30/12
23:02

Confira a programação do Réveillon de Aracaju


Quem for celebrar a chegada do novo ano na praia poderá curtir shows de artistas com diferentes estilos musicais, passando pelo rock, pop, axé e música eletrônica. A festa eclética contará com o palco principal, onde se apresentarão sete atrações, e com um espaço exclusivo destinado à tenda eletrônica, além do tradicional espetáculo pirotécnico no momento da virada.

Confira os horários dos shows:

Orla da Atalaia
19h - Rivando Góis em tributo a Raul Seixas
20h - Burburinho
21h - Banda Água Viva
22h - Jorginho do Império
23h30 - Luan Estilizado (foto)
1h -  Banda Armandinho, Dodô e Osmar
2h30 - Maysa Reis

Orla Pôr do Sol
20h - As Patricinhas
21h - Élio Lima
23h - Tierry
1h - Jambahia
2h30 - Jr. Ferrari

(Foto: Rafael Passos/Secom-JP)


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/12
21:02

Sergipe marca presença na São Silvestre

Mais uma vez, o Estado de Sergipe marca presença na principal corrida de rua do Brasil e uma das mais importantes do mundo, a tradicional Corrida São Silvestre, que acontece no último dia do ano, nas ruas de São Paulo. Com apoio do Governo do Estado, que liberou um confortável ônibus, o estado se faz presente com uma delegação de 40 atletas.

- Essa é uma prova nacional de tradição em todo o mundo e que o Estado de Sergipe se faz presentes nos últimos anos, sempre contando com o apoio do governo do estado, a quem agradecemos a liberação do ônibus, comentou Orliandes Barros, presidente da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).

Para o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Junior, foi com muito esforço, que o governo conseguiu a liberação do ônibus, para levar a delegação sergipana e espera mais uma vez, uma boa participação dos sergipanos.

- Apesar das dificuldades, conseguimos viabilizar o ônibus que conduziu a delegação sergipana a São Paulo. Foi com muito esforço, podemos assim dizer. Mas a presença de Sergipe na São Silvestre é uma tradição, que jamais poderia ser interrompida. Esperamos poder comemorar uma boa colocação dos sergipanos na competição internacional, avaliou o secretário Adilson Junior.    
 
Sergipe não larga no pelotão de elite, porque nesse pelotão largam as estrelas do atletismo internacional, geralmente convidados quenianos e os atletas brasileiros de alto rendimento. Mas o estado se faz presente no pelotão intermediário e sempre conquista resultados importantes.

Segundo Orliandes Barros, a delegação sergipana já está em São Paulo para a grande prova. “Foi uma viagem tranquila. A delegação saiu de Aracaju no dia 26 e chegou em São Paulo no dia 28 de desembro, com tempo necessário para o devido relaxamento e treinamento. Os sergipanos treinaram durante esses dias no Parque do Ibirapuera, à espera da grande prova”, disse o  dirigente.

Sergipe tem obtido resultados importantes na São Silvestre. Porém, o melhor resultado foi conquistado com o atleta Everton Luduvice, o Ligeirinho, que chegou a largar no pelotão de elite. 

A delegação sergipana na 91ª.  Corrida de São Silvestre é chefiada pelo professor Givaldo Lessa, que está confiante em uma boa participação dos sergipanos na prova internacional. “Chegamos no dia 28 descansamos e no dia seguinte, já estávamos treinando. Temos bons atletas, que treinaram bastante durante todo o ano para essas prova e acreditamos em uma boa participação individual e por equipe da delegação sergipana, na tradicional prova internacional”, disse Givaldo Lessa.   

Ascom
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/12
20:57

João Alves leva 'Prefeitura nos Bairros' ao Castelo Branco

"Nós queríamos encerrar o ano com chave de ouro", foi com essas palavras que o prefeito João Alves Filho ressaltou na manhã desta quarta-feira, 30, no conjunto Castelo Branco, na realização de mais uma edição do programa Prefeitura nos Bairros. Com isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) leva ações de cidadania e melhoras às ruas da cidade.

O prefeito João Alves afirma que o trabalho da Prefeitura é constante para as comunidades. "Muito importante trabalhos como esse. Nós temos trabalhado de forma incessante e essas atividades são essenciais, pois sou um gestor que gosto de ver as coisas in loco, acompanhar todo o processo e despachar com os secretários em cada lugar. Um líder não pode ficar trancado numa sala e procuro sempre estimular os secretários, pois o prefeito não trabalha sozinho e a equipe tem que trabalhar coordenada em torno de um só objetivo, e um dos fundamentos que nós temos é servir a comunidade", diz o prefeito.   

Para o secretário de Infrasestrutura (Seminfra), Luiz Durval, a ação contou com o trabalho de diversas secretarias. "O objetivo é trazer pequenas reformas que às vezes é da maior valia para a população local, que são pequenos reparos numa praça, a pintura de um banco, brinquedos, um novo jardim, que proporciona alegria e isso causa um enorme efeito para a população. Todas as secretarias chamadas executivas estão aqui hoje", conta.

Ascom
Foto: Sérgio Silva


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/12
20:55

Réveillon da Orla da Atalaia já está pronto

Os últimos detalhes para o “Réveillon de Todos os Ritmos” foram finalizados nesta quarta-feira, 30. Com expectativa de atrair 100 mil pessoas às areias da Orla da Atalaia, a festa está marcada para começar às 18h desta quinta-feira, 31 e seguir com 10 horas de shows e muita animação para se despedir do ano de 2015 e receber bem o 2016.

Os dois palcos montados para a festa receberam os ajustes necessários, de acordo com as orientações do Corpo de Bombeiros. Uma equipe de 48 pessoas trabalhou para deixar a estrutura impecável e segura para receber os artistas que passarão pelos palcos. De acordo com o Produtor de Estrutura, Carlúcio Souza, serão 70 toneladas de equipamentos que garantirá uma excelente festividade de passagem de ano.

Segundo com Edu Barreto, coordenador de Eventos da Prefeitura de Aracaju, tudo foi preparado pensando no público. “Hoje viemos dar os últimos reparos, como a iluminação completa dos palcos, a iluminação da área do público e também para conferir se tudo está dentro do prazo para que não haja atraso no dia da festa. Amanhã será feita a passagem de som. A nossa preocupação é, sobretudo, com a segurança para o público, para as atrações e nosso desejo é proporcionar um bom evento e virada de ano”, destacou Edu.

A festa será dotada de todas as condições de trabalho. A Prefeitura de Aracaju contará com o apoio de 700 homens da Policia Militar em toda orla e regiões próximas, 120 guardas municipais, estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e também todo um esquema de trânsito para garantir a tranquilidade do fluxo de veículos no local.

Mesmo diante das dificuldades, oriundas da crise econômica, a prefeitura trabalhou para fazer do “Réveillon de Todos os Ritmos” a melhor festa de fim de ano da capita, como destacou o secretário de Comunicação, Carlos Batalha. “A passagem de ano foi trabalhada com muito carinho pela Prefeitura de Aracaju, mesmo diante da forte crise que vivenciamos. Como o prefeito diz ‘crise se vence com trabalho’. Procuramos parcerias com iniciativas privadas, essas parcerias se concretizaram e resta agora aguardamos a presença de milhares de aracajuanos, turistas e não será demais afirmar que será o melhor réveillon de todos os tempos”, frisou.

Ascom
Foto: Marcos Borges


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/12
20:26

Os Chorinhos e os chorões de Aracaju

Eugênio Nascimento



Dos anos de 1970 a 1986 , o Bar do Tio Carlito, inicialmente localizado na esquina da rua Bahia com Florianópolis, no bairro Siqueira Campos, costumava reunir nas noites de sexta-feira e tardes e parte das noites de sábado e domingo (a animação ia até umas 21h) boa parte da elite pensante de Aracaju, entre os quais, profissionais do direito, jornalistas, profissionais liberais, médicos, economistas, empresários, militantes políticos, estudantes e professores, principalmente da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Por ser uma casa especializada em chorinho, logo passou a ser chamada de “Bar do Chorinho”. Mas tinha aqueles que davam um tom mais próximo do dono chamando a casa de “Bar do Carlito”. Mas o fato é que o bar vivia sempre lotado. E pulsava muita música. Vendia cerveja bem gelada, essas aguardentes de marcas tradicionais do Nordeste (Pitú, Serra Grande, Caranguejo, Baiúca...) e mais a Praianinha e Tatuzinho, conhaque (São João da Barra, Dreher e Presidente dominavam a área), Vermouth (Cinzano, Martini), bala de hortelã, drops mariola, chicletes Adams e Ploc, Campari, Menta, torresmo, Uísque Cavalo Branco e JB , bolachinha de tapioca, Mirinda, Guranás Brahma e Artactica. Crush, Coca, Pepsi e pipoca (tipo Lírio do Vale). Era uma casa popular.


Nos anos de 1980, mais ou menos em 1984 ou 85, um homem invadiu o estabelecimento, que já estava funcionando na rua Sergipe, esquina com Guaporé, trocou tiros e matou o tenente PM Gilberto, também jogador de futebol, irmão do jogador do Clube Sportivo Sergipe e então também capitão da PM Gecélio. O militar morreu no local e o bar caiu em desgraça. Cada dia menos curtidores de chorinho e da boa cerveja apareciam. Carlito morreu em 1986 e com ele foi o seu bar. Mas o chorinho, enquanto estilo musical, sobreviveu em Aracaju com a chegada do Recanto do Chorinho fundado em 13 de dezembro de 1987 por Egnaldo do Bandolim, na rua Bahia com Rio Branco, também no Siqueira Campos.


O bar de Carlito, que servia bons lombos e carnes fritas (guisados e ensopados) - de vez em quando um bom pedaço de Jacaré, tinha como tops as moquecas de arraia e cação, além da vermelha frita. Entre os clientes que eu lembro ter visto por lá estão os hoje advogados Francisco Dantas, Afonso Nascimento, Lúcio Aquiles, Carlos Alberto Menezes, Chico Ramos, Wellington Mangueira com Laurinha, Clovis Barbosa, Luiz Eduardo Oliva, Goisinho, Hortência e Jackson Sá Figueiredo, Edilson Nascimento (professor da UFS), os hoje médicos Adelson Chagas e Carlos Alberto Moura com seu irmão Zezinho, além de dezenas de outros personagens hoje muito conhecidos profissionalmente pelos aracajuanos, a exemplo das professoras Aída, Vera Lúcia, Lúcia Cardoso, Eliane Alves, Lurdinha Santana, Hortência e Sônia Duarte. E ainda: Zé Nivaldo (Amizade); Bosco Mendonça; Luciano Oliveira;  e Átalo Crispim. A casa chegou a receber duas visitas de Paulo Vanzolini (autor de Ronda) e uma de Adoniran Barbosa (Iracema e Trem das 11)

As músicas mais tocadas no Bar de Carlito eram, sem sombra de dúvida, Brasileirinho, Pedacinho do Céu, Odeon, Escadaria, André de Sapato Novo, Tico Tico no Fubá, Antonico, Ave Maria no Morro, e de vez em quando partia-se para o bom samba e até os velhos bolerões. Cantor e tocador apareciam aos montes. Eram os amigos de Carlito e pessoas que se aventuravam a expor-se tocando ou cantando. Os músicos que tocavam em Carlito, além do dono do bar, eram Egnaldo, Tonho do Cavaco, Zé Vieira, Saul e Tabaiana, Feijó, João Rodrigues, Miguel, Dércio, Bigode e Nezinho, entre vários outros que chegavam no ambiente com o instrumento debaixo do braço ou pedia emprestado para dar uma “tocadinha”..


No Recanto do Chorinho, que é referência, inclusive citado no Almanaque do Choro, de André Diniz (editora Zahar), e funciona no Parque da Cidade, em Aracaju, o chorinho faz a festa nos sábados a tarde e domingos, das 17h às 0h, embora o estabelecimento abra as suas portas , às 10h nos finais de semana. No bar e restaurante tem em ação o regional “Recanto do Chorinho”, que é formado por músicos talentosos como Saul, Difan (que ficou no lugar de Egnaldo do Bandolim, morto há três meses, e deixou a esposa, dona Nenem, tomando conta da casa), Souza, Cláudio, Júlio e Vieira. Entre uma carne do sol com macaxeira, moqueca de arraia, feijoada, sarapatel, rabada e galinha de postura, ouve-se boa música sempre e aprecia-se uma cerveja gelada. A vida corre alegre por lá.


O Recanto é hoje o ponto mais tradicional.


Mas não dá para esquecer também a animação do Bar do Inácio, que tem como músicos ele próprio, Pisca, Rivaldo e Zé Paulo, além de visitantes. O Bar do Inácio funciona na rua Canadá, no Bairro América, Nos sábados e domingos tem chorinho das 17h às 21h.

 


Nos dias de hoje, o chorinho continua vivo em Sergipe também graças a músicos como Valtinho do Acordeon, Dão, Jessé, Claúdio Miguel e alguns outros artistas que zelam pela sua preservação.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
20:26

Saiba em que categoria Holly Holm aceita enfrentar Cris Cyborg


Uma luta entre a ex-campeã Ronda Rousey e a brasileira Cris Cyborg sempre foi especulada entre os fãs, mas nunca saiu dos sonhos dos mais fanáticos. O cinturão dos galos femininos do UFC mudou de mãos e a nova campeã Holly Holm disse em entrevista ao site MMA Fighting que aceitaria subir de categoria para enfrentar a brasileira - que fique claro, o Ultimate não possui uma divisão de peso para mulheres acima dos galos.

"Sei que o UFC não tem essa divisão de peso, mas se for algo para acertamos estou dentro. Não me oponho a isso, estou aberta para esse desafio", disse Holm. A campeã disse que gosta da ideia de ter opções para fazer outras lutas, mas explicou que não sabe quanto consegue ganhar de peso para subir de categoria. 

"Lutei em categorias mais pesadas no boxe, mas é diferente no MMA. Não tinha o jogo agarrado, como no wrestling, e nem a força e o peso de outro atleta contra você", analisou a campeã. 

A campeã dos galos seguiu elogiando Cyborg, já que as duas se conheceram este ano, e até disse que aceita um confronto em peso combinado. "Eu amo a Cyborg, ela é incrível. Finalmente a conheci esse ano. Não sei o que ela pretende fazer sobre descer de peso, ou se vai tentar baixar apenas um pouco, mas apoio isso". 

Da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/12
19:56

Clube de Veículos Antigos de Sergipe realiza o natal solidário

É tempo de “tirar o pé do acelerador” e olhar um pouco mais para aqueles que necessitam. Foi com esse intuito, que o Clube de Veículos Antigos de Sergipe – Antigos do Farol, lançou durante a XXII EXPOCAF, a campanha Natal Solidário do CAF - onde associados doaram e arrecadaram brinquedos e donativos que foram entregues na tarde deste domingo, 27, no povoado Guajará, em Nossa Senhora do Socorro..

De acordo com o conselheiro do Clube, Frederico Dantas, após um ano de muitas conquistas faltava ainda o engajamento do movimento antigomobilista com atos de responsabilidade social. “Iniciamos a divulgação e de imediato contamos com o apoio e a participação maciça dos associados e admiradores”, disse.

Na oportunidade, o diretor-presidente do Clube, Hugo Macedo, destacou que durante a sua gestão um dos seus objetivos, é promover ações de cunho sustentável e de responsabilidade social, contribuindo de modo positivo com a sociedade. “Por sermos os representantes de um movimento cultural, temos o dever de promover espaços de lazer coletivo a partir da exposição dos clássicos automóveis que fizeram história na indústria automotiva nacional e mundial, mas também sermos agente transformador da realidade social, pois os princípios fraternos que nos unem nos possibilitam a fazer o bem a quem necessita”, ressaltou. 

Ainda segundo Hugo Macedo, essa iniciativa atende a alguns dos direitos básicos do ser humano. “Conhecemos a realidade social dessas famílias que receberam as cestas básicas e os brinquedos, elas merecem a nossa atenção. Doar ao outro momentos de felicidade foi uma ótima forma de nos despedirmos de 2015 e agradecermos por tudo de bom que o Clube alcançou. Em 2016 realizaremos mais ações solidárias e colheremos novos sorrisos”, afirmou.

Da assessoria do CAF


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
19:51

Castelo Branco recebe o mutirão de ações na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira, 30, o programa Prefeitura nos Bairros volta a levar ações de cidadania e melhoras às ruas de Aracaju. Desta vez, é o conjunto Castelo Branco que receberá mais uma edição do programa. O mutirão de serviços municipais vai estar disponível à população a partir das 7h30, na Caixa D'água.

Nesta edição do programas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estarão realizando serviços de tapa-buraco, recuperação e limpeza de drenagem, roçagem, pintura de praças, troca de bancos, jardinagem, poda de árvores e entre outras ações.

Da assessoria


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos