Adema divulga relatório da qualidade das águas das praias de Aracaju e Barra dos Coqueiros

11/05/2018 00:29:37 por Kleber Santos em Variedades
Ao todo, 10 praias foram analisadas — sendo que, a de Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros, possui dois pontos de coletas distintos, um nas proximidades do antigo Terminal Hidroviário e outro em frente ao farol

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informa que, nas últimas semanas, os 12 pontos de coletas da capital e do município de Barra dos Coqueiros não ultrapassaram o limite permitido pela legislação ambiental no nível de coliformes termotolerantes — também chamado de coliformes fecais —  nas águas das praias.

Ao todo, 10 praias foram analisadas — sendo que, a de Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros, possui dois pontos de coletas distintos, um nas proximidades do antigo Terminal Hidroviário e outro em frente ao farol.

A análise tem base na Resolução 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que “dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências”.

De acordo com a resolução, a medição estabelece que, cada ponto de coleta, não pode ultrapassar o número de mil unidades de colônia de coliformes em três semanas de análise. Se durante as cinco semanas, a quantidade superar o limite estabelecido, a praia é considerada imprópria. Fator que, graças ao trabalho rotineiro das equipes da Adema, não foi percebido em nenhuma das praias analisadas.

Na praia de Atalaia Nova, no trecho do farol, por exemplo, a média encontrada nas cinco semanas foi de 23,6 unidades formadoras de colônias por 100ml de água (ufc/ml). Já no trecho do terminal hidroviário, a média foi de 256ufc/ml durante toda a análise.

A Adema informa, também, que nenhuma praia da capital apresentou média superior a 150ufc/ml no período analisado.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos