Exposição fotográfica marca o início da 'Semana do Bombeiro' neste domingo, 02

01/07/2017 00:00:00 por Kleber Santos em Variedades

Evento é gratuito e será das 12 às 20h no Shopping Prêmio

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciará neste domingo, 2, o primeiro dia de atividades alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta data. Os eventos ocorrerão até o dia sete de julho. Intitulado 'Semana do Bombeiro', as atividades têm o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela corporação, com ações que vão desde exposição de equipamentos, palestras e visita de escolas ao quartel até competição de CrossFire e campanha interna de doação de sangue e medula óssea.

A exposição fotográfica e de materiais usados pelo CMBSE será realizada no Shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro/SE. O público poderá ver de perto, das 12h às 20h, equipamentos utilizados em salvamentos, resgates e combate a incêndios, além de conferir imagens antigas e atuais dos bombeiros de Sergipe atuando em diversas situações e ocorrências.

Na segunda-feira, dia 03, o CBMSE fará uma campanha interna para doação de sangue e captação de doadores voluntários de medula óssea. A instituição transportará os bombeiros ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), no bairro Capucho, em Aracaju/SE, por volta das 8h, para fazer cadastramento e coleta de sangue. Aos militares que não puderem fazer a doação, o Corpo de Bombeiros disponibilizará, na manhã do próprio dia 03, no quartel do comando geral, vacinas contra a gripe; contra a hepatite B; dupla DT (difteria e tétano) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Também serão oferecidas, nos dias 03 e 04, massagens relaxantes, reiki e acupuntura auricular.

Na terça, dia 04, das 8h às 11h, a programação continua com o projeto 'A Escola Vai ao Bombeiro'. Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Dom José Vicente Távora visitarão o quartel central para participar de palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, conhecer as viaturas e os materiais operacionais usados nas ocorrências.

As palestras no quartel central continuam na quarta-feira, dia 05, desta vez com o 3º Seminário de Segurança Contra Incêndio. O evento, que acontece das 8h às 12h, é gratuito e reunirá estudantes de Engenharia Civil, projetistas e demais profissionais que atuam na área, com o objetivo de discutir a importância das medidas de segurança contra incêndio e pânico a serem adotadas em edificações e locais de reunião de público. Dentre os principais temas a serem abordados estão as instruções técnicas de procedimentos administrativos exigidos pelo Corpo de Bombeiros para regulamentação das edificações, mostrando os critérios para confecção dos projetos técnicos.

Na manhã da quinta-feira, dia 06, a corporação promove, no Parque da Sementeira,  uma Competição interna de CrossFire, com provas de resistência e agilidade para mostrar tudo o que o bombeiro já faz no seu dia a dia. O circuito de provas conta com exercícios específicos que simulam as ações de bombeiro em ocorrências reais e que podem ser realizados por militares de ambos os sexos. Ao todo, os participantes terão que cumprir cinco etapas: teste de prontidão; confecção de nós; montagem e utilização do desencarcerador; corrida com capa de aproximação e montagem de uma linha de combate a incêndio.

Para abrilhantar a programação, os bombeiros que atuam no Grupamento Tático Aéreo (GTA) estão preparando uma apresentação para a abertura do CrossFire, às 8h. Serão feitas duas simulações, um rappel para resgate de vítima em local de difícil acesso e um resgate aquático, mostrando todas as etapas do salvamento – observação, aproximação, abordagem, resgate, transporte e reanimação. Para encerrar a Semana do Bombeiro, será realizado, na sexta-feira, dia 07, das 8h às 10h, no quartel central, um café da manhã com comidas típicas e um trio de forró pé de serra.

Com informações do CBM/SE
 
 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos