28/02
21:23

“Cada um é senhor do seu destino”, diz Eduardo Amorim sobre aliança da oposição

“Fizemos um acordo, eu o senador Valadares (PSB) e o deputado federal André Moura (PSC). Até o final deste mês de março, a chapa majoritária deve ser anunciada. Nesse grupo, quem desejar participar, participa. Mas entendemos que cada um é senhor do seu destino. Portanto, quem optar por seguir outro caminho tem esse direito garantido”. O comentário é do senador Eduardo Amorim (PSDB), que lembra que há uma predisposição em cumprir o que foi combinado, o “entendimento”.

Amorim considerou estranha a informação de que o senador Valadares e o seu filho, deputado federal Valadares Filho, estariam articulando uma outra chapa. “Estive nesta quarta-feira com Valadares Filho em meu gabinete e ele não disse nada. Tem muito boato e fofoca sendo propagada em Sergipe”, declarou e concluiu.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/02
14:13

Estado lança Cartilha com orientações sobre conduta dos servidores no período eleitoral

O conteúdo abrange direitos políticos e normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos estaduais no ano das eleições gerais de 2018

O governo do Estado de Sergipe, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SE) e da Controladoria Geral do Estado (CGE/SE), lançou nesta terça-feira (27) a Cartilha Eleitoral 2018. O objetivo é orientar a conduta dos agentes públicos estaduais e reforçar as ações vedadas no período eleitoral deste ano para impedir o uso da máquina pública em benefício ou em detrimento de qualquer interesse particular. O evento contou com as palestras do procurador do Estado, Carlos Henrique Luz Ferraz, e do representante do Núcleo de Regularidade da CGE, José Ney Marinho.

Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, a Cartilha estará disponível no site do governo, da PGE e CGE para ampla e livre consulta. “É um instrumento que vai nos guiar e sei que os companheiros da CGE e PGE estarão disponíveis para tirar qualquer dúvida de quem necessite. O mais importante é que se mantenha o bom funcionamento da Administração pública dentro do que prevê a lei".   

Consulte aqui a Cartilha Eleitoral 2018. 
 
 
 
 
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/02
14:12

Orquestra abre Temporada 2018 com Beethoven e estreias

Os ingressos já estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto, a preços populares

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) dará início à sua Temporada 2018 de Concertos, no próximo dia 08 de março, sob a direção do maestro Guilherme Mannis. Em apresentação no Teatro Tobias Barreto, o grupo realizará duas primeiras audições em Sergipe, além da apresentação da famosa Sinfonia nº6 em Fá maior, Pastoral, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
 
O concerto abre a já tradicional “Série Cajueiros”, que traz ao público sergipano consagradas obras do repertório sinfônico tradicional. Os ingressos já estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto, a preços populares. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/02
14:11

Banese assina acordo com a PF para combater fraude bancária eletrônica

Convênio possibilita maior segurança nas transações financeiras realizadas através dos canais eletrônicos

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) é um dos signatários do acordo de cooperação técnica firmado por 14 bancos do país com a Polícia Federal para combater a fraude bancária eletrônica. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), à qual o Banese pertence, o acordo possibilita maior segurança às transações financeiras realizadas através dos canais eletrônicos, uma vez que prevê compartilhamento de informações com a Polícia Federal, que dispõe das mais recentes tecnologias de combate aos crimes eletrônicos.

O convênio regulamenta procedimentos dos bancos para comunicar à Polícia Federal suspeitas ou confirmação de crimes e aborda o compartilhamento de informações sobre movimentação de recursos relacionados a crimes contra instituições financeiras. "Os bancos têm como prática atuar em estreita parceria com governos, polícias e com o poder judiciário para combater crimes trocando informações e propondo novos padrões de proteção", afirma o presidente da Febraban, Murilo Portugal.

Para o superintendente de Controladoria do Banese, Aléssio de Oliveira Rezende, o acordo com a Polícia Federal é de grande importância. “A assinatura do convênio com a Polícia Federal pelo Banco do Estado de Sergipe reforça o compromisso da instituição na colaboração com as autoridades policiais para prevenção e combate às fraudes bancárias. Além disso, o convênio assinado pelo Banese traz maior tranquilidade e segurança aos nossos clientes”, acentuou.


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/02
08:09

Órgãos da Prefeitura atuam para minimizar eventuais transtornos causados pela chuva

Durante a madrugada desta quarta-feira, 28, chuvas intensas tiveram início na capital, como o previsto para esta época do ano, quando um grande volume de chuva é esperado até o mês de abril. Atentos aos eventuais transtornos que podem ser gerados pelo fenômeno, os órgãos da Prefeitura de Aracaju que atuam diretamente em dias de considerável volume de água pluvial, e que fazem parte da força tarefa do Plano de Contingência, estão atentos, desde as primeiras horas desta manhã, para prestar auxílio à população. 

Nas primeiras horas desta quarta-feira, choveu cerca de 30 mm na cidade, o que é considerado normal nesta época do ano. Ainda assim, o alerta é mantido por parte das equipes. 

Defesa Civil 

Para evitar que a população sofra algum tipo de prejuízo, no início desta manhã, todas as equipes da Defesa Civil iniciaram um monitoramento extensivo por toda a cidade, sobretudo nas áreas de risco de incidência de alagamentos, inundações ou deslizamentos de terra. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, foram registrados o transbordamento do canal da avenida Airton Teles e a queda de uma árvore na avenida Edézio Vieira de Melo. Em ambos os casos, o órgão acionou a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para reparar os eventos. 

Emsurb

Uma das preocupações das equipes da Prefeitura em tempos de chuva na capital é com relação aos canais. Ao todo, Aracaju possui 65, e 32 deles são considerados de risco. Por isso, nas primeiras horas desta quarta, as equipes se deslocaram para os locais onde esses canais estão localizados, principalmente nos bairros Siqueira Campos, Santa Maria, Cidade Nova e Japãozinho, para realizar, junto à Emurb, a desobstrução dos mesmos e, assim, evitar inundações. No entanto, é preciso que também haja a conscientização da população para que não jogue lixo nos canais. É em dias de chuva que as consequências dessa ação são vivenciadas, muitas vezes de forma desastrosa, causando prejuízos para os próprios moradores. 

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também está atenta desde o início da manhã desta quarta-feira. Os agentes foram mobilizados e se deslocaram para os pontos mais conturbados da cidade. Assim, a atuação mais ostensiva está sendo desenvolvida nas avenidas Heráclito Rollemberg, Quirino, Beira Mar, Barão de Maruim, Tancredo Neves (na altura do Detran) e na rua Acre, locais onde são registradas as principais ocorrências em dias de chuva. 

Na manhã desta quarta, quatro semáforos apresentaram problemas, um deles já foi normalizado. A SMTT informou que os demais semáforos estão sendo reparados em parceria com a Energisa, já que a causa das ocorrências foi a oscilação nos fornecimento de energia elétrica. 

Emurb

Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) também estão atentas desde o início da manhã. Os agentes atuam na desobstrução dos canais da cidade, além da limpeza emergencial de bocas de lobo e bueiros e, assim, realizam a manutenção da rede de drenagem da cidade para evitar ocorrências de alagamentos e inundações. 

As principais ações já ocorreram nas avenidas Euclides Figueiredo, Francisco Porto com a Pedro Valadares, e em algumas ruas do Centro e outros pontos de risco de Aracaju. 
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/02
14:08

“Essa obra marca nosso governo”, diz Jackson ao visitar Unidade Socioeducativa

Unidade Socioeducativa de Internação Masculina construída pelo governo do Estado será referência na América Latina

Nesta quarta-feira (28), o governador Jackson Barreto visitou as obras da unidade de Atendimento Socioeducativo, construída pelo governo do Estado no município de Nossa Senhora do Socorro. Ao lado do secretário de Estado da Inclusão, José Sobral, e do presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, e do vice-prefeito de Socorro, Betinho, o governador percorreu todo o espaço e verificou o andamento dos serviços.  
   
Jackson explicou que a nova unidade será um modelo para o país e para a América Latina. "Essa é uma obra que marca qualquer governo e tenho consciência plena que estamos fazendo o melhor pelo nosso estado. Essa moderna unidade servirá como referência nacional não apenas pelo projeto e estrutura física, mas pelas práticas educacionais no processo de ressocialização que serão aplicadas aqui, com os jovens participando de esportes e oficinas de capacitação. Você recupera educando e preparando para a vida, dando a oportunidade para que possam sair daqui ressocializados e para que a sociedade possa recebê-los", declarou, afirmando que a obra faz parte do compromisso social do seu governo. 

"Assim, cuidamos das pessoas e damos oportunidade para que esses jovens que se desviaram do natural convívio em sociedade possam ser ressocialização. Estamos fazendo a nossa parte. Se os governos anteriores tivessem construído outras unidades deste porte nesses últimos anos, não teríamos hoje unidades abarrotadas de jovens sem condições de retomarem o convívio em sociedade. Essa obra marca o nosso governo", afirmou.    
                                                                                                                                        
Localizada no Marcos Freire I, a unidade ocupa uma área total de 21.000 m², dos quais 7.000 m² serão de área construída. De acordo com o presidente da Cehop, Caetano Quaranta, a previsão de conclusão é para junho deste ano. "A obra já está com 80% dos serviços executados. Temos uma previsão de conclusão para mais quatro messes, ou seja, até o mês de junho. Estamos na parte de acabamento, finalização de pintura, piso, urbanização e cobertura da quadra de esportes".  

Com um investimento de R$ 15.936.303,57, o projeto foi elaborado pelo governo de Sergipe, através da Fundação Renascer e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), cumprindo as resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e respeitando as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Foto: Marcelle Cristinne/ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/02
18:06

Fundat abre inscrições para 595 vagas de cursos livres

A partir desta quarta-feira, 28, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) abre novas inscrições para 21 cursos livres oferecidos gratuitamente pelo órgão. No total, são 595 vagas ofertadas, distribuídas em 35 turmas, pertencentes aos eixos de Informação e Comunicação, Gestão e Negócio, Produção Cultural e Design, Ambiente e Saúde e Desenvolvimento Educacional e Social. As capacitações acontecerão nos turnos matutino e vespertino e terão início no mês de março.

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede da Fundat (Rua Pacatuba, 104, Centro) ou diretamente na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) onde ocorrerá o curso. Porém, as inscrições para os cursos que acontecerão nas unidades dos bairros 17 de Março, Santa Maria, associações e instituições parceiras serão realizadas apenas nos respectivos locais. Além disso, as matrículas para as turmas de Informática Básica só poderão ser efetuadas no local em que ocorrerão as aulas. É importante ressaltar que a maior parte das vagas dos cursos são destinadas às UQPs.

Leia a matéria completa: http://bit.ly/2EYSfrj


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/02
18:01

Fim das filas: Edvaldo lança Matrícula Online das escolas de Aracaju

As longas filas nas escolas municipais para a garantia da matrícula ficaram no passado. A partir de agora, o acesso à rede de ensino de Aracaju será via online. O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, lançaram, na manhã desta terça-feira, 27, a Matrícula Online da cidade, o que democratiza o acesso e moderniza o processo. O projeto, inserido no Planejamento Estratégico da gestão, é mais um passo na construção da Cidade Inteligente.

“Hoje, a Aracaju Inteligente, que queremos, começa a ganhar forma e conteúdo. O lançamento da Matrícula Online é um passo muito importante neste processo. Vai facilitar a vida das mães e pais dos alunos. Agora, através do telefone celular e do computador, será possível fazer a matrícula das crianças. A gente acaba com as filas e o sofrimento de quem passava vários dias à espera de uma vaga. Acabou a via crucis da matrícula de Aracaju”, afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, com o sistema de acesso totalmente informatizado, a rede de ensino também colherá mais informações sobre os seus alunos, desde os dados referentes à Educação, bem como as condicionantes relacionadas ao benefício do programa Bolsa Família e informações sobre o calendário de vacinação. “Estou muito feliz, por este momento importante. É o primeiro passo de um salto grande. Cidade Inteligente é exatamente o que estamos fazendo ao usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

A matrícula dos alunos se inicia nesta terça-feira, primeiro para os alunos que já fazem parte da rede e que se manterão nas mesmas unidades, situação para a qual será necessário apenas que estes estudantes confirmem a permanência. A partir do dia 19 de março, começa de fato o processo de Matrícula Online, com a Transferência Interna, para quem já é aluno da rede e deseja mudar de escola. Em seguida, no dia 26, começam as matrículas para novos alunos.  

Foto: Marco Vieira/PMA


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos