30/11
21:36

Senado aprova em primeiro turno PEC de Valadares que torna diploma obrigatório para jornalistas

Foi aprovada há pouco, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), líder do PSB, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Houve 65 votos a favor e sete contrários à proposta.

 

“Foi uma vitória esmagadora que fez justiça aos jornalistas brasileiros que se mobilizaram em defesa da aprovação dessa PEC que atende a uma história reivindicação da categoria. Espero que, no segundo turno, essa vitória seja confirmada”, afirmou o senador Valadares.

 

A obrigatoriedade do diploma de jornalista foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2009, quando a maioria dos ministros entendeu que limitar o exercício da profissão aos graduados em jornalismo estaria em desacordo com a liberdade de expressão prevista no texto constitucional.

 

Se aprovada em segundo turno no Senado, a PEC 33/2009 seguirá para exame da Câmara dos Deputados. (Da assessofria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/11
21:26

Dilma promete liberar verbas para Canal de Xingó

o governadro Marcelo Déda (PT) avaliou como positiva  reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 30. A presidenta Dilma Rousseff confirmou ao governador Marcelo Déda, a liberação de R$ 15 milhões à elaboração do projeto básico do Canal de Xingó. Na segunda-feira, dia 5, está prevista vinda do ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, para assinatura do convênio.

AEROPORTO

Na audiência Déda discutiu com Dilma também a obra de remodelação  do Aeroporto de Aracaju. "A presidenta aprovou todo o cronograma do aeroporto, inclusive construção do terminal de passageiros. Ela me autorizou a deflagrar investimentos que ficaram sob responsabilidade do estado. Para tanto, pretendo, já no primeiro trimestre de 2012, licitar o anel viário do aeroporto", disse Déda. Ao mesmo tempo, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) "tem compromissos de iniciar licitações no início de 2012".

BR-101

No encontro com a presidente em Brasília, Déda discutiu também a respeito do Projeto Carnalita, na busca de um entendimento entre a Vale do rio Doce e a Petrobras, além da duplicação da BR-101 e a solicitação que a Secretaria de Portos aprove o pedido de Sergipe para dragagem da barra do Rio Sergipe.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/11
18:55

Confira o banner de divulgação do jogo com Romário

>> Clique no banner para ampliá-lo




Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/11
18:34

Diretoria do Sergipe solicita apoio à PMA


(Crédito: Silvio Rocha)


O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 30, a diretoria do Club Sportivo Sergipe. Compareceram ao encontro o vice-presidente do Clube, Beto Hora, o diretor Ramom Barbosa e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que também integra o Conselho do Sergipe, Reinaldo Moura. Estiveram na pauta da reunião a solicitação de apoio à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para que o clube dispute a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que ocorre ainda este mês, e a temporada do Campeonato Sergipano 2012.

De acordo com Beto Hora, o Sergipe está em busca de apoio para as competições porque conseguiu em 2011, depois de mais de dez anos, uma certidão negativa, documento que habilita o clube a firmar convênios e receber patrocínio de entes públicos. “Nossa meta é não mais depender unicamente da renda dos jogos para viabilizar a participação nas competições. Pedimos ao prefeito Edvaldo Nogueira que nos apoiasse nessas duas competições e ele se mostrou sensível, prometendo analisar a proposta e nos dar uma resposta em breve”, afirma o vice-presidente do Sergipe.

O conselheiro Reinaldo Moura justifica o pedido de patrocínio à PMA porque, segundo ele, esse apoio é responsável pelo bom desempenho dos clubes do interior de Sergipe e de outros estados. “Temos vários exemplos de times que recebem apoio das prefeituras e fazem excelentes campanhas. O prefeito se mostrou receptivo. É muito difícil fazer futebol sem a participação do poder público”, analisa Moura.

O prefeito Edvaldo Nogueira informou à diretoria do clube que a reivindicação é justa e por isso vai analisar a possibilidade de a PMA dar o apoio necessário ao Sergipe, a fim de que o time faça uma boa representação nas competições. “Vamos analisar as duas propostas e verificar a viabilidade de apoiarmos o clube”, avisa Nogueira.

Da Assessoria da Prefeitura Municipal



Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/11
18:09

MUSA DO TIMÃO: Jamile Pavlova vence concurso

Está definida a vencedora do concurso Musa do Timão 2012. Durante um mês, mais de 600 corinthianas de todo o país enviaram suas fotos. Após escolhidas as três finalistas, a votação foi aberta para o público geral. Foram cerca de 10 mil votos em menos de seis dias. As finalistas foram Bruna Brito, Jaqueline Cascarelli e Jamile Carvalho.

A disputa foi apertada entre a primeira e a segunda colocada. Mas com 46% dos votos, a Musa do Timão 2012 é Jamile Carvalho. A vencedora será a representante oficial do Corinthians no concurso Gata do Paulistão 2012, realizado pela Federação Paulista de Futebol. Além disso, ela ganhará uma camisa oficial do Timão para utilizar nos ensaios fotográficos.

Jamile é de Jeremoabo-BA, mas mora em Aracaju e tem 20 anos. Seus jogadores favoritos do atual elenco são Emerson e Willian. No Brasileirão deste ano, o jogo mais marcante para a musa foi o 5 a 0 contra o São Paulo, com três gols de Liédson, um de Danilo e outro de Jorge Henrique.

Confira a colocação final
Jamile Carvalho: 46%
Jaqueline Cascarelli: 41%
Bruna Brito: 13%

Da Assessoria do Corinthians



Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/11
16:57

UFS conquista mestrado em Comunicação junto a Capes

Curso pretende ofertar 10 vagas anuais; aulas devem começar em março

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou a criação do curso de mestrado em Comunicação da UFS. O resultado saiu na manhã desta quarta-feira, 30. Segundo o coordenador do projeto Carlos Eduardo Franciscato, a ideia é oferecer 10 vagas anuais, mas os detalhes sobre a seleção serão conhecidos após reunião entre o colegiado do curso e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap). A intenção é que as aulas comecem em março de 2012.

O público-alvo concentra-se entre os formados que tenham a área de comunicação como objeto central de pesquisa, preferencialmente nas duas linhas que contemplam o curso: 1) Produtos, Processos e Discursos Midiáticos; e 2) Cultura, Economia e Políticas da Comunicação.

Segundo o professor Franciscato, o curso é “fundamental como necessidade de qualificar a área de comunicação, mas também como capacidade de estimular o desenvolvimento da compreensão mais profunda a partir dos fenômenos da comunicação no ambiente local e regional e sua relação com a dimensão nacional e internacional. O programa vai qualificar tanto no que se refere ao nível acadêmico como os profissionais da área, a partir da reflexão das suas atividades”.

A Capes concedeu nota 3 - numa escala que vai de 1 a 5 -, o que é considerado padrão para iniciar um curso de mestrado. Em outubro, entraram na grade de pós-graduação da UFS mais dois cursos: Filosofia e Odontologia. Agora, a UFS passa a contar com 35 mestrados e oito doutorados. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/11
16:48

COPA DE 2014 - Comitês da FIFA e CBF visitam estande de Sergipe na Soccerex

"O Estado de Sergipe tem muitas condições de realmente ser um Centro de Treinamento de Seleções para a Copa de 2014". Esta afirmação é do secretário de Turismo, Elber Batalha que, juntamente com seu adjunto, José Roberto de Lima e o proprietário do Hotel Dioro, Edison Santos, estão participando de mais uma edição da Convenção Global Soccerex, que acontece no Rio de Janeiro, um evento onde toda comunidade ligada aos negócios do futebol estão reunidas em um só local, numa grande plataforma internacional de relacionamentos.

 

Sergipe levou para a Soccerex uma maquete digital do Centro de Treinamento (CT), que ficará localizado na Ilha de Santa Luiza, na Barra dos Coqueiros. O estande está sendo bastante procurado pelos participantes, prova disso, foi a visita de Américo Faria, diretor de Seleção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da presença do próprio Comitê Organizador da Copa, uma comissão formada por representantes da FIFA que irá avaliar e julgar quais os estados brasileiros possuem o melhor projeto de CT para sediar seleções na Copa de 2014. "A participação de Sergipe na Soccerex foi extremamente proveitosa e o nosso projeto já está sendo considerado o melhor dentre os apresentados nesta convenção. Já fomos procurados por diversas seleções que demonstraram interesse em nosso CT e agora é só esperar o resultado final da do comitê avaliador", disse o secretário de Turismo, Elber Batalha, informando ainda que em maio de 2012 a FIFA e CBF irão divulgar o resultado dos estados selecionados. (Da assessoria)

 



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/11
14:39

TOTAL JÁ SOMA MAIS DE 90 - PRE/SE ajuíza mais 45 ações por infidelidade partidária

 
Dentre estes, os processos contra prefeitos, vices e vereadores que migraram para o PSD.
 
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou mais 45 representações pela perda de mandato por infidelidade partidária contra políticos que ocupam os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em Aracaju e mais 23 cidades sergipanas. Dentre esses, 36 processos são contra políticos que se filiaram ao recém-criado Partido Social Democrático (PSD).
 
Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2007 prevê que os políticos com mandato só podem se desfiliar dos partidos pelos quais foram eleitos nos casos de incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.
 
No caso de filiações a um partido recém-criado, o procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello explica que só não estão sujeitos à penalidade os políticos que participarem da criação do novo partido. Entretanto, nenhum desses 36 políticos que estão sendo processados pela PRE/SE participaram da fundação do PSD.
 
Outros casos -  Foram também propostas 09 representações contra outros políticos, inclusive  o vereador Robson Viana por Aracaju, cuja desfiliação não se enquadra em nenhum dos casos autorizados pelo TSE. A   PRE/SE argumenta também, com base em matérias jornalísticas, inclusive entrevista do governador, que não há justa causa para a desfiliação partidária do mandatário e que o partido de origem do vereador só não ingressou com ação semelhante por conveniência política, haja vista que o PMDB seria um partido aliado.
 
A PRE/SE ainda continua o trabalho de apuração de outras desfiliações, incluindo 3 casos de mandatários que se filiaram ao novo Partido da Pátria Livre (PPL). Com essas novas representações, já são 93 representações por infidelidade partidária propostas pela PRE/SE nas últimas semanas. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos