Escolas estaduais de ensino em tempo integral têm aprovação recorde de estudantes no ensino superior

31/01/2017 19:12:28 por Kleber Santos em Variedades
As três unidades de ensino da rede pública estadual que já ofertam o ensino médio em tempo integral foram as responsáveis pelos melhores índices de aprovação de estudantes em instituições públicas de ensino superior na 1ª chamada do Sisu 2017. Elas já contabilizam 120 estudantes aprovados

Divulgado nesta segunda-feira, 31, o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 é motivo de comemoração para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Sob a responsabilidade do Ministério da Educação, o sistema é a porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas em todo o país.

Dentre os aprovados, os destaques principais ficam por conta dos estudantes das escolas estaduais que ofertam o ensino médio em tempo integral, que são: o Colégio Estadual Atheneu Sergipense e os centros de excelência Ministro Marco Maciel, no bairro 18 do Forte, e Vitória de Santa Maria, todos em Aracaju.

Implantado na rede estadual ainda em 2009, o modelo de ensino médio em tempo integral dessas três unidades escolares foi um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso de estudantes como o da aluna Giulia Pardo. Aos 18 anos, a jovem estudante do Colégio Atheneu foi aprovada em 1º lugar no curso de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), a instituição de ensino superior mais concorrida do país.

“Os últimos anos foram de muitos estudos e preparação, e agora é hora de colher os resultados. Ter estudado em uma escola de tempo integral influenciou bastante para que eu pudesse conquistar essa vaga”, afirmou a jovem, enquanto comemorava com os demais alunos da escola.

Giulia foi destaque em 2016 ao ser a única estudante sergipana selecionada para atuar por uma semana como deputada, em Brasília, no programa Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa da Câmara dos Deputados.

Com a cabeça raspada, o futuro engenheiro e também concluinte do ensino médio no Atheneu Sergipense, João Alexandre, é mais um dos vitoriosos matriculados na rede estadual a comemorar o resultado.

Após conquistar o 1º lugar no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe, Alexandre elenca como fator primordial para esse resultado a qualidade do ensino ofertado no Atheneu. “Se tivesse que cursar novamente o ensino médio, com certeza me matricularia no Atheneu. Com o sistema de ensino médio em tempo integral ofertado na escola, pudemos ter, ao longo da nossa formação, muito mais tempo e contato com os professores, e isso, seguramente, faz toda a diferença”, destaca.

Apenas no Colégio Atheneu Sergipense, 11 alunos conquistaram o 1º lugar em cursos de graduação na Universidade Federal de Sergipe por meio das notas do Enem 2016. A escola também foi responsável pela aprovação de estudantes nos cursos de Medicina, Direito, e diversas engenharias da UFS, áreas mais concorridas da instituição.


Foto: Eugênio Barreto/Seed

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos