coluna Primeira Mão

PSDB quer que João Alves abra-se para dialogar


Quando indagado sobre o que aproxima e o que afasta o PDSB do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), o presidente do diretório estadual do PSDB, Pedrinho Barreto, disse: “a proximidade foi nas eleições de 2012, o que afasta é a falta de diálogo”. A coluna insistiu: vocês querem conversar com João o quê? “Como temos o vice, é ético conversar pra ver se a aliança permanecerá. Eu não quero nada do governo, mas vários candidatos a vereador estão querendo espaço, precisam do espaço para fazer a política junto às bases. Eles ajudaram João em 2102, nada mais justo de ter o reconhecimento”.


Pão de Açúcar desiste –
Os comentários no meio empresarial dão conta de que o Grupo Pão de Açúcar desistiu de abrir a sua segunda loja em Aracaju (tem uma no bairro Jardins). A nova loja ficaria na Aruana.


Passos x Passos - Sefaz rebate críticas de Georgeo


O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Dantas Passos, rebateu denúncia do deputado estadual Georgeo Passos a respeito de uma suposta utilização indevida de recursos dos depósitos judiciais e afirmou que o Governo do Estado vem cumprindo rigorosamente o disposto na Lei Complementar 264/2015, aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado. Segundo Passos, não há qualquer tipo de descumprimento à lei, seja em relação ao limite permitido para utilização ou em relação aos prazos estipulados para recomposição do fundo. "A Lei Complementar 264/2015, em seu Artigo 1º, parágrafo 3º, inciso I, estabelece que o Tesouro Estadual deverá recompor o Fundo de Reserva até o prazo de 30 dias. Os valores utilizados estão sendo recompostos rigorosamente no prazo e o limite está sendo respeitado, obedecendo a legislação. Não há desrespeito algum ao que a Lei preconiza", reafirmou.


“Governo é transparente em suas ações”


O secretário procurou destacar que o Governo é transparente em suas ações e mensalmente procede a publicação de informações referentes à utilização de parcela de depósitos judiciais e extrajudiciais sob a forma de demonstrativo no site da Sefaz. "A denúncia não tem fundamento. O deputado Georgeo Passos agiu de forma precipitada ou desconhece o assunto. Inclusive, a Sefaz prontamente tem atendido as informações solicitadas pelo deputado, seja por meio de ofício ou quando procura informalmente os nossos técnicos. Não há cabimento para as denúncias que fez", concluiu.


Bandeirada de táxi vai subir -
Os taxistas de Aracaju trabalham a ideia de corrgir o valor da bandeirada de R$ 4,5 para R$ 5,0. A SMTT ainda não se pronunciou.



CEV aceita contribuições populares


A Comissão da Verdade aceita receber documentos pessoais e públicos que ajudem a esclarecer as graves violações dos direitos humanos em Sergipe durante a ditadura militar. Cartas, bilhetes, convocações, documentos de arquivos pessoais, de organizações políticas, etc. serão aceitos como contribuição à história. E tem mais: quem quiser escrever, pode fazer relatos de fatos que possam contribuir para compreender os fatos ocorridos durante o regime de exceção.

Um PM de olho na PMA – O Capitão Ildomário Santos Gomes, da PM de Sergipe, está disposto a disputar a Prefeitura de Aracaju neste ano. Ainda não escolheu o partido para se filiar, mas deve tomar essa decisão nos próximos dias.


PP deverá continuar com João e Amorim


“Há uma tendência natural em apoiarmos eleitoralmente esse grupamento liderado pelo prefeito João Alves e Eduardo Amorim. Mas nada está definido. Vamos nos reunir para definir o que fazer". O comentário é do deputado estadual Venâncio Fonseca do Partido Progressista (PP).


Rogério e Gualberto conversam e selam paz


O presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, e o deputado estadual Francisco Gualberto, conversaram sobre a composição das executivas dos diretórios do partido e a construção da unidade e fortalecimento do PT para as eleições de 2016. No encontro, ocorrido na residência parlamentar, ficou garantida a indicação de nomes de Gualberto ou o dele próprio no comando partidário. "Não teve tom de reconciliação, porque não havia nenhum desentendimento entre nós", disse Rogério.

Nova diretoria da Amase assume nesta 2ª


A posse da nova diretoria da Amase - Associação dos Magistrados de Sergipe ? está marcada para esta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, às 17hs, no Auditório do Palácio de Justiça Tobias Barreto de Menezes. Na eleição ocorrida em 30 de novembro, os magistrados sergipanos elegeram o juiz Antônio Henrique Almeida Santos, presidente da Amase - Associação dos Magistrados de Sergipe, para o biênio 2016/2017. Os demais membros da diretoria são os magistrados: Fernando Luís Lopes Dantas - Vice-Presidente Geral -; Roberto Alcântara de Oliveira Araújo - Vice-Presidente ?Secretário Geral -; Rosa Geane Nascimento Santos - Vice-Presidente de Patrimônio e Finanças-; e Sérgio Menezes Lucas - Vice-Presidente de Relações Institucionais. Também tomarão posse os membros do Conselho Consultivo e de Defesa das Prerrogativas da Magistratura, os juízes Daniel leite da Silva, Paulo Marcelo Silva Ledo, Aldo de Albuquerque Mello, Evilásio Correia de Araújo Filho e Alício de Oliveira Rocha.


Eliane está muito bem cotada
dentro e fora do PT para vice


Todas as conversas internas no PT apontam para a reaproximação de todos os grupos e a indicação da ex-primeira dama, Eliane Aquino, para ser a candidata a vice-prefeita do candidato que obtiver o aval do governador Jackson Barreto (PMDB) para a Prefeitura de Aracaju. Os comentários também dão conta de que o nome mais cotado no grupo para a PMA é o do atual secretário de Estado da Saúde, Zezinho Sobral.


Carnaval de rua em alta –
Quem acompanha o noticiário nacional está observando que o Carnaval de Rua está em alta em todo o país. Rio, São Paulo, Minas, Bahia, Pernambuco, Brasília, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros Estados, fortaleceram esse tipo de festa aberta, sem cordas. Em Aracaju, isso tá acontecendo também. Mas o Rasgadinho está sendo duramente atingido com a proibição de instalação de um palco fixo para as atrações.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos