31/07
18:46

Tite é indicado ao prêmio de melhor técnico do mundo da Fifa

Nenhum jogador brasileiro aparece na disputa de melhor jogador; Marta fica de fora da lista entre as mulheres pela terceira vez em 16 anos

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, nesta quarta-feira (31), os indicados para o The Best, que premia os melhores técnicos e jogadores da temporada, tanto no masculino como no feminino. O único brasileiro na disputa é o técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, que concorre como melhor treinador de equipes masculinas.

Tite foi indicado após a conquista da última edição da Copa América, realizada em junho e julho, no Brasil. Na disputa, ele terá pela frente nomes como o alemão Jürgen Klopp, que conquistou a última edição da Liga dos Campeões com o Liverpool; o espanhol Pep Guardiola, que levou o Manchester City ao título inglês, e o francês Didier Deschamps, que comandou seu país na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 2018. Completam a relação o argelino Djamel Belmadi; o português Fernando Santos; o holandês Erik ten Hag, e os argentinos Marcelo Gallardo, Ricardo Gareca e Mauricio Pochettino.

Neymar

Entre os jogadores, a ausência mais sentida é a do brasileiro Neymar. Desde que se transferiu para o PSG, o atacante não é indicado à premiação. Os favoritos ao título são o argentino Lionel Messi, que fez uma ótima temporada pelo Barcelona; o português Cristiano Ronaldo, que ajudou Portugal a chegar ao título da Liga das Nações da Uefa; o senegalês Sadio Mane; o holandês Van Djik e o egípcio Salah, peças importantes na campanha do Liverpool, na Liga dos Campeões. Os outros indicados ao prêmio são o inglês Harry Kane; o belga Hazard; o francês Mbappé e os holandeses Frenkie De Jong e Matthijs de Ligt. O atual detentor do prêmio, o meia croata Modric, não foi indicado.

Ausência de Marta

Jogadora Marta, atacante eleita melhor do mundo seis vezes pela Fifa, não foi indicada para o The Beste 2018 - Arquivo/Agência Brasil
Outra grande ausência foi a da brasileira Marta. Atual detentora do prêmio de melhor jogadora do mundo, Marta, que já conquistou em seis oportunidades a camisa 10 da seleção brasileira, não foi indicada. A grande favorita nesta edição é a atacante Mega Rapinoe, destaque dos Estados Unidos na campanha do título da Copa do Mundo de Futebol Feminino. As outras candidatas são a holandesa Vivianne Miedema; a australiana Sam Kerr; as francesas Amandine Henry e Wendie Renard; as inglesas Ellen White e Lucy Bronze; as norueguesas Caroline Graham e Ada Hegerberg, e as norte-americanas Julie Ertz, Rose Lavelle e Alex Morgan.

Equipes femininas

Já a disputa entre técnicos de times femininos reúne quatro mulheres e seis homens. A grande favorita é a norte-americana Jill Ellis, que conquistou a Copa do Mundo com a seleção de seu país, se tornando a primeira bicampeã da história da competição. Ellis disputa o prêmio The Best com a holandesa Sarina Wiegman; a espanhola Antonia Is; a italiana Milena Bertolini; o sueco Peter Gerhardsson; o japonês Futoshi Ikeda; o francês Renald Pedros; o australiano Joe Montemurro, e os ingleses Phil Neville e Paul Riley. A votação para o prêmio vai até o dia 19 de agosto. E o anúncio dos vencedores será no dia 23 de setembro, quando acontece a cerimônia de premiação no Teatro alla Scala, em Milão.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo/CBF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
31/07
18:14

Caixa anuncia redução de até 40% nos juros do cheque especial

Banco também lança pacote de serviços com taxas menores

Os clientes da Caixa Econômica Federal pagarão menos juros nas principais linhas de crédito e terão acesso a um pacote de serviços com taxas mais baixas. A redução valerá tanto para pessoas físicas como para empresas. A taxa máxima do cheque especial passará de 13,45% ao mês (pessoa física) e 14,95% ao mês (empresas) para 9,99% para os dois tipos de clientes. Os correntistas que aderirem a um novo pacote de serviços, o Caixa Sim, pagarão juros ainda menores para o cheque especial: 8,99% ao mês. O banco público também diminuiu a taxa mínima do crédito pessoal de 4,99% ao mês para 2,29% ao mês, o que representa redução média de 21%. Nessa modalidade, as taxas variam conforme o perfil do cliente.

A Caixa anunciou ainda a isenção da anuidade no cartão de crédito para pessoas físicas. Segundo a instituição, a isenção melhora a competitividade do banco num momento de liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Já para as empresas, haverá redução de 11% nos juros de linhas para capital de giro nas operações com aval de sócios (com taxa mínima de 1,69% ao mês) e de 13% nas operações de capital de giro com aval de sócios para quem tem imóvel ou aplicação financeira na caixa (com taxa mínima de 0,99% ao mês ou 0,95% ao mês, respectivamente).

Caixa Sim

Para os clientes do pacote Caixa Sim, a redução dos juros do cheque especial chegará a 40% para empresas e 33% para pessoas físicas. Disponível tanto para pessoas físicas como para empresas, o novo pacote de serviços estará disponível a partir de 19 de agosto e custará R$ 25 por mês. A tarifa poderá ser convertida em bônus para linhas de celular. Para os demais clientes, o corte nos juros do cheque especial ficará em 26% (pessoas físicas) e 33% (pessoas jurídicas). Além dos juros de 8,99% ao mês no cheque especial, os clientes pessoa física do Caixa Sim pagarão juros de 2,29% no crédito pessoal e terão direito a um cartão de crédito internacional sem anuidade com juros do rotativo em 8,99% ao mês. Os juros podem ficar ainda mais baixos caso o cliente tenha conta salário ou investimentos no banco. As empresas que aderirem ao pacote terão linha de capital de giro a partir de 0,95% ao mês, antecipação de recebíveis de a partir de 1,85% ao mês e cartão de crédito com a primeira anuidade gratuita.

Fonte: Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil


Economia
Com.: 0
Por Redação
31/07
18:04

TRE-SE realiza reunião para tratar da segurança da eleição em Riachão do Dantas

Representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe estiveram presentes a fim de alinhar esforços

Na tarde desta quarta-feira (31), no gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o presidente, Des. José dos Anjos, reuniu-se com representantes da Polícia Militar (PMSE): o comandante geral, CelMarconi Cabral,e subcomandante, o Cel. Paulo Paiva, e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE): Cel. Gilfran Marceliocopete Santos Mateus para alinhar esforços em relação à segurança da eleição suplementar do município de Riachão do Dantas. Do TRE-SE, também estiveram presentes o coordenador de planejamento estratégia e gestão, Marcelo Gerard, e o assessor de imprensa e comunicação social, Ricardo Ribeiro.

O objetivo foi discutir o planejamento da segurança, para que tudo funcione durante o pleito. As informações necessárias foram passadas, e a PMSE e o CBMSE, com o apoio do cartório da 4ª Zona Eleitoral, concluirão todas as etapas sem dificuldade. Outras ações são o processo de requisição de veículos, o envio de materiais e o transporte, etc.

O juízo da 4ª Zona Eleitoral (que tem jurisdição sobre os municípios de Boquim (sede), Arauá e Pedrinhas) é responsável pela organização do pleito de Riachão do Dantas, a ser realizado no dia 1º de setembro (domingo). Nessa Zona Eleitoral, são 16.290 eleitores, que serão distribuídos em 66 seções, nos 22 locais de votação. O desembargador José dos Anjos elogiou a Polícia Militar (PMSE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) pelos serviços prestados nas eleições. “A PMSE e o CBMSE têm colaborado de forma elogiosa nas eleições, e isso proporciona ao cidadão exercer tranquilo o maior ato de cidadania no Estado de Democrático de Direito”, ressaltou.

Fonte e foto: TRE-SE


Política
Com.: 0
Por Redação
31/07
17:58

Biblioteca é aberta pelo MPF-SE para o público externo

Unidade conta com ampla variedade de obras nas áreas de Direito, Filosofia e Sociologia, entre livros, periódicos, trabalhos acadêmicos e publicações oficiais

Está aberta ao público em geral a Biblioteca Sebastião Fonseca, do Ministério Público Federal em Sergipe. Além de estar disponível para o público interno da unidade, o acervo também pode ser utilizado para consulta de qualquer pessoa interessada. Formado por importantes obras voltadas à área do Direito e temas relacionados, o acervo tem 3041 publicações entre livros, obras de referência, periódicos, publicações oficiais e trabalhos acadêmicos. Também existe um amplo acervo digital em diversas áreas do conhecimento, composto por e-books, revistas e jornais digitais e bases de dados.

Oito cabines de uso individual estão à disposição de quem quiser estudar nas dependências do MPF/SE. A Portaria nº 99/2019 define o regimento da Biblioteca, disciplina o empréstimo e a consulta das publicações, bem como as regras de uso do espaço, que fica aberto das 8h às 16h.

A Biblioteca é aberta ao público geral, sendo permitidas ao público externo consultas no local e utilização das cabines de estudo individual. O acervo pode ser consultado por meio do site http://pergamum.pgr.mpf.mp.br/pergamum/biblioteca/index.php. Na página, o usuário deve selecionar, no canto direito, o campo Unidade de Informação > Unidade Estadual > PR/SE.

Fonte: MPF-SE
Foto: ASCOM


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/07
17:45

MPF quer manter sentença que condenou ex-prefeito de Aquidabã (SE) por improbidade administrativa

Marcos José Barreto deixou de prestar contas de recursos recebido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

O Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região quer manter a sentença que condenou o ex-prefeito de Aquidabã (SE) Marcos José Barreto por ato de improbidade administrativa. O ex-gestor deixou de prestar contas de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O parecer é do procurador regional da República Roberto Moreira de Almeida. Marcos Barreto foi condenado ao pagamento de multa, à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por três anos, além de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

Segundo consta no processo, o município de Aquidabã recebeu, em 2011, R$ 132,6 mil para investimentos em transporte escolar. O MPF destaca que, embora o prazo para apresentação das contas tenha sido encerrado em 30 de abril de 2013, data em que não era mais gestor, Marcos Barreto não disponibilizou ao seu sucessor a documentação necessária para efetivar as medidas de regularização da prestação dos recursos. 

O MPF chegou a requisitar ao ex-prefeito que apresentasse informações e documentos comprovando a regular aplicação do valor recebido, mas Marcos Barreto não se manifestou sobre o assunto. “A conduta omissa do demandado, somada ao fato de não haver deixado documentação que permitisse ao sucessor apresentar ao FNDE a gestão dos recursos, é hábil a demonstrar o dolo em não observar os princípios da Administração Pública, notadamente o da publicidade e o da legalidade, que impõem ao administrador o dever de prestar contas”, ressaltou o procurador regional da República Roberto de Almeida em seu parecer. 

Fonte: MPF-SE
Foto: Secom/PGR


Política
Com.: 0
Por Redação
31/07
17:28

Deputados estaduais retornam do recesso nesta quinta-feira

Expectativa é por um segundo período da atual legislatura totalmente movimentado com a discussão de uma série de temas importantes

Os deputados estaduais retomam suas atividades legislativas, no plenário da Alese e nas Comissões Temáticas, nesta quinta-feira (1º), pela manhã. A expectativa é por um segundo período da atual legislatura totalmente movimentado com a discussão de uma série de temas importantes que interessam a sociedade sergipana. A Casa só iniciou o recesso parlamentar no início desse mês, quando da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Um dos projetos mais esperados para o segundo semestre do ano é a Lei Orçamentária Anual (LOA) que deverá ser encaminhada pelo Poder Executivo até o dia 30 de setembro, respeitando o prazo constitucional. Assim que chegar ao parlamento, deputados estaduais, da situação e oposição, irão se debruçar sobre a proposta do governo, que deverá ser votada, nas Comissões e em plenário até o final do exercício de 2019.

Propostas de autoria dos próprios parlamentares, além de projetos do Executivo, Judiciário, Tribunal de Contas e da Procuradoria-Geral de Justiça também devem ser apreciadas pelo parlamento ao longo do segundo semestre. Além disso, Comissões e plenário devem “ser palcos” de relevantes discussões sobre variados temas em reuniões e audiências públicas promovidas pelos deputados estaduais.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: Rede Alese
Foto: Jadílson Simões


Política
Com.: 0
Por Redação
31/07
17:22

Ministério Público de Sergipe implanta Sistema de Gravação de Audiências

O Sistema de Gravação de Audiências e Oitivas já está em operação em cerca de 31 Unidades do MP de Sergipe

Câmeras de vídeo, programas de computador e tecnologia passam a ocupar ainda mais espaço no ambiente ministerial em Sergipe com a implantação da Solução de Gravação de Audiências e Oitivas por meio de sistema audiovisual. A novidade está alinhada ao Planejamento Estratégico do Ministério Público de Sergipe, foi instituída no Plano de Gestão do procurador geral de Justiça à época, José Rony Silva Almeida, e implantada na atual gestão do PGJ Eduardo Barreto d'Ávila Fontes.

A Solução de Gravação Audiovisual de Oitivas e Audiências proporciona ao MP sergipano o registro seguro e centralizado das oitivas e audiências, possibilitando consultas por número identificador do procedimento extrajudicial ou processo, data, nome das partes e resumo da oitiva, como também consultas dentro do próprio arquivo audiovisual por meio de marcações, que poderão ser realizadas durante a gravação e servem para navegação no vídeo, permitindo maior transparência ao conteúdo, com garantias procedurais e respeito ao sigilo, quando processualmente necessário. Além disso, de acordo com o PGJ Eduardo d'Ávila, o Sistema fornece software e hardware para captura, consulta, gerenciamento e disponibilização de oitivas, propiciando infraestrutura necessária às atividades da Instituição, promovendo a continuidade e o uso eficiente da tecnologia em prol da prestação do serviço público à sociedade sergipana.

Segundo o promotor Rony Almeida, a celeridade e a transparência também são vantagens da gravação de audiência, já que é possível eliminar procedimentos prolongados, o que torna a Justiça mais rápida. O Sistema de Gravação de Audiências e Oitivas já está em operação em cerca de 31 Unidades do MP de Sergipe mas a pretensão é disponibilizar, em breve, para o MP em todo o Estado.

Fonte e foto: MP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
31/07
17:12

Focco debate ação que irá aferir gestão de risco da administração pública

Encontro aconteceu na última terça-feira, dia 30 de julho

Com o objetivo de avançar em ações relevantes acerca da gestão de risco da administração pública no combate à fraude e à corrupção, foi realizada mais uma reunião do Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco/SE), no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), na última terça-feira, 30.

De acordo com o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, dois aspectos do encontro merecem destaque: a aproximação do Focco com a sociedade, para capacitar cidadãos, entidades e associações para realização do controle social, ainda em fase de planejamento; e ação, já em andamento, de identificação das suscetibilidades à fraude e corrupção nos órgãos e entidades estaduais, municipais e federais localizados em todo o Estado de Sergipe.  

“Vamos fazer um mapeamento de como está funcionando o controle e a governança nesses órgãos e entidades e traçar um diagnóstico do risco de fraude e corrupção. Uma medida ousada, mas que a gente entende que terá grandes resultados na melhoria da gestão pública aqui no Estado. É uma ação que está sendo feita nacionalmente, capitaneada pelo TCU e que o Focco/SE abraçou a iniciativa”, ressaltou Bandeira de Mello.

Fonte e foto: DICOM/TCE


Política
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos