Orientação gratuita sobre Imposto de Renda se encerra nesta sexta-feira

06/04/2018 11:07:10 por Eugênio Nascimento em Economia

A Campanha Declare Certo 2018, realizada pelo Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP/SE), que acontece Shopping Jardins, será finalizada nesta sexta, 6. A iniciativa que acontece desde segunda-feira, 2, oferece aos contribuintes orientação gratuita sobre o preenchimento da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

 

De acordo com a presidente do SESCAP/SE, Gleide Selma Santos, a maioria das dúvidas dirimidas foi sobre declaração de bens, visto que houve mudança do ano passado para este ano. “A Receita Federal agora exige que o contribuinte forneça mais informações do que era enviado antes. Tem que informar o número do IPTU, o número da matrícula e nome do cartório, e a metragem do imóvel, por exemplo. As pessoas ainda estão se adaptando a essas regras”, disse Gleide Selma.

 

Apesar de a tecnologia facilitar bastante o preenchimento da declaração nos últimos anos, sempre surgem dúvidas pontuais. O contador e diretor de eventos do SESCAP/SE, Josevaldo Mota, explica que o programa da declaração do IR permite este ano que se possa emitir o DARF para as pessoas que têm imposto a pagar. “Existe uma opção para atualizar isto automaticamente. E emitir a cota de pagamento pelo próprio sistema com correção”, ressalta, fazendo um alerta. “Em relação a questão da declaração de dependentes, não se pode esquecer de inserir o CPF dos dependentes a partir dos 8 anos de idade”, diz Josevaldo.

 

Os brasileiros têm até o dia 30 de abril para realizar a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física – IRPF 2018 - junto à Receita Federal.

 

A Declare Certo 2018, que funciona até esta sexta, das 10h às 22h, no estande do Declare Certo que fica em frente a Oficina do Smartphone, conta com os apoios do Shopping Jardins, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe, Academia Sergipana de Ciências Contábeis e o Projeto Voluntariado da Classe Contábil.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos