Órgãos da Prefeitura atuam para minimizar eventuais transtornos causados pela chuva

28/02/2018 08:09:47 por Kleber Santos em Variedades
Durante a madrugada desta quarta-feira, 28, chuvas intensas tiveram início na capital, como o previsto para esta época do ano, quando um grande volume de chuva é esperado até o mês de abril. Atentos aos eventuais transtornos que podem ser gerados pelo fenômeno, os órgãos da Prefeitura de Aracaju que atuam diretamente em dias de considerável volume de água pluvial, e que fazem parte da força tarefa do Plano de Contingência, estão atentos, desde as primeiras horas desta manhã, para prestar auxílio à população. 

Nas primeiras horas desta quarta-feira, choveu cerca de 30 mm na cidade, o que é considerado normal nesta época do ano. Ainda assim, o alerta é mantido por parte das equipes. 

Defesa Civil 

Para evitar que a população sofra algum tipo de prejuízo, no início desta manhã, todas as equipes da Defesa Civil iniciaram um monitoramento extensivo por toda a cidade, sobretudo nas áreas de risco de incidência de alagamentos, inundações ou deslizamentos de terra. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, foram registrados o transbordamento do canal da avenida Airton Teles e a queda de uma árvore na avenida Edézio Vieira de Melo. Em ambos os casos, o órgão acionou a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para reparar os eventos. 

Emsurb

Uma das preocupações das equipes da Prefeitura em tempos de chuva na capital é com relação aos canais. Ao todo, Aracaju possui 65, e 32 deles são considerados de risco. Por isso, nas primeiras horas desta quarta, as equipes se deslocaram para os locais onde esses canais estão localizados, principalmente nos bairros Siqueira Campos, Santa Maria, Cidade Nova e Japãozinho, para realizar, junto à Emurb, a desobstrução dos mesmos e, assim, evitar inundações. No entanto, é preciso que também haja a conscientização da população para que não jogue lixo nos canais. É em dias de chuva que as consequências dessa ação são vivenciadas, muitas vezes de forma desastrosa, causando prejuízos para os próprios moradores. 

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também está atenta desde o início da manhã desta quarta-feira. Os agentes foram mobilizados e se deslocaram para os pontos mais conturbados da cidade. Assim, a atuação mais ostensiva está sendo desenvolvida nas avenidas Heráclito Rollemberg, Quirino, Beira Mar, Barão de Maruim, Tancredo Neves (na altura do Detran) e na rua Acre, locais onde são registradas as principais ocorrências em dias de chuva. 

Na manhã desta quarta, quatro semáforos apresentaram problemas, um deles já foi normalizado. A SMTT informou que os demais semáforos estão sendo reparados em parceria com a Energisa, já que a causa das ocorrências foi a oscilação nos fornecimento de energia elétrica. 

Emurb

Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) também estão atentas desde o início da manhã. Os agentes atuam na desobstrução dos canais da cidade, além da limpeza emergencial de bocas de lobo e bueiros e, assim, realizam a manutenção da rede de drenagem da cidade para evitar ocorrências de alagamentos e inundações. 

As principais ações já ocorreram nas avenidas Euclides Figueiredo, Francisco Porto com a Pedro Valadares, e em algumas ruas do Centro e outros pontos de risco de Aracaju. 
 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos