31/12
16:46

Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju toma posse no dia 2

Atual 3º secretário, Thiaguinho Batalha assumirá a vice-presidência

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), eleita para o biênio 2019/2020, será empossada no dia 2 de janeiro, às 8h. A solenidade acontecerá no Plenário da Casa Parlamentar.

A Mesa terá como presidente Nitinho (PSD), como vice-presidente Thiaguinho Batalha (PMB), 1° secretário Dr Gonzaga, 2° secretário Isac e 3° secretário Seu Marcos.

A atual composição tem como vice-presidente Juvêncio Oliveira (DEM) e como 3° secretário Thiaguinho Batalha (PMB), que assume a vice-presidência no segundo biênio dessa legislatura.

Fonte: CMA
Foto: Gilton Rosas


Política
Com.: 0
Por Redação
31/12
16:43

Documentos, veículos e atos do Governo devem constar apenas símbolos oficias

A autoria do projeto é do Poder Executivo

Entre os projetos aprovados recentemente pelos deputados no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), está o que dispõe sobre as normas e a utilização de símbolos oficiais do Estado em documentos, atos normativos, veículos, obras, instalações e serviços. 

De acordo com o texto, o objetivo é a consecução de medidas que propiciem o aprimoramento dos serviços públicos estatais, conforme o que estabelece a Constituição Estadual, a exemplo das armas estaduais, cujo desenho é de autoria do professor Brício Cardoso.

Com a aprovação do projeto, o Governo do Estado veda a utilização de outros sinais gráficos, a exemplo de logomarcas e lemas ou slogans que visem simplesmente fazer alusão a determinada administração, a autoridade ou ainda, fazer referências a agremiações político-partidárias, em documentos, atos normativos, veículos, obras, instalações e serviços da Administração Pública Estadual.

E fica permitido apenas o símbolo das armas do estado ou da bandeira de Sergipe (acompanhado da inscrição Estado de Sergipe, do nome do órgão ou entidade).

Fonte: Rede Alese
Foto: Jadilson Simões


Política
Com.: 0
Por Redação
31/12
09:36

HOJE - Chiclete com Banana anima réveillon de Aracaju

A banda irá tocar após a queima de fogos, às 00h30

A Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Banese e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), montou uma grande estrutura para promover a melhor festa da virada de 2018 para 2019, hoje, 31/12, para os aracajuanos e turistas, na orla da praia de Atalaia.

Neste ano, os palcos foram ampliados, buscando aumentar o conforto dos artistas e a visibilidade da plateia. A estrutura conta ainda com seis camarins, house mix, camarote para acessibilidade, 14 estandes para apoio, 80 banheiros químicos, além da estrutura dos fogos de artifício para o show pirotécnico.

A montagem foi realizada por equipe terceirizada, sob coordenação da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom). O trabalho durou cerca de 10 dias, contando com aproximadamente 30 trabalhadores, que se empenharam na entrega de um espaço seguro e que facilite a celebração do réveillon.

Em relação à comercialização de bebidas e comida, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou o cadastramento dos comerciantes. As vagas foram sorteadas, contemplando os segmentos de isopor e box de bebidas, caldo de cana e pastel, acarajé, drinks (capeta), food trucks, guloseimas, adereços, towner e lanches em geral. Além disso, 20 fiscais estarão no local, verificando a atuação dos ambulantes e coibindo a comercialização irregular.

Chiclete com Banana

A festa do Réveillon 2019, que ocorre na noite de hoje, dia 31 de dezembro, na Orla da Atalaia, e terá início às 21h com o show da banda Samba do Arnesto. Às 22h30, sobe ao palco o cantor Luanzinho Moraes. À meia noite, acontece a queima de fogos e, logo após, às 0h30 será a vez da banda Chiclete com Banana garantir a animação do público.

Foto: Divulgação



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/12
10:39

Coluna Primeira Mão

Pegou mal


Realmente não pegou bem as declarações do diretor de operações da Deso, Carlos Anderson Pedreira. Ao tentar justificar os graves problemas de falta d'água enfrentado pela população de Tobias Barreto a uma emissora de TV, chegou ao absurdo de dizer que a Deso nunca se preocupou com o abastecimento daquele cidade por ter uma barragem que todo ano vertia, ou seja extavasava, o que garantia, segundo ele segurança hídrica. Ou seja perdeu a oportunidade de ficar calado. Um gestor dizer tal absurdo é o mesmo que dizer que trabalha a base de improviso, desconhece as funções básicas de gestão como: planejamento, organização, direção e controle.


Estranhos no ninho


Turistas sergipanos viajando por países do primeiro mundo dizem, na volta, que gostaram desse ou daquele país, mas que encontraram nativos desses lugares mal educados, tratando-os com grosserias. É assim mesmo. Exceções à parte, são os anfitriões do terceiro mundo que são hospitaleiros com turistas estrangeiros. Embora turistas do terceiro mundo levem dinheiro para os países do primeiro mundo, os seus nativos não têm muita paciência com tantos visitantes pedindo informações, etc. Especialmente se esses turistas não falam a língua deles.


Medicina para todos


Em 2019 os sergipanos terão menos médicos trabalhando junto às populações desfavorecidas. Esperamos que as vagas restantes possam ser preenchidas com mais médicos e os governos possam resolver esse problema de uma vez por todas. Falar em cuidados médicos significa que são as vidas das pessoas que estão em causa.


Sofrência


A classe média sergipana terá mais motivos para reclamar do governo federal, com o aumento da alíquota do imposto de renda que vem por aí.


Retrato do Brasil

Está terminando a intervenção militar no Rio de Janeiro com um retumbante fracasso (os interventores apostam que as ações obtiveram sucesso). O Rio continua sendo uma sociedade devastada pela corrupção, pelo crime organizado e pela impunidade. É um retrato do Brasil.


De olho nos trotes


Instituições como o SAMU precisa ter um rastreador de chamadas para poder lidar com os trotes. Entre 22 e 25 de dezembro passados, foram registrados 362 trotes. Esses comportamentos precisam ser criminalizados. Pessoas realmente necessitadas do SAMU podem ter sido prejudicadas por causa de bandidos que passam trotes.


Coisa da oposição


Indo na onda do Sintese de avaliar as instituições alguns professores da rede estadual atribuíram nota 1,5 a atuação sindical da entidade. Dizem que o sindicato é um dos principais responsáveis pelo desempenho ruim da educação de Sergipe nos exames nacional , pois bloqueia todas as boas iniciativas, a exemplo da avaliação do desempenho dos mestres e das escolas. Mas isso é coisa da rivalidade entre professores.


Tempos ruins


Sindicalistas de empresas estatais sergipanas estão vendo o próximo presidente com apreensão. Faz todo o sentido. O ultraliberal ministro da Economia, Paulo Guedes, quer privatizar o máximo que puder. Sergipe e demais estados brasileiros viverão tempos de muita turbulência.


2020


Promete ser muito disputada a eleição para prefeito de Aracaju em 2020. Novos e velhos pré candidatos já estão mostrando a sua cara.


Puro saudosismo


Os pedetistas autênticos de Sergipe, aqueles que se intitulam brizolistas, avaliam que o PDT deve assumir o velho discurso do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, e as concepções do pensador e antropólogo Darcy Ribeiro para o PDT voltar a crescer e reconquistar espaços políticos perdidos para o PT.


Água de coco


Com a chegada do verão e os festejos de final de ano, o preço da água de coco, cuja garrafa de dois litros custa R$ 4,00, subiu para R$ 6,00. Há uma tendência de novas altas.


Partiu Brasília


Cerca de 300 sergipanos foram para passar o réveillon em Brasília. Na verdade, esses partiram de ônibus e vans para assistir a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/12
09:42

Médicos repudiam redução do valor da hora trabalhada em cerca de 40%

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (SINDIMED) divulgou nota de repúdio contra a redução em cerca de 40% no valor da hora trabalhada, a partir de janeiro de 2019. Na nota, a entidade sindical “repudia os desmandos da Secretária de Saúde, Dra. Wanesca Barboza, e do Prefeito, Edvaldo Nogueira, que juntos estão levando o sistema de saúde ao fundo do poço”.

Leia o documento na íntegra a seguir.

“O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (SINDIMED) vem a público denunciar o CAOS na saúde do município de Aracaju a partir de 01 de janeiro de 2019.

Os médicos que trabalham na Rede de Urgência e Emergência sob o regime de contratação RPA (Recibo Pessoa Autônoma) foram surpreendidos na tarde desta sexta-feira, 28, com a informação da SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju) que o valor da hora trabalhada sofreria um reajuste a partir do dia 01 de janeiro. O valor da hora trabalhada terá uma queda que chega a quase 40% a menos.

Diante da desvalorização e falta de respeito com os profissionais, os médicos solicitaram no mesmo dia a retirada dos seus nomes da escala de janeiro. Essa debandada dos profissionais levará ao caos no sistema de saúde de Aracaju. Escalas de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Cirurgia Geral ficarão desfalcadas impossibilitando o atendimento à população. Plantões do Hospital Nestor Piva (ZONA NORTE) e Hospital Fernando Franco (ZONA SUL) estarão de portas fechadas, provocando a uma superlotação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), levando sofrimento à população mais sofrida e dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O SINDIMED repudia os desmandos da Secretária de Saúde, Dra. Wanesca Barboza, e do Prefeito, Edvaldo Nogueira, que juntos estão levando o sistema de saúde ao fundo do poço.

O SINDIMED denunciará aos órgãos competentes estes desmandos da gestão municipal e espera que as providências sejam tomadas com brevidade."

SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE SERGIPE




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/12
17:52

Nova procuradora do Trabalho toma posse nesta sexta-feira

Marcela Guimarães Santana foi estagiária do MPT-SE entre os anos de 2009 a 2011 e coleciona diversas aprovações em concursos públicos

A sergipana Marcela Guimarães Santana assinou na tarde desta sexta-feira, dia 28, o Termo de Início de Exercício no Ministério Público do Trabalho. A solenidade foi realizada na sede do MPT-SE. O evento contou com a presença de autoridades e familiares da nova procuradora do Trabalho.

Para a Marcela Santana, voltar ao MPT como membro significa a realização de um sonho. Ela se comprometeu a cumprir com afinco a missão da instituição que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores.

Além da sergipana, foram empossados hoje, no cargo de procurador do Trabalho, mais oito aprovados no 20ª concurso do Ministério Público do Trabalho para ingresso na carreira. Com isso, ao todo, o MPT ganhou 21 novos membros no ano de 2018. No dia 2 de janeiro de 2019, haverá solenidade de confirmação da posse, na Procuradoria Geral do Trabalho em Brasília, com a presença dos nove procuradores recém-ingressos na carreira.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte e foto: MPT-SE


Política
Com.: 0
Por Redação
28/12
17:31

Ministro da Educação e Edvaldo Nogueira assinam termo de compromisso para construção de novas escolas de ensino infantil

Cada unidade de ensino contará com 10 salas de aula e custará R$2.215.068,38

O prefeito Edvaldo Nogueira e o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, assinaram na noite da última quinta-feira, 27, o termo de compromisso que garantirá a construção de novas escolas em Aracaju. Ocorrida no Centro Administrativo, a solenidade contou com a presença do deputado federal e líder do governo no Congresso Nacional, André Moura. Com o convênio, na ordem de quase R$ 7 milhões, serão erguidas três unidades de educação infantil, com atendimento à creche e pré-escola, beneficiando mais de mil crianças, com idade de 0 a 5 anos.

As escolas serão construídas nos bairros Farolândia, Lamarão e Santa Maria, com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), já aprovados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada unidade de ensino contará com 10 salas de aula e custará R$2.215.068,38.

A licitação para início das obras está prevista para acontecer no início de 2019 e a construção das unidades deverá começar no segundo semestre do mesmo ano. A edificação das escolas atende a meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal da Educação (PME), que é ampliar a oferta da Educação Infantil em creche e universalizar a pré-escola.

A solenidade também foi marcada pela liberação de R$21 milhões, pelo Ministério da Educação, para compra de ônibus escolares a 34 municípios sergipanos. Os veículos serão adquiridos através do programa Caminho da Escola. Durante o ato, o ministro Rossieli Soares entregou chaves simbólicas para os prefeitos das cidades contempladas.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA
 


Política
Com.: 0
Por Redação
28/12
17:22

Prefeitura divulga horário de funcionamento dos serviços municipais no Réveillon

Os órgãos da administração municipal não funcionarão

Na próxima segunda-feira, 31, véspera de Ano Novo, e na terça-feira, 1° de janeiro de 2019, dia da Confraternização Universal, os órgãos da administração municipal não funcionarão, com exceção dos serviços considerados essenciais para a cidade.

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Réveillon em Aracaju:

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas na segunda-feira, 31, e na terça-feira, 1° de janeiro. Mas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas funcionarão normalmente durante os dois dias.

Educação

As escolas da rede municipal de educação não funcionarão nem no ponto facultativo, segunda-feira, 31, nem no feriado da Confraternização, terça-feira, 1°. A CCTECA Galileu Galilei segue o mesmo horário.

Funcaju

Nos dias 31 e 1° de janeiro, todas as unidades pertencentes à Funcaju ficarão fechadas.

Mercados e Feiras

Segunda-feira, 31, os mercados centrais de Aracaju (Maria Virgínia Leite Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco) e os mercados setoriais (bairros) funcionarão até as 16h. Já na terça-feira, dia 1º de janeiro, os mercados centrais e setoriais estarão fechados. A feira livre realizada ao lado do Batistão não ocorrerá essa semana, voltando a acontecer no dia 8 de janeiro.

Parque da Sementeira

No dia 31 e no dia 1º de janeiro, o parque funcionará das 5h às 22h. A partir do dia 2, o funcionamento é das 5h às 21h45.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos