Coluna Primeira Mão

Grupos políticos



Nunca antes na história da UFS, o ambiente estudantil esteve tão politizado como hoje em dia. Existem muitos grupos políticos organizados que vão da extrema direita à extrema esquerda. Se era outrora um espaço controlado pela esquerda política, na atualidade, especialmente a partir de 2013, agora existem grupos disponíveis para todos os gostos e fregueses. Vejam aqui essa lista:
Levante Popular da Juventude (LPJ), Movimento Não Pago (MNP), União da Juventude Socialista (UJS), União da Juventude Comunista (UJC), Juventude do PT(JPT), Juventude do PSB (JPSB), Juventude do PMDB (JPMDB), Estudantes pela Liberdade (EPL), LIBERTE-SE UFS, Coletivo Coiote, Coletivo um passo à frente, Movimento de Aliança Estudantil (MAE), Juventude Conservadora de Sergipe (JCS), Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Juventude do PSO, Juventude do PSTU e Coletivo Quilombo.

 

Zezinho no PODEMOS

 

O secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, confirma a sua pretensão de se filiar ao Podemos, partido sucedâneo do PTN. Ele avalia a agremiação como detentora de uma proposta moderna para o Brasil e isso lhe aproxima do projeto. Já o Governo Jackson Barreto, não tem definição e não pensa, ao menos por enquant9o, em deixar o PMDB.  Acompanhará os fatos.

 

PMDB


Será que o velho PMDB cansado de guerra está com os dias contados no Brasil? Caindo ou não Michel Temer, que candidatos nas eleições de 2018 vão querer apresentar-se como pertencentes ao partido do desgastado presidente brasileiro e de seu assistente carregando uma mala com meio milhão de reais? Serão alvos fáceis para candidatos competindo pelos mesmos mandatos.


Todos juntos


O secretário de Governo do Estado, Benedito Figueiredo, não simpatiza com a ideia de esvaziamento do PMDB, como alguns peemedebistas andam propondo e já insinuando a ida de todos para o PODEMOS, de Renata Abreu e Sukita. O próprio governador Jackson Barreto entende que o momento é de reflexão. Há tempo para tudo.


Rogério senador


Há muito comentários dentro da aliança governista apontando Rogério Carvalho (PT) como candidato ao Senado Federal. Nesse bloco, o outro candidato a senador seria o governador Jackson Barreto. Rogério aposta em sua força, a força do PT, o apoio de JB e a popularidade do ex-presidente Lula, sendo ou não candidato a presidente da República.



Gestor Forte



Na contramão de alguns gestores que esbarram nos obstáculos da atual crise econômica e estagnam suas ações, o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa arregaça as mangas, chama o feito à ordem e impõe celeridade na execução das obras gerenciadas pela Seinfra. Através dos programas Proinveste, Sergipe Cidades, Pró Transporte, Sergipe Infraestrutura, Recursos Próprios, entre outros convênios com o Governo Federal, diversas intervenções, a exemplo do novo terminal pesqueiro de Aracaju, duplicação da Avenida Euclides Figueiredo e construção de área de lazer, centro de reabilitação, escolas profissionalizantes de Umbaúba e Nossa Senhora do Socorro, interligação das avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto, Ginásio Poliesportivo de Itabaiana, as rodovias Itabaiana/Itaporanga, Pirambu/Pacatuba, Nossa Senhora Aparecida/Cruz das Graças, Japoatã/Propriá, rodovia Povoado Escurial/Nossa Senhora de Lourdes, seguem seu curso, sem contar outras obras na iminência de serem iniciadas, a exemplo do Ceasa de Itabaiana e lançamento do edital para estudo de viabilidade socioeconômico para duplicação da BR 235 trecho Itabaiana/Aracaju, provando que apesar das dificuldades, o estado tem avançado bastante rumo ao desenvolvimento.



Terceirização


A terceirização de serviços públicos parece que veio para ficar. As autoridades políticas e administrativas não devem, todavia, ignorar as tensões existentes entre funcionários públicos e funcionários terceirizados. Outro ponto a ser levado em conta é a questão do treinamento dos funcionários terceirizados na assinatura dos contratos. Muitas são as reclamações segundo as quais funcionários terceirizados recebem treinamentos rápidos e em curto espaço de tempo e prestam serviços de qualidade inferior àqueles prestados pelos antigos servidores públicos.


Mais conforto


Guia turístico nos informou que turistas dizem, quando vão a Xingó (Canindé do São Francisco),  que teriam prazer em visitar o lugar em que Lampião foi morto em Poço Redondo, mas gostariam de ter a opção de não ter que caminhar pela caatinga.  Por que não construir uma estada de asfalto para esse público!? Para o outro público, é preciso organizar várias opções de trilhas.


Folgadões


Tem alguma coisa errada no fato de funcionários públicos ganharem dias de folga ( pontos facultativos), enquanto trabalhadores da iniciativa privada trabalharem normalmente na prestação de serviços para os primeiros?  Enquanto uns vão para praias, chácaras etc., os outros ficam atendendo funcionários públicos em  supermercados e lojas. Uns se divertem, outros trabalham.


Lamachia em SE


Cláudio Lamachia, atual presidente do Conselho Federal da OAB, virá a Sergipe em agosto próximo. Ele fará palestra no dia 11, quando é comemorado o Dia do Advogado.


Piso salarial


O governador Jackson Barreto ainda não assinou a lei do piso do advogado, que foi fixado em lei em  R$ 2 mil (20h)  e R$  4 mil (40h).

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos