Coluna Primeira Mão

Um bom conselho

 

A Justiça Eleitoral de Sergipe precisa pegar alguns dos nomes e endereços dos entrevistados por institutos de pesquisas para ver se existem, se foram realmente consultados pelos pesquisadores e se as opiniões deles são aquelas mesmo. Não há nada que aponte para a divulgação de pesquisas falsificadas, a pedido de políticos, mas...quem sabe.

 

A salvação

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extinguiu as denúncias contra 22 deputados estaduais de Sergipe acusados de destinação irregular de verbas de subvenções sociais da Assembleia Legislativa do Estado (Alese) a entidades filantrópicas, caso que teve início no ano de 2014.

 

Eliane para vice

 

Agora, com o nome liberado para ser candidato à reeleição, o deputado federal João Daniel apaga o sonho da vice-prefeita de Aracaju e também petista como ele, Eliane Aquino de disputar uma cadeira para a Câmara. O nome dela volta a ser cotada apenas para vice na chapa encabeçada por Belivaldo Chagas (PSD) para o Governo de Sergipe.

 

Há entusiasmo

 

Embora evita afirmar que pretende ser o vice de Belivaldo Chagas, Luciano Bispo, atual presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, gosta de ser lembrado para o cargo. Os amigos simpatizam com o sonho do itabaianense.

 

Boas chances

 

Os comentários entre petistas e não-petistas são de que o partido poderá eleger dois deputados federais em outubro próximo – João Daniel e Iran Barbosa. Mas há também quem diga que somente um deles passará no crivo popular.

 

Desesperados

 

Tem candidatos a deputados estadual e federal que  iniciaram uma maratona de visitas a terreiros de umbanda, benzedeiras e rezas em igrejas  católicas e evangélicas em busca de informações sobre seus futuros políticos. É melhor acordar cedo, diariamente, e partir para a caça ao voto.

 

Há disposição

 

O deputado federal Valadares Filho continua bastante dispostos a disputar o Governo de Sergipe pelo seu PSB. Mas alguns antigos aliados insistem na tese de que esse propósit0o termina ainda no decorrer deste mês de julho, que começa na neste domingo.

 

Mais cotas

 

Criar condições institucionais e creditícias para fazer surgir empresários negros e pardos é uma boa ideia. É o que chamam de afro-empreendedorismo e ela deve ser estimulada pelos governos. O Brasil também precisa de generais, almirantes e brigadeiros negros e pardos nas nossas Forças Armadas.

 .

 

Planos de saude

 

Todo o mundo disse que a proposta de  reforma da previdência de Michel Temer visava a  agradar os planos de saúde. O governo federal perdeu, mas agora vem uma conta salgada para os usuários desses planos. Os consumidores terão de pagar os seus planos de saúde acima dos números da inflação. Do jeito que a coisa vai, a classe média terá de recorrer muito em breve ao SUS. 

 

Messiânico

 

Quem já não ouviu alguém dizer o brasileiro é um povo messiânico? Vive esperando um Messias para resolver todos os seus problemas. No momento atual, Lula encarna muito bem esse papel de líder messiânico, mas ficará fora do páreo eleitoral. Algum outro candidato a presidente com esse perfil? Nada. Os eleitores terão de lidar com a falta de boas lideranças ou com líderes medíocres

 

A Rússia exposta

 

É bom que a Copa do Mundo esteja acontecendo na Rússia. Por causa de seu antigo regime político, os russos não eram muito conhecidos pelos povos de todos os continentes. Preconceitos e estereótipos sobre esse povo valente, que esteve sob a ditadura dos Romanov por cerca de 300 anos e mais de 60 anos sob os ditadores comunistas, que fez muitas guerras, que ajudou os ocidentais a derrotarem o nazi-fascismo e teve as maiores perdas humanas na II Guerra Mundial, que possui uma literatura com grandes nomes mundiais e grandes compositores da música clássica, que está entre os maiores quando se trata de balé. que possui um dos belos museus do mundo e construiu vários castelos semelhantes a Versalhes. 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos