31/05
18:58

Sintasa realiza avaliação em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju

Os diretores Adaílton dos Santos e Maria Auxiliadora ouviram as reivindicações dos servidores e constataram a evolução nas condições de trabalho em algumas unidades

A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) visitou 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e constatou de perto algumas deficiências e pontos positivos. As averiguações ocorreram, na última quarta-feira, 29, e fazem parte do ciclo de visitas rotineiras que o sindicato tem feito em todo estado neste primeiro semestre. Antes, foram contemplados os Hospitais Regionais do Interior de Sergipe. Sobre estas novas visitas, os diretores Adaílton dos Santos e Maria Auxiliadora ouviram as reivindicações dos servidores e constataram a evolução nas condições de trabalho em algumas unidades. Por outro lado, os pontos recorrentes de reclamação se deu no âmbito da questão do reajuste de salário e falta insalubridade para alguns setores.

Na UBS José Augusto Barreto, no B. Japãozinho, os servidores reclamaram de não ter onde guardar os pertences, como produtos higiênicos, roupas e lanches. Por isso, solicitaram armário para que guardassem com segurança seus objetos. Em compensação, na mesma unidade, foi providenciado o conserto de um ar-condicionado na sala de curativo. A implantação do prontuário eletrônico está funcionando normalmente, mesmo com a superlotação devido a distribuição das doses da vacina trivalente que vai até o dia 31 de maio para os grupos prioritários. A falta de espaço para pacientes na UBS Renato Mazze Lucas, no Santos Dumont, foi percebida pelo Sintasa. A sensação é de estar num constante sufoco. Os cadeirantes não conseguem circular com autonomia dentro da unidade. A superlotação só agrava a situação. “Seria bom que tivesse mudado de espaço e voltado a sua localidade origem”, sugere Adailton dos Santos.

O Sintasa visitou ainda as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dona Jovem, B. Industrial; UBS Porto Dantas, no bairro de mesmo nome; UBS Eunice Barbosa, no Bairro Coqueiral; UBS Carlos Fernandes de Melo, no Lamarão; UBS Hardmam Cortes, no Bairro Soledade; UBS José Machado de Souza, no B. Santos Dumont; e UBS João Oliveira Sobral, também no S. Dumont.

Fonte e foto: Ascom/Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/05
18:55

Para manter quebra do monopólio da venda de armas, Procuradores da República enviam ofícios ao Congresso

Apesar de controverso, o decreto que facilita acesso a armas de fogo contém artigos que determinam a quebra de monopólio; procuradores querem manutenção desses pontos

Procuradores da República do Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe enviaram ofícios à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal para que, diante da discussão em torno do Decreto 9.785/2019 devido à forte controvérsia, se mantenha em qualquer hipótese o que está definido nos artigos de 43 a 53. Nesses artigos são determinadas políticas que facilitam a importação de armas e munições, acabando com o monopólio da empresa Taurus no mercado de armas de fogo. O pleito do MPF é objeto de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, em 2017. Assinado pelos procuradores Flávio Matias, Lívia Tinôco e Martha Figueiredo, o ofício ressaltando a necessidade da quebra do monopólio também foi enviado à Frente Parlamentar Mista de Segurança Pública.

Relembre – Em 2017, diante de alto número de acidentes envolvendo armas e munições da empresa, que inclusive vitimaram policiais militares, o MPF em Sergipe ajuizou ação civil pública contra a União e a Taurus. A ação tramita na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Sergipe e pede, além de indenização, substituição ou reparo dos artigos, a quebra de obstáculos para importação de armamentos similares àqueles comercializados pela Taurus. A ação pede também o pagamento de indenização de R$ 40 milhões por danos morais coletivos, e que a empresa seja impedida de comercializar os produtos que apresentaram defeitos.

O MPF considera também que há dano ao erário, uma vez que todas as forças de segurança no Brasil utilizam artigos da Taurus – as guardas municipais, polícias estaduais e Federal, além das Forças Armadas. Foram identificados diversos casos de falhas no disparo ou disparos acidentais em armas produzidas pela empresa, que levaram a danos físicos e até a morte de pessoas. A quantidade de casos graves levou à criação de uma associação – Vítimas da Taurus – criada para externar a revolta de familiares e de pessoas diretamente atingidas em razão de funcionamento defeituoso das armas.

Leia o ofício enviado à Frente Parlamentar Mista de Segurança Pública, cujo teor é igual aos enviados à Câmara e ao Senado.

Fonte: MPF-SE
Foto: Secom/PGR


Política
Com.: 0
Por Redação
31/05
18:47

Acordo de cooperação técnica é prorrogado entre MPT-SE e Polícia Federal

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Superintendência Regional de Polícia Federal firmaram na última quarta-feira, 29, um aditivo do acordo de cooperação técnica. Pensando em intensificar o trabalho conjunto das duas instituições no combate ao trabalho escravo, ao tráfico de trabalhadores, à exploração do trabalho infantil, de incapazes e de índios.

O objetivo também é atender melhor a população em todas as áreas de atuação do poder público, bem como, o apoio em operações móveis. O acordo, com duração de três anos, foi assinado pelo procurador-chefe do MPT-SE, Emerson Albuquerque Resende, e pelo Superintende Regional da Polícia Federal, Marcos Renato da Silva Lima.

Fonte: MPT-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/05
18:23

Banco de leite da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes necessita de novas doadoras por conta do baixo estoque

Para as mulheres que estão amamentando seus filhos e possuam leite em excesso, basta manifestar a intenção de colaborar entrando em contato com o Banco de Leite Marly Sarney

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), através do Banco de Leite Humano (BLH) Marly Sarney, está necessitando que novas doadoras se apresentem como voluntárias para aumentar o estoque de leite humano, o que beneficia e salva a vida de muitos bebês. O BLH é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade e pasteurização. No momento, o estoque se encontra baixo e há necessidade de maior quantidade de leite para nutrir os bebês prematuros que nascem na maternidade. Para as mulheres que estão amamentando seus filhos e possuam leite em excesso, basta manifestar a intenção de colaborar entrando em contato com o Banco de Leite Marly Sarney.

A nutricionista do BLH, Miriam Duarte Barros, fez um alerta sobre o baixo estoque de leite humano para pasteurizar. “Estamos no mês de maio e contamos apenas com 14 doadoras domiciliares. Normalmente, temos no total de 60 a 70 doadoras mês. A MNSL precisa de uma média de 250 litros por mês, no entanto, só conseguimos ofertar 70 litros”, disse Miriam. Ela observou que está sendo possível ofertar o leite humano para UTIneonatal da MNSL, especificamente para os prematuros extremos. Miriam  informou, ainda, que a  mãe que  desejar ser doadora, precisa estar amamentando seu bebê exclusivamente, e verificar se realmente tem sobra de leite. Quando ela confirma que há sobra de leite, sendo possível ordenhar, essa mãe pode ir até o banco de leite para pedir orientação, a fim de saber se o bebê está se alimentando direito. A mama é avaliada para saber se de fato há condições dessa mãe ser uma possível doadora.

Dados

De acordo com o  Relatório Gerencial do Banco de Leite Humano Marly Sarney, em 2018 houve um total de 797 doadoras, beneficiando 1.738 bebês.  No quadrimestre de 2019 (janeiro a abril), se  contabilizou um total de 221 doadores, sendo: 28 doadoras no Banco no BLH (interno), 124 doadoras na MNSL e 69 no domicílio (do BLH externas),  beneficiando 546 receptores da MNSL. Durante o quadrimestre foram coletados um total de 203.070 ml de leite humano. O leite coletado pela mãe é transportado por funcionário do serviço, que se orienta por regiões/bairros próximos, acondicionando em caixas isotérmicas, contendo gelo reciclável, com termômetro de máxima e de mínima temperatura, o qual é levado o mais rápido possível para o BLH. Lá é passado álcool a 70% em todos os vidros e acondicionado no freezer específico para depois ser pasteurizado.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/SES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/05
18:18

Logotipo e nova estrutura dos Jogos da Primavera são lançados pelo Governo do Estado

As inscrições poderão ser realizadas no site da Seduc, entre os dias 30 de maio e 14 de junho

Na tarde de ontem, quinta-feira (30), o Governo do Estado lançou o logotipo e a nova programação dos 36º Jogos da Primavera. A solenidade foi presidida pelo secretário Estadual da Educação, Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, a Seduc, e pela superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas. O evento que contou com as presenças de professores de educação física, diretores de estabelecimento de ensino, das redes pública e privada, presidente do CREF, Gilson Dória, representantes da Seduc e presidentes de federações de esportes profissionais e amadores, aconteceu no auditório Professora Hermínia Caldas, na Seduc.

Os 36º Jogos da Primavera serão disputados na categoria infantil, nas modalidades de Atletismo, Badminton, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação e Tênis de Mesa. Nas categorias A e B as modalidades em disputa serão: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Para-atletismo, Paranatação, Tênis de Mesa, Voleibol de Praia e Xadrez e na categoria "C" Para-atletismo e Paranatação. Emm sua nova configuração, foram divididos em Etapas e Fases. A primeira fase terá três etapas. Na 1ª Etapa - Fase 1, acontece a seletiva de Futsal masculino, das escolas particulares, categoria "A", atletas com idades variando entre 12 e 14 anos e categoria "B" com idades entre 15 e 17 anos, classificando duas equipes de cada categoria para a 2ª etapa.

Na 1ª Etapa - Fase 2, acontece a seletiva municipal do Futsal masculino, para as escolas públicas da capital e interior e para as escolas particulares do interior, classificando-se uma equipe de cada município. A Etapa 1 - Fase 3 promove a seletiva Regional do Futsal masculino para as escolas públicas da capital e do o interior. As disputas acontecerão nos sete polos, classificando-se 14 equipes, duas equipes por polo. Já a 2ª Etapa promove as seletivas das modalidades coletivas como Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, para a Etapa Regional. A Fase final geral será disputada por alunos na categoria infantil com idades entre 10 e 11 anos, categoria "A" com idades entre 12 e 14 anos e finalmente, a categoria "C", com idade entre 18 e 25 anos. As inscrições poderão ser realizadas no site da Seduc, entre os dias 30 de maio e 14 de junho.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/Seduc


Esportes
Com.: 0
Por Redação
31/05
17:58

Governo de Sergipe discute novo cenário do gás natural em Brasília

Membros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia estiveram com representantes de mais seis estados em reunião do Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil

Nesta quinta-feira (30), o governo do Estado, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, e do assessor técnico Marcelo Menezes, esteve em Brasília para uma reunião do Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil. Isso porque, O gás natural desponta em Sergipe como uma das mais promissoras oportunidades para o desenvolvimento do estado nos próximos anos.

O Comitê foi criado pelo governo federal para apresentar soluções à abertura do mercado de gás natural. Além de Sergipe, também foram convidados representantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com o intuito de discutir alternativas para o desenvolvimento do setor, sugerindo propostas que destravem pendências entre os Estados e a União com relação à comercialização do energético. Durante a reunião, os representantes de Sergipe lembraram aos presentes sobre as recentes descobertas em águas profundas e o quanto isso representará para o estado. “Está prevista a entrada em operação, a partir de 2023, de poços dos blocos exploratórios em águas profundas operados pela Petrobras, destacando-se os de Moita Bonita, Barra e Farfan, blocos oriundos da 6ª Rodada de Licitações, que representarão um marco para o desenvolvimento do estado”, disse o secretário José Augusto Carvalho.

Ele destacou ainda a movimentação que está sendo realizada pelo governo de Sergipe para atrair empresas que venham a consumir esse gás no próprio estado. “Estamos muito interessados em participar desse novo mercado do gás, e dispostos a criar mecanismos que atraiam empresas para se instalarem em áreas próximas à Unidade de Processamento de Gás Natural a ser implantada pela Petrobras. Teríamos um gás com custo de produção mais baixo, já que a distância dos campos para o litoral é bem menor que em Campos/RJ e Santos/SP, por exemplo”, completou o secretário. Os representantes do ministério ficaram entusiasmados com os encaminhamentos que estão sendo adotados pelo governo de Sergipe acerca do tema. Estiveram presentes na reunião o secretário executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio de Carvalho; o coordenador-geral de Infraestrutura de Gás Natural da Secretaria de Petróleo e Gás Natural, Aldo Barroso Cores Júnior; e o subsecretário de Energia, do MInistério da Economia, Leandro Caixeta Moreira.

Fonte: ASN
Foto: Divulgação


Política
Com.: 0
Por Redação
31/05
17:52

Estudantes da rede pública estadual que irão prestar Enem 2019 poderão fazer simulado online disponibilizado pela Seduc

Simulado online é o primeiro de três que o Governo realizará até o Enem

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realiza entre os dias 03 e 14 de junho, avaliação simulada das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com aplicação de forma online.

O candidato interessado em participar deverá acessar o Portal da Educação, hospedado no link www.seduc.se.gov.br, se direcionar ao espaço Simulado e responder as 40 questões, 10 por área do conhecimento. Uma vez iniciado, o estudante deverá finalizá-lo. Portanto, ele tem que escolher um momento que possa finalizar. Coordenado e organizado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/Seed), por meio da coordenação do Programa Pré-Universitário (Preuni/Seed), essa simulação das provas do Enem é destinada a todos os estudantes da rede pública estadual matriculados no terceiro ensino nível médio e no curso do Preuni.

Segundo o diretor do Dase, Fábio Leite, o simulado estará disponível a partir das 8h da manhã de 3 de junho e vai até 23h59m do dia 14. “O resultado será por aluno e sairá geral, ou seja, pontuação total. Para nós, será gerado relatório com resultado geral e por área, inclusive por escola ou polo. Todos os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio da nossa rede e os estudantes do Pré-Universitário poderão participar”, informa o gestor, lembrando que esse Simulado online é o primeiro de três que o Governo realizará até o Enem.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/Seduc


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/05
17:30

Audiência Pública sobre a situação das casas na Praia da Caueira conta com participação da Setur

Audiência busca uma solução satisfatória para todos os proprietários das casas localizadas na Praia da Caueira, no município de Itaporanga D’ajuda

A Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese) promoveu nesta sexta-feira (31), uma Audiência Pública com o intuito de discutir a respeito da decisão do Ministério Público Federal de suspender novas construções na Praia da Caueira, região localizada no município de Itaporanga D’ajuda, paralisar as obras em andamento e remover as edificações dentro da Área de Preservação Ambiental (APP).

O gestor do Turismo, Manelito Franco Neto, participou do debate acompanhado da engenheira ambiental da Setur, Thassia Luiza, e de dois representantes da empresa contratada pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), para realizar uma estudo de impacto ambiental na região. De acordo com a decisão do juiz da 7ª Vara Federal de Sergipe, Rafael Soares Souza, as construções geram impactos no meio ambiente e, além disso, impedem que pessoas tenham acesso livre à praia. Outro ponto importante de justificativa do MP seria a proteção do berçário de tartarugas marinhas em risco de extinção. “Recebi recentemente representantes da Associação dos Moradores da Caueira e percebi que a população está sofrendo com a atual situação, pois vivem do turismo e sem turistas eles ficam sem renda. Sendo assim, torço para que possamos encontrar um consenso junto à justiça”, afirma o secretário de Estado do Turismo. 

Para o deputado estadual, Luciano Pimentel, autor da propositura, a audiência pública atendeu às expectativas. “O objetivo deste encontro foi de buscar uma solução junto aos órgãos federais, por isto convocamos todos os envolvidos neste processo. Não podemos deixar que a população que destinou todos os seus recursos financeiros para realização de um sonho, ver tudo sendo destruído”, explanou. 

Fonte: ASN
Foto: Ascom/Setur


Política
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos