28/02
12:57

Venâncio fraturou duas vértebras, mas não corre riscos de sequelas

Os exames realizados no deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) revelaram que ele fraturou duas  vértebras, mas não corre risco de sofrer sequelas do acidente que aconteceu na tarde de sexta-feira, 27, na BR 235. O carro capotou no município de Areia Branca, quando o deputado  seguia para São Domingos. Ontem, o parlamentar  seria submetido  a ressonância magnética e  poderá  ficar  imobilizado em casa por três meses, para  recuperação,  ou ser submetido  a cirurgia.

No início da tarde deste sábadoo, a família do deputado divulgou a seguinte nota:

Amigos da Imprensa,

A Família Fonseca, através desta nota, tranquiliza a sociedade sergipana, em especial, os amigos e admiradores do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), que nessa sexta-feira (27) à tarde, sofreu um acidente automobilístico, na BR-235, nas proximidades do município de Areia Branca.

Venâncio foi encaminhado para o Hospital São Lucas, em Aracaju, onde recebeu os devidos atendimentos médicos. Os primeiros exames revelaram fraturas em duas vértebras na coluna, mas o deputado não corre riscos de sequelas em virtude do acidente.

Ao longo deste sábado (28), na companhia do filho que é medico neurologista, Venâncio estará sendo submetido a um exame de ressonância magnética bastante detalhada para avaliar a necessidade, ou não, de um procedimento cirúrgico.

A expectativa é que Venâncio passe por um procedimento conhecido por “imobilização”, onde ele ficará em repouso, em sua residência, por alguns meses. Caso a ressonância identifique a necessidade do procedimento cirúrgico, exclusivamente em tom corretivo, o parlamentar também estará fora de perigo, sem riscos de sequelas.

Os familiares agradecem a atenção e o carinho dos amigos e admiradores do deputado Venâncio Fonseca, em Sergipe e em todo o País que, desde as primeiras horas, se dirigiram ao Hospital São Lucas em busca de maiores informações ou que estão telefonando de várias partes do País.

A família tranquiliza a todos, agradece e pede que as orações sejam contínuas para que, dentro da maior brevidade possível, Venâncio esteja recuperado e pronto para retomar suas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Sergipe e como secretário-geral da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/02
21:18

Confiança anuncia a contratação do meia Lucas Silva

Jogador já defendeu Santo André e São Caetano e estava atuando pelo futebol de Malta

A Diretoria de Futebol do Confiança anunciou na tarde desta quinta-feira, 26, a contratação de mais um reforço. O time contratou o meia Lucas Silva, de 25 anos.

O atleta, que já teve passagem por times como o Santo André, São Caetano, São Bernardo, Arapongas-PR, Guarany-CE e River Plate-SE, estava atuando pelo Tarxien Rainbows Football Club, de Malta.

O novo reforço do Dragão deverá se apresentar no Estádio Sabino Ribeiro, no Bairro Industrial, já no próximo domingo, 26.


Da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/02
21:06

10ª edição do Lazer Em Meu Bairro acontece nesta sexta

O ano de 2015 está só começando e a Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp) volta com um de seus programas de maior sucesso, o Lazer Em Meu bairro. Conjunto de atividades pensado para movimentar a rotina das comunidades de Aracaju, o programa comemorará sua 10ª edição com um novo evento, que acontece nesta sexta-feira, 27, na rua Pinheiro Machado, próximo à Igreja Pio X, no bairro Cidade Nova, das 14h às 17h.

Em clima de festa, o projeto chega pela terceira vez à Cidade Nova para oferecer sua clássica programação de lazer repleta de atividades diferenciadas. Estão planejadas brincadeiras lúdicas, ações recreativas, jogos e prática esportiva, além de outras atrações como as camas elásticas, torneio de futebol e atividades culturais.

Segundo Kleber Alves, coordenador de Lazer da Sejesp e organizador do evento, o Lazer Em Meu Bairro reserva grandes surpresas para 2015. "O que nós estamos fazendo é um aquecimento para tudo que ainda planejamos para este ano. O projeto existe desde 2013 e foi completamente abraçado pelas comunidades da cidade. As pessoas podem esperar muito mais de nós", conta.

Da assessoria
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/02
21:04

PMA realiza sorteio de unidades do Residencial Zilda Arns

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), realiza amanhã, 27, o sorteio para definir as unidades onde os contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida do empreendimento Zilda Arns irão residir. Com 144 unidades, o residencial está localizado na rua São Francisco de Assis, no  bairro Cidade Nova. O evento acontece na sala de reuniões do Centro Administrativo Aloísio Campos, a partir das 13 horas.

Conforme o sorteio for sendo realizado, o contemplado conhecerá o pavimento, bloco e apartamento onde passará a residir.  Além da presença de representantes da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Aracaju, o sorteio terá explanação de profissionais da Deso e Energisa que falarão sobre a Tarifa Social para Consumidor de Baixa Renda.

Zilda Arns

O Residencial Zilda Arns foi construído com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial – Faixa 1. As famílias selecionadas possuem renda média familiar de 0 até R$1600,00. Do total das 144 moradias verticais, 5% serão para pessoas com deficiências e 3% para idosos.

Os selecionados para o empreendimento atenderam a critérios nacionais (famílias residentes em área de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; ou/e com mulheres responsáveis pela unidade familiar; ou/e que fazem parte pessoas com deficiência) e municipais (famílias que recebem o benefício eventual auxílio moradia; e/ou que têm, no mínimo, três componentes no núcleo familiar) de priorização e elegibilidade.  Os critérios atendem às condições da Lei nº 11.977/2009 e do Decreto nº 4701/2014, respectivamente.


Da assessoria


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/02
20:59

Prefeito apresenta projeto do sistema de transporte coletivo da Grande Aracaju


A preocupação com a mobilidade urbana da capital sergipana sempre foi uma das prioridades nas gestões de João Aves Filho, que investe maciçamente para melhorar o sistema viário e de transporte coletivo de Aracaju. Por causa disso, na manhã de hoje, 26, o prefeito se reuniu com representantes do escritório Jaime Lerner, responsáveis pelo projeto que implantará o BRT. Durante a reunião foi apresentado para os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão o novo sistema integrado de transporte coletivo da Grande Aracaju.

Para que o transporte coletivo continue sendo integrado com os outros três municípios da região metropolitana, será preciso a criação de um consórcio entre as cidades envolvidas, para que as benfeitorias atinjam toda a população, que já utiliza esse tipo de sistema há aproximadamente 30 anos.

O prefeito João Alves destacou a importância de não haver a separação dos municípios e dos transtornos que causariam, caso o sistema integrado não mais funcionasse.

"A população que mora em Nossa Senhora do Socorro e trabalha em Aracaju, por exemplo, paga atualmente apenas uma passagem, mesmo pegando vários ônibus, pois os terminais são integrados. Queremos que com o BRT continue do mesmo jeito, para que a população não sofra. Estamos trabalhando para que esse benefício, que foi implantado durante a minha gestão, continue. Hoje estamos reunidos com os outros prefeitos para que eles conheçam todo o projeto que será implantando e para que possamos realizá-lo o mais rápido possível", destacou João Alves, solicitando ainda que o processo para implantação do novo sistema BRT fosse acelerado.

A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Costa Teles, revelou que a reunião com os prefeitos foi para apresentar todo o projeto do sistema integrado de transporte coletivo. "Os técnicos do projeto já se reuniam há quase dois anos pensando todo o projeto metropolitano. Desde o início a prioridade é não acabar o sistema de integração que está implantado há décadas. Após a reunião de hoje os prefeitos se reunirão para deliberar sobre a assinatura do protocolo de intenções, posteriormente  será constituído o consórcio. A partir daí, deflagraremos o processo licitatório para o transporte público", disse a secretária, enfatizando ainda que essa reunião com os prefeitos apenas foi possível após a decisão do governo do Estado em manifestar seu posicionamento em acerca do processo.

"Aracaju já podia ter realizado o processo licitatório caso o sistema não fosse mais integrado. Esse processo já estava proposto e inclusive oficializado. Mas, o prefeito João Alves entendeu que não podíamos quebrar o sistema de integração já implantado, pois milhares de pessoas ficariam prejudicadas. Em dado momento foi imprescindível a participação do Governo do Estado na discussão. No final do ano passado chegamos o consenso de que o sistema deveria ser mantido, com a participação consultiva do Estado e gerenciado pelos quatros prefeitos", esclareceu.

Participação das Prefeituras

O processo de execução do novo projeto de mobilidade urbana vai além de apenas implantar o BRT. Contempla ainda a construção de vias exclusivas para os ônibus articulados, licitação para o transporte coletivo do sistema já existente e do BRT, sincronização de sinais, reforma e ampliação dos terminais de integração e outros. O projeto está pronto e para que os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, de São Cristóvão, Rivanda Batalha, e da Barra dos Coqueiros, Airton Marthins, possam entender melhor como funcionará todo o sistema, os representantes viajarão a Curitiba onde vislumbrarão o projeto que será executado.

De acordo com Rivanda Batalha, a viagem facilitará o entendimento do projeto. "Hoje tiramos as pequenas dúvidas que ainda permeavam. Com essa reunião acredito que passaremos para o próximo passo que é assinarmos o tão esperado consórcio. A viagem a Curitiba servirá para conhecermos na prática todo o sistema, já que estaremos lá como usuários do transporte que já em existe na cidade", garantiu.

O prefeito Fábio Henrique destacou a sua persistência com o prefeito João Alves para que o sistema de transporte coletivo continuasse integrado. "A nossa preocupação sempre foi resguardar os interesses da população. Pleiteamos juntamente ao prefeito que fizesse a apresentação do sistema para conhecermos o projeto. O corredor do sistema BRT se estende até o Terminal do Marcos Freire, que para nós é excelente. Com esse projeto teremos uma melhoria significativa no sistema de transporte coletivo. O projeto anterior existente não contemplava as cidades metropolitanas. Isso era um absurdo. Juntei-me ao prefeito João Alves para que isso não acontecesse e até mesmo brinquei na época dizendo que, com isso, poderia haver uma guerra civil. Seria um retrocesso. Mas hoje, graças a Deus essa fase está superada", finalizou.

Da assessoria
Foto: Silvio Rocha


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/02
20:59

PM apreende adolescente suspeito de atirar em advogado no início de fevereiro

Na tarde desta quinta-feira, 26, a Polícia Militar de Sergipe, através do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), apreendeu um adolescente de 17 anos acusado de tentar contra a vida do advogado Sérgio Aragão de Melo, de 38 anos, secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), na noite de 9 de fevereiro. O jovem foi detido na rua São Carlos, no bairro Japãozinho, já próximo à avenida Euclides Figueiredo, zona norte de Aracaju.

A vítima saía em seu veículo da sede da OAB, na praça do Mini Golfe, quando foi seguida por dois indivíduos em uma motocicleta, um deles em poder de uma arma de fogo. O advogado parou no semáforo do cruzamento entre a rua Vila Cristina e a avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju, quando o passageiro desceu da moto e anunciou o assalto, disparando contra a vítima, que acabou atingida com um tiro de raspão na testa.

Após análise das imagens do circuito de câmeras dos estabelecimentos localizados nas imediações do crime, o Serviço de Inteligência do Getam iniciou buscas e apreendeu, por volta das 16h30 desta quinta-feira, o adolescente suspeito de atirar contra o advogado. O jovem, que agira na companhia de um comparsa, confessou a autoria do disparo, porém afirmou que o tiro fora acidental. Quando questionado sobre a arma de fogo, o suspeito alegou aos militares da equipe Escorpião 10 que ficara detida durante uma apreensão feita pelo Batalhão de Radiopatrulha.

O menor de idade revelou que, no período entre a tentativa de homicídio contra o advogado e a presente data, fora apreendido por ato infracional relativo ao crime de porte ilegal de arma de fogo pela equipe da Radiopatrulha, durante uma abordagem de rotina. Na ocasião, a arma que portava – a mesma que teria sido utilizada para efetuar o disparo contra Sérgio Aragão de Melo – ficara apreendida na delegacia, enquanto o jovem foi liberado pela autoridade policial após os procedimentos legais.

O adolescente foi conduzido à 3ª Delegacia Metropolitana. A Polícia Civil investiga o caso e já tem pistas acerca do comparsa do menor de idade, mas prefere manter sigilo sobre a identidade deste para não comprometer o andamento das investigações.

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/02
16:41

Três câmaras municipais têm contas consideradas irregulares pelo TCE


O conselheiro Clóvis Barbosa considerou irregulares as contas 2009 da Câmara Municipal de Indiaroba, contas 2010 da Câmara Municipal de Japoatã e contas 2010 da Câmara Municipal de Canhoba, durante a sessão do pleno desta quinta-feira (26), quando foram julgados 21 processos e quatro protocolos. No julgamento da primeira câmara, cujo interessado é Adelvan dos Reis Vieira, foi aplicado glosa de R$ 797,30, multa de 10% sobre glosa e administrativa de R$ 1 mil. A segunda, cujo interesse é de José Martins da Costa, recebeu multa de R$ 5 mil. E a terceira câmara, cujo interesse é de Alberto Torres Guimarães, recebeu multa de R$ 3 mil.  

O conselheiro Carlos Alberto considerou irregulares as contas 2009 da Secretaria de Saúde e Saneamento de Itabaiana, cuja secretária era Maria de Lourdes Machado Bispo, a Lurdinha, atual vice-prefeita do município. O conselheiro deu glosa de R$ 280,00, multas de 10% sobre a glosa e de R$ 1mil, além de determinação do atual gestor para devolver ao Fundo de Saúde o valor de R$ 1.750,00 no prazo de 30 dias. Por sua vez, as contas 2005 da mesma secretaria, cujo interessado agora é Fabian Vinicius, foram consideradas irregulares pelo conselheiro Ulices Andrade, que aplicou glosa de R$ 9.558,00, com juros de 12% A.A., multa de 10% sobre a glosa, e multa de R$ 2 mil.

Foi votado como procedente pelo relator Clóvis Barbosa, a representação formulada pelo Ministério Público Especial/TCE, acerca de supostas irregularidades no desvio de recursos públicos, mediante pagamentos efetuados com inscrições e diárias para servidores públicos, com vista à participação em eventos promovidos pela Embraevs, da Prefeitura de Maruim, que recebeu glosa de 2.848,00, multa de 50% sobre a glosa e de R$ 5 mil. Sobre o mesmo assunto, receberam votos de improcedentes as representações contra a Câmara Municipal de Estância, Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda e Prefeitura de Malhador.  

Clóvis Barbosa votou ainda pela autuação da prestação de contas do município de Indiaroba/SE, relativo à aplicação dos recursos provenientes de royalties no exercício financeiro de 2008.

Festividades em Carmópolis 

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro votou pela autuação da inspeção extraordinária nas vultosas despesas com festividades no município de Carmópolis nos anos de 2013 e 2014, cuja solicitação de inspeção foi solicitado pelo subprocurador do Ministério Público Especial junto ao TCE/SE, Eduardo Santos Rollemberg Côrtes. Conforme informações do SISAP (Sistema de Auditoria Pública), a prefeitura celebrou 30 contratos relacionados a festividades, que totalizaram pagamentos no valor de R$ 2.447.413,00 em 2013, e 36 contratos, com pagamentos efetuados no valor de R$ 4.720.727,52 em 2014.


*Com informações do site www.tce.se.gov.br
Foto: Cleverton Ribeiro/TCE


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/02
04:01

Vice-prefeito lança 32ª Corrida Cidade de Aracaju


Comemorando o aniversário da capital sergipana, a Prefeitura Municipal lançou hoje, 24, a 32ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, com a participação do vice-prefeito José Carlos Machado. O evento esportivo está inserido na programação que comemora 160 anos de Aracaju. A corrida com 25 km e largada na cidade de São Cristóvão, acontece dia 17 de março e simboliza a mudança da capital de Sergipe.

Essa é a terceira vez que a Corrida Cidade de Aracaju é realizada pela atual gestão municipal. Nas últimas edições, o evento recebeu elogios dos atletas participantes, até mesmo dos que vêm de diversos estados do Brasil para competir a corrida São Cristóvão - Aracaju, que já é considerada umas das cinco melhores do país, devido à sua excelente organização e nível do trajeto.

De acordo com o vice-prefeito José Carlos Machado, a Corrida Cidade de Aracaju a cada ano se torna melhor, prova disso é o aumento do número de atletas inscritos. "Além da realização da corrida, outros eventos acontecerão e serão anunciados posteriormente. Percebo que, pelo grande número de participantes, a cada ano a corrida se supera. Para 2015, temos a previsão de que aproximadamente dois mil atletas participem. Prestigiei a entrega das premiações do ano passado e pude perceber a grandiosidade do evento e a preocupação dos organizadores com os participantes, que recebiam lanche e massagem no final do percurso".

Machado salientou que, ao longo desses 160 anos, Aracaju continua crescendo e superando desafios, e que a obrigação daquele que se elege prefeito é de resolver problemas com dedicação e criatividade. "Conheço o prefeito João Alves, sei de sua capacidade, do seu grande espírito público e do amor pelo povo de Aracaju. Por isso, comemoraremos os 160 anos da mudança da capital com grandes progressos", afirma.

Este ano, a Corrida Cidade de Aracaju traz novidades em seu trajeto. Além dos tradicionais 25 km entre São Cristóvão e Aracaju, atletas amadores também poderão se inscrever nas provas com percursos de 10 km e 5 km, distribuídos em 66 categorias. O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, disse que o valor da premiação paga aos primeiros colocados também foi aumentado.

"Serão três provas dentro da mesma corrida, a de 25, 10 e 5 km para que todos os amantes de corrida possam participar da festa da nossa cidade. Todos os percursos têm largada programada para as 16h, mantendo a mesma organização dos eventos que a Prefeitura realizou nesses últimos anos, entregando aos atletas material de qualidade e a premiação que esse ano totalizará mais de 90 mil reais e 180 troféus", destacou.

Os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Aracaju têm uma categoria exclusiva e isenção do valor da inscrição garantida pela Prefeitura. Entre os corredores participantes, está Farley Robert, que participa do evento há alguns anos, sendo que, nas últimas duas edições, o atleta conquistou pódio.

"Pretendo ficar entre os três melhores tempos esse ano na minha categoria de servidor público. A organização da Corrida Cidade de Aracaju é um ponto a ser destacado. A cada ano o evento melhora e até supera as expectativa dos atletas. O ano passado todos os participantes se surpreenderam, tamanha a organização e atenção aos competidores", revelou.

Inscrições

As inscrições começam hoje, 24, e seguem até 10 de março através deste link no site da Prefeitura. Podem se inscrever homens e mulheres com idade mínima de 18 anos.  Atletas residentes em Sergipe e idosos com idade acima de 60 anos residentes em outros estados pagam uma taxa de R$25.

Já os atletas com idade acima de 60 anos residentes em Aracaju e os servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju estarão isentos da taxa de inscrição. A entrega dos kits do evento acontece nos dias 15/03 (domingo) das 08h às 13h, 16/03 (segunda-feira), das 8h às 18h e em 17/03 (terça-feira) das 08h às 12h, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju.

(Da assessoria)


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos