Coluna Primeira Mão

Ainda a subvenção

 

 

Tem rendido muitos debates acalorados  a decisão do TSE de extinguir os processos dos envolvidos no escândalos das verbas de subvenção da Assembleia Legislativa. Um procurador federal aposentado exprimiu sua opinião. Advogados também expressaram seus pontos de vista. Dois procuradores federais na ativa convocaram a imprensa para  dizer que fizeram o trabalho certo. Tudo bem, tudo bem. Mas também é certo que tem coisa estranha nesse imbróglio. Tem, sim senhor.

 

 

As pesquisas

 

 

Além das divergências em torno dos primeiros colocados para o Governo de Sergipe e o Senado Federal, alguns institutos insistem em apresentar nomes de pré-candidatos a deputado federal e estadual preferidos do eleitorado. Na verdade, eles são apenas citados. O número de consultas não é suficiente para expor um resultado confiável. Vale lembrar: são apenas citações.

 

 

Campanha artificial

 

 

Vai soar muito artificial a candidatura  do ex-deputado federal  Mendonça Prado como herdeiro de João Alves Filho. Para sua infelicidade, o ex-governador não poderá fazer campanha pra ninguém por causa de sua saúde debilitada. E talvez seja também esse o caso da senadora Maria do Carmo. O que se pode esperar de sua campanha é que ela uma campanha negativa, podendo beneficiar esse ou aquele também candidato a governador.

 

 

Pra turista ver

 

 

Esta coluna tem observado que certas autoridades estaduais e municipais têm justificado a melhoria de serviços públicos pondo em primeiro lugar "o turista". A preocupação com isso e com aquilo seria para agradar o turismo. Isso está errado. Os sergipanos devem ser os principais destinatários de obras e de serviços públicos de qualidade, e compartilhando deles com as pessoas que vêm visitar Sergipe.

 

 

Ficou na promessa

 

 

O ex-prefeito João Alves Filho prometeu e não cumpriu a instalação de semáforos inteligentes em Aracaju. Edvaldo Nogueira, atual prefeito, diz que está instalando os tais semáforos na avenida Heráclito Rollemberg. Bom trabalho, mas o que Aracaju precisa, pensando no longo prazo, é da abertura de novas grandes avenidas.

 

Será?

 

 

Perguntar ofende? Será que existe alguma conexão entre o não pagamento de ICMS e o financiamento de campanhas eleitorais?

 

Por que parou?

 

O tempo passa e o caso da execução da vereadora Marielle Franco do Rio de Janeiro permanece não esclarecido. Quem a matou e a mando de quem? As autoridades encarregadas da investigação, de vez em quando, vêm a público dizer que estão "chegando lá" e depois desaparecem. Esse parece ser um caso condenado ao esquecimento. Para casos como esse, é assim que funciona o Brasil.

 

 

Convenções partidárias

 

 

Os pré-candidatos à todos os cargos eletivos começam a se movimentar em Sergipe para levar fiéis eleitores para as convenções partidárias, que serão realizadas em julho e agosto. Os partidos e eles precisam mostrar força.

 

 

Ainda bem

 

 

Finalmente a Operação Lava-Jato está alcançando empresários de multinacionais estrangeiras. Do jeito que a coisa ia, dava a entender que os fatos de corrupção e de propina eram apenas coisas de brasileiros. 

 

 

Cobrança rígida

 

 

Enquanto os contribuintes sergipanos estão aguardando os desdobramentos do problema da dívida do ICMS  da Energisa para com o Estado, outra empresa, a Ricardo Eletro, foi objeto da ação da Secretaria da Fazenda por causa do não pagamento do mesmo tributo. Aparentemente a lista desse tipo de devedores é longa. Esse dinheiro precisa ser cobrado.

 

 

E o ICMS, hein?

 

 

Enquanto os contribuintes sergipanos estão aguardando os desdobramentos do problema da dívida do ICMS da Energisa para com o Estado, outra empresa, a Ricardo Eletro, foi objeto da ação da Secretaria da Fazenda por causa do não pagamento do mesmo tributo. Aparentemente a lista desse tipo de devedores é longa. Esse dinheiro precisa ser cobrado.

 

 

Será?

 

 

Perguntar ofende? Será que existe alguma conexão entre o não pagamento de ICMS e o financiamento de campanhas eleitorais?

 

 

Só na torcida

 

 

Velhos comunistas sergipanos que passaram temporadas na Rússia estão curtindo muito rever imagens de Moscou e de outras cidades do país. Se a partida final for entre Brasil e Rússia, depois de tanto tempo, temos certeza de que torcerão pelo Brasil.

 

 

Meirelles candidato

 

 

O ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, Henrique Meireles, insiste em ser candidato a presidente da República. Talvez o seu cálculo seja ser vice de algum outro presidenciável. Ele não deu um jeito na economia como Fernando Henrique Cardoso, com o sucesso do Plano Real. Ao contrário, piorou. O que ele tem para dizer ao povo brasileiro? Que tem muito dinheiro e que pode financiar a sua própria campanha, uma campanha do seu ego.

 

 

De volta

 

 

Com a extinção dos processos do escândalo das subvenções da Assembleia Legislativa pelo Tribunal Superior Eleitoral, é de se esperar que haja pouca renovação nos quadros dos deputados estaduais. Alguns podem ficar de fora, mas a maioria poderá voltar à Casa do Povo sergipano.

 

 

Surpresa

 

 

Belivaldo Chagas tem surpreendido positivamente muita gente no seu desempenho como governador. Tem-se mostrado aberto ao diálogo, tem sido duro e direto quando necessário, tem resolvido problemas e incansável nas suas visitas às lideranças nos quatro cantos do estado. E tem experiência administrativa, o que falta a seus adversários.

 

 

Malandro é malandro

 

 

Fortemente enraizada na nossa população, a desprezível cultura do malandro recebeu dois golpes na Copa da Rússia. O primeiro foi a reprovação do comportamento de brasileiros pedindo para uma russa, que nada entendia de português, dizer a cor de sua genitália, ou seja, b... rosa. O outro golpe sobrou para Neymar, bom jogador mas também o rei da simulação. Jornais estrangeiros o chamaram de trapaceiro, o que faz sentido porque futebol é um jogo. É lastimável que narradores e comentaristas de jogos de futebol, quando querem se referir a uma jogada inteligente ou algo assim, falem positivamente que foi uma "malandragem".

Enquete


Categorias

Arquivos