir ainda mais na finalização. Se somos capazes de criar dez oportunidades, temos de marcar pelo menos cinco. Se criamos cinco oportunidades, temos de marcar pelo menos dois gols", disse o treinador. 

Ainda sem definição da equipe que vai viajar para Salvador, Givanildo não contará com o lateral direito Glauber e o meia Marcelinho.  "Vamos para o jogo com o Vitória acreditando que poderemos superar nossa falha na finalização e conseguir marcar mais gols", destaca.

Hoje, a equipe faz treino tático pela manhã e viaja para Salvador por volta do meio-dia. Amanhã, o grupo fica concentrado e faz duelo contra o Vitória, às 16horas (de Aracaju), no Pituaçu. Após o jogo, o time pega estrada de volta, e terá o domingo de descanso.

Próxima semana
Na segunda-feira, faz musculação com habilidades motoras pela manhã, e treino técnico à tarde. Terça-feira haverá descanso pela manhã e técnico tático à tarde. Na quarta-feira, o Confiança enfrenta o Sergipe no jogo de volta, em Itabaiana, no Estádio Presidente Médici. Na quinta-feira o time descansa pela manhã e tem atividade de musculação, com treino físico e técnico à tarde.    

Com informações da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/01
22:15

Time “Aracaju” de futsal é apresentado

(Foto: Silvio Rocha)

A equipe de futsal que representará Aracaju em todos os campeonatos da modalidade foi apresentada pelo prefeito João Alves Filho, na manhã de ontem, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. A iniciativa foi da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) que pela primeira vez investe em um time que leva o nome da capital sergipana. A equipe já está se preparando para a estreia em competições oficiais, que será na Copa TV Sergipe de Futsal.

O prefeito João Alves parabenizou o secretário da Juventude e do Esporte pela iniciativa inédita criar um time de futsal de Aracaju. "O secretário Carlos Eloy é o grande líder desse esforço para que tenhamos sucesso também nos campeonatos de futsal. Em 2013 sediamos vários outros eventos e podemos dizer, sem dúvidas, que nenhuma outra cidade brasileira teve tanto sucesso quanto a nossa capital no esporte amador. Parabenizo também o técnico Wilson Mendonça pela escolha dos atletas, destacando que ele nunca perdeu uma disputa. Estamos torcendo pela nossa primeira vitória do ano no esporte", disse o prefeito.

Outros aspectos que deixaram o prefeito extremamente satisfeito com o esporte aracajuano foram a conquista para sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) esse ano e os Jogos Panamericanos de Ginástica, além do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia no próximo ano. De acordo com João Alves, os investimentos no esporte amador, que é base de todo atleta, também evitam que os jovens façam uso de drogas, já que o uso de narcóticos prejudica o desenvolvimento do atleta.    

Representação
O secretário Carlos Eloy agradeceu ao prefeito pelo apoio. "Levamos ao prefeito a possibilidade de disputarmos a Copa TV Sergipe pela primeira vez na história da nossa capital e ele não se opôs. Hoje estamos dando o pontapé inicial. É importante destacarmos que o time não é da Prefeitura de Aracaju, mas sim de todos os aracajuanos", reforçou o secretário.

Com informações da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/01
13:30

Projeto Carnalita - Prefeito de Capela anuncia segunda-feira se autorizará Vale a explorar subsolo

O prefeito de Capela, Ezequiel Leite, pediu prazo até a próxima segunda-feira para decidir se assina ou não o termo de autorização para que a empresa Vale explore o subsolo do município em busca da carnalita, que é usada na indústria de transformação para a produção do potássio, essencial nos adubos agrícolas. Leite, que não assinou o termo na semana passada e empurrou a Vale para a condição de desistir do projeto, afirmou que gostou da reunião de ontem, com empresários sergipanos. 

Ele vem alegando que Capela tem 80% da carnalita e ficaria com menos impostos que Japaratuba, que tem 20% e ficaria com a usina de transformação. A Vale já anunciou a sua pretensão de deixar o projeto de lado e partir para novos investimentos. A empresa revelou que pretende investir R$ 4 bilhões e gerar 4 mil empregos diretos e indiretos.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos