30/11
19:02

Jackson Barreto manifesta-se apreensivo com saúde de Déda

“Estou muito apreensivo e angustiado com as informações do agravamento do estado de saúde do Governador, do amigo e do companheiro Marcelo Déda. Estou pedindo a todos os sergipanos que neste momento estejamos unidos em orações, pedindo a Deus por este grande sergipano, cujo talento, cultura e ética tem marcado a vida do nosso estado nos últimos anos”. O comentário foi feito agora pelo governador em exercício, Jackson Barreto, no Facebook.



Política
Com.: 2
Por Eugênio Nascimento
30/11
18:19

Agrava-se o estado de saúde do governador Marcelo Déda

O estado de saúde do governador de Sergipe Marcelo Déda agravou-se e, por conta disso, teve que tomar medicamento que o sedaram. Está no apartamento do Hospital Sírio Libanês ao lado da mulher, Eliane Aquino, e dos cinco filhos e profissionais do Sírio. Obtive a informação junto a pessoas que o acompanham neste momento. Dentro de 20 ou 30 minutos o hospital divulgará um boletim autorizado pela mulher, Eliane Aquino. Essa informação chegou ao blog via pessoas que estão no apartamento. É bom deixar claro que ele continua vivo. Na manhã de hoje o sociólogo e cientista político Emir Sader postou no Facebook a seguinte mensagem: “Força, Deda! Força!” Agora há pouco foi divulgado por pessoas que estão acompanhando o governador que a equipe médica confirmou a falência de alguns órgãos, mas o cérebro e o coração continuam funcionando. Marcela Barreto, filha do govrernador Déda, informou pelo face ao blog que "não há ainda falência de órgãos".

Veja a seguir o Boletim Médico Diulgadfo Agora pelo Sírio Libanês:

Boletim Médico

 

Governador Marcelo Déda - 19h50

?O governador de Sergipe, Marcelo Déda, internado no Hospital Sírio-Libanês, apresenta piora progressiva em seu quadro clínico e seu estado de saúde é grave.

O governador está medicado e está em compania de sua família.

O paciente está sendo atendido pelas equipes dos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait e Roberto Kalil Filho.

Dr. Antônio Carlos de Onofre Lira Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão

Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico?



Política
Com.: 17
Por Eugênio Nascimento
30/11
10:12

Saúde de Aracaju prepara os hospitais para atender os pacientes com dengue

No dia 27 de novembro durante toda a tarde a coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue- PMCD realizou uma reunião onde foram convidados representantes dos Núcleos de Vigilância Hospitalar de todos os hospitais públicos e privados de Aracaju com o objetivo de atualizar as equipes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar sobre as ações de atendimento aos pacientes com dengue.

Apesar do município de Aracaju ter apresentado um índice de 1% no último LIRAa, o PMCD deu continuidade ao debate com os hospitais sobre o Plano de Contingência da dengue com foco na assistência ao paciente e na organização de cada unidade hospitalar.

Foram debatidos temas de atualização dos números da dengue no Brasil e em Aracaju em 2013, foram orientados sobre a importância das notificações de casos suspeitos de dengue, bem como discutido o diagnóstico precoce e atendimento adequado ao paciente para evitar óbito.

No ano de 2013 a Secretaria de Saúde de Aracaju adotou uma forma nova de  notificação por email para os casos suspeitos de dengue e foram estas Unidades de Saúde que fizeram esta ação acontecer. O resultado foi um aumento de 205% de oportunidade da informação chegar ao conhecimento da Vigilância Epidemiológica e Programa da Dengue para uma ação mais rápida no campo.


Da assessoria
 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/11
10:10

Prefeito recebe homenagem dos taxistas por apoio em Ação Civil no MP

A Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público que determinava a realização de licitação para a concessão de pontos de táxi foi extinta sem resolução de mérito, ou seja, a juíza responsável pelo processo disse que apenas a Prefeitura de Aracaju tem o poder de avaliar se deve ou não haver licitação. Por conta disso, o Sindicato dos Taxistas de Aracaju realizou na noite de ontem, 26, em sua sede, um Culto Ecumênico em agradecimento a Deus e ao empenho do prefeito João Alves Filho que lutou obstinadamente contra esse processo, já que o mesmo penalizaria mais de dois mil profissionais da categoria e suas famílias.

Enfatizando que esse foi um empenho em conjunto da secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Costa Teles, e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), João Alves disse que a conquista é fruto do respeito que a Prefeitura de Aracaju tem com a população do município.

“Apesar de não ter sido fácil, essa foi uma luta que entrei com o coração e com convicção, já que dela dependia milhares de taxistas. O grande mérito de um bom administrador é saber escolher as pessoas certas para desempenhar as funções corretas, disso depende o sucesso ou o fracasso de uma administração. No caso específico dessa luta contemplo a secretária Georlize que foi extraordinária e de fundamental importância para que essa Ação fosse arquivada”, garantiu.

Da assessia
Foto: André Moreira
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
14:10

Conselheiros do Sebrae visitam projetos no interior

A proposta foi conhecer no campo as atividades que são desenvolvidas com as comunidades do interior

 

Integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do Sebrae Sergipe tiveram oportunidade de conhecer no campo atividades desenvolvidas pelos projetos nas áreas de artesanato, palma, barraginhas e caprinovinocultura, localizados nos municípios de Lagarto e Simão Dias. A proposta foi mostrar as atividades que são desenvolvidas com as comunidades do interior e os benefícios gerados.

 

Para Antonio Carlos Araujo, presidente do Conselho Deliberativo, é muito válido levar os conselheiros para conhecer o que o Sebrae está fazendo. “Muitos conselheiros não conhecem as ações que estão sendo desenvolvidas, participam das reuniões e têm acesso às apresentações e documentos encaminhados pela Diretoria Executiva. Essa é uma oportunidade de sair do escritório e conhecer no campo o que está sendo feito. Agradecemos aos conselheiros por terem participado dessa visita técnica”, desta Antonio Carlos.

 

Já Lucia Cuevas, superintendente do Banco do Brasil e integrante do Conselho do Sebrae, achou a visita espetacular. “Estou no Estado há um ano e três meses, a gente vê que conhece pouco o que está acontecendo pelo interior de Sergipe. São projetos inovadores, acho importantíssimo o papel do Sebrae no desenvolvimento dessas regiões, e agora mais feliz ainda por saber que a Fundação Banco do Brasil está junto”, diz a Superintendente.  

 

Projetos

 

O primeiro local visitado foi o povoado Açuzinho, em Lagarto, que é assistido pelos programas voltados para o artesanato. No local funciona a Associação Comunitária Santa Rita do Açuzinho. Com mais de 30 anos de existência e cerca de 100 integrantes, a associação possui um grupo de 25 mulheres bordadeiras que trabalham com o ponto cruz associado a outros pontos, premiadas no prêmio TOP 100 de Artesanato. O grupo conta com artesãs de 14 anos a 74 anos de idade, permitindo uma troca de experiência entre a nova e velha geração.

 

“O Sebrae é um grande parceiro, já tivemos oportunidade de participar de várias capacitações com foco na qualidade dos produtos, acabamento final, formação de preço. Também participamos de várias feiras e eventos em outros estados, como a Bahia, São Paulo e Pernambuco, onde temos condição de divulgar nosso trabalho, trocar experiências e conquistar novos clientes, além da Feira de Sergipe que acontece todos os anos no mês de janeiro na Orla de Atalaia e é uma excelente vitrine para o nosso negócio”, explica a artesã Raimunda Alves Celestino.

 

Na sequência os conselheiros do Sebrae foram para o Assentamento Irmã Dorothy, também, em Lagarto, onde existem 28 famílias assentadas. No local são desenvolvidos dois projetos. O primeiro é o Barraginha, com 28 pequenas barragens construídas, que servem para aumentar o nível do lençol freático, melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, a plantação de frutas, raízes e hortaliças, além da água para os animais. “A barraginha é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa. Em Sergipe já foram construídas mais de 900 unidades em 13 municípios, uma ação desenvolvida em parceria com a Fundação Banco do Brasil”, explica o diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral.

 

Além do projeto Barraginha, no assentamento também é desenvolvido o projeto Palma para Sergipe, beneficiando dez famílias locais. Por meio da criação do Núcleo de Tecnologia Social para a Produção e Beneficiamento da Palma, tecnologia desenvolvida pelo consultor Paulo Suassuna, é possível ter uma produção até sete vezes superior à média nacional. O Núcleo de Tecnologia é formado por um campo de palma com um hectare e uma unidade de desidratação, que possibilita abrir várias opções econômicas para o produtor rural.

 

“Uma parte do que produzimos utilizamos para alimentar nossos animais, outra parte  direcionamos para a comercialização e melhoramos nossa renda mensal. Podemos negociar a raquete da palma, as sementes da palma e o farelo, que é muito nutritivo e pode ser utilizado como ração”, diz o produtor rural José Marcos.

 

O último local visitado foi uma fazenda modelo localizada em Simão Dias, que participa do Programa Cordeiro e Cabrito de Qualidade, desenvolvido em 26 municípios sergipanos e beneficia 106 criadores. O foco é melhorar geneticamente o rebanho e a meta é atingir 200 criadores rurais. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/11
13:39

Lúcia Falcón coloca cargo à disposição do governador Jackson Barreto

Maria Lúcia Falcón, Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, reuniu com toda a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na manhã desta sexta-feira, 29, para comunicar a sua equipe da Sedurb que comuniciou ao Governador em Exercício, Jackson Barreto, a partir do dia 29 de dezembro que seu cargo de Secretária de Estado está à disposição, por motivos pessoais e profissionais. Em sua fala, ela agradeceu a todos os colaboradores da Sedurb, pelo empenho e trabalho desenvolvido em sua gestão. Maria Lúcia Falcón é graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Economia também pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Maria Lúcia Falcón é professora da Universidade Federal de Sergipe, foi Secretária de Planejamento de Aracaju no mandato de Marcelo Déda 2001 a 2006, foi Secretária de Estado do Planejamento de Sergipe no Governo Marcelo Déda de 2007 a 2010, em 2011, foi Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Dilma, por estabelecer diretrizes e normas, coordenar, orientar e supervisionar a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual 2012-2015 da União. Além disso, participou de diversos Conselhos a exemplo da Petrobrás, já foi presidente da Comissão Nacional de Cartografia (Concar) e desde 07 de maio de 2012, retornou ao Governo de Sergipe e assumiu a pasta de Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, onde deu continuidade a programas importantes de destaque nacional que foram elaborados em sua gestão anterior no Governo, como o Sergipe Cidades que possui mais de 115 obras em todo o Estado, alavancou recursos para reforma do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, além de dar continuidade aos Planos de Saneamento Básico dos municípios e programas importantes como o Pró Moradia.


Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
29/11
11:53

Nota Pública - Arquidiocese de Aracaju acompanha caso que envolve pároco de Macambira

 Nota de Esclarecimento da Arquidiocese de Aracaju
 

A Arquidiocese de Aracaju, levando em consideração notícias e comentários surgidos nos meios de comunicação a respeito do Pároco da Paróquia de Macambira, deseja esclarecer o seguinte:

1-   O Senhor Arcebispo e seus Conselheiros veem acompanhando de perto o desenrolar dos fatos, os quais não são tão simples como se quer transparecer.

2-   O maior interessado pelo bem espiritual do povo de Macambira é o Arcebispo Metropolitano, que tem discernido, com cuidado, como proceder neste caso concreto.

3-   As decisões do Arcebispo são tomadas ouvindo seu Conselho e sempre pautadas pelo evangelho. Tais decisões levam em conta a justiça e o bem do povo de Deus e são encaminhadas com autonomia e independência.

4-   Os fiéis católicos, toda sociedade sergipana e macambirense, estejam tranquilos, uma vez que a Arquidiocese de Aracaju tomará sempre e somente as decisões que julgar cabíveis nesta situação, com a liberdade dos filhos de Deus.

O Senhor Arcebispo, Dom José Palmeira Lessa, aproveita a ocasião para desejar a todos um tempo de Advento, com sincera e profunda revisão de vida, conversão e as melhores bênçãos de Deus no Natal do Senhor.

 

Aracaju, 27 de novembro de 2013

 

ASSCOM – Assessoria de Comunicação

Da Arquidiocese de Aracaju



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/11
09:28

Reforma transforma Mercado do Augusto Franco em importante centro comercial

Uma grande mudança estrutural irá melhorar a rotina dos comerciantes, consumidores e frequentadores do Mercado Vereador Milton Santos, localizado no Conjunto Augusto Franco. O antigo espaço dará lugar a um amplo mercado padronizado de acordo com normas da Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa). A iniciativa representa um investimento de cerca R$ 6 milhões, resultado do convênio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o Governo Federal.

Por estar localizado em uma região bastante populosa, possuir uma forte economia e um amplo de alcance social e econômico do conjunto, a revitalização executada pela PMA, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vai tornar o ambiente mais atraente e arejado, além de valorizar os espaços de sociabilidade.

Para dar celeridade à obra, cerca de vinte profissionais da Emurb trabalham atualmente na fase final. O novo mercado contará com novos espaços exclusivos para cada tipo de produto comercializado e dotado de um ambiente dividido em 160 boxes revestidos com cerâmica. Entre as novidades estão um bloco administrativo e auditório; duas câmaras frigoríficas e uma sala para preparação de carnes; uma câmera de lixo; banheiros masculinos e femininos com lavabos e chuveiros; oito quiosques, além de piso tátil para pessoas com deficiência visual.

Da assessoria
Pedro Leite
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos