Coluna Primeira Mão

Questão de prestígio


Na semana passada, o líder do Governo Michel Temer na Câmara Federal, deputado  André Moura (PSC) declarou que o governador Jackson Barreto (PMDB) não tem prestígio em Brasília para conseguir as coisas para Sergipe. Pode até ser verdade, mas cabe um questionamento: quem de Sergipe  tem prestígio junto ao Planalto? Pergunta difícil de responder, pois só  migalhas chegam por aqui. Aliás, em todos os Estados.


Mas...



Apesar de todos os seus problemas com a justiça,  o deputado André Moura é o representante político sergipano mais importante em Brasília hoje. O seu lugar no pódio político não é seguro.  A qualquer momento pode cair, conforme comentários que circulam com muita frequência na chamada Grande Imprensa.


Mudanças no Governo



Há comentários entre os governistas dando conta da saída de João Augusto Gama da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para a pasta do Desenvolvimento Econômico (Sedetec), hoje sob o comando de Francisco Dantas, que iria para a cadeira atual de Gama. Trata-se de um rodízio. Dizem também que o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Almeida Lima, vai para um cargo do primeiro escalão. Almeida garante que não sabe nada sobre esse assunto.


Sem quadros



O prefeito eleito Edvaldo Nogueira vai anunciar mais nomes do seu secretariado, provavelmente,  nesta segunda -feira. A carência de quadros no PC do B é o seu principal problema. Mas os partidos aliados têm muita gente disponível e doidinhos por um bom CC.


Sob orientação



É boa a iniciativa do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Clóvis Barbosa de Melo,  de realizar seminário com todos os prefeitos eleitos e reeleitos de Sergipe, no sentido de orientá-los em termos de responsabilidades,  leis etc. Fazer isso é muito mais importante do que simplesmente criminalizar a classe política brasileira.  Muitas vezes mal-feitos são cometidos por ignorância e desconhecimento das leis regulamentando o seu trabalho.


Padre Zé Lima



O ex- secretário de Estado e colunista deste jornal,  José Lima Santana,  foi ordenado padre obtém em Nossa Senhora das Dores. Grupo de amigos e colegas se deslocou até Dores para prestigiar o novo padre sergipano. Grande intelectual e grande orador, as suas futuras missas e sermões serão sinônimo de alto nível.


Tempos difíceis



Os oficiais de justiça sergipanos não gostaram do que ocorreu com seu colega brasiliense,  que recebeu um "gelo" do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros. Alguns lembraram que nos tempos da UDN e do PSD isso acontecia com frequência. Aliás, era bem pior. Nos dias bons, os políticos soltavam os cachorros atrás dos oficiais de justiça, que saiam pelas ruas correndo e o povo mangando. Nos moimentos de raiva


Só boatos



A força dos boatos na política brasileira não para de crescer nesses tempos de turbulência política. Isso tem motivado o surgimento de boateiros profissionais no Brasil e em Sergipe também. As têm pressa de informações e com a mesma pressa repassam boatos como se fossem fatos verdadeiros.


Mais pobreza



Roda de políticos estava discutindo durante café da manhã,  em conhecida padaria de luxo de Aracaju,  o futuro dos trabalhadores rurais sergipanos se a reforma da previdência proposta de governo for aprovada como está.  Entre um gole e outro de café com leite,  previram o aumento da pobreza em Sergipe.


Repatriação



Tem muita gente ainda curiosa em saber quantos empresários e políticos fizeram a repatriação de fundos  investidos no exterior. Fontes informais dizem que o número não é desprezível. Será?


Contentamento



Os lojistas de Aracaju ficaram muito contentes com a decisão do TCE que obrigou a prefeitura pagar os salários dos servidores municipais.  Dizem que foi o seu melhor presente de Natal até agora.


Homenagem



O bispo D. José Palmeira Lessa, da Arquidiocese de Aracaju, e D. Mário Rino Sivieri, da Diocese de Propriá, serão condecorados nesta segunda-feira, 12, com a Medalha de Direitos Humanos ?Dom José Vicente Távora?. O ato acontecerá na Assembléia Legislativa de Sergipe, que aprovou as condecorações.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos