30/04
21:26

Análise dos campeonatos nacionais das Américas

Na Argentina, o atual campeão Boca Juniors voltou a ocupar uma posição que lhe é familiar: a ponta da tabela. Já nos Estados Unidos, o DC United, clube mais vitorioso do país, começou a dar vestígios daquilo que já foi um dia. 
 
Campeonato Argentino: Boca e Vélez tomam a iniciativa
Boca Juniors e Vélez Sarsfield, dois dos três clubes do país ainda na disputa da Copa Libertadores, não mostraram sinais de desgaste pelo excesso de jogos e conquistaram vitórias difíceis na última rodada do Torneio Clausura. Atual campeão, o Boca derrotou o Colón de Santa Fé por 1 a 0 na Bombonera, graças ao belo voleio do uruguaio Santiago Silva, que acabou com a invencibilidade de seis jogos da equipe visitante. Enquanto o clube auriazul assumiu a ponta, o Vélez chegou à segunda posição, um ponto atrás, com a vitória por 2 a 0 sobre o Estudiantes, com gols de Federico Insúa e Juan Manuel Martínez.
 
Campeonato Mexicano: Tijuana, o mais novo no pedaço
As quartas de final do Torneio Clausura mexicano foram finalmente definidas: Tijuana e Jaguares ficaram com as duas últimas vagas na rodada que fechou a primeira fase. Foi a primeira vez que o Tijuana, fundado apenas em 2007, se classificou para as etapas decisivas da competição, e isso graças ao empate em 1 a 1 com o Pumas. O clube do norte do país abriu o placar com um gol de Duvier Riascos, mas Javier Cortés empatou aos 44 do segundo tempo para o Pumas. Com este resultado, a vaga final ficou para ser definida entre Jaguares e Cruz Azul. 



 
Campeonato Americano: DC United volta aos bons tempos
Com a folga do Sporting Kansas City, líder da Conferência Leste, neste fim de semana, o segundo colocado, DC United (FOTO), foi o centro das atenções. O clube da capital americana derrotou o Houston Dynamo por 3 a 2 no Estádio RFK. Foi a primeira vez que o DC venceu dois jogos seguidos desde junho de 2009, o que ampliou sua invencibilidade para sete jogos. O atacante brasileiro Maicon Santos, do DC, e o centroavante Will Bruin, do Houston, marcaram duas vezes cada um e o canadense Dwayne De Rosario completou o placar para os donos da casa, balançando a rede pela primeira vez na temporada.
 
E o que mais?
Na Costa Rica, o Deportivo Saprissa deu um grande passo rumo à final do campeonato nacional ao vencer o Santos por 1 a 0 na partida de ida da semifinal. Mynor Escoe marcou de pênalti aos quatro minutos de jogo. No outro encontro desta fase, Herediano e Pérez Zeledón ficaram no 1 a 1.
 
Matías Rodríguez marcou duas vezes e ajudou na goleada do Universidad de Chile por 5 a 0 sobre o rival Colo Colo no Torneio Apertura do Chile. O Universidad manteve sua vantagem de seis pontos sobre o O'Higgins, que venceu por 1 a 0 um jogo difícil com o Santiago Wanderers.
 
Para completar, o Deportivo Lara segue líder na Venezuela ao vencer o Llaneros de Guanare por 1 a 0. O Mineros, segundo colocado com três pontos a menos, venceu o Deportivo Petare por 4 a 2.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/04
21:12

Análise dos campeonatos da Ásia, Oriente Médio e Oceania

Emirados Árabes: Al Ain volta a comemorar
O Al Ain voltou a vencer o Campeonato Emiradense após oito anos. O título veio em grande estilo, com uma vitória sobre o Al Jazira. Com o placar de 2 a 0, a equipe do técnico Cosmin Olaroiu colocou dez pontos de vantagem sobre o vice-líder Al Shabab faltando três rodadas. O Jazira, que buscava o bicampeonato consecutivo, vem em terceiro, um ponto atrás. O troféu foi o décimo do Ain, que é o time mais vitorioso da história do campeonato nacional. Por sua vez, o Al Shabab bateu o Emirates por 1 a 0 para deixar o adversário em penúltimo lugar, na zona de rebaixamento.
 
Japão: Vegalta à frente do bolo
O Vegalta manteve o ótimo começo de campanha ao obter a sétima vitória em oito jogos e permanecer com seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato Japonês. Porém, o time precisou de um pênalti polêmico convertido pelo brasileiro Wilson no último minuto para derrotar o Albirex. Mais abaixo na tabela, apenas dois pontos separam o segundo do sétimo colocado. Vice-líder pelo saldo, o Sanfrecce contou com dois gols de Hisato Sato para derrotar o Kawasaki Frontale por 4 a 1 na casa do adversário.
 
Coreia do Sul: Jeonbuk ganha moral
O Jeonbuk Motors goleou o Gwangju por 5 a 2 e chegou ao quinto lugar no Campeonato Sul-Coreano. O resultado deu moral ao campeão de 2011, que enfrentará o Guangzhou Evergrande nesta terça-feira pela Liga dos Campeões da Ásia. Por sua vez, Suwon, Jeju United e Ulsan Horangi jogaram em casa e derrotaram respectivamente Seongnam, Gyeongnam e Daejeon Citizen, mantendo assim as três primeiras posições. Em quarto está o Seul, que precisou de um gol de Dejan Damjanovic nos minutos finais para sair da casa do Gangwon com um triunfo por 2 a 1.
 
E o que mais?
O Auckland City derrotou o Tefana por 2 a 1 em casa no jogo de ida da final da Liga da Oceania. A decisão ficou para a partida de volta, a ser disputada em Papeete daqui a duas semanas. Apesar da derrota, o resultado foi histórico para o Tefana, que havia levado 15 gols nas duas últimas partidas disputadas contra clubes da Nova Zelândia. O objetivo agora é ser o segundo time a quebrar a hegemonia dos neozelandeses na O-League. O primeiro foi o papuásio Hekari United, campeão em 2010.


 
O próprio Waitakere, fora da final continental, conquistou o terceiro título do Campeonato Neozelandês  (FOTO) em quatro anos ao golear o Team Wellington por 4 a 1. O atacante fijiano Roy Krishna foi o craque do jogo com uma bola na rede no final de cada etapa. O gol de honra do Wellington saiu dos pés do salomônico Henry Fa'Arodo. O resultado concluiu uma temporada de altos e baixos para o Waitakere, que em dado momento esteve praticamente fora da briga pelo título, mas se recuperou na reta final e garantiu lugar na próxima temporada da Liga da Oceania, ao lado mais uma vez do arquirrival Auckland City.
 
No Campeonato Iraniano, o Sepahan ficou mais perto do tricampeonato consecutivo ao derrotar o vice-lanterna Shahin por 2 a 0 e manter a vantagem de três pontos sobre o Teraktor, que goleou o Persépolis por 4 a 1. Apesar do resultado, a vitória não foi fácil: o líder do certame só marcou os dois gols nos descontos, com Mehdi Karimian e Moharram Navidkia.
 
No Campeonato Chinês, o Guangzhou Evergrande continuou a caminhada rumo ao bicampeonato ao sair com uma vitória pelo placar mínimo da visita ao Tianjin Teda. O único gol do jogo foi marcado a cinco minutos do fim, quando o brasileiro Muriqui aproveitou uma bola mal afastada. O time do argentino Conca está um ponto à frente do Jiangsu Sainty, que goleou o Henan Construction por 5 a 1 com três gols de Cristian Danalache, artilheiro da competição com seis tentos.
 
O Al Faysali superou o Mansheyat por 1 a 0 para conquistar a Copa da Jordânia pela 17ª vez. O gol do título saiu aos seis minutos de jogo no Estádio Internacional de Amã por intermédio de Ibrahim Al Zwahrh. O Faysali ainda pode fazer a dobradinha nesta semana, pois chega à última rodada do campeonato nacional com dois pontos de vantagem sobre o vice-líder Al Ramtha.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/04
21:10

Aldo Rebelo e FIFA se reúnem em 8 de maio

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, aceitou convite da FIFA para participar de um encontro na sede da entidade em Zurique no próximo dia 8 de maio, reunindo representantes do governo brasileiro, do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e da FIFA.

A reunião tratará dos preparativos para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e para o Mundial do ano seguinte, assim como da agenda dos próximos 24 meses.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/04
20:59

Déda despacha na Secretaria de Educação e recebe representantes do Sintese

O governador Marcelo Déda despachou na tarde desta segunda-feira na Secretaria de Estado da Educação, onde tratou de assuntos pertinentes à pasta, assinou atos e decretos, além de despachar com o titular da pasta e os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior; e da Fazenda, João Andrade.

O governador também recebeu o prefeito de Canindé de São Francisco, Orlando Andrade e reuniu-se com representantes do Sindicato dos Professores da Rede Estadual (Sintese).  Na reunião com o sindicato, o governador apresentou a situação fiscal e financeira do Estado, mostrando que, nos últimos dias, todo o esforço da equipe econômica e do próprio governo tem sido no sentido de viabilizar o reajuste linear para todos os servidores do estado que seja capaz de recompor as perdas inflacionárias do período.

“Mesmo esse índice vai exigir decisões duras, como por exemplo, um corte ainda maior do custeio e talvez até a suspensão de alguns investimentos. Todo o esforço da nossa equipe tem sido no sentido de evitar essa ação brusca e, ao mesmo tempo, garantir o pagamento da folha de forma pontual sem prejudicar o conjunto dos servidores”, afirmou o governador Marcelo Déda.

Ênfase no Corte de Despesas

O governador foi enfático ao demonstrar todo o esforço da administração no sentido de cortar despesas e reduzir custeio para tentar os recursos necessários para a concessão de um reajuste linear para todas as categorias. “Esse tem sido o nosso desafio, e até agora não anunciamos, pois temos tido dificuldade para encontrar a fonte das receitas que vão financiar esse reajustamento”, destacou Déda.

Ao contextualizar relembrando avanços históricos concedidos em negociações nos últimos cinco anos à categoria do Magistério, o governador foi claro ao afirmar que é impossível conceder o reajuste de 22% pleiteado pela categoria. “Neste momento, nós estamos tendo dificuldade para encontrar até os 5% para recompor a inflação para o conjunto dos servidores. Nós mostramos que o governo fez um grande esforço o ano passado, e está pagando até o próximo mês de agosto, a diferença do piso nacional da categoria, pois não tivemos recursos para pagar no próprio exercício”, exemplificou Déda.

A obrigação assumida ano passado, segundo o governador, está sendo paga com os recursos desse ano, criando embaraços com outras obrigações existentes, fornecedores e investimentos. “Nós mostramos que os royalties, que já foram uma receita exclusiva para financiar investimentos, estão sendo utilizados hoje para financiar parte do custeio de secretarias importantes como a própria Secretaria de Estado da Educação. Então, nós pedimos a compreensão do sindicato e colocamos nossos técnicos à disposição para qualquer questionamento ou esclarecimento sobre os números da receita e despesa, o comportamento deste ano e os gastos do ano passado para que possam ter uma informação mais precisa a respeito da situação financeira, orçamentária e fiscal do Estado”, frisou. 

“Nós também mostramos ao sindicato que depois da lei de dezembro, que colocou o nível  1 como cargo em extinção, o Estado não tem hoje uma lei obrigando a pagar o piso a toda a categoria, e sim, àqueles que tem nível médio, que são hoje cerca de 300 professores. E nós fizemos isso pois não tínhamos condições de estender o percentual do piso para professores que recebem acima dele”, argumentou  Marcelo Déda.

Compreensão

Em vários momentos da reunião, o governador apelou para a compreensão dos dirigentes sindicais no sentido de reconhecer que houve grandes avanços e vitórias nos últimos cinco anos, pois sempre que foi possível, a categoria conquistou avanços. “Dentro do organograma do Magistério, há níveis que tiveram reajuste superior a 200% ao longo de cinco anos. É preciso, agora, compreender que o Estado vive uma situação de dificuldades financeiras. Há casos, como o nível 4P letra “J”, que em 2006 eu encontrei com a remuneração de R$ 2.250, e hoje recebe R$ 6.600. É claro que o Magistério merece cada vez melhores remunerações, mais isso não cai do céu, isso sai dos recursos do tesouro, e se não houver recursos suficientes para os reajustes pretendidos, tem que buscar aquilo que há condições de honrar”, reforçou Déda.

Ele também abordou a hipótese de uma melhoria da situação financeira do estado e do país, com a melhoria das receitas e, se o Governo Federal resolver modificar o índice de correção do piso, restabelecendo outras regras, a exemplo do aporte de recursos, onde haveria condições de se chegar a um patamar mais próximo do que pleiteia a categoria. “A lei manda a União aportar recursos aos estados e municípios para colaborar com o pagamento do piso.Até agora, isso não nos proporcionou um centavo sequer. A União criou essa obrigação e não criou as condições para que os estados a cumprissem”, enfatizou o governador.

Para Déda, seria ideal poder oferecer um reajuste de 22% não só ao Magistério, mas a todos os servidores do Estado. “Mas infelizmente não temos condições e eu peço a compreensão dos professores no sentido de que não prejudiquem os estudantes. Nós estamos numa situação de realização de um concurso para o Magistério, pois tivemos um volume muito grande de aposentadorias nos últimos dois anos. No momento em que se melhorou o salário, as pessoas procuraram se aposentar, isso gerou um déficit de previdência superior a 30%. Se a questão fosse apenas divergência de valores, onde o Estado não pudesse pagar integralmente o pretendido pelos professores, se fosse como no ano passado, onde tivemos condições de parcelar, buscaríamos um consenso. Mas agora, não temos condições nem de parcelar, senão teríamos o parcelamento do ano passado com o parcelamento desse ano”, reafirmou.

“Nós não podemos prejudicar os estudantes agora. O sindicato tem o seu direito legítimo de reivindicar, de contestar e de expressar a sua opinião para a sociedade, mas o que não podemos é transformar um movimento numa greve eterna. Teremos uma greve de um ou dois anos?”, questionou o governador, diante da impossibilidade demonstrada pelos números financeiros.

Apelo pelo retorno das aulas
“Faço um apelo para que os professores retornem às aulas, nós aguardaremos a decisão da assembleia da categoria prevista para a próxima quarta-feira, pois esperamos que o Magistério aja com bom senso. É claro que a luta da categoria vai continuar, mas é preciso reconhecer a importância das grandes vitórias já obtidas, pois esse ano, diante do contexto de crise internacional, com contingenciamentos do Governo Federal, gerando reflexos na nossa administração, nós não temos condições de oferecer o que é solicitado. Nossa divergência não é de ideias, é material. E não podemos penalizar as crianças sergipanas por causa disso. Voltar ás aulas, não é dar razão ao governo, é dar razão aos alunos que precisam do professor na sala de aula”, enfatizou o governador, ao dizer que vai aguardar a decisão da assembleia da categoria e, em seguida, examinará as medidas necessárias a partir da deliberação da referida assembleia.

Transparência e Diálogo

Para o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, é importante registrar que o governo sempre manteve a postura de estar aberto ao diálogo. “A prova inconteste disso mais uma vez é a presença do governador que fez questão de estar aqui hoje e expor, de forma transparente, todos os números recebendo todos os representantes do Sintese”, declarou Belivaldo.

A partir desta conversa, o secretário espera que os representantes repassem para a categoria os reais fatos que permeiam a questão. “Essas informações, que já haviam sido prestadas pelos secretários, foram hoje prestadas pessoalmente pelo governador. O que resta para nós e para toda a sociedade é que essa greve termine e que o diálogo continue. Não podemos perder de vista que o foco da educação é o aluno. Nós teremos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse ano e não podemos prejudicar ainda mais nossos alunos. Nosso compromisso é o de sempre, baseado na transparência, sinceridade lealdade. Assim buscamos sempre reger essa relação”, lembrou o secretário.

Assembleia

A presidente do Sintese, Ângela Melo, mesmo mantendo algumas divergências de ordem técnica, afirmou que tudo que foi exposto na reunião vai ser repassado par a deliberação da categoria. “Nós tivemos um impasse. Uma incógnita que será encaminhada para a categoria. Não podemos afirmar qual será a decisão, pois é a categoria quem decide”, resumiu a presidente. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/04
19:48

Inadimplência das empresas registra alta em março

 A inadimplência das pessoas jurídicas cresceu 18,8% em março, na relação ante igual mês do ano anterior, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi a maior alta verificada em dois anos, considerando-se o mês de março.

Com isso, a inadimplência nos negócios também apresentou elevação nas variações mensal e acumulada. Na relação de março sobre fevereiro, o avanço foi de 11,6%. Na comparação entre os acumulados de janeiro a março de 2012 e igual período de 2011, por sua vez, o crescimento foi de 21,1%. (Da assessoria - IN)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/04
19:30

ARACAJU - Vacina contra a Gripe já está disponível nas USF

A vacina já está sendo disponibilizada nas 43 Unidades de Saúde da Família

 

O dia D da Campanha Nacional contra a Gripe será no sábado, 5 de maio, mas, desde segunda-feira, as 43 Unidades de Saúde da Família já estão disponibilizando a vacina para a população de idosos, gestantes, crianças menores de 2 anos e trabalhadores da saúde.

"Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 77 mil doses da vacina para Aracaju. Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nesta campanha desenvolvida nas unidades que estão distribuídas, estrategicamente, em vários bairros da capital", explica Débora Moura, referência técnica do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Oliveira, não há dificuldades para realizar a imunização. "Para a vacina, basta procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de onde a pessoa mora e apresentar o Cartão de Vacinação", orienta Ana Márcia, enfatizando que o ideal é não deixar para o último dia, por conta das filas.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles, o da Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. (Da assessoria)




Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/04
12:09

TOBIAS BARRETO: Irrigação do Jabiberi é mantida em dias alternados por causa da seca

Com o intuito de suavizar os efeitos da seca e garantir o abastecimento de água no município de Tobias Barreto, a 127 km de Aracaju, técnicos da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) estiveram reunidos na última sexta-feira, 26, e definiram o melhor aproveitamento da água da barragem do Jabiberi, que se encontra a um nível abaixo do normal.
 
Após a reunião, os técnicos dos dois órgãos chegaram à conclusão  que a partir do dia 08 de maio, a irrigação da barragem Jabiberi, em Tobias Barreto, ocorrerá  em dias alternados. A decisão foi definida através de estudos técnicos que comprovam que a irrigação alternada pode garantir água até o mês de julho na região, independente da chegada das chuvas. A ação será monitorada diariamente por técnicos da Cohidro e Deso. Deste modo, o processo será feito sem prejuízos ao homem do campo.
 
 
A captação fluvial feita pela Deso para abastecer a localidade é de 320m³/ hora. Esse é o volume necessário para suprir a demanda da população. Já a Cohidro, a partir de outra tomada implantada na mesma barragem, capta entre 9 e 10 mil m³/dia de água para matar a sede de animais e irrigar 110 hectares no perímetro Jabiberi. (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
22:01

Confira o balanço dos estaduais de futebol







No Rio de Janeiro, Loco Abreu foi decisivo e ajudou o Botafogo a erguer a Taça Rio com a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, que leva o Alvinegro à final do Campeonato Carioca diante do Fluminense. Em São Paulo, foi Neymar quem roubou a cena ao marcar os três gols do Santos na vitória sobre o São Paulo e levar sua equipe à decisão do Campeonato Paulista. Internacional, Bahia e Ceará também tiveram motivos de sobra para comemorar, enquanto o Cruzeiro sofreu um duro baque. Confira os melhores momentos deste domingo de decisões nos Campeonatos Estaduais pelo Brasil.
 
Campeonato Carioca
O Botafogo contou mais uma vez com a estrela do uruguaio Loco Abreu, grande nome do jogo que decidiu a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, neste domingo, e ergueu um troféu em seu estádio pela primeira vez após bater o Vasco por 3 a 1. O atacante abriu o placar ainda aos três minutos de jogo, aproveitando a desorganização da zaga vascaína, e repetiu a dose aos 45, quando os dois times já se preparavam para ir para o vestiário. Maicosuel fez o terceiro dos alvinegros aos três da etapa final e Carlos Alberto ainda descontou para os vascaínos aos 35, mas era tarde para uma reação.
 
Com o resultado, o time de Oswaldo Oliveira menteve uma invencibilidade que já dura 22 partidas e tem encontro marcado para decidir o Campeonato Estadual com o Fluminense - justamente o time que estava do outro lado do gramado na última vez em que o alvinegro experimentou uma derrota, na semifinal da Taça Guanabara (depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis e foi campeão do primeiro turno). Será a primeira decisão do Estadual entre as duas equipes desde 1975, quando o Flu ficou com o título.
 
Campeonato Paulista
Pelo terceiro ano seguido, o Santos eliminou o São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista e, pela quarta temporada consecutiva, o Peixe está na final do Estadual, desta vez brigando pelo tricampeonato. Tudo graças a Neymar, que teve atuação de gala no Morumbi e marcou os três gols da vitória de sua equipe por 3 a 1 sobre o Tricolor, chegando a 102 gols com a camisa do Peixe - o atacante é agora o terceiro maior artilheiro no clube depois da era Pelé, atrás apenas de Serginho Chulapa e João Paulo, ambos com 104.
 
O show do camisa 11 começou aos três minutos do clássico, convertendo pênalti sofrido por Alan Kardec. Ele faria mais um ainda no primeiro tempo, aproveitando passe de Ganso, aos 31 minutos. Willian José ainda descontou para o São Paulo aos 18 da etapa final, mas o garoto santista definiu o placar aproveitando falha de Denis aos 32 e mandou seu time direto para decisão. Herói do San-São, Neymar chegou a oito gols em dez gols confrontos contra o Tricolor.
 
Campeonato Gaúcho
Com alguma confusão e a expulsão do técnico gremista Vanderley Luxemburgo, o Internacional conquistou o título da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho, neste domingo, com a vitória por 2 a 1 sobre o arquirrival no Beira-Rio. O Colorado enfrenta o Caxias, campeão do primeiro turno.
 
A tensão que envolve todo Gre-Nal esteve mais presente do que nunca no estádio do Inter neste domingo e foi quase tão marcante quanto os gols da partida. O primeiro deles saiu aos 35 minutos, quando Leandro Damião, de costas para o gol, escorou lançamento de Tinga e Dátolo acertou um belo chute cruzado. Com Marcelo Moreno no lugar de André Lima e Marquinhos na vaga de Miralles, o Grêmio voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu empatar aos dez com Uerlei, após cobrança de falta na trave de Fernando. O resultado levava a decisão para os pênaltis e a tensão aumentou, chegando ao ápice com a expulsão de Luxemburgo depois de uma confusão envolvendo a reposição de bola. A ausência do técnico tricolor animou o Inter, que aos 33 minutos fez 2 a 1 com Fabrício e garantiu a conquista do segundo turno.
 
Campeonato Mineiro
Cruzeiro e América-MG fizeram um clássico eletrizante na Arena do Jacaré, com direito a gol no início do jogo, pênalti perdido e muita movimentação das duas equipes. No final, o Coelho foi mais esperto que a Raposa e venceu por 2 a 1, garantindo lugar na decisão do Campeonato Mineiro contra o Atlétic-MG, que passou pelo Tupi na outra semifinal, no sábado.
 
Logo no começo da partida, o zagueiro Victorino tentou antecipar uma bola que chegaria para o atacante Alessandro, mas acabou marcando gol contra. Wellington Paulista, que perdeu um pênalti, conseguiu empatar o jogo para o Cruzeiro no primeiro tempo. Na etapa complementar, o avante Fábio Júnior fez o gol da tranquilidade para o América-MG, que confirmou a vaga.
 
Campeonato Baiano
A facilidade com a qual o Bahia passou pela primeira fase do Campeonato Baiano passou longe do Pituaçu nneste domingo. O Tricolor sofreu para vencer o Vitória da Conquista por 1 a 0, pela semifinal do Estadual, mas garantiu sua vaga e agora enfrenta o arquirrival Vitória na decisão do torneio.
 
Precisando vencer para se classificar, já que havia perdido o primeiro jogo por 1 a 0, o Bahia não tinha outra alternativa senão atacar o Vitória da Conquista. Mesmo assim, parou nas boas defesas do goleiro Rodolfo. Na segunda etapa, o Bahia continuava com maior posse de bola, mas ainda não conseguia abrir o placar. A sorte só começou a sorrir para o Tricolor no final do jogo, quando Júnior Gaúcho foi expulso, depois de cometer falta em Gabriel. Aos 44 minutos, Rafael Donato marcou de cabeça e levou o Bahia à decisão.
 
E o que mais?
Foram muitas partidas decisivas pelo Brasil. Pelo Campeonato Cearense, sem grandes sustos, o Ceará goleou o Tiradentes por 4 a 0 no Presidente Vargas e terá o arquirrival Fortaleza na decisão do Estadual. Mesmo sem jogar bonito e empolgar o torcedor que foi à Ilha do Retiro, o Sport segurou o empate por 0 a 0 diante do Náutico e está na decisão do Campeonato Pernambucano, esperando o vencedor do duelo entre Salgueiro e Santa Cruz.
 
Em Chapecó, o Avaí virou para cima da Chapecoense, que tinha a vantagem do empate, e com a vitória por 2 a 1 se garantiu na decisão do Campeonato Catarinense, contra o vencedor do duelo entre Figueirense e Joinville. No Serra Dourada, o Goiás venceu o clássico com o Vila Nova por 3 a 0 e agora encara o Atlético-GO em busca do título.

FOTO:
Neymar comemora seu centésimo gol pelo Santos na semifinal do Paulistão, contra o São Paulo 
 
(Thiago Bernardes/Frame)


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos