Coluna`Primeira Mão

Alimentam esperança


Depois da divulgação dos 5% de popularidade do presidente Michel Temer, candidatos a governador de Sergipe que já tinham desistido da corrida eleitoral,  por causa de baixa intenção de votos em pesquisas para eles, agora dizem que " estão no pareo ?.


Um dia virão

Tem muito prefeito do interior contente e exibindo cópia do Diário Oficial da União com verbas parlamentares para seus municípios. As verbas ainda não chegaram.

Pleiteando aumento

Como reflexo da queda do número de passageiros pagantes, aumento dos custos e a falta de reajuste tarifário em dezembro/16, só de janeiro a junho deste ano as empresas de ônibus que atuam em Aracaju perderam R$ 30 milhões, conforme o Setransp. Com este déficit, as empresas dizem não conseguiram renovar a frota e estão enfrentando dificuldades para quitar seus compromissos, inclusive com pessoal. Conforme cálculo da planilha de custo apresentada em dezembro, a tarifa de ônibus precisaria sofrer um reajuste de 29% para se equiparar a defasagem que perdura os últimos anos e se agravou com a falta de reajuste tarifário e consequente desequilíbrio econômico financeiro do sistema. Ainda que dispondo de um bom discurso, as empresas não conseguem sensibilizar a administração municipal.

É desgastante


A popularidade de Edvaldo Nogueira pode cair um pouco mais quando ele determinar o aumento das passagens de ônibus sucateados e sem ar condicionado. A prometida revogação do IPTU de João Alves Filho ainda não foi feita.

Posição abusiva

Fazer fila deveria ser a solução para por ordem em serviços destinados ao público. Nos bancos, por exemplo. De onde o exemplo deveria partir é que sai o comportamento errado. A coisa mais frequente do mundo é  gerente de banco furar a fila entregando contas a pagar ao caixa,  fazendo clientes ordeiros esperar na fila. O tempo dos amigos dos gerentes vale mais do que o dos outros?


Tomar do Geru

 
Alguns moradores de Tomar do geru não escondem de ninguém a insatisfação com o prefeito Pedrinho Balbino. Dizem que na campanha eleitoral de 2016 ele anunciou que a Saúde seria prioridade número 1. Depois de eleito, desfez o contrato da Casa de Apoio que a Prefeitura mantinha em Aracaju e retomou a proposta, mas em uma padaria que fica no bairro Siqueira Campos, na esquina das ruas Sergipe com Espírito Santo. 

 

 

Emerson reage

O ex-candidato a prefeito de Aracaju pelo Rede Sustentável, Emerson Ferreira, poderá ser candidato a cargo eletivo em 2018. Mas não definiu ainda a qual. Ele informou que  não fez as afirmações  aqui divulgadas na semana passada. A coluna divulgou que na eleição passada Emerson teria dito que estava enojado com a política brasileira, fez uma campanha denunciando práticas políticas e eleitorais irregulares. Ele realmente fez duras críticas. Mas...


Guerra fiscal


O fim da guerra fiscal entre os estados brasileiros é uma boa medida para Sergipe?  Sergipe teria mais condições de atrair recursos que,  do contrário,  iriam para outros estados com população com mais renda e mão de obra mais qualificada?


IMD na internet


Vale a pena fazer ao Instituto Marcelo Deda na Internet para quem deseja conhecer a vida e a obra desse político sergipano. Lá podem ser encontradas fotografias,  loja virtual,  biografia etc. A parte mais interessante é,  sem dúvida, é chamada de "Acervos".

Pela democracia


A praça construída em homenagem àqueles que lutaram contra o regime militar já está sendo adotada pela comunidade da UFS bem antes de sua inauguração. Está é chamada de Praça de Democracia e será naturalmente transformada num ponto turístico de Sergipe. O reitor Ângelo Antoniolli não cabe dentro de si com tanta alegria por uma obra que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da instituição. Será que o governador Jackson Barreto ainda terá tempo para construir o seu memorial? O tempo está passando.


Outra academia


Mais uma academia de letras foi criada. Agora foi a vez de Capela. É muito intelectual precisando de reconhecimento. Tudo bem. Deles são esperadas duas coisas: que eles contribuam para erradicar o analfabetismo e que, decorrência da primeira, despertem o interesse pela leitura de nossos adolescentes e jovens daquela terra. Boa sorte.


É complicado


Pegou sobre o deputado federal Laércio Oliveira o rótulo de políticos dos empresários. Não tem nada de mal nisso. Mas ele precisa mostrar para os eleitores pobres de que a sua lei de terceirização é uma coisa boa para eles. Taí uma tarefa complicada!


Arribação

Está chegando o momento em que, depois de concentrar tanta gente em torno de si, o governador Jackson Barreto observaria certos afastamentos de aliados porque ele não poderia apoiar a tanta que preferiu ser governo a ser oposição. Agora que as escolhas sobre quem concorre a que cargos em 2018 estão se plasmando, é normal que não haja cargos eletivos para tanta gente que ainda diz estar com o governador, mas de partida,


Uso e abuso

A classe média brasileira não aguenta pagar mais impostos. O governo federal precisa respeitar a regra que repetia antes de aprovar a PEC dos gastos: não gastar mais do que arrecadar. Essa semana a TV Globo informou que o governo federal está fazendo o contrário. Sem falar na liberação de verbas parlamentares para obter votos para rejeitar a denúncia corrupção da PGR contra ele. A paciência do contribuinte tem limites.


Acesso a arma

Se você quiser comprar uma arma de fogo legalmente, existem lojas que vendem essas mercadorias e há toda uma burocracia a ser seguida. Caso queira uma arma de fogo ilegalmente, a quem você deve procurar? Feirantes de coisas usadas, dizem muitos. Traficantes de drogas, acrescentam outros. Dois personagens institucionais são mencionados à boca miúda. E se for do seu interesse adquirir uma arma de fogo artesanal, em que portas bater? Aqueles que combatem a criminalidade deveriam ter todas essas informações disponíveis.


Queijo coalho


Vem aí uma nova pesquisa sobre a qualidade do queijo produzido no Estado. Vem problema e vai dar muito o que falar.


Fim de safra

Com a chegada da fase de fim de safra, o preço da jaca está em alta. Um pacote de 400 gramas, sem caroço, está custando R$ 15,00.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos