28/02
13:54

Praça Camerino é reestruturada e entregue à população


Os aracajuanos já têm um novo espaço de convivência que pode ser aproveitado por toda a família. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, entregou à população na noite de hoje, 27, a Praça Camerino completamente reurbanizada e com a segurança que o povo tanto esperava. Para isso, a Guarda Municipal está salvaguardando o bem público e as pessoas que passam a frequentar o espaço que já foi considerado ponto de encontro de muitos estudantes. A Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (OSCAR), composta por estudantes da Rede Municipal de Ensino, se apresentou durante a entrega da Praça sob regência do maestro Ion Bressan.

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN), os mais de 10 mil m² da Praça Camerino foram completamente reformados, com pavimentação em pedra portuguesa e concreto desempolado, contendo ainda espaço para eventos, bancos, mesas e a grande novidade que é o espaço para leitura. Um local onde os apreciadores dos livros podem ler com tranquilidade e ainda trocar obras literárias temporariamente.

O prefeito João Alves foi enfático ao destacar que a questão da segurança é algo prioritário e que a Praça Camerino é o primeiro espaço público onde coloca-se em prática o projeto Praça mais Segura da Guarda Municipal. "Quero melhorar ainda mais a qualidade de vida do cidadão aracajuano e tenho fé em Deus que conseguiremos. Essa Praça é do povo e quero que volte a ser frequentado pelas famílias e pelos estudantes, que eram maioria. Para isso, a Guarda Municipal está presente durante todo o dia preservando o bem mais precioso que temos, o povo. Não podemos permitir que a os malfeitores tomem conta desses espaços públicos como estava acontecendo. Os guardiões já estão na Praça Camerino e em mais alguns dias estaremos colando um contêiner para que eles tenham também um ponto de apoio", destacou o prefeito.


A superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, ressaltou o carinho que o prefeito João Alves tem pela capital sergipana e por isso tem grande satisfação em realizar a primeira obra do Instituto em parceria com a Prefeitura de Aracaju. "Essa praça foi beneficiada com o projeto PAC 2 que ainda beneficiará outros locais como o Sistema Ferroviário de Aracaju e o Centro Histórico. Estamos muito felizes em estar realizando essa parceria com a Prefeitura", informou.

O secretário da Infraestrutura, Luiz Durval, disse da afeição que teve por realizar mais uma vez a obra de reforma da Praça Camerino, já que João Alves também reestruturou o espaço em seu primeiro mandato como prefeito. "Essa Praça era terra de ninguém. Estava abandonada e constantemente recebíamos reclamação da população por não haver se quer uma iluminação digna. Hoje me sinto feliz por ter a oportunidade de entregar, juntamente com o prefeito de Aracaju, uma praça reurbanizada e segura à população", disse.

 
Da Assessoria
Fotos: André Moreira


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/02
13:12

Genival Nunes deixa a presidência da Adema

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival, deixou hoje a presidência da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que acumulava desde que assumiu a pasta. No decorrer da próxima semana, o ex-deputado estadual, Wanderlê Correia, assumirá a Adema. Correia foi nomeado pelo governador Jackson Barreto na semana retrasada e na semana passada foi nomeado para o cargo. Genioval Nunes fez um balanço do que realizou na Adema.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
12:02

Sergipano, de Ilha das Flores, é sucesso no Santos, de São Paulo

Desde 2009 no Santos, somente agora, aos 21 anos, Geuvânio conseguiu espaço no time principal. Ganhou a camisa 10, fez valer a honraria, e acabou reconhecido pelo bom começo de temporada que está fazendo no time da Vila Belmiro. Nesta quarta-feira, renovou seu contrato com o clube até 31 de dezembro de 2017.

Mateus Ramos/Divulgação

 

Meia é o atual camisa 10 do Santos - Mateus Ramos/Divulgação
 

 

Natural de Ilha das Flores, em Sergipe, Geuvânio começou a aparecer no elenco principal do Santos em 2011. No ano seguinte, chegou a receber chances, mas não se firmou. Emprestado para o Penapolense para jogar o Paulistão 2013, assumiu a titularidade do Santos nas primeiras oportunidades que ganhou, já na reta final do Brasileirão.

Neste ano, foi titular em todos os 10 jogos do Paulistão, marcando três gols. "O Geuvânio é mais um menino em que nós acreditamos muito, sabemos que tem um grande potencial porque ele tem mostrado isso no dia a dia dos treinamentos e nos jogos", elogiou André Zanotta, superintendente de esportes do Santos.

O garoto também comemorou o acerto. "É motivo de muita alegria para mim, eu sempre trabalhei muito forte para que esse dia chegasse e finalmente ele chegou. Estou muito feliz em renovar meu contrato com o Santos e é uma honra vestir essa camisa muito importante." Um outro sergipano que foi destaque no Santos foi Clodoaldo, que também jogou na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. (AE)



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
11:58

Praias de SE: Deputada pede esforço para projetos de infraestrutura

Através de indicação, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) solicitou ao governador Jackson Barreto (PMDB) que envide esforços para a elaboração e execução de projetos turisticos de infraestrutura nas praias de todo o interior do Estado.

Na proposta a deputada lembrou que o litoral sergipano tem praias belas, algumas quase intocadas, e com o aumento do fluxo turístico é preciso uma infraestrutura completa em todas as praias. Sergipe tem um litoral com a extensão de 163 km. Maria Mendonça lembrou que nos estados vizinhos há praias pequenas, menores do que as existentes em Sergipe, mas com infraestrutura para receber os turistas, como orla e hospedagem.

A deputada sugeriu na indicação que o Estado possa buscar “know-how” e realizar convênio com os municípios nos quais serão beneficiados com a infraestrutura nas praias para desenvolverem a melhor forma de atuação e manutenção da mesma. “A maior parte do ano nossa região é ensolarada e com infraestrutura, marketing e atuação conjunta do município e do estado, poderão ser realizados eventos nas regiões praianas, fortalecendo o turismo, gerando empregos e favorecendo nosso desenvolvimento”,explicou. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
11:37

Funcionamento Mercados de Aracaju no Carnaval

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que os Mercados Municipais Thales Ferraz e Antônio Franco, no Centro, funcionarão na terça-feira de Carnaval, 4 de março, das 7h às 17h. Já o Mercado Municipal Albano Franco, também no Centro, e os mercados setoriais, nos bairros, permanecem fechados durante o feriado. A alteração do horário de funcionamento acontece somente neste dia.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
11:25

For all - Sergipe também terá gregos nos festejos juninos

Gregos no forró, é isso o que promete a capital sergipana, escolhida pela Seleção da Grécia como sede para o seu Centro de Treinamentos durante o a Copa do Mundo. Junho é também mês de agitação por todo o Nordeste brasileiro, com as famosas Festas de São João. Também virão muitos baianos, como acontece anualmente.

A vinda da seleção grega será uma oportunidade para divulgar as belezas e a cultura do estado. De acordo com o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, cerca de 60 mil turistas vão circular pelo estado.

O técnico português, Fernando Santos, que dirige a Seleção da Grécia disse que a opção por Aracaju foi motivada pelo fato de a cidade ter clima semelhante às cidades em que sua equipe vai jogar, como Natal e Fortaleza. Disse ainda que os gregos, assim como os brasileiros, são festeiros.

Várias cidades do estado realizam festejos juninos com forró, como Capela, que fica a pouco mais de 65 km de Aracaju. A comemoração começa no dia 31 de maio, quando um grupo de pessoas acompanhadas de zabumbas, um tipo de tambor, e bacamarteiros, portando uma arma de fogo de cano curto e largo, saem pelas ruas cantando de porta em porta e arrecadando prêmios para a tradicional Festa do Mastro.

Já em Estância, a 70 km da capital, acontece a tradicional guerra de fogos realizada em uma arena projetada para a segurança dos expectadores, e ainda a corrida de barcos de fogo, pequenas embarcações penduradas em arames que possuem diversos enfeites e rojões amarrados. Em Areia Branca, a 36 km de Aracaju, acontece o São João de Paz e Amor. Lá é proibida a queima de fogos, mas a Praça do Forró, com mais de 20 mil metros quadrados, tem espaço para os turistas dançarem ao som de trios pé-de-serra, músicos e bandas.

A capital Aracaju recebe ainda turistas e festeiros em uma vila cenográfica montada na Orla da Praia da Atalaia, chamada Arraiá do Povo, com forró e uma extensa agenda cultural que inclui a apresentação de grupos de pífanos, samba de coco, trios pé-de-serra e quadrilhas juninas. Completando a festa, acontece ainda o Forró Caju, que mistura a tradição dos trios pé-de-serra à inovação do forró eletrônico, com a presença de artistas do cenário nacional. Na Praça de Eventos Hilton Lopes é montada, uma estrutura de bares, camarote e um grande palco, com atrações regionais e nacionais. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
11:17

Jackson Barreto assina transferência do acervo de Seixas Dória ao PMOC

Após um hiato de 50 anos, o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC ) prepara seus cômodos para receber a história de Seixas Dória. Deposto do cargo e retirado da sede do Governo pelo exército em 1964,  Dórea passa a compor o acervo permanente do PMOC através de correspondências, fotografias, comendas, diplomas, banner, manuscritos, impressos e 983 volumes.

O contrato de Comodato foi assinado na manhã desta quinta-feira, 27, pelo governador Jackson Barreto e os filhos de Seixas Dórea. O documento acerta a cessão temporária por 20 anos, ao Estado de Sergipe, pelos herdeiros do governador Seixas Dória, do conjunto de documentos privados produzidos e/ou acumulados pelo ex-governador, que corresponde a seu arquivo pessoal. Deverá o estado de Sergipe manter os arquivos custodiados no Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC).

Jackson Barreto destacou o papel de Seixas Dórea na história política de Sergipe. “Hoje é um dia muito importante para mim que acompanhei seus comícios encantado pela sua oratória. É para esta casa, histórica para vida de Seixas Dórea e para os sergipanos que volta o seu acervo. Esse acervo é parte significativa da história de nosso estado, dos sergipanos. Que esse acervo sirva de estímulo para as novas gerações, que possamos aprender com a vida de um homem nacionalista e democrata. A história de Seixas Dórea nos inspira a continuar na vida pública”, afirmou.

O secretário adjunto de Cultura, Wellington Mangueira comentou a importância dessa cessão para a identidade histórica do Estado. “Este acervo é de suma importância para as novas gerações. Seixas Dórea foi um nacionalista, um democrata que lutou pela reforma agrária, por um desenvolvimento permanente do País. Este acervo será fonte de pesquisa sobre um homem que lutou por um mundo melhor”.

 “Este é um momento extremamente feliz para nossa família. Esse acervo é fruto de um trabalho de minha mãe, que arquivou tudo que ele fez e recebeu de prêmios, comendas. O desejo dela era justamente esse: deixar que as pessoas conhecessem a história de meu pai”, disse Antônio Carlos Mesquita, filho de Seixas Dórea. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
11:10

Arcebispo anunciará campanha da Fraternidade dia 6 em Aracaju

O Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, o Bispo Auxiliar, Dom Henrique Soares da Cost,a e a Coordenação da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 concedem entrevista coletiva à imprensa no dia 6 de março, às 8h30, na Cúria Metropolitana da capital sobre a campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e o lema “É para a Liberdade que Cristo nos libertou”.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos