30/09
16:47

Coluna Primeira Mão

Aposentadorias em SE

 

Muita gente está convencida de que há uma correria de servidores públicos rumo ao Sergipe Previdência para se aposentar, temento as mudanças que ocorrerão no sistema previdenciário. O presidente do Sergipe Previdência, José Roberto Lima avalia que o problema não é esse, mas sim o fato de o  pessoal que entrou no final dos anos 80 já está em tempo de se aposentar. “É o "ciclo' do trabalho no serviço público. Nos próximos 10 anos deverão se aposentar cerca de 29 mil servidores”.

 

Aposentadorias

 

Mas, ainda assim, as previsões feitas por economistas dão conta de que  em breve, se a reforma da previdência começar a tramitação pra valer, haverá uma grande corrida em pedidos de aposentadoria por funcionários públicos federais, estaduais e municipais. As novas regras são, dizem, para arrebentar o servidor público.

 

Nomes fortes

 

O PRB trabalha a ideia de eleger pelo menos quatro deputados estaduais. Os nomes mais cotados são os de Jairo de Glória, Adriana Leite (vice-prefeita de Estância), Monteirinho (vice-prefeito de Rosaáio do Catete) e o pastor Mardoqueu Bodano.

 

 Líder

 

Uma importante distinção fez um político atualmente sem mandato sobre o deputado federal André Moura, líder do governo no Congresso. Existiria uma diferença entre líder e liderança política. O deputado sergipano se movimenta e fala em nome de Eduardo Cunha e de Michel Temer. Assim seria uma liderança, mas não um líder. O líder tem seguidores. Que ascendência teria André Moura sobre deputados e senadores para chamá-los de seus seguidores? Ele seria mais um intermediário que passa mensagens dos que lhe dão ordens. Ciumeira política? Isso não parece importar. O fato é que o deputado federal consegue mesmo liberar verbas e tem dado passos visando a uma candidatura de senador ou de governador.

 

 Corujão

 

Foi noticiado ontem que as delegacias vão atender ao público por mais seis horas. Por que os postos médicos não fazem o mesmo? Em São Paulo foi criado um programa chamado "corujão da saúde", para pessoas que não têm tempo para procurar uma unidade de saúde.

 

Tapa-Buracos

 

A operação tapa-buracos tem surtido efeito. Mas terá muito trabalho pela frente antes que os motoristas comecem a admitir que melhorou mesmo a situação das ruas e avenidas de Aracaju. Os motoristas acham que a Emurb deve privilegiar as ruas e avenidas mais movimentadas. Mas, nos bairros, os moradores querem prioridade para as suas ruas.

 

 

 

Terceirização

 

A terceirização já tem mostrado um problema que a administração pública terá de enfrentar quando a nova medida for implementada em massa: descontinuidade da oferta dos serviços públicos. Até agora temos visto greves de terceirizados por falta de pagamento de seus salários. Os donos das empresas terceirizadas a isso respondem que não receberam o dinheiro dos governos.

 

 Laranjal

 

A Junta Comercial de Sergipe deverá registrar um grande número de novas empresas assim que a lei da terceirização entrar em vigência. A maioria delas será de empresas-laranjas. O Brasil vai se tornar um grande laranjal.

 

Falta trabalho

 

O serviço militar deveria ser transformado numa política social do Governo Federal, considerando que hoje em dia as guerras são feitas por profissionais. Aumentando o número de vagas para recrutas, boa parte da juventude de famílias carentes ficaria longe das drogas e aprenderia uma profissão – se cursos profissionalizantes forem oferecidos. O número de jovens desempregados em Sergipe cairia muito.

 

Autuações

 

A Secretaria da Fazenda autuou muitas empresas na semana que acaba neste sábado, 30. Pode ser que o caixa estadual ganhe algum alívio no pagamento da folha de pessoal. Vamos aguardar os números.

 

Voto caro

 

Existe consenso entre políticos governistas de que o custo do voto contra a segunda denúncia em desfavor de Michel Temer aumentará de preço. O motivo é simples: maior será o desgaste para quem votar contra a denúncia, já que a sua popularidade já está perto de zero.

 

Contra Edvaldo

 

O desabafo do ex-deputado Mendonça Prado foi um fato importante político da semana passada. Sua indignação com Edvaldo Nogueira pareceu justa. Edvaldo precisa pensar um pouco mais sobre a sua ética na política.

 

 Na Justiça

 

Parece que o vereador Elber Batalha já definiu como vai ser o seu desempenho como vereador na Câmara.  Enquanto minoria e bom conhecedor do regimento da Casa, o seu mandato pode ser dedicado a judicializar guerras políticas no parlamento municipal. Com ou sem razão.

 

Decepcionante

 

 A operação conjunta entre as forças armadas e as polícias do Rio de Janeiro na favela da Rocinha pareceu muito dinheiro e muita mobilização de homens para resultados magros em termos de prisões e de apreensão de armas das gangues criminosas da cidade maravilhosa.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/09
21:32

Alese – Audiência pública discute o suicídio nesta 6ª feira

A Assembleia Legislativa de Sergipe promove,  às 9h desta sexta-feira,  a Audiência Pública sobre a prevenção do suicídio. O evento, que faz parte da programação do “Setembro Amarelo – De Mãos Dadas Pela Vida”, é uma iniciativa do deputado Luciano Bispo, presidente da Casa. A audiência é aberta aos interessados pelo tema.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/09
20:47

Sexta Cultural do TCE homenageia o cineasta Waldemar Lima nesta sexta-feira

A Sexta Cultural do Tribunal de Contas fará uma homenagem neste dia 29 ao cineasta Waldemar Lima. Natural de Aracaju, falecido em 2012 aos 82 anos, autor de várias obras cinematográficas, ele ficou conhecido como diretor de fotografia do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, obra-prima de Glauber Rocha. A homenagem tem o apoio da Prefeitura de Aracaju, da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação Aperipê e da Segrase.


O presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa, o conheceu pessoalmente e considera que Sergipe devia essa homenagem a Waldemar Lima, profissional que é lembrado nacionalmente e até no exterior. “Quando eu vi umas fotografias feitas por ele no centenário de Aracaju, em 1955, apaixonei-me pela ideia de promover uma exposição. Agora, presidente do Tribunal de Contas, onde temos procurado resgatar essas histórias de grandes nomes sergipanos que fizeram sucesso, como é o caso dele, considerado um dos melhores fotógrafos cinematográficos, resolvemos não só realizar a exposição fotográfica com as belas imagens captadas naquela Aracaju do passado, onde ele aprendeu a arte da fotografia”, revelou.


Além da exposição fotográfica e catálogo intitulados “Centenário de Aracaju”, ilustrada por poemas de autoria de Luiz Eduardo Oliva, a homenagem no Espaço Cultural do TCE constará também do lançamento de um livro biográfico, intitulado “Uma Câmera e uma Ideia de Luz”, organizado pelo jornalista e diretor de Comunicação do TCE, Marcos Cardoso, e a exibição do documentário “Um operário do cinema”, realizado pelo jornalista Pascoal Maynard.


Também será entregue o Prêmio Waldemar Lima aos três roteiros vencedores do concurso “1 Minuto Cidadão”. Os escolhidos foram: “Politicamente Incorreto”, de Luiz Michael, na categoria Corrupção; “Boca Aberta”, por Sérgio Borges, na categoria Transparência; e “Atenção”, escrito por Glória Grazielle da Costa, que foi o melhor roteiro na temática Cidadania. Além de terem os filmes realizados pela TV Aperipê, cada um fará jus à quantia de R$ 5 mil. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/09
20:17

Almeida Lima: “É cedo para discutir as eleições de 2018”

“As discussões em torno das eleições de 2018 estão muito antecipadas. Acho que 2018 deve ser discutido em 2018. Hoje é muito cedo”. O comentário é do secretário de Estado da Saúde, o peemedebista Almeida Lima, que afirmou ainda que “meu projeto político eleitoral em 2018 chama-se Jackson Barreto”, deixando claro não ter nenhuma intenção de entrar na disputa  de mandato.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/09
23:26

Em Tomar do Geru, presidente do TCE fala sobre cobrança de impostos

?O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), esteve na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Tomar do Geru, onde proferiu palestra acerca da "Responsabilidade da gestão pública municipal quanto à cobrança de impostos".

A exposição deu ênfase à necessidade dos municípios estruturarem e fortalecerem os setores de arrecadação ou de tributos, com a perspectiva de melhorar as receitas próprias, revertendo esses recursos em melhorias para a população.

Idealizador do encontro, juntamente com os parlamentares locais, o  IMG_8033.JPGprefeito de Tomar do Geru, Pedro Silva Costa Filho, o Pedrinho Balbino, disse ter sido "um momento ímpar, de transferência de conhecimento para a sociedade".

"O Tribunal veio com a autoridade que tem perante a sociedade para falar sobre o dever dos municípios efetuarem a cobrança dos impostos municipais como fonte de receita constitucional e permanente para aplicação em políticas públicas", comentou Balbino.

Além dos vereadores e da comunidade local, a palestra foi presenciada ainda pelos prefeitos dos municípios de Cristinápolis e Itabaianinha, João Dantas dos Santos e Danilo Alves de Carvalho, respectivamente. 

"Foi um encontro altamente produtivo porque tirou dúvidas da Casa, da comunidade, e deu conhecimento dos deveres e responsabilidade que temos", acrescentou Pedrinho Balbino.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/09
23:25

Deputada parabeniza The Baggios pela indicação ao Grammy Latino

A deputada estadual Ana Lúcia utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã dessa quarta-feira, 27, para destacar a indicação da banda natural de São Cristóvão, The Baggios, ao Grammy Latino, uma das principais premiações da música mundial, na categoria de melhor álbum de rock ou música alternativa com o seu mais recente trabalho chamado “Brutown”.

“Gostaria de parabenizar os grandes músicos Júlio Andrade e Gabriel Carvalho, da banda The Baggios de nossa querida São Cristóvão pela indicação a esse grande prêmio internacional. Pela primeira vez, dois músicos sergipanos estão concorrendo a um prêmio de tamanho destaque”, ressaltou Ana Lúcia.

A parlamentar ainda afirmou que a Assembleia Legislativa poderia contribuir na divulgação desse grande feito dos são-cristóvenses. “Eu acho que essa Casa pode ajudar a promover mais esse fato, fazendo com que Sergipe sinta a sergipanidade e essa torcida possa ajudar a The Baggios a ter essa vitória”, destacou.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/09
23:12

Seu Marcos fala sobre o descaso no Hospital Universitário de Sergipe

O vereador Seu Marcos (PHS) usou a Tribuna na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA) para relatar o descaso no atendimento aos pacientes no Hospital Universitário de Sergipe (HU), nesta terça-feira, 27.  O parlamentar, que visitou a instituição essa semana, descreveu e apresentou, através de imagens, as dificuldades que a população enfrenta diariamente para conseguir atendimento na unidade.
 
“Estive no HU e constatei que os cidadãos  que recorrem a unidade, principalmente os que precisam de atendimento ambulatorial, enfrentam filas quilométricas, não para ser atendidos pelo médico, mas para fazer uma ficha. A fila é apenas para fazer um cadastro. Um total desrespeito com a população”, relatou o vereador em seu discurso.
 
Embora o HU pertença a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Seu Marcos acionou a comissão de Saúde da CMA para fazer uma visita surpresa ao órgão. 
 
De acordo com ele, o intuito é buscar soluções viáveis para um melhor atendimento, além de compreender o sistema utilizado pela instituição. “Toda manhã é a mesma coisa. Filas e mais filas. Quero convidar os meus companheiros da Comissão de Saúde para fazer uma visita ao HU. Vamos tentar conversar com o responsável para buscar um entendimento sobre a real situação desses pacientes. Saber se é realmente necessário enfrentar essas filas e passar por esse constrangimento”, enfatizou.
 
Foto: Gilton Rosas
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/09
23:11

Edvaldo sanciona leis de atualização e desburocratização tributária

O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, na tarde desta quarta-feira, 27, três leis que tratam da atualização tributária em Aracaju e da desburocratização na prestação dos serviços da Secretaria Municipal da Fazenda. A sanção ocorreu durante visita dos vereadores Antonio Bittencourt (líder do governo), Thiaguinho Batalha (vice-líder), Vinicius Porto, Fábio Meirelles e Anderson de Tuca, que entregaram ao prefeito a redação final das proposituras, que foram aprovadas, pela manhã, na Câmara.

O primeiro deles, o Projeto de Lei Complementar 5/2017, adequa a capital sergipana à legislação federal, que permite ao município cobrar o Imposto Sobre Serviço (ISS) de algumas atividades cujo recolhimento estava centralizado em “paraísos fiscais”, cidades onde a cobrança do tributo era reduzida, o que prejudicava os demais municípios brasileiros. Com a nova lei, independentemente do local sede da empresa, é o município onde o serviço foi prestado que recolherá o ISS.

O segundo projeto aprovado na Câmara, o PLC 4/2017, altera o artigo 8º da Lei Complementar 63/2003, que trata sobre a Substituição Tributária. Agora, as empresas que contratam serviços de outras deverão reter o ISS já na nota fiscal.  O último PL, de Nº 286/2017, trata da comunicação eletrônica entre a Secretaria Municipal da Fazenda e os contribuintes, instituindo o domicílio eletrônico, que permitirá a troca de informações entre os contribuintes do ISS e a Semfaz, simplificando, desburocratizando e reduzindo custos desse processo.

Foto: Janaína Santos/PMA


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos