A corrida eleitoral no Facebook para prefeito de Aracaju

10/09/2016 12:23:50 por Kleber Santos em Coluna Kleber Santos



Kleber Santos
Jornalista e Social Media do TCE/SE**

A temperatura das campanhas para prefeito de Aracaju está sendo medida e já foi divulgada por alguns institutos de pesquisa que ouviram as intenções de votos dos eleitores. Contudo, qual o candidato que está sabendo aproveitar mais a corrida eleitoral no Facebook? Não temos acesso às contas que administram as páginas dos candidatos, contudo, através de algumas ferramentas de métricas de desempenho podemos ter pistas para responder algumas perguntas e entender as estratégias dos candidatos ou se, de fato, existe alguma estratégia. Um número aqui outro acolá poderá estar um pouco diferente, mas certamente dará para apontar um cenário muito próximo do verdadeiro.

Apesar de Aracaju contar com sete candidatos a prefeito, selecionamos os três primeiros colocados na disputa para fazermos esta análise técnica: Edvaldo Nogueira (PC do B), João Alves (DEM) e Valadares Filho (PSB).

De acordo com o Facebook Insight, a maior rede social do mundo reúne entre 400 mil a 450 mil seguidores de Aracaju com faixa etária de 18 anos para cima. Até a última quinta-feira, 8, a página do atual prefeito João Alves aparecia na frente com 96.113 curtidas; seguida com a de Valadares Filho, 92.317; e depois Edvaldo Nogueira, 16.083 curtidas. É bom levar em conta que Edvaldo estava 4 anos sem cargo público e fora da mídia, justamente num período que o Facebook explodiu no país, enquanto que os outros dois candidatos ocupavam cargos públicos: um de prefeito e o outro de deputado federal.

Apesar disso, na prática, estes números não demonstram o grau de influência na rede comandada por Mark Zuckerberg. Uma das principais métricas para analisar o nível de influência é o “Falando sobre isso”, isto é, mensurando a interação dos usuários com as postagens, através de compartilhamentos, comentários, curtidas e outros cliques. Nesta métrica, as posições se invertem. Entre os dias 2 e 8 de setembro, Edvaldo Nogueira apareceu com 3.477 pessoas falando sobre isso; seguido de Valadares Filho com 2.900 e João Alves com 2.460. A liderança é mais significativa pelo fato de que o candidato do PC do B tem menos 80 mil seguidores de um e menos 76 mil do outro. Num cálculo técnico, a porcentagem de engajamento seria Edvaldo (21,6%), Valadares (3,1%) e João (2,5%).

Vale observar que quanto mais curtidas há numa página, maior é o desafio de conseguir bons níveis de engajamento. Por exemplo, na página do presidente do EUA, Barack Obama, que conta com quase 50 milhões de curtidas, a porcentagem de engajamento foi de 0,5% na semana passada.

Por outro lado, há um dado importante: o candidato do PC do B está tendo mais adesões semanais. O Facebook disponibiliza duas formas de medir a quantidade de novos usuários e há ferramentas pagas que também fazem este registro. Nas três formas analisadas, todas foram divergentes nos números, mas unânimes em apontar que a página de Edvaldo Nogueira está tendo mais novas curtidas de internautas. Para ficar somente numa métrica aberta do Facebook, entre os dias 2 a 8 de setembro, surgiram mais 366 novas curtidas na página de Edvaldo, seguida com a de Valadares Filho, 228 novos usuários; e 133 na de João Alves. Nas outras duas analisadas, a diferença foi ainda maior.

O que dificulta a aquisição de novos seguidores entre os candidatos é que a Lei Eleitoral não permite impulsionar com alcance pago as postagens nas redes sociais. Com isso, o marketing de conteúdo tem que ser ainda mais eficaz.

Apesar da terceira colocação no ranking semanal de engajamento, a página de João Alves foi a que obteve as duas maiores quantidades de reações por postagem única entre os candidatos desde o início da campanha eleitoral, dia 16 de agosto. A primeira foi no dia 23 de agosto, quando João posou ao lado e parabenizou o aniversário da senadora Maria, com quase 1.500 interações; a segunda, no dia 21 de agosto, com a postagem da nova foto de perfil do atual prefeito, que gerou quase 1.400 interações. A terceira postagem melhor sucedida é a foto de Edvaldo Nogueira com Eliane Aquino, no dia 23 de agosto, com a ilustração da primeira colocação nas pesquisas. Rendeu mais de 1.200 interações. A postagem mais engajada de Valadares Filho aparece apenas na 15ª posição do topo, com 585 interações, que é ele ao lado de Valadares, no Dia dos Pais.

Edvaldo Nogueira

Baseando-se em uma ferramenta paga de métrica é possível fazer outras análises e tentar entender as estratégias de cada candidato na campanha pelo Facebook.

Começando com o ex-prefeito, Edvaldo Nogueira, as expressões com mais engajamentos na rede social são: Aracaju, Edvaldo65, VoltaEdvaldo, Cidade, Eliane e Esperança. O curioso é que o nome de “Déda” não aparece entre as 50 palavras mais usadas, mas a de Eliane Aquino está não só entre as mais utilizadas, mas como as que produzem mais reações. Então, aparecer com a dobradinha Edvaldo-Eliane tem sido uma boa estratégia.

Falando em produção. Os dois dias mais produtivos de postagens são quinta-feira e sábado. Contudo, as postagens com mais engajamentos são as que aparecem às 18 horas do domingo. A média de postagem diária é de 4,8.

No item tipos de postagens, na página de Edvaldo, foram publicados 62 vídeos, 36 fotos e 17 links. Porém, os melhores desempenhos têm sido das fotos. Talvez, tem favorecido o olhar clínico da fotógrafa Janaína Santos, que tem feito belos registros, juntamente com os outros fotógrafos da equipe. Penso que o ideal seria dar uma ênfase maior nas postagens com fotos, visto que são 315 reações por foto contra 206 por vídeo.

Há um dado inusitado que pode dizer muita coisa. É que entre as páginas com número de fãs ativos similares ao da página de Edvaldo Nogueira, aparece a página de Valadares Filho com forte ligação. Para ser mais claro: há um número significativo de usuários que curtiram a página de Edvaldo e também a de Valadares Filho. Mas a que tem maior ligação com os fãs é a página de Rogério Carvalho e a do deputado federal, Fábio Mitidieri. Tem sentido. O primeiro é presidente estadual do PT, partido que apoia a candidatura de Edvaldo; e no segundo caso, Mitidieri foi secretário municipal de Esportes quando Edvaldo foi prefeito.

Por fim, das mais de 16 mil curtidas, 46,1% já interagiu uma vez na página. E 12,2% interagiu 10 vezes. Ou seja, quase 2 mil usuários constantemente estão interagindo na página de Edvaldo. É o chamado “corpo a corpo”, típico dos partidos de esquerda, mas que agora fazem isto no mundo virtual.

Valadares Filho

A campanha do candidato Valadares Filho tem enfatizado e tido bons engajamentos com as expressões: Aracaju, Renovada, Pense, Gestão e Cuidar. Apesar de não aparecer entre as cinco mais engajadas, as palavras “pastor” e “Antônio” estão entre as 50 que mais aparecem. O que mostra que assim como Edvaldo, Valadares Filho tem dado bom ibope ao seu vice candidato.

Os dias mais produtivos no Facebook tem sido terça-feira e domingo. No caso do candidato do PSB, sexta-feira às 22 horas é o horário com melhor desempenho de engajamento. A média diária de postagem é de 5,8.

No item tipos de postagens, foram publicadas mais fotos (83), do que vídeos (50) e links (5). Porém, diferente de Edvaldo, a campanha de Valadares Filho tem obtido mais reações com os vídeos (203 por postagem) do que fotos (164). Então, o ideal seria aumentar a quantidade de vídeos, sobretudo, os gravados pelo celular nos discursos pelas ruas, que tem demonstrado um efeito positivo.

Entre os fãs ativos que seguem páginas similares, aparece a página do deputado federal Fábio Mitidieri; do senador Eduardo Amorim; e de João Alves. Será que este cenário pode expressar algo mais? Não podemos afirmar. Tecnicamente, o que podemos garantir é que muitos fãs de Edvaldo Nogueira seguem Valadares Filho, e deste seguem João Alves.

De resto, dos mais de 92 mil curtidas na página, 63,8% interagiu uma vez. E 2% interagiu 10 vezes ou mais, totalizando pouco mais de 1.800 pessoas.

João Alves

Diferente dos outros candidatos, a campanha de João Alves Filho não tem divulgado muito o nome do vice, neste caso o de Jailton Santana. Pelo menos, não aparece na lista das 50 expressões mais usadas, como Aracajuemboasmaos, Aracajuano, João25, Aracaju e Avançando. Um fato estranho é que tem se usado pouco o nome de Maria na página de João. Não aparece nem na lista das 50 expressões mais usadas. O nome da senadora poderia ser mais trabalhado e colocado em evidência, visto que as postagens que ela aparece tem tido boas reações.

Sobre outros dados, o dia com mais postagem é na terça-feira. Porém, há uma quantidade parecida nos outros dias. Apenas no sábado cai o número de postagem. O melhor horário de interação tem sido terça-feira, às 10 horas.

Entre os tipos de postagens, destaque para a quantidade de fotos (30), seguida com a de vídeos (13) e links. Há um equilíbrio em relação ao engajamento. Tanto as postagens com fotos e vídeos tem tido desempenho parecidos. 437 reações por postagens para a primeira, contra 420 para a segunda.

A ferramenta de métrica aponta que o público no Facebook de João Alves tem uma semelhança significativa com o de Valadares Filho, o que ocorreu vice-versa. Outras semelhanças são com as páginas de Fabio Mitidieri, Laércio Oliveira e Eduardo Amorim.

Do total superior a 96 mil fãs, 70% já interagiu uma vez nas publicações, e 4,1% mais de 10 vezes.

Com tantos dados, números e métricas, se conclui que fazer uma campanha eleitoral de apenas 45 dias é difícil, mas nas redes sociais é mais difícil ainda porque o candidato não pode ir até os outros internautas, mas somente através de tráfego orgânico (sem pagar). Logo, fica a lição para os políticos que vão se candidatar ao pleito de 2018: se querem ser autoridade online precisam se preocupar logo, sem esquecer que o internauta que interage nas redes sociais é o mesmo que vota nas urnas.

--

* Artigo publicado neste final de semana no Jornal da Cidade (10 e 11 de setembro)

** O autor é dono do maior grupo de Facebook do Estado “Comercio Online Aracaju”, com mais de 100 mil membros; e das páginas “Aracaju Virtual, Feras do UFC e Feras da NBA”, que juntas somam mais de 220 mil curtidas.

Comentários (1)

Givaldo em 11/09/2016 às 16:57h
Eu tenho curtido mais João e Valadares para poder chamar de golpistas fascista traidor da sustentabilidade a corrupção. É o que faz João Alves e Valadares

Edvaldo Nogueira meu prefeito
nada contra

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos