Fórum MPEs: integrantes discutem investimentos, financiamentos e compras governamentais

31/03/2011 17:59:55 por Eugênio Nascimento em Economia

Uma nova rodada de reuniões do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe foi realizada nesta quinta-feira, dia 31, na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), para discutir ações de mais dois Comitês Temáticos. Dessa vez, os assuntos estiveram relacionados aos comitês de “Investimento e Financiamento” e “Compras Governamentais”, dando prosseguimento a uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec).  Na ocasião, o gerente de Mercado do Banco do Brasil, Antônio Luís Figueiredo fez uma apresentação sobre o Fundo Garantidor de Operações (FGO).

Tendo como finalidade garantir as operações de micro, pequenas e médias empresas tomadoras de empréstimos de capital de giro e de investimento, o FGO participa na operação como garantia complementar às garantias apresentadas pelo mutuário. “O benefício surgiu para atender as micro, pequenas e médias empresas que tenham dificuldades de garantias suficiente para amparar operações de crédito exigidas pelo setor financeiro”, destacou Luís Figueiredo.

De acordo com ele, o FGO é um fundo privado com participação do Tesouro Nacional e das instituições financeiras públicas e privadas, instituído pelo governo Federal. “A cobertura é de 80% do valor contratado, limitado a R$ 500 mil, no caso de investimento, e R$ 100 mil no caso de operação de capital de giro”, informa o gerente do Banco do Brasil ao observar que a garantia do FGO compreende todo o prazo de financiamento, inclusive o período de carência.   (Da assessoria)


Enquete


Categorias

Arquivos