Projeto dá aulas de autodefesa gratuita para mulheres

04/12/2017 14:03:28 por Kleber Santos em Esportes
O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa criada há mais de três mil anos. Seu nome quer dizer "arte suave" e a modalidade usa o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar o oponente sem golpes traumáticos. E é através desta arte que mulheres de todas as idades estão aprendendo autodefesa. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju que dá aulas de jiu-jitsu gratuitamente na sede da Ronda da Capital (Rondac) no conjunto Médici. Através da iniciativa, várias mulheres estão sendo beneficiadas e aprendendo a se defender em possíveis momentos de perigo.

O projeto começou em junho deste ano e atende homens e mulheres, porém, o foco é proporcionar a elas formas de se defender em situações de risco. As aulas acontecem quatro vezes por semana, de terça a sexta-feira, sempre a partir das 8h, e têm uma hora e meia de duração.

A psicóloga Lívia Santos, de 40 anos, é moradora do conjunto Leite Neto e frequenta as aulas desde o início do projeto. Ela conta que só obteve benefícios. "Toda mulher precisa de uma defesa, e como sou muito pequena, magrinha, sempre tem alguém que quer abusar disso. O jiu-jitsu vem desenvolvendo um equilíbrio. Uma força que vem de dentro de mim, me mostrando que eu consigo, independente do tamanho da pessoa, eu consigo reverter a situação", declara.

O GM Paulo Campos, faixa roxa no jiu-jistsu, é instrutor das aulas. Ele conta que existe uma resistência das mulheres em praticar o esporte, mas que vem sendo vencida com o tempo. "A arte marcial no contexto feminino é muito importante para desenvolver a autodefesa. Elas vêm aqui não para aprender um esporte violento e sim para se defender da violência. Muitas dizem que o jiu-jitsu é coisa pra homem, mas as mulheres conquistaram o espaço delas no esporte e hoje se destacam em várias modalidades", ressalta.

Foto: Sergio Silva

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos