31/01
20:15

Desipe transfere 39 presos do Copemcan para o Compajaf

Transferência ocorreu na tarde da quinta-feira

O Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) transferiu 39 presos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, para o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria. Essa transferência, que ocorreu na tarde da quinta-feira, teve como objetivo evitar novos confrontos dentro da unidade, a exemplo dos dois recentes quando dois internos morreram.

Para o secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, essa medida foi de extrema importância, pois desarticula grupos rivais que, nos últimos dois dias quebraram, de forma negativa, a rotina do Copemcan.

A confusão entre os dois grupos rivais provocou as mortes. A primeira, ocorrida no dia 30 de janeiro, terminou com a morte do interno Wesley Santos Silva, 33, e a segunda, na tarde da quinta-feira, 31, teve como vítima fatal Marcos José Lima Queiroz, 24 anos. Estas duas mortes ocorreram na ala B do pavilhão 3, por isso todos que estavam alojados nesta ala foram transferidos. A direção do Copemcan abriu um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos, enquanto que a Polícia Civil instaurou os inquéritos. Os episódios também estão sendo investigados pela Corregedoria da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor. Por questões de segurança, a transferência dos internos foi feita sob sigilo. O Desipe utilizou seis veículos nessa operação, sendo um de suporte, duas viaturas com os internos e outras duas fazendo a escolta.

Fonte e foto: Assessoria
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/01
23:01

Luciano reafirma candidatura à Presidência da Alese e diz já contar com 16 dos 24 votos

O deputado estadual Luciano Bispo anunciou na noite desta quinta-feira que vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), amanhã, sexta, 01/02, e que acredita numa vitória em que obteria 16 dos 24 votos. “Após quatro anos administrando com responsabilidade e respeito a todos os deputados estaduais de situação e oposição, vou colocar meu nome na eleição de amanhã, para avaliação dos colegas, e a única coisa que eu posso garantir é continuar agindo como agi a minha vida toda, com respeito às pessoas”, disse Luciano Bispo.

Ele lembrou que enfrentou todos os problemas que apareceram na Assembleia, durante o período em que presidiu a Casa, e resgatou junto com todos os colegas o respeito da Alese. “Dialoguei com os líderes para resolver os problemas do Estado, assim como dialogamos com a sociedade sergipana permanentemente, e mais, respeitamos e valorizamos todos os servidores, e fizemos o primeiro concurso público da história da Assembleia”, afirmou.

Luciano declarou ainda que, “no gabinete da presidência, nem deputado, nem servidor precisa ser ‘anunciado’ pra ser atendido. As portas são abertas e eu atendo a todos, sem qualquer vaidade. Esse é meu jeito, é assim que eu sou, e não vou mudar” e prometeu.

“Estou conversando com todos os colegas, inclusive com Garibalde, a quem fiquei esperando até o início da noite para me dar uma resposta sobre os convite que fiz para ser o 2º secretário, cargo tão importante quanto o de vice-presidente e todos os outros”.

Bispo, que é o atual presidente da Alese e vai disputar a reeleição, anunciou os nomes que comporão a sua chapa, que será apresentada amanhã para a eleição. A chapa é a seguinte: Presidente: Luciano Bispo; Vice-presidente: Francisco Gualberto; 1º Secretário: Jeferson Andrade; 2º Luciano Pimentel; 3º secretário: Capitão Samuel Barreto; e 4ª secretária: Maysa Mitidieri.

Luciano informou também que está confiante na obtenção, de no mínimo 16, dos 24 deputados estaduais. E lembrou que dos oito deputados, dois deles podem optar pela abstenção na votação para escolha da mesa! “Política eu aprendi a fazer com lealdade e, principalmente, com gratidão. Esses são sentimentos que eu sempre apliquei na minha vida pública, e vou continuar assim”, concluiu.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/01
19:58

Obra de recuperação da avenida Beira Mar começa na segunda-feira e tráfego ficará em meia pista

O serviço compreende toda a extensão da via, desde a rotatória do Terminal de Integração da Atalaia até o Terminal de Integração do Mercado

Terão início na próxima segunda-feira, 4, os trabalhos de recuperação total da avenida Beira Mar, um dos principais corredores de transporte e trânsito de Aracaju. As obras, que consistirão na remoção do pavimento atual para aplicação de uma nova camada de asfalto e também de novas sinalizações horizontais e verticais e rampas de acessibilidade, podem durar aproximadamente um ano. Por causa dos serviços, o trânsito sofrerá alguns impactos e a população deverá ficar atenta.

O serviço compreende toda a extensão da via, desde a rotatória do Terminal de Integração da Atalaia até o Terminal de Integração do Mercado. A primeira etapa do trabalho acontecerá no sentido Atalaia/Centro e duas equipes trabalharão em diferentes pontos para acelerar o processo: uma ficará responsável pela obra da rotatória do Terminal da Atalaia até o Iate Clube, e a outra irá executar o serviço da avenida Ivo do Prado (após o acesso da avenida Desembargador Maynard) até o Terminal do Mercado. 

“O trabalho acontecerá diariamente das 8h às 17h para evitar poluição sonora em horários inadequados, e a via não ficará 100% bloqueada”, explica o coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho. Os serviços serão realizados em meia pista e, por isso, não haverá alterações no trânsito. Contudo, a SMTT alerta que o fluxo poderá ficar mais lento e aconselha os condutores a pesquisarem rotas alternativas. No sentido Centro/Atalaia a pista estará totalmente liberada. 

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: AAN
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/01
19:42

Blocos de Carnaval precisam de autorização ambiental da Sema para acontecerem

Para solicitar a autorização ambiental, o responsável deverá comparecer obrigatoriamente à Sema em um prazo de, no mínimo, 15 dias antes da data de realização do evento, para registrar todas as informações relacionadas

O primeiro passo a ser seguido para poder realizar blocos carnavalescos é obter a autorização ambiental emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), que vem formalizando blocos de ruas na capital sergipana para combater a poluição sonora. O secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, relata que a autorização ambiental tem como seu papel principal preservar a saúde auditiva da população e fazer com que os limites de emissão sonora sejam cumpridos nas prévias carnavalescas e durante os dias da respectiva festa. 
 
Segundo a Lei 2.410, de 17 de junho de 1996 de combate à poluição sonora, em seu artigo 3º, os organizadores de blocos carnavalescos necessitam de autorização ambiental da Sema para realizar o cortejo. Outros órgãos municipais e estaduais também devem estar envolvidos, mobilizando suas respectivas ações durante este período, a exemplo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Para solicitar a autorização ambiental, o responsável deverá comparecer obrigatoriamente à Sema em um prazo de, no mínimo, 15 dias antes da data de realização do evento, para registrar todas as informações relacionadas à ação, tais como: nome do bloco; nome, endereço e telefone de contato do solicitante; CPF ou CNPJ do solicitante e responsável pelo evento; percurso por onde o bloco passará (com ponto de referência, se necessário), observando se existem empreendimentos nas proximidades do evento, como hospitais, asilos e escolas; horário de início e término do festejo; atrações musicais que irão se apresentar; protocolo de autorização dos demais órgãos envolvidos. 

Fonte: AAN
Foto: DCA/Sema


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/01
19:29

Órgãos municipais definem condições para realização de bloquinhos no Inácio Barbosa

Os blocos deverão circular sem a presença de trios elétricos ou minitrios

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, esteve reunido nesta quarta-feira, 30, com Bruno Dórea, que representa alguns bares do conjunto Inácio Barbosa. Na ocasião, o empresário foi informado quais as condições para a possível realização dos bloquinhos de carnaval na localidade, conforme as orientações dos órgãos municipais.

Para que os eventos no conjunto residencial aconteçam sem ocasionar transtornos para os moradores da região, os blocos deverão circular sem a presença de trios elétricos ou minitrios, o cortejo deve seguir com bandas no chão, iniciando a partir das 16h e mantendo o trajeto do ano passado. Além disso, ficam proibidas a montagem de estruturas elevadas como palcos e camarotes, como também a comercialização de bebidas em garrafas pelos ambulantes.

As questões de mobilidade no trânsito também foram tratadas e ,com isso, ficam proibidas a presença dos equipamentos de som, popularmente conhecidos como paredões, e sons em malas de carro, que podem ocasionar situações de tumulto e, consequentemente, congestionamentos na área. “Já recebemos mais de 90 pedidos de liberação para este tipo de evento em outros bairros. Por isso, estamos avaliando, em conjunto com os demais órgãos envolvidos, como a SMTT e a Sema, o uso dos espaços públicos para evitar impactos negativos para os aracajuanos”, enfatizou o presidente Luiz Roberto. Ele acrescentou ainda que todas deliberações serão repassadas para o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE-SE).

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Emsurb


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/01
18:58

Acusado de intimidar e extorquir comerciantes e fazendeiros em Poço Redondo é preso

O acusado foi preso em cumprimento a mandado de prisão

Policiais Militares da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) e da Agência de Inteligência da instituição; com o apoio de agentes do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), prenderam Márcio Vieira dos Santos, conhecido como “Marcinho”, acusado de extorsão e formação de quadrilha. A prisão ocorreu no povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo.

De acordo com o delegado Dernival Eloi, diretor do Cope, Márcio era responsável por fazer contatos com os comerciantes e fazendeiros do povoado. Além disso, o acusado também pegava o dinheiro e depositava nas contas de demais integrantes de um grupo criminoso. 

Segundo as informações apuradas no processo investigativo, realizado em conjunto com o Ministério Público da Comarca de Poço Redondo, a quadrilha cobrava das vítimas valores entre R$ 500 e R$ 5 mil para que não ocorressem roubos aos donos das propriedades ou nos locais, intimidando as vítimas. Márcio foi preso e encaminhado ao Cope, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/01
18:52

PSS Médicos: convocados têm até a próxima terça-feira, 5, para apresentar documentação

A data e horário das especialidades estão disponíveis no edital que está no site da Secretaria de Estado da Saúde

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) alerta que o prazo para que os médicos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) se apresentem ao Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, na avenida Augusto Franco, munidos de documentação está chegando ao fim, a data limite é até a próxima terça- feira (5), às 16h. A data e horário das especialidades estão disponíveis no edital que está no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no endereço www.saude.se.gov.br

A Diretoria Operacional da FHS analisará a documentação apresentada pelos candidatos e, estando tudo correto, será encaminhada ao setor de Recursos Humanos que dará continuidade do processo. A partir disso, uma nova lista de solicitação de documentos e exames será lançada.

Os aspirantes precisam estar cientes que a não conformidade ou não apresentação dos documentos comprobatórios implicará na desclassificação automática do candidato, conforme previsto no edital. Por outro lado, o não comparecimento implicará na condição de desistência do candidato à vaga pleiteada.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/SES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/01
18:49

Corpo de Bombeiros divulga resultado da pré-matrícula do concurso para soldado

Os 193 candidatos aprovados já estão sendo convocados para o exame médico

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) divulgou, na última terça-feira (29), em boletim geral ostensivo, o resultado da pré-matrícula dos candidatos classificados no concurso para soldado. Dos 200 aprovados, sete foram reprovados nessa fase, dos quais cinco eram da lista das vagas de ampla concorrência masculino e duas da ampla concorrência feminino.

Os 193 candidatos aprovados já estão sendo convocados para o exame médico admissional/inspeção de saúde entre os dias 04 e 07 de fevereiro, no horário das 7h30 às 18h, no Hospital da Polícia Militar, localizado na Avenida Minas Gerais, no bairro 18 do Forte, em Aracaju/SE. Na oportunidade, os classificados deverão apresentar todos os exames laboratoriais complementares de saúde, tais como radiografias do tórax e das regiões da coluna delimitadas em edital; eletroencefalograma; teste ergométrico; teste audiométrico; escarro; exame de sangue; laudo oftalmológico completo; parasitológico de fezes; sumário de urina; exame toxicológico; ecografia de abdome total e laudo psiquiátrico.

A inspeção de saúde é requisito obrigatório para matrícula no Curso de Formação de Soldado (CFSD), que deve iniciar assim que o Governo do Estado autorizar convocação. A previsão é de que o curso tenha duração de nove meses e aconteça no novo Centro de Ensino e Instrução da corporação, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju/SE. De acordo com o diretor de Pessoal, Ensino e Instrução (DEPEI) do CBMSE, coronel BM Isaú Júnior, os candidatos excedentes só serão chamados após a matrícula definitiva, a depender do número de vagas autorizado pelo governador para convocação.

Fonte: Ascom CBMSE
Foto: Reprodução/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos