15/10
16:23

Obra da Beira Mar segue no sentido Norte da via nesta quarta, 16

SMTT recomenda que os condutores busquem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos

A Prefeitura de Aracaju está executando a obra de recuperação total do pavimento asfáltico da avenida Beira Mar. Por isso, o trânsito ficará em meia pista no sentido Norte (praias/Centro) da via nesta quarta-feira, dia 16, entre a avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e a avenida Paulo Silva.

Os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão no local para organizar o fluxo de veículos e garantir a mobilidade urbana. Na quinta-feira, dia 17, a obra avança para o trecho entre a avenida Paulo Silva e o cruzamento com a avenida Tancredo Neves, também no sentido Norte.

Rotas Alternativas

Mesmo sem o bloqueio total da avenida Beira Mar, a SMTT recomenda que os condutores busquem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos. As avenidas Santos Dumont (Orla da Atalaia), Mário Jorge, Delmiro Gouveia, Melício Machado e Hildete Falcão são boas opções de rota para o condutor que deseja ir da região Sul ao Norte da cidade (Praias/Centro). No sentido Sul (Centro/Praias) o trânsito estará totalmente liberado nesta quarta e quinta-feira.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
16:13

Correspondentes bancários são fiscalizados pelo Procon em Aracaju

Motivação da iniciativa foi a preocupante situação dos endividados no país

Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), deu início a uma fiscalização especial nos estabelecimentos que ofertam serviços de correspondentes bancários. A ação, realizada na capital pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), é uma iniciativa da Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) e também foi desenvolvida em outros municípios do país.

De acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, a motivação da iniciativa é a preocupante situação dos endividados no país. "A fiscalização foi motivada pelo grande contingente de pessoas superendividadas no país e pelo grande número de denúncias que apontam irregularidades na contratação de crédito, sobretudo quando o consumidor é idoso, considerado, então, hipervulnerável", explica Igor Lopes.

O coordenador explica, ainda, que durante a ação foi verificado se esses estabelecimentos estão de acordo com a Legislação Consumerista e com as Resoluções do Banco Central do Brasil. Dessa forma, foi averiguado a presença do alvará de funcionamento e da autorização do funcionamento pelo Banco Central, além da necessidade do respeito ao direito básico à informação, garantido pelo Art 6º do Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Semdec


Economia
Com.: 0
Por Redação
15/10
16:11

Ocorre neste sábado, 19, o Simulado de Campo Parcial da área industrial da Zona de Expansão

Será avaliado o funcionamento do Sistema de Alarme de Evacuação da comunidade, para ameaça decorrente da hipótese 3 - BLEVE (explosão do vapor expandido do líquido em ebulição

Com o objetivo de atualizar e revisar planos e funções do Plano de Evacuação da Comunidade da Zona de Expansão, será realizado neste próxmo sábado, dia 19, a partir das 15h, o exercício parcial de Simulado de Campo. Serão contempladas as áreas que compreendem as rotas de fuga 1 e 2. A prática dos exercícios simulados estreita as relações e melhora os processos, para que sejam efetivos em situações reais de emergência. Assim sendo, a comunicação na rede, a revisão das funções e tarefas, recursos e objetivos, precisam ser permanentemente revisadas e atualizadas.

Considerando a complexidade do risco, a área de abrangência, os diversos agentes, e o número de pessoas envolvidas, a realização do exercício prático simulado possibilitará verificar a funcionalidade do Plano de Evacuação da Comunidade e, se for o caso, efetuar os ajustes necessários. Na ocasião, será avaliado o funcionamento do Sistema de Alarme de Evacuação da comunidade, para ameaça decorrente da hipótese 3 - BLEVE (explosão do vapor expandido do líquido em ebulição). A partir do acionamento da sirene contínua, às 15h, serão efetivados todos os procedimentos de evacuação previstos no plano. Para isso, um calendário de ações foi rigorosamente cumprido, junto aos órgãos envolvidos e à comunidade, para informar sobre a ação e as medidas a serem adotadas. Cerca de 60% da população da área de risco, delimitada pelas rotas de fugas 1 e 2, integrarão a ação. Neste perímetro estão inseridas cerca de 780 residências mais dois condomínios, com cerca de 480 apartamentos. Participam os moradores do Conjunto Beira Mar I; Conjunto Beira Mar II; Cond. Parque Marine; Cond. Santa Felicidade; Lot. Diana; Cond. Porto Fellicce; Cond. Via Mares; Conjunto União.

PEC

O Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), da Zona de Expansão, consiste na adoção de medidas de proteção às comunidades circunvizinhas ao polo industrial da região. A articulação possui como foco a prevenção e mitigação dos efeitos de sinistros que possam ocorrer nas instalações das empresas geradoras de risco, instaladas na localidade. As ações levam em consideração a movimentação das pessoas ali residentes e transeuntes para áreas de segurança. A abrangência do Plano de Evacuação da Comunidade obedece ao limite de área determinada pelos estudos de vulnerabilidades, efetuados nas empresas Petrobras e Nacional Gás.

Com base nesse documento, a área de risco da Petrobras corresponde a uma circunferência de 1.000 metros de raio, traçado a partir da esfera 47.001 do armazenamento de GLP. Os procedimentos operacionais são cumpridos pelas equipes das empresas geradoras de risco e entidades públicas participantes, incluindo-se entre estas as organizações comunitárias e órgãos de governo a serem acionados para a evacuação e assistência às comunidades vizinhas as fontes de risco.

Fonte: AAN
Foto: Defesa Civil


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
15:19

Laboratório de Toxicologia de Sergipe alcança nota máxima em exercício internacional da ONU

Participaram da avaliação, 137 laboratórios espalhados por diversos países-membros da ONU

Peritos Criminais do Laboratório de Toxicologia do Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF) participaram do Exercício Colaborativo Internacional (ICE) realizado pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) e alcançaram conceito máximo nos testes realizados. O IAPF é um dos Institutos da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe. Desde o início do seu funcionamento, em agosto de 2018, o Laboratório de Toxicologia Forense do IAPF já emitiu mais de 800 laudos periciais relacionados a diversos casos de uso de drogas e medicamentos controlados, acidentes de trânsito, violência sexual e envenenamentos registrados em Sergipe. 
 
A avaliação realizada pela ONU consiste em verificar amostras de urina desconhecidas contendo drogas, medicamentos e dos metabólitos, que são produtos do metabolismo de uma determinada molécula ou substância. O objetivo é testar a capacidade analítica do laboratório e emitir um laudo completo sobre esses casos. No exercício do semestre 2019/1, concluído no dia 13 de outubro, todas as drogas e metabólitos presentes nas quatro amostras de urina recebidas foram identificadas corretamente. Foram identificados também metabólitos de cocaína e maconha e os compostos químicos como morfina, hidromorfona e metadona. 

Segundo Ricardo Leal, perito do IAPF, desde o início dos trabalhos no Laboratório de Toxicologia, em 2018, os peritos buscam melhorar nossos procedimentos e análises. Ricardo disse que a participação dos peritos nesse tipo de Exercício Internacional mostra que o laboratório está preparado para realizar análises toxicológicas, o que até pouco tempo só seria possível levando as amostras para outros estados como São Paulo e Espírito Santo. Todas essas substâncias são encontradas em amostras reais recebidas semanalmente pelo laboratório. Participaram desse exercício, 137 laboratórios espalhados por diversos países-membros da ONU. Durante as análises, foi utilizada uma técnica analítica chamada LC-MS/MS, disponível apenas em sete estados do Brasil (PA, SE, DF, MG, ES, SP, RS) em laboratórios de toxicologia forense. No nordeste, somente o estado de Sergipe dispõe dessa tecnologia atualmente.

Fonte: ASN
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
14:47

Serviço dos carros fumacê são retomados

Mapeamento é feito pela área técnica da Secretaria da Saúde, a partir dos índices de infestação

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), retomou, nesta segunda-feira, 14, a agenda do serviço de UBV (Ultra Baixo Volume) – carros fumacê, que complementa o trabalho da Brigada Itinerante de Combate à Dengue. Hoje, a pulverização acontece municípios de Capela, Simão Dias e Riachuelo, e segue com agenda diária até dia o 05 de novembro, além de Capela e Simão Dias até o dia 09 de novembro.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Sandra Ribeiro, o trabalho de campo é realizado com um veículo por município e o mapeamento é feito pela área técnica da SES, a partir dos índices de infestação. “A aplicação é feita no início da amanhã, das 5h às 7h, e no fim da tarde, das 17h às 19h, por serem horários que o mosquito está mais ativo. O retorno desse serviço é fundamental, devido aos elevados índices de infestação. Vale frisar que UBV funciona como um complemento ao combate mecânico, ou seja, o que é feito pelos agentes”, afirmou. Já a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, explica que a ação dos carros fumacê estava parada devido à ausência do inseticida, que é fornecido pelo Governo Federal. “O retorno da pulverização é uma somação de esforços que vem sendo feito com os agentes municipais, de forma que o vetor seja controlado na fase da larva. Esse serviço é realizado em virtude do alto índice de infestação, número de casos confirmados e óbito, ou os três. O combate ao mosquito na fase adulta é bastante importante no município em que há infestação. Ressalto que os UBVs atuam conjuntamente com a Brigada Itinerante, para que consigamos fechar todo um ciclo de atividade contra o mosquito. Desde julho estamos intensificando as ações, com 100 agentes em campo”.

Capacitação motoristas

Os motoristas de UBV passaram por treinamento em novembro de 2018, onde conheceram toda a metodologia de trabalho na Central de UBV, incluindo a logística e onde cada um atuará, pois o trabalho é feito em duplas. Quando um deles não está atuando como motorista, ele faz o reconhecimento da área, bem como o manuseio de equipamentos. Nesse sentido, eles foram capacitados sobre o contexto do controle do Aedes aegypti. O estudo vai desde a biologia do mosquito até a parte da ação de competência do motorista, incluindo a abordagem sobre o porquê e para que essa aplicação ocorre, além da epidemiologia das doenças, outros conceitos e fatores.  

Fonte e foto: ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
10:29

PSC aceita desfiliação de Gilmar Carvalho, mas não acata argumento da discriminação

O PSC aceita o atendimento do pedido de desfiliação do deputado estadual Gilmar Carvalho de seus quadros, mas defende que o reconhecimento seja feito por outro fundamento e não com base na pretensa justa causa , com base em “grave discriminação política pessoal”.

O argumento consta na resposta do partido a ação de desfiliação. Gilmar alega que estaria passando por um processo de “fritura” e que a sigla almejaria excluí-lo de participar de quaisquer discussões partidárias. As “decisões e reuniões que são feitas sem a ciência do requerente”, conforme teria revelado.

Embora discorde das argumentações, o PSC informou à Justiça Eleitoral que não pretende produzir provas e que a matéria eminente de direito , dispensa a oitiva de testemunhas, as quais são inexistentes para o fato alegado.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/10
20:07

Barra dos Coqueiros: Pesquisa Padrão mostra os preferidos dos eleitores

O Instituto de Pesquisa Padrão realizou pesquisa eleitoral estimulada no município de Barra dos Coqueiros. Foram entrevistados 400 moradores a partir de 16 anos. A seleção da amostra foi estratificada por cotas cruzadas por sexo, faixa etária e escolaridade, proporcional à composição do universo.


A margem de erro máxima permitida é de 4,85% dentro de um índice de 95% de confiabilidade, a coleta de campo aconteceu no dia 14 outubro 2019.


O Padrão perguntou:  Em qual desses candidatos a Prefeito você votaria se as eleições fossem hoje?

Os consultados responderam:

Alberto Macedo --------- 19,5%

Alisson---------------------- 17,8%

Gilson----------------------- 14,2%

Professor Roberto-------   8,2%

Toinho Toyota-------------  7,2%

Pra. Salete------------------- 6,3%

Vevé--------------------------- 2%

Paulo Silas-------------------  1,5%

Não sabe-------------------- 11,8%

Nenhum--------------------- 11,5%

 

LOCAIS PESQUISADOS

Baixo ; Cj.Marcelo Déda ; Alto ; Prisco Viana ; Olimar ; Canal ; Marivan ; Moises Gomes ; Hildete Falcão ; Atalaia Nova ; Jatobá ; Apicum ; Rio das Canas ; Touro ; Capuã ; Lot.Riomar ; e Lot.Andorinhas.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/10
18:00

OAB/SE entrega proposta de projeto de lei para salvaguardar consumidor em situação de desemprego

Leiobriga as empresas de telefonia fixa ou móvel, internet e TV por assinatura a cancelarem o contrato de fidelidade quando o consumidor comprovar perda de vínculo empregatício após a adesão do contrato

Na manhã desta segunda-feira, 14, o presidente da Ordem dos Advogados, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, e os presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Flávio Cardoso, e da Comissão de Assuntos Legislativos, Arício Andrade, se reuniram no Gabinete do deputado Samuel Carvalho, para apresentar a indicação do Projeto de Lei que obriga as empresas de telefonia fixa ou móvel, internet e TV por assinatura a cancelarem o contrato de fidelidade quando o consumidor comprovar perda de vínculo empregatício após a adesão do contrato. O encontro também contou com a presença do líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, ressaltou a importância do projeto de lei de iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB/SE entregue ao deputado Samuel Carvalho e destacou a recepção calorosa por parte não só do parlamentar como também do líder do Governo, Zezinho Sobral que participou da reunião.

Krauss afirmou que “nosso intuito é propor uma norma de proteção ao consumidor, que não interferirá em nada no equilíbrio dos contratos administrativos. Trata-se de preocupação com aqueles que perderam inesperadamente seu vínculo empregatício”.

Fonte e foto: OAB-SE


Política
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos