Governadores sugerem criação de fundo para Segurança Pública ao governo federal

17/05/2017 20:09:45 por Kleber Santos em Política
Governadores querem a participação federal com relação à Segurança Pública nos estados. Dívida com o BNDES, Operações de Crédito e convalidação de benefícios também foram discutidas

O governador Jackson Barreto e demais governadores do Nordeste reuniram-se nesta quarta-feira, 17, com o presidente Michel Temer para discutir questões do interesse dos estados e para o desenvolvimento da região e do País. Foi entregue uma Carta com as reivindicações que resultaram da reunião realizada em Salvador, em 11 de maio, durante o VIII Encontro dos Governadores do Nordeste.

Um dos principais temas abordados foi a Segurança Pública. Os governadores manifestaram a urgente e necessária participação do governo federal no enfrentamento da questão da segurança pública e sugeriram a criação de um fundo destinado à área. “Mostramos ao presidente a situação da Segurança Pública com relação aos estados, pedimos a participação do governo federal por meio da criação de um fundo nacional de segurança pública, assim como temos na Saúde, Educação, Inclusão Social. Solicitamos que o presidente determine uma comissão para receber os governadores para conversar, especialmente, sobre a questão da segurança pública, porque os estados têm dobrado os investimentos em Segurança, mas não têm tido resultados satisfatórios”, declarou Jackson Barreto.

De acordo com o governador de Sergipe, o presidente aceitou formar uma comissão, composta pelo ministro da Defesa, ministro da Justiça e ministro da Secretaria de  Governo, para conversar com os governadores.

Outras questões tratadas foram a dívida com o BNDES e as Operações de Crédito. A Instituição financeira ainda não implementou a dilatação dos prazos para pagamento das dívidas refinanciadas pelos estados e Distrito Federal e a redução extraordinária da prestação mensal das dívidas. O BNDES considera que a lei precisa ser regulamentada não sendo suficientes as resoluções sobre o tema editadas pelo Conselho Monetário Nacional. Os Estados cobram a publicação do Decreto sobre o tema, cuja minuta foi elaborada pela Secretaria do Tesouro Nacional. 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos