Coluna Primeira Mão

Mais petróleo


Não chegamos ainda ao fundo do poço, como tem sido propagado muito em Sergipe. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado na sexta-feira, 19, mostram que a produção de petróleo no Estado, em março de 2017, ultrapassou os 781 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), ficando 7,2% acima da produção do mês imediatamente anterior, fevereiro. Já no comparativo anual (março/2016), houve retração de aproximadamente 22,2% na produção. No primeiro trimestre de 2017 a produção atingiu os 2,3 milhões de bep, com retração de 20,6%, quando comparado com o mesmo período de 2016.


Produção em terra


Do total produzido em março, 23,1% ou aproximadamente 181 mil barris foram extraídos do mar.  Em termos relativos, observou-se crescimento de 13,7% em comparação com o mês imediatamente anterior, porém com retração de 25,4% na comparação com março do ano passado. A produção em terra, por sua vez, respondeu por 76,9% da produção total, ultrapassando os 600 mil bep. No comparativo com o mês anterior (fevereiro/2017), verificou-se crescimento de 5,4%, entretanto, quando comparado com março de 2016, houve retração, ficando menor 21,1%.

 

Petrobrás falará sobre SE


Dirigentes da Petrobras virão a Sergipe nos próximos dias e falarão sobre a crise que estaria atingido a exploração e produção em Sergipe. Local, dia e hora serão anunciados logo em breve.

 

Premiados


No listão dos beneficiados pela JBS, em campanha eleitoral, estão os nomes do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), do senador Eduardo Amorim (PSDB), do secretário da Saúde Almeida Lima  e do presidente do PT Rogério Carvalho. Em todos os casos, as verbas chegaram a eles já legalizadas.e foram lhes repassadas pelas direções dos partidos na esfera nacional.

 

Odebrecht em Sergipe


Comenta-se muito em Aracaju que, quando da construção do Porto e alguns perímetros irrigados de Sergipe (afirma-se que o Jacarecica), a Odebrecht fez bastante generosidade para os homens públicos da terra do cacique Serigy. Eram tempos bons... para quem recebia as propinas.

 

Ninho sujo


Ninguém deve estranhar se o senador Eduardo Amorim resolver sair do PSDB para voltar para o seu PSC, de onde, aliás,  não deveria ter saído. O ninho tucano vive um péssimo momento com o envolvimento do seu presidente, agora licenciado, Aécio Neves, em novas denúncias da Operação Lava Jato. Outro tucano sempre lembrado é o José Serra. Amorim afastou-se com pombinha da paz para se meter no ?olho do furacão?.

 

Impeachment e Diretas já


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) decidiu manter a posição em defesa do impeachment do presidente Michel Temer e da realização das eleições diretas já. O presidente da seccional de Sergipe, Henri Clay Andrade, se pronunciou em defesa da manutenção das duas iniciativas.

 

E as malas, hein?


Achar dinheiro em contas bancárias no Brasil e no exterior é fácil. Difícil mesmo é localizar as famosas ?malas pretas? é localizar as famosas ?malas pretas? e sacos de dinheiro que circulam por todo o Brasil, inclusive em Sergipe, no período eleitoral.

Justiça Eleitoral


Fala- se muito das vítimas enquanto pessoas e instituições que a Operação Lava-Jato tem feito.  Ainda não foi dito que a principal vítima é Justiça Eleitoral que,  por causa das delações premiadas,  lembra mais uma justiça - faz- de- conta cujas aprovações de contas de políticos e de partidos ninguém mais leva sério por causa do uso em massa do caixa 2.

Trabalhar é preciso

Quantos dias da semana, por quantas horas e em que turnos  trabalham os vereadores dos 75 municípios sergipanos? Pelos comentários que temos ouvido, na maioria dos municípios, os vereadores se reúnem uma ou duas vezes por semana. Nos demais,dias, pernas para o ar.

Nomes de vivos

Essa decisão de mandar retirar os nomes dos vivos em edificações públicas, ruas e avenidas vai ou não vai ser cumprida  integralmente?

Era previsível

Não foi surpresa pra ninguém a trégua na guerra do lixo de Aracaju com uma parte cabendo à Torre e a outra ficando com a Cavo. Os cerca de  500 mil habitantes de Aracaju poderiam apostar nessa saída, se alguém lhes perguntasse.

Dilúvio

Na próxima quinta-feira, 25, segundo o Climatempo,  vai chover em Aracaju 106 mm. A Defesa Civil deve ficar de olho na capital. Vamos ter o que se poderia chamar de ?pé d?água?. Fique atento.

Imagem do atraso

Autoridades e setores da classe média aracajuana não gostam de ver carroceiros trabalhando pelas ruas e avenidas de Aracaju. A cidade parece " atrasado" com seus cavalos.

Esquecido

O Siqueira Campos é o bairro dos pequenos empresários de Aracaju. Não passa de um feirão que não tem espaços verdes. Os prefeitos de Aracaju precisam lhe dar alguma atenção.

Empresas de fachadas

Em tempos de denúncias de tantos atos de corrupção pelo Brasil afora,  não tem nada demais especular sobre empresas de fachada registradas na Junta Comercial de Sergipe.  O prazo de oito a dez anos para checar se certas empresas funcionam de verdade  é muito longo.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos