31/05
20:40

ESPANHA: Sergipano Diego Costa é convocado para Copa

Acabou o mistério que movimentou a Espanha e Sergipe na última semana. O brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, nascido em Lagarto, foi convocado em definitivo por Vicente del Bosque para disputar a Copa do Mundo. O treinador divulgou a lista completa na manhã deste sábado. Há 44 anos não havia um sergipana convocado, desde Clodoaldo na Copa de 70.

Diego Costa está com um micro ruptura na coxa direita, lesão agravada ao disputar a final da Liga dos Campeões no último sábado pelo Atlético de Madri. Sem condições de jogo, o atacante deixou a partida aos dez minutos de primeiro tempo e colocou sua participação no Mundial em dúvida. A previsão inicial era de que o jogador estaria liberado para treinar com bola somente na semana da abertura da competição.

Com a convocação, a cidade de Lagarto vai viver dias de festa e se dividir na torcida pelo Brasil e pela Espanha durante o Mundial. O prefeito do município, Lila Fraga, já avisou que está se mobilizando para instalar telões para transmitir os jogos das duas seleções.

A família de Diego Costa confirmou que estará nos estádios das partidas da Espanha. O primeiro desafio será contra a Holanda, em Salvador, no dia 13 de junho. Segundo duelo será contra o Chile, no Rio de Janeiro, no dia 18 de junho. E depois, contra a Austrália, em Curitiba, no dia 23 de junho.

Lista
O restante da lista de Del Bosque não teve surpresas. O comandante não chamou nenhum nome que não estava na lista inicial de 30 pré-convocados, apenas cortando sete nomes. Llorente (Juventus), Negredo (Manchester City), Jesus Navas (Manchester City), Carvajal (Real Madrid), Alberto Moreno (Sevilla) e Iturraspe (Athletic Bilbao), além do lesionado Thiago Alcántara (Bayern de Munique), ficaram de fora da Copa do Mundo.



Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/05
11:33

Prefeito prestigia XV Encontro Nacional de Transporte Alternativo


Na busca incessante por um transporte de qualidade para a população sergipana, aconteceu na noite desta quinta-feira, 29, o XV Encontro Nacional do Transporte Alternativo. O evento foi realizado pela FENATRAL (Federação Nacional dos Permissionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Transporte Público Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar). A abertura do evento foi prestigiada pelo prefeito em exercício, Vinícius Porto, que recebeu a Comenda Mérito Transporte Alternativo, homenagem oferecida ao prefeito João Alves Filho, que se encontra em viagem oficial. 

O evento acontece até o dia 31, no Hotel Prodigy Beach Resort e Conventions, localizado na Barra dos Coqueiros. O encontro coincidiu com o aniversário de 18 anos da Coopertalse, que sempre foi considerada modelo em termos de atendimento à população sergipana. Este encontro discute, além do transporte de qualidade para a população, a possibilidade de trazer uma linha de crédito, junto ao Governo Federal, para que os trabalhadores dessa área possam ser beneficiados.

 Para o prefeito em exercício, Vinícius Porto, "o encontro vem tratar de um assunto que faz parte do dia a dia da nossa cidade, que é a qualidade do transporte alternativo, um transporte que tem grande alcance para a nossa cidade e estado como um todo. Hoje represento o Prefeito João Alves e fico muito satisfeito em discutir um assunto tão importante para a nossa população," reforça.

Com 250 veículos circulando por todo o estado de Sergipe, a Coopertalse virou referência de uma luta iniciada em 1994, em busca da legalização do transporte alternativo. Em 1996, no Governo de Albano Franco, as reivindicações foram atendidas e passaram a circular devidamente legalizados.

Segundo o ex-governador, Albano Franco, o transporte alternativo é fundamental para a sociedade sergipana, porque é através deles que a população se movimenta, principalmente no transporte intermunicipal realizado pela Coopertalse. "Me sinto muito feliz essa noite, pois tive a coragem cívica de regulamentar o transporte alternativo e por termos sido os pioneiros. Tive a coragem e hoje vemos os resultados mostrando que foi uma decisão acertadíssima e que a nossa população foi a mais beneficiada. Além da contribuição e colaboração com estes guerreiros que enfrentam essa luta nas estradas," conclui.

Da assessoria
Foto: André Moreira


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/05
11:31

SMTT informa reordenação no trânsito da avenida Beira-Mar


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, informa que a partir deste sábado, 31, o trânsito na avenida Beira-Mar, no trecho entre a rua Dr. Celso Oliva e a avenida Anísio Azevedo, retorna à sua normalidade. A Beira-Mar será reaberta após a conclusão da obra do molhe da 13 de Julho.

Com a reabertura do trecho, todas as vias que tiveram os sentidos alterados com os desvios retornarão à antiga circulação. A avenida Beira-Mar voltará a funcionar nos dois sentidos. Já a rua Dr. Celso Oliva voltará a ser como era antes do desvio, mão dupla em toda a sua extensão.

As ruas perpendiculares entre a Beira-Mar e a Celso Oliva também terão o sentido de circulação reordenado. A rua Raimundo Fonseca será mão única sentido Beira-Mar; a rua Júlio Santana sentido único em direção à Celso Oliva e a rua Álvaro Silva mão única sentido Beira-Mar. No trecho entre a Celso Oliva e a rua Desembargador José Sotero, a rua Álvaro Silva passará a ser mão dupla.

A rua Vereador João Calazans torna-se mão dupla entre a rua Júlio Santana e avenida Anísio Azevedo. E desde a avenida Beira-Mar, próximo ao Iate Clube, até a Raimundo Fonseca a rua terá sentido único.

A inversão da sinalização já foi iniciada pela Superintendência, através da diretoria de planejamento e sistemas do órgão. Será refeita a sinalização viária horizontal, como as pinturas de linhas de eixo e bordo. Também serão repostas as placas de sinalização viária vertical. Agentes de Trânsito da SMTT operarão em pontos críticos da mudança, principalmente no cruzamento da rua Dr. Celso Oliva com a avenida Anísio Azevedo, próximo à Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/05
06:55

Coluna Primeira Mão

Jackson diz que tudo será apurado sobre enteado do secretário João Eloy

 


Ontem à noite, durante a solenidade em Comemoração ao 4º aniversário da restauração do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), o governador Jackson Barreto falou sobre o episódio envolvendo o enteado do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, e garantiu que o caso será avaliado como manda a lei, sem considerar privilégios a nenhuma das partes. O governador também informou que se reunirá com o secretário João Eloy para discutirem sobre o fato. “Tudo que a lei manda fazer, será feito. Nem o governo, nem a SSP irão buscar privilégios. Temos a obrigação perante a sociedade de agirmos dentro da lei. Vamos olhar na visão que um governador deve olhar: a lei à frente e o respeito ao cidadão também. O inquérito policial está caminhando dentro da normalidade, dentro das exigências da lei e o Ministério Público está acompanhando, o que considero importantíssimo para demonstrar a lisura nas apurações. Quem cometeu erros perante a lei, precisa responder perante a lei. Nosso governo não é um governo de privilégios, nem a secretaria está patrocinando privilégio, o inquérito está caminhando e, de forma republicana, a Secretaria de Segurança Pública sabe, perfeitamente, o que diz a lei e ela será cumprida em sua integridade”, declarou o governador.

 


Exército fará a segurança dos gregos em Sergipe

Um grupamento do Exército será usado em Aracaju na segurança da Seleção da Grécia, que usar[a o Estádio Estadual Lourival Baptista, o “Batistão como basde de treinamento. A medida foi anunciada ontem pelo governo federal e é para as sedes da Copa e todas as áreas de treinamento. Hoje, o secretário Valor Barbosa já coloca o Batistão à disposição dos gregos, que devem chegar a Sergipe na próxima semana.


Valadares Filho participa de Jogo Beneficente com Romário


Solidariedade foi o motivo da realização de uma Jogo Beneficente de futebol no Estádio João Hora, em Aracaju, na noite desta quinta-feira, 29/05. O objetivo foi alertar a sociedade para o combate contra a Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, uma doença neurodegenerativa que afeta as células do sistema nervoso central. Parte da renda arrecadada será doada para a campanha difundida através das redes sociais e que comoveu parte do país, que é o tratamento à bebê sergipana Marina, de apenas oito meses, que necessita do transplante de intestino e para o combate à doença “ELA”. Idealizado pelo ex-jogador e deputado federal Romário (PSB-RJ), o jogo contou com o apoio do amigo do congresso, Valadares Filho (PSB-SE), e dos dirigentes do Clube Sportivo Sergipe (CSS). “Quando Valadares Filho me ligou para saber se seria possível utilizar o campo do Sergipe para realizar a partida, de imediato, garanti a ele que estava à disposição”, enaltece o presidente Reinaldo Moura. Participaram os deputados federais Romário (PSB-RJ), Valadares Filho (PSB-SE), Acelino Freitas, Popó (PRB-BA), Fábio Reis (PMDB-SE), Márcio Macedo (PT-SE), André Moura (PSC-SE), os vereadores por Aracaju, secretários estaduais e municipais, ex-atletas, autoridades e personalidades sergipanas.


Governo adotará reajustes pelo PCCV e linear neste ano

 

 

 


O governador Jackson Barreto (PMDB) deverá anunciar o reajuste salarial dos servidores, segundo sua assessoria, na próxima segunda-feira. Existe uma grande possibilidade de adoção de uma proposta híbrida, que comtempla um reajuste linear para as categorias profissionais que recebem maiores salários e disparar o gatilho do Plano de Cargos Carreiras e Valorização (PCCV) para aqueles de baixos salários, os chamados “arraias miúdas”. Os últimos ajustes serão adotados neste final de semana.


Relações amorosas – Agamenon explica posição ao Coren

 

 

 


Após reunião ocorrida com o vereador Agamenon Sobral, na tarde desta quinta feira, dia 29 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe vem colocar OFICIALMENTE o posicionamento do Parlamentar Municipal diante do seu pronunciamento sobre a fiscalização realizada no Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE, quanto às atividades de médicos, que culminou no envolvimento involuntário de enfermeiras, porém o Vereador citou veementemente que não teve, em momento algum, a intenção de generalizar ou denegrir essas profissionais, mas sim, a condição de uma única delas que, segundo denúncia por ele recebida, realizou saídas para encontros pessoais com um médico. Citou que, como ocorre em todas as profissões existem bons e maus profissionais e ele sabe que a maioria desses profissionais que fazem a saúde, em especial da enfermagem, é digna de valorização por suas atividades assistenciais executadas incansavelmente nas unidades de saúde de Aracaju e de Sergipe. O Coren/SE se posiciona neste momento de forma conclusiva diante das palavras do vereador Agamenon Sobral que reconhece a importância vital da categoria da enfermagem e que de maneira alguma direcionou suas palavras para distorcer essas profissionais, aqui se retratando sobre essa conturbada explanação.

 

 

 



Programa de incentivos do Governo atrai 08 novas empresas para Sergipe



O programa de incentivos do Governo de Sergipe atraiu mais 08 novas empresas para o Estado, sendo 07 novas indústrias e uma distribuidora de bebidas. As novas empresas tiveram seus projetos aprovados durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) realizado na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), nesta quinta-feira, 29. Serão cerca de R$ 26,3 milhões de investimentos, que irão gerar 331 novos empregos. Os incentivos, fiscais e locacionais, são fruto do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). Os novos empreendimentos serão instalados nos municípios de Estância, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, e produzirão móveis, massa de concreto e argamassa, estrutura pré-moldada, conduítes, confecções e quentinhas. “A reunião do CDI é um momento de colher resultados alcançados a partir dos esforços do Governo do Estado, em atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento sócio econômico de Sergipe”, explica o secretário da Sedetec e presidente interino do CDI, Saumíneo Nascimento, acrescentando ainda que o governador Jackson Barreto tem exercido um papel essencial no acompanhamento diário dos empreendimentos prospectados para Sergipe. (Com dados de assessorias)

Ao som da Zabumba, sanfona e triângulo, partidos realizam convenções em junho


No decorrer de junho, mês que começa neste domingo,  ao som da Zabumba, sanfona e triângulo, os partidos políticos, mais diretamente os candidatos majoritários, vão intensificar os contatos com cabos eleitorais e filiados aos partidos no sentido de conquistar apoios eleitorais e levar multidões para para as suas convenções, que acontecerão em Aracaju e oficializarão as candidaturas para o pleito de 5 de outubros próximo. Nos próximos dias serão divulgados os editais de convocação e até o final do mês os listões com os nomes daqueles que disputarão cargos eletivos serão encaminhados à Justiça Eleitoral. Os nomes já são conhecidos, mas as coligações ainda estão indefinidas.



Risco de Vida - Há mais de dois anos alguém (quem será?) colocou uma série de correcerias de caminhão no acostamento da avenida Marechal Rondon, nas proximidades da empresa Progressp, e lá estão até hoje representando risco para as vidas das pessoas que circulam de carro pela área. É preciso retirar urgentemente.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/05
17:21

TCE votou irregulares as Contas Anuais da Câmara de Areia Branca (2007 e 2010)

Corte julgou irregular também a Prestação de Contas da Polícia Militar de Sergipe (2006) e rejeitou as Contas Anuais da Prefeitura de Pedra Mole (2008)

Nesta quinta-feira, 29, foram julgados 34 processos e 3 protocolos na sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Sob a presidência do conselheiro Carlos Pinna, também participaram os conselheiros Carlos Alberto Sobral, Clóvis Barbosa, Luiz Augusto Ribeiro, Susana Azevedo e Ulices Andrade, os conselheiros substitutos Francisco Evanildo de Carvalho, Rafael Fonsêca e Alexandre Lessa, além do procurador João Augusto Bandeira de Mello.

Com voto de vista de Rafael Fonsêca, permaneceu o voto do relator Carlos Alberto pela emissão de parecer prévio pela aprovação das Contas Anuais da prefeitura de Nossa Senhora Aparecida, referentes ao exercício 2006, de interesse de Verônica Santos Souza da Silva. Em processo referente à Tomada de Contas Especial do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe, de interesse de Antônio Sizenando Menezes de Oliveira, José Lima Santana e Massashi Morita, Clóvis Barbosa proferiu voto de vista acompanhando o relator Carlos Alberto pela ilegalidade, com multa de R$ 2 mil para cada gestor.

Susana Azevedo acompanhou em voto de vista o relator Ulices Andrade pelo improvimento do Recurso de Reconsideração interposto por Werner Gomes Siqueira, ex-presidente da Câmara de Japoatã, bem como acompanhou o relator Luiz Augusto pela irregularidade, com multa de R$ 2 mil, das Contas Anuais da câmara de Areia Branca, referentes ao exercício 2010, de interesse de Adailton Santana.

As Contas Anuais da Serviços Gráficos de Sergipe, referentes ao exercício 2008, de interesse de Luiz Eduardo Oliva, de relatoria de Francisco Evanildo, foram consideradas regulares, com ressalvas, com voto de vista de Clóvis Barbosa; ele também proferiu voto de vista em processo referente a Rescisória interposta por Elizeu Santos, ex-prefeito de Cristinápolis, de relatoria de Francisco Evanildo.

Carlos Alberto decidiu ainda pela rejeição das Contas Anuais da prefeitura de Pedra Mole, referentes ao exercício 2008, de interesse de Milton Batista Carvalho; pela irregularidade, com multa de R$ 2 mil, das Contas Anuais da câmara de Areia Branca, referentes ao exercício 2007, de interesse de Josias Teles; pela regularidade, com ressalvas, das Contas Anuais da Secretaria de Estado da Casa Civil, referentes ao exercício 2007, de interesse de José de Oliveira Junior; pelo provimento parcial de Rescisória interposta por Edileuza Santana Santos, da prefeitura de Maruim, e pelo arquivamento da Revisão de Proventos de soldado da Secretaria de Estado da Casa Civil.

Ulices Andrade decidiu pela regularidade das Contas Anuais do Fundo de Apoio à Industrialização, referentes ao exercício 2008, de interesse de Jorge Santana de Oliveira; pela emissão de parecer prévio pela aprovação, com ressalvas, das Contas Anuais da prefeitura de Nossa Senhora Aparecida, referentes ao exercício 2008, de interesse de Verônica Santos Souza da Silva; pela aprovação com ressalvas das Contas Anuais da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, referentes ao exercício 2008, de interesse de José do Prado Franco Sobrinho; pelo arquivamento de denúncia da prefeitura de Poço Redondo, de interesse de Ângela Maria de Melo Marques e Sintese, e pela procedência, com multa de R$ 5 mil, de denúncia da prefeitura de Santo Amaro das Brotas, de interesse de José Ivaldo Costa e Polícia Federal.

Luiz Augusto votou pela emissão de parecer prévio pela rejeição das Contas Anuais da prefeitura de Indiaroba, referentes ao exercício 2005, de interesse de João Eduardo Viegas Mendonça de Araújo; pela aprovação com ressalvas das Contas Anuais da prefeitura de Nossa Senhora Aparecida, referentes ao exercício 2002, de interesse de Manoel Eronides dos Santos, e pela irregularidade, com multa de R$ 1 mil, da Prestação de Contas da Polícia Militar de Sergipe, referentes ao exercício de 21.02.2006 a 31.12.2006.

Susana Azevedo decidiu pela emissão de parecer prévio pela aprovação com ressalvas e recomendação das Contas Anuais da prefeitura de Telha, referentes ao exercício 2003, de interesse de Luciano Góis de Gomes; e Francisco Evanildo pela improcedência de Rescisória interposta pelo Ministério Público de Contas, e negou provimento ao Recurso de Reexame interposto por José Nivaldo de Carvalho, ex-prefeito de Areia Branca.

Todos os votos foram aprovados por unanimidade pelo colegiado e, em alguns casos, ainda cabe recurso junto ao TCE.

Com informações da assessoria
Crédito da foto: Cleverton Ribeiro/TCE


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/05
11:50

Livro e exposição de Nailson Moura marcam 40 anos de arte de Antônio da Cruz


A exposição é composta de 27 de fotos seqüenciais e ficará disponível à visitação até o dia 14 de junho, na Galeria Álvaro Santos, localizada na praça Olímpio campos, Centro de Aracaju


A noite da última terça-feira, 27, marcou a celebração dos 40 anos de carreira do artista maruinense Antônio da Cruz, em uma solenidade bastante prestigiada na Galeria Álvaro Santos, em Aracaju. Na ocasião foram lançados o livro “Crônicas de Ateliê” e a exposição “Narrativas Imagéticas”, inspirados no processo criativo e artesanal do trabalho de Cruz. Os dois projetos levam a assinatura do fotógrafo Nailson Moura.

O homenageado disse que ficou muito satisfeito com o resultado final e exalta a iniciativa de Nailson. “Vários artistas têm suas imagens diretamente associadas aos seus trabalhos, como atores, cantores, cineastas. O artista plástico, não. O público tem contato com as telas, as esculturas e as instalações, mas não reconhecem a imagem de quem as produziu. O que o livro e a exposição pretendem é lançar esse olhar sobre o ser humano por trás da arte, o que é muito bom”.

Cruz mostrou-se muito emocionado com a presença de muitos amigos e admiradores na noite do lançamento, entre eles, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. “Trata-se de um belo trabalho do Nailson Moura, à altura do que a obra de Cruz significa para as artes visuais em Sergipe, e é uma grande oportunidade para que estudantes e entusiastas da cultura sergipana possam conhecer mais sobre a produção desse grande artista”, falou Eloísa.

Nailson contou que foi um prazer imenso realizar esse trabalho. “Fiz o convite a Cruz e ele prontamente aceitou. Assim que entrei pela primeira vez no ateliê dele, fiquei surpreso com aquele ambiente que logo me remeteu à Idade Média, por isso minha opção de utilizar pouca luz nas fotos”, explicou.

A exposição é composta de 27 de fotos seqüenciais e ficará disponível à visitação até o dia 14 de junho, na Galeria Álvaro Santos, localizada na praça Olímpio campos, Centro de Aracaju. 

Sobre o fotógrafo

Nailson Moura é sertanejo, beradeiro, nascido, no alto sertão sergipano, na bela cidade de Gararu, às margens do Velho Chico. Sua iniciação em fotografia deu-se em 2008. Conheceu as técnicas em curso básico na Escola Focus de São Paulo e aprimorou seus conhecimentos na literatura específica.

Sobre o homenageado

Antônio da Cruz nasceu em Maruim, mas vive em Aracaju. Fez diversas exposições e tem obras em alguns lugares públicos; é um dos coordenadores do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe. Militando ativamente há quase quarenta anos na área, desenvolve livremente pesquisas sobre as artes visuais em Sergipe; foi diretor da Associação Sergipana dos Artistas Plásticos, ASAP; e da Galeria de Arte Álvaro Santos.

Da assessoria
Foto: Fabiana Costa/Ascom/Secult   


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/05
11:38

Orquestra Sinfônica e Patrícia Polayne se apresentam em concerto dia 5 de junho


A récita será no Teatro Tobias Barreto e terá a regência de Daniel Nery e arranjos do maestro titular da ORSSE, Guilherme Mannis


A temporada 2014 da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) segue cheia de novidades para o público sergipano. Na noite da próxima quinta-feira, 5, os amantes da boa música terão a oportunidade de apreciar uma apresentação bastante especial: o renomado grupo sinfônico subirá ao palco do Teatro Tobias Barreto, às 20h30, para executar canções que marcaram a carreira da cantora Patrícia Polayne, com participação da artista. Será um belo encontro da música clássica com a música popular sergipana.

Ao todo, onze canções serão executadas durante a apresentação, com destaque para ‘O circo singular’, ‘Sapato novo’, ‘Arrastada’, ‘Lentes de contato’, ‘Quintal moderno’ e ‘Rio Sim’. “Abracei essa apresentação como um concerto, não um show. Isso me trouxe outra responsabilidade. Cantar para um maestro e seus quase sessenta músicos me dá calafrios de emoção e respeito. E muda toda a minha postura em cena”, destaca Polayne, revelando sua relação com a música clássica que começou com o disco ‘O Circo Singular - As Canções de Exílio’.

A cantora está ansiosa e parabeniza a ORSSE por estar, a cada nova apresentação, popularizando a música clássica em Sergipe. “A Orquestra tem um papel fundamental na cena da música erudita por aqui, ao popularizar cada vez mais o acesso aos concertos, com seus programas diferenciados e totalmente inusitados, como a homenagem aos clássicos da Disney, por exemplo. Torço para que a homenagem ao compositor sergipano tenha continuidade com outros nomes da cena contemporânea. É um jeito muito bonito e delicado de entrar para a história”, acredita.

Gravação de DVD
A récita terá a regência de Daniel Nery e os arranjos estão sendo desenvolvidos pelo maestro titular da ORSSE, Guilherme Mannis. A apresentação será totalmente filmada para compor um DVD que Patrícia Polayne se prepara para lançar em breve.

“É uma grande alegria para nós dedicarmos o mês de junho mais uma vez a música sergipana, neste concerto com a participação da Patrícia e o segundo com a homenagem a grande forrozeira Clemilda. Por isso, esperamos um público tão grande e especial como tem sido em todos os concertos desta temporada”, argumenta o regente da noite, Daniel Nery.

A Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Instituto Banese e patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Este concerto faz parte da “Série Mangabeiras”. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Dia 05, quinta-feira, 20h30
Mangabeiras I - Teatro Tobias Barreto


Da assessoria
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/05
11:19

Prefeito busca desenvolvimento de ações através de experiência britânica


O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, está em Londres, no Reino Unido, participando da missão técnica do projeto "Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil", patrocinado pela Embaixada Britânica e implementado pela LSE Enterprise e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). Ontem, durante o primeiro dia de atividades, o prefeito participou de diversas palestras.

O dia foi de aulas com professores da London School of Economics and Political Science (LSE), que é um centro mundial de excelência, reconhecido por suas pesquisas e pelo ensino que abrange todas as áreas das ciências sociais, políticas e econômicas. Houve palestra do professor Julius Sem, sobre a Política Estratégica na Seleção de Projetos de Parceria Público-Privada, e do diretor da Greater Manchester Waste Disposal Authority, Neil Swannick. Swannick falou sobre Gestão de Lixo e Reciclagem da Grande Manchester, e destacou a importância da colaboração da população para o sucesso do projeto.

O prefeito de Aracaju foi acompanhado pelos secretários municipais Marlene Calumby (Governo), Igor Albuquerque (Planejamento), Luciano Paz (Fazenda), Carlos Pinna Júnior (Procuradoria), além do vereador Agnaldo, e o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas, Luciano Barreto. Também participam do evento representantes dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Minas Gerais. O evento segue até sexta-feira, 30 de maio.  

Para o prefeito João Alves a viagem a Londres tem servido de comprovação que as PPPs hoje representam soluções para inúmeros entraves da administração pública. "Um país do porte da Inglaterra faz uso desses instrumentos com grande eficiência e esse exemplo deve ser seguido, claro, adaptando-se à nossa realidade. O que nos tem sido mostrado nessa viagem, nos dará condições de pensarmos, em um futuro próximo, em colocar em prática muito do que aqui é aplicado, o que representa uma melhora considerável no andamento da nossa gestão", frisou João Alves. 

Acompanhando o prefeito, Carlos Pinna Júnior considera a missão técnica uma experiência de extrema importância. "O Reino Unido tem se destacado na utilização de PPP's há décadas, com resultados exitosos. Essa missão é voltada, especificamente, para as capitais nordestinas, para que conheçam as experiências e captem investidores. Nossa pretensão é também nos espelharmos no modelo conceitual de contratos utilizados aqui, logicamente que adaptados à legislação brasileira, mas com a mesma filosofia de resultado. Estivemos no Tesouro Britânico, uma das mais respeitadas instituições mundiais, e que possui um departamento voltado especificamente para PPP's. Foi uma visita de altíssimo nível", ponderou o procurador-geral de Aracaju.

No decorrer da viagem, João Alves ainda irá obter experiências nas áreas de transporte e mobilidade urbana, saúde, escolas e serviços urbanos locais. De acordo com o documento emitido pelos responsáveis pelo evento, o conhecimento adquirido pelo país europeu pode ajudar o Brasil na implementação de políticas públicas eficientes. O projeto objetiva o encorajamento da economia brasileira para o crescimento permanente, através da melhoria do ambiente de negócios e eficiência do setor público.

Da assessoria
Foto: Prefeitura de Salvador/Facebook


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos