Coluna Primeira Mão

Eficiência 1

É complicado buscar eficiência nas repartições públicas sergipanas. Não acontece com todo mundo, mas é muito grande o número de pessoas apadrinhadas em empregos públicos. Essas pessoas podem ser funcionários públicos concursados e estáveis ou servidores temporários. Os seus chefes trabalham tendo à mão a lista de quem está ligado a que político.

Eficiência 2

Não pode exigir muita coisa desses empregados. Em caso de problema, não pode cobrar nada sob pena de arrumar confusão para si por ter mexido com gente deste ou daquele político. Assim, essa "lista do chefe" é uma das causas da ineficiência da administração estadual e municipais e de péssimos serviços prestados à população sergipana.

Instabilidade

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não disse, mas seus auxiliares comentam abertamente que a CPI do lixo só atendia ao interesse do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) de gerar um quadro de instabilidade, usando o vereador Elber Batalha Filho.

Laércio queimado

O deputado federal Laércio Oliveira foi da glória ao fundo na semana em que foi aprovada a lei da terceirização na Câmara dos Deputados, da qual foi o seu relator. Demonstrou a sua sinceridade ao declarar que "ninguém faz tão boa limpeza quanto as mulheres", mas esqueceu que era político. Por causa disso, recebeu duríssimas críticas de grupos de mulheres brasileiras nas redes sociais. Alguém deveria tê-lo alertado que as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, que têm maior escolaridade que os homens e lutam por direitos iguais com os homens. Ganhou fama negativa no país inteiro.

Terceirização 1

Ontem, sexta-feira, durante o ato público em defesa da Justiça do Trabalho, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Henri Clay Andrade, destacou que a terceirização e a reforma trabalhista resultam em perdas de direitos sociais trabalhistas; em golpe mortal na Justiça do Trabalho e aniquila a advocacia trabalhista.

Terceirização 2

Henri Clay afirmou que Michel Temer e o Congresso Nacional não têm legitimidade para implementar a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária. "Aprovaram a terceirização sorrateiramente e à revelia do povo. Isso não é democracia; isso é golpe aos direitos sociais."

Turismo

É muito bom que o governo estadual queira estimular o turismo em Sergipe. Para isso precisa lembrar de duas coisas: a primeira é aumentar a oferta de atrações turísticas. Aracaju e as cidades sergipanas (à exceção das cidades históricas, cada vez mais abandonadas) ainda têm muito pouco a oferecer, para o turista preencher o seu tempo. A segunda consiste em manter abertos – e não fechados – os museus sergipanos nos fins de semana e feriados. Horário de museu não é o mesmo de repartição pública.

Mais discretos

Quais são os deputados federais e senadores por Sergipe mais "discretos" em Brasília? Esses políticos "discretos" são aqueles que têm pouco para mostrar do que fazem, que não aparecem na mídia nacional e estadual por nada que mereça destaque. Talvez já estejam cansados dessa legislatura e querem uma outra.

Adiamento

O governador Jackson Barreto já declarou que, por ele, a privatização da Deso e a reforma da Previdência estadual são tarefas para o próximo chefe do Executivo sergipano. Se é assim, a agonia mensal dos coletores (secretário, assessores, parentes e auditores) de impostos da Secretaria Fazenda para fechar a folha de pagamentos continuará indefinidamente.

Andar só

Valadares Filho já tem condições de continuar na política com suas próprias pernas? O senador Valadares, seu pai, foi decisivo para que ele obtivesse três mandatos de deputado federal. Nesse período tem ocupado funções importantes no seu partido e na Câmara Federal. No exercício de três mandatos federais, soube Valadares construir a sua própria base eleitoral? Afinal, já são quase 12 anos de vida política. Talvez 2018 já traga as primeiras respostas.


De olho

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, não fala sobre o assunto, mas os amigos insistem que o seu nome é a melhor opção para vice na chapa que JB lançar para a sua sucessão no Palácio de Despachos.

Viva a concorrência

A chegada do Uber a Aracaju tem provocado mudanças no mercado de táxi. A maioria está dando 30% de desconto como Uber e os taxistas estão usando gravatas e estão mais atenciosos. A qualidade do serviço tem melhorado muito. Viva a concorrência!

Farinha cara

O quilo da farinha de mandioca subiu de R$ 4,00 para R$ 7,00, em Aracaju.

Desemprego em alta

O desemprego no Brasil passou de 12 milhões para 13 milhões.

Laranja

As chuvas que atingiram os municípios de Boquim,. Tomar do Geru, Cristinápolis, Itabaianinha, Riachão do Dantas e Lagarto podem gerar colheita de laranja dentro de no mais tardar um mês. Caso contrário, os catadores de Sergipe vão atuar no interior da Bahia.

Plantio

O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, informou à coluna que não houve plantio de mandioca, milho, feijão, amendoim e inhame motivado pelas recentes chuvas. O homem do campo deve iniciar o plantio no final de abril.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos