31/05
06:42

Igreja Matriz de Maruim pode ser Patrimônio Nacional

A Igreja Matriz de Senhor dos Passos, no município de Maruim, pode ser reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na tarde desta terça-feira, 28, o arquiteto Cléber Rocha, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica à igreja, acompanhado do prefeito de Maruim, Jeferson Santana; do administrador paroquial, o Pe. Paulo Sales; e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende.


Na oportunidade, Cléber Rocha, afirmou que existe um processo de avaliação, dos órgãos responsáveis, para o tombamento da Igreja Matriz
de Maruim, e que ainda neste ano a Paróquia Senhor dos Passos pode ser notificada sobre a decisão, que visa proteger o bem cultural, evitando a sua destruição e descaracterização.


A Igreja Matriz de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862, mas, a sua construção foi iniciada no ano de 1848, por
intermédio do Sr. João Gomes de Mello, o Barão de Maruim. A igreja com um estilo barroco será o primeiro prédio do município tombado pelo Patrimônio Nacional.


A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim foi tombada e incorporada
ao patrimônio estadual. Em Sergipe, até dezembro de 2012, segundo o portal do Iphan, apenas 19 igrejas e capelas foram tombadas.


"Vamos ajudar no que for possível para viabilizar o tombamento da igreja, a fim de preservar o patrimônio do povo de Maruim", afirmou o
prefeito Jeferson Santana. O prefeito ainda afirmou que solicitará uma audiência a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, para solicitar apoio pela causa do município de Maruim.  (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/05
06:29

SSP/SE amplia divulgação do Disque Denúncia 181

Para reforçar a divulgação do DISQUE DENÚNCIA 181, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) firmou parceria com empresas e cooperativas de transporte de passageiros de Sergipe para divulgação do número. Na quarta-feira, 28, o secretário João Eloy distribuiu cartazes e adesivos para serem afixados em ônibus, micro-ônibus, vans e táxis. 

Com apoio do Governo do Estado, a campanha foi iniciada há 40 dias e, no mês maio, o DISQUE DENÚNCIA 181 registrou um aumento de mais de 50% no número de denúncias em relação ao mês de abril.

Os cartazes da campanha serão afixados em 800 ônibus vinculados a cooperativas de transportes intermunicipal de passageiros, 600 ônibus coletivos ligados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), 4.500 táxis vinculados a sindicatos, além de ônibus de transporte escolar da Secretaria de Estado da Educação.

Também participaram o secretário-adjunto, João Batista, o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, e a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza. (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/05
06:06

Artesanato sergipano ganha destaque em feira de design em Londres

Os produtos feitos pelos artesãos de Santa Luzia do Itanhy (SE) e confeccionados através do projeto ‘Cultura em Foco’ de desenvolvimento sustentável, foram apresentados na Feira Clerkenwell Design Week, em Londres. A exposição da arte sergipana na Feira aconteceu durante os dias 21 a 23 de maio e foi uma iniciativa do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e da empresa de negócios sociais Fellicia. Com o apoio do Governo de Sergipe, o projeto ‘Cultura em Foco’ tem o objetivo de promover a inclusão sócio-econômica de população de baixa renda por meio de um modelo inovador, diferenciado e replicável, baseado no princípio de Economia Criativa adaptado a pequenos empreendimentos.

A Clerkenwell Design Week é considerada como uma das principais feiras de design independente do Reino Unido e um dos eventos comerciais mais aclamados no calendário internacional de design, tendo sido considerado como Melhor Festival e Melhor Evento Cultural na UK Event Awards de 2012. Com periodicidade anual, o evento três dias reúne alguns dos nomes mais importantes de design, arquitetura e criatividade do mundo, os nomes de e criativo, além de um extenso programa de workshops, apresentações, lançamentos de produtos e debates. Em 2012, o evento contou com mais de 30 mil participantes inscritos e mais de 150 marcas internacionais. (Da assessoria)




Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/05
05:59

PM fecha local de criatório e treinamento de galos de briga em Umbauba

Os policiais militares sargento Paulo Sérgio, os cabos Raimundo e Neves e o soldado Wilton efetuaram a prisão de Gleidson José Carvalho Simões e Valtenis Nazaré dos Santos Amobos envolvidos na criação e treinamento de galos para briga.

A guarnição da 2ª companhia do 6º batalhão recebeu denuncia anônima dando conta que em uma residência localizada na rua José Raimundo Guimarães, nº 412, no centro da cidade de Umbauba, havia um criatório de galo de raça, bem como o local também servia para treinamento das aves.

Ao chegarem ao local do fato foram encontrados os dois envolvidos, sendo que o gleidson é o proprietário da residência eo valtenis o tratador dos animais. tambem foram encontrados 66 galos e 07 galinhas todos de raça, medicamentos e anabolizantes para as aves, e materiais para treinamento como esporões, protetores, serras e seringas. tambem no local havia um tambor (rinha) para o confronto das aves.

Todo o material bem como os envolvidos foram encaminhados a delegacia de Estancia para a adoção das medidas cabíveis.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/05
05:42

Precatórios: TJ realiza audiências no interior de SE

 O Tribunal de Justiça  de Sergipe, através do Departamento de Precatórios, realiza audiências com os Municípios, visando regularizar os repasses mensais para pagamento dos Precatórios da Justiça Estadual, Trabalhista e Federal.

As audiências são presididas pelo Juiz Auxiliar da Presidência e Gestor do Departamento de Precatórios, José Pereira Neto. Já foram realizadas audiências com os entes Municipais de Lagarto e Brejo Grande e estão previstas audiências com os Municípios de Boquim, Cumbe, Aquidabã e Cristinápolis.

O Departamento de Precatórios foi instalado pela Portaria nº 25/2013, de 30.04, atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para ser o setor responsável pelo processamento, acompanhamento, execução e pagamento dos precatórios das Fazendas Públicas Estadual, Municipal e das Administrações Públicas indiretas da União, Estado e respectivos Municípios. O novo email do Departamento é: precatorios@tjse.jus.br   (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/05
11:06

São Cristóvão quer reunir mais de 40 mil pessoas em procissão

Cerca de 300 pessoas trabalham desde a noite de ontem em São Cristóvão na confecção de um tapete de 800 metros para a procissão de   Corpus Christi , que acontece hoje às 16h. Para realizar o projeto, foram utilizados 2,5 mil quilos de sal grosso, mais de 65 mil  quilos de pó de serra, pó de café, tecido (xita), tintas variadas, folhagens variadas etc. Muitos dos produtos foram doados por empresários de Aracaju e do município. O sal veio do Rio Grande do Norte. O tapede começa em frente à matriz da cidade, que fica 25 km  de Aracaju. Uma hora antes da procissão, que deve reunir mais de 40 mil pessoas,  acontece uma missa. 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/05
10:46

Tucanos visitam Machado na PMA

Machado recebe dirigentes do PSDB na Prefeitura Municipal de Aracaju

Os dirigentes estaduais do PSDB visitaram ontem o prefeito em exercício de Aracaju, José Carlos Machado. Eles manifestaram apoio a Machado, que defende a alioança do PSDB com o DEM em 2014, na disputa pelo governo de Sergipe. Só não disseram quem seria esse candidato, mas todo mundo sabe que o prefeito titular do carho, João Alves Filho (DEM), é o preferido, ainda que ele continue dizendo que não pensa 2014 em 2013.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/05
10:08

Aracaju lança candidatura oficial para Mundial de Vôlei

A capital sergipana lançou oficialmente ontem a sua candidatura para sediar o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, que será no Brasil em 2015. A apresentação da candidatura aconteceu durante o campeonato deste ano, que está acontecendo na Manfredônia (Itália). O resultado da escolha será divulgado no sábado, 1º.  

Hoje, 30, o prefeito João Alves Filho, que estava em contatos com empresários do setor hoteleiro em Portugal, chega à Manfredônia, assumindo a presidência de honra da delegação brasileira.  João Alves irá se reunir com o prefeito local, Angelo Riccardi, para mostrar as potencialidades de Aracaju. Na ocasião, o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, fará uma apresentação videográfica, mostrando em três idiomas (português, inglês e italiano), o que Aracaju tem a oferecer para sediar o evento, que poderá levar centenas de pessoas à capital sergipana.

Também participam da comitiva os secretários municipais Carlos Eloy (Juventude e Esporte) e Walker Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), e o vereador Manuel Marcos.

Desempenho

Nas competições, a cidade também está sendo bem representada. A dupla Duda e Carol, que é bolsista da Prefeitura de Aracaju através do Bolsa Atleta, possuem amplas possibilidades de conquista de medalhas. Até agora as atletas venceram todos os jogos: 2 x0 contra a França; 2 x 0 contra Alemanha; 2 x 0 contra a Itália. Nesta quinta-feira os jogos prosseguirão, e as finais serão disputadas no próximo sábado.



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos