31/07
19:43

“Dar mais oportunidades aos jovens é garantir um futuro melhor para Sergipe”, afirma Eduardo Amorim

Juventude e esporte foram os temas abordados pelo pré-candidato ao governo de Sergipe, Eduardo Amorim, no Conversa com Sergipe desta segunda-feira, 30. No bate-papo, Eduardo afirmou que em suas andanças pelo estado já dá para sentir que o sentimento de mudança está tomando conta do Estado.

"Com certeza, os jovens estão entre os que mais querem uma mudança que traga a esperança de dias melhores. Eles são muito importantes nesse movimento de mudança aqui em Sergipe porque são o futuro do nosso estado. Cuidar e dar mais oportunidades aos nossos jovens é garantir um futuro melhor para Sergipe", destacou o pré-candidato.

Eduardo Amorim pontuou o que pode ser feito para cuidar e garantir mais oportunidades para os jovens sergipanos. "Antes de mais nada, precisamos administrar o estado com responsabilidade e eficiência porque se não consertar a bagunça que esse governo está fazendo, vai ser difícil fazer qualquer coisa. A partir daí, vamos colocar em prática o nosso projeto para formação de jovens mais preparados para vencer os desafios do mundo em que estamos vivendo", ressaltou.

O pré-candidato também explicou que é necessário repensar o modelo de Educação, de modo que atenda às necessidades da juventude e faça parte do universo que ela está vivendo. "Por isso precisamos incluir a inovação tecnológica nos processos educacionais para transformar as nossas escolas em um espaço mais interessante e conectado com a realidade atual. Além de modernizar a educação básica, iremos reestruturar e ampliar a rede de escolas técnicas e profissionalizantes, ampliando a oferta de vagas para capacitação, especialmente, em bairros periféricos a exemplo do Santa Maria e do Coqueiral", detalhou.

Combate às drogas

As drogas também são um dos maiores problemas enfrentados por muitos jovens. Por isso, Eduardo Amorim ressaltou que em plano de governo já conta com um conjunto de ações definidas para afastar jovens sergipanos da criminalidade e das drogas, que tomaram conta do estado nos últimos anos.

“E as maiores vítimas são os jovens de famílias da periferia, áreas esquecidas por quem deveria cuidar dos sergipanos. Famílias que sofrem e não podem fazer quase nada contra o estado paralelo que a falta de governo. Mas isso vai mudar. Vamos implantar um programa de combate ao tráfico de drogas aqui em Sergipe, além de criar Centros de Tratamento e Reabilitação para dependentes químicos. Centros que, inexplicavelmente, o nosso estado não tem”, garantiu.

Esporte

Mais uma vez o WhatsApp do Conversa com Sergipe com Sergipe recebeu uma série de mensagens em vídeo perguntando sobre as propostas de Eduardo para a juventude. Entre os questionamentos, os projetos do pré-candidato para o esporte. Também foram mostrados alguns projetos sociais que já estão em execução e beneficiando muitos jovens.

“Ver trabalhos como esses enche a gente de alegria e esperança. O Esporte é outro caminho para dar oportunidades aos nossos jovens, especialmente nas regiões menos assistidas pelo poder público. Precisamos lembrar que, assim como cultura e arte, o esporte também é uma atividade com potencial para inclusão social e geração de renda. E ainda tem a vantagem de trazer benefícios para a saúde”, pontuou.

Recursos

Eduardo Amorim reforçou seu compromisso com o esporte e o lazer. Foram quase 12 milhões em emendas destinadas para proporcionar a construção e manutenção de ambientes ideias para estes fins. “Recursos que garantiram ciclovias, praças, quadras esportivas, campos de futebol e pistas de skate em diversas cidades do estado. Espaços ideais para as pessoas se encontrar e interagir”, disse.

“E para acompanhar o que já fizemos para desenvolver Sergipe em todas as áreas é só acessar as redes sociais ou o site oficial eduardoamorimse.com.br. Lá, temos notícias atualizadas sobre o nosso trabalho e os nossos posicionamentos e um mapa interativo, onde apresentamos todas as emendas que destinamos para cada um dos 75 municípios sergipanos”, finalizou o pré-candidato.

Próximo tema

O tema do próximo Conversa com Sergipe será escolhido pelos sergipanos. Basta enviar uma mensagem com o tema que você deseja que seja discutido por Eduardo na live. Mande sua sugestão para o zap do Conversa com Sergipe 9 9642-4545. Lembrando que o programa vai ao ar toda segunda-feira, a partir das 19h, no Facebook e no Instagram @eduardoamorimse.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
31/07
21:25

Sarau InspiraSons é Sergipe e Pernambuco na Reciclaria

O Sarau InspiraSons chega à sua quinta edição disposto a misturar os sotaques de Sergipe e Pernambuco em uma noite de muita música e poesia. A dupla sergipana Chiko Queiroga & Antônio Rogério e a banda Tertúlia, que reúne quatro dos principais músicos, compositores e poetas da zona da mata de Pernambuco fazem o som na Reciclaria Casa de Artes. O evento acontece no próximo sábado, 4 de agosto, a partir das 20 horas, e o couvert custa R$15.

Formado pelos músicos Paulinho Araújo e Carlos Heitor Mendonça e pelo poeta J Victor Fernandes, O InspiraSons é um encontro especial de música, poesia e artes integradas. Com sucesso de público e crítica, o Sarau vem se tornando uma tradição, um encontro semestral festejado, uma celebração à arte e à arte do encontro, como versejou o Poetinha - Vinicius de Moraes.

“Pensando em rememorar os grandes saraus de outrora, teremos uma noite com artistas sergipanos virtuosos e convidados de Pernambuco, igualmente virtuosos, além de quase uma dezena de poetas da cena sergipana para promover um intercâmbio musical e poético, em um palco cheio de surpresas”, comenta o poeta J Victor Fernandes.

Chiko Queiroga & Antônio Rogério dispensam apresentações. São décadas de carreira, muita estrada, shows marcantes e festivais pelo mundo (New Orleans Jazz Festival – Louisiana-USA, French Quarte festival - USA, Alabama Fest - USA, IGA Jazz Fest - Festival de Jazz do Instituto Guatemalteco Americano - Guatemala), reconhecimento do público e crítica especializada. Trazem no repertório canções inesquecíveis, como "Serpente", que já fazem parte da vida de tantas pessoas e atravessam gerações.

“Sem dúvidas são uma das maiores referências artísticas da Tribo Serigy e da música popular brasileira. Juntos eles tocam, interpretam e compõem belíssimas canções nos mais variados gêneros, caracterizando um estilo próprio, versátil e sutil dentro do que há de melhor na Música Popular Brasileira e mundial”, avalia Fernandes.

Já o grupo pernambucano Tertúlia reúne Sam Silva, Lucas Torres, Valfrido Santiago e Philippe Wollney, artistas reconhecidos na cena pernambucana. O show é composto por 16 canções autorais, em parcerias entre os integrantes e com outros compositores e poetas da região. Os componentes cantam juntos, intercalam a execução dos violões, bandolim, cajon, e há momentos de interlúdio nas canções onde são recitados poemas.

Os anfitriões da noite – o InspiraSons – prometem emocionar o público interagindo com os convidados e intervindo entre os shows. Farão faixas inéditas da nova formação e preparadas especialmente para o Sarau, bem como histórias já conhecidas do público - Sobre Leões E Paz, Donw Jones - que cantam e recitam juntos na sincronicidade artística.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/07
20:52

Henri Clay critica elevado número de ocupantes de CCs

O pré-candidato ao Senado, Henri Clay Andrade (PPL), voltou a criticar, mais uma vez, a forma de gestão dos recursos públicos adotada pelo governo do Estado, principalmente no tocante ao número de cargos comissionados.

"A gestão do Estado é inoperante, incompetente. Precisamos de ideias novas, sangue novo. Se o Estado não consegue fazer o básico, serve para quê? Para ter um monte de cabide de emprego, de mamata. É o poder pelo poder. Isso precisa acabar. A gestão pública precisa ser enxugada", disse Henri Clay em entrevista na Itabaiana FM. 

E continuou: "É preciso acabar com as mordomias, com os privilégios. Precisa ter coragem para romper com esse vícios que são seculares. Não dá mais! É preciso valorizar o servidor público. Ter uma gestão competente, eficiente, para que a máquina funcione", acrescentou o advogado.

Ele também criticou o atraso dos salários dos servidores. "O Estado não está cuidando da sua casa. Os servidores públicos precisam ser respeitados e receber os seus salários em dias. Já há quatro anos eles passam por essa humilhação. Isso é uma falta de respeito. Como é que o Estado tem condições de ofertar um serviço público de qualidade se nem o salário ele paga em dia e de forma devida?", questionou o pré-candidato. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/07
20:37

PSD oficializa Belivaldo como candidato a governador no próximo domingo

O Partido Social Democrático (PSD) realiza a sua convenção estadual no próximo domingo, 05, no Cotinguiba Esporte Clube, a partir das 12h. Durante o evento será aprovado o nome de Belivaldo Chagas para disputar o Governo de Sergipe. Também serão escolhidos candidatos a deputado federal e estadual. No final da tarde, às 17h, está prevista também a presença de lideranças políticas de todos os partidos aliados.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/07
18:00

Eleições 2018 - PSC anunciará candidatos na convenção do dia 03, em Aracaju

O presidente do Diretório Estadual do Partido Social Cristão (PSC), em Sergipe, deputado federal, André Moura, anunciou hoje que está convidando os filiados e convencionais de todo o estado para a convenção que homologará as candidaturas a Senador e Deputados Federais e Estaduais que disputarão as eleições deste ano de 2018. O ato será realizado na próxima sexta-feira (03), às 9h, no Delmar Hotel, Aracaju. O partido terá André Moura na composição da chapa majoritária encabeçada por Eduardo Amorim (PSDB), que disputará o Governo de Sergipe.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/07
11:51

Tobias Barreto - Dilson de Agripino tem bom desempenho em pesquisa

Há um clima de euforia no grupo político que faz oposição ao prefeito de Tobias Barreto Diógenes Almeida(MDB). Isso é consequência do bom desempenho do ex-prefeito Dilson de Agripino em recente pesquisa divulgada pela mídia. Ele é bem citado pelos eleitores consultados.  Dilson, que é pré-candidato a deputado estadual    pelo PPS aparece liderando as intenções de votos no município e na região, conta com  o apoio de 8 dos 15 vereadores, além do ex-prefeito Antônio Nery Júnior e do atual vice-prefeito Gal de Filó(PSC). Gal rompeu com o prefeito e  já declarou apoio a pré-candidatura de Dilson.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/07
11:03

PT aprova Eliane e Rogério na chapa de Belivaldo Chagas

O PT aprovou no seu encontro estadual realizado no domingo passado, 29, o nome de Eliane Aquino para compor a chapa a encabeçada pelo candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD) na condição de vice-governadora e ainda o de Rogério Carvalho para disputar uma cadeira do Senado Federal. Foram definidos os nomes dos candidatos a deputados federal e estadual.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
18:25

Eleições de 2018: O que será de nós?

José Lima Santana
Professor da UFS

Quem nos poderá defender dos bandidos travestidos de políticos? Esta pergunta foi-me feita por um aluno, na semana passada. E eu lhe respondi: Nós mesmos! 

Sim, não temos alternativa. O problema é que nós não temos sabido (ou querido) nos defender desses vermes que se apoderam dos mandatos eletivos, e, como representantes indignos do povo, ferindo a Constituição, as leis e a confiança dos eleitores, cometem os crimes mais absurdos, no que diz respeito a se locupletarem dos suados recursos públicos, que sem suor algum eles embolsam, dando bananas ao povo. Para eles, dar bananas já é muita coisa. Puxa!

Eu quero, desde logo, ressalvar os políticos que agem com dignidade no exercício de seus mandatos populares, nos dois Poderes, cujos cargos são ocupados por agentes públicos eleitos. Estes ainda existem. Podem não ser muitos, mas existem, sim. No meio do joio, há também algum trigo. Nem tudo é escuridão na vida política. Há alguns lampejos. Há luzes tremulando. Porém, precisamos de tochas, de muitas tochas acesas, que não se deixem apagar. 

A situação política do país é muito séria. Muito grave. Para onde possamos olhar, há sinais de perigo. Eles estão aí. São um magote, os bandidos que se dizem políticos. Uma boiada imensa. Ou melhor, uma matilha. Lobos vorazes. E eles se abrigam em quase todos os partidos, sobretudo nos partidos ditos maiores, de mais fôlego, de maior capilaridade. Estes partidos acabaram sendo espécies de tocas gigantes, que dão guarida aos lobos. Na direita e na esquerda. Eles contaminaram tudo, ou quase tudo. 

Malas cheias de dinheiro em mãos ou em apartamentos. Dólares nas cuecas são míseras moedas diante de contas multimilionárias descobertas nos paraísos fiscais. Joias adquiridas nas melhores joalherias pagas por empresas de bandidos que servem aos outros bandidos encastelados no poder. Dizem até que apartamentos e sítios foram sub-repticiamente recebidos como propina. Uns afirmam que disso há provas cabais. Outros contestam veementemente tais provas. Na verdade, o que não deve haver mesmo são muitos inocentes no meio de tantas estripulias. Mas, haveremos de ver, ao se tirar a prova dos nove, nos últimos escalões do Judiciário.

E por falar em Judiciário, nem sempre poderemos esperar muita coisa deste Poder. Não do jeito que as coisas têm andado nas bandas de lá, especialmente de lá de cima, bem de cima. 

Eleições presidenciais. Em quem votaremos? Que opções confiáveis nós temos para escolher? Lembro-me de um amigo de Nossa Senhora das Dores, já falecido, que numa das eleições municipais, alguém lhe perguntou: “Em quem você vai votar, barbeirinho”? E ele respondeu sem pestanejar: “Homem, eu estou em cima do muro. Olho para um lado e vejo pregos. Olho para o outro e vejo cacos de vidro. Nessa situação, eu sou doido para sair do muro”? Pois é. Quais as opções que nós temos, à direita, ao centro e à esquerda? Opções confiáveis ou, no mínimo, que não nos assustem tanto assim? 

Vamos aguardar o horário eleitoral? As mídias sociais? Os candidatos haverão de se “desnudarem” diante dos eleitores, ou seja, de nós pobres cordeiros que seremos cortejados pelos lobos? Ora, ora, nós não somos um bando de “chapeuzinhos vermelhos”. Não somos mesmo. Temos o dever cívico de não sermos. Porém, conseguiremos não o ser? Ou, mais uma vez, cairemos nas armadilhas que não queremos ver? 

Quem nos salvará? Um exército medieval não nos salvará. Uma corte angelical não nos salvará. E quanto a nós, queremos de verdade nos salvar?
Direita. Volver! Que desastre...! Esquerda. Vou ver! Que dilema...! Não estamos num beco sem saída? Oxalá não estejamos. Há que nos restar uma luzinha no fim do túnel. Ou este túnel não tem fim, ao menos tão cedo? O que poderemos esperar?

Ah, e ainda teremos que pagar a conta! Financiamento público para os lobos nos engolirem. Nós pagaremos para ser enganados. Para ser pisados. Para ser zombados. Para nos fazer de trouxas. Para... para... para... 

Chega! Basta! Precisamos acertar o passo. Tem que haver uma saída. Ou estamos encurralados? Matilhas adoram encurralar suas presas. Contudo, nós não deveremos nos deixar encurralar. Precisamos ter pernas ágeis como as de cabritos, para pular sobre as armadilhas e para escapar dos cercos. 

Uma coisa é certa: não deveremos deixar de votar. Deveremos fazer escolhas. Com o coração na mão, mas deveremos votar. Não em branco. Não nulo. Nem nos abster. 

Sobre os espertalhões da política, esta frase do Padre Antônio Vieira: “Aquele a quem convém mais do que é lícito, sempre quer mais do que convém”. Eles mergulham na ilicitude e, então, não conhecem a medida de encher. Enchem cada vez mais os bolsos que parecem não ter fundos. Roubam. Descaradamente, roubam. 

Está na hora de dar ouvidos a Eça de Queirós: “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”.

Eleições de 2018. O que será de nós? 

Post Scriptum: A nós líderes religiosos cristãos, cabe-nos anunciar os ensinamentos de Jesus Cristo. Quem anuncia, denuncia. E como disse o célebre reitor da Universidade de Salamanca, Miguel de Unamuno, “Há momentos em que calar é mentir”.


Coluna José Lima
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos